O mundo assombrado pelos demônios

O mundo assombrado pelos demônios Carl Sagan

Resenhas - O Mundo Assombrado Pelos Demônios

Bielzin 31/03/2022

Hans Zimmer - Interstellar
O título dá resenha é uma referência, pois ler esse livro com o soundtrack de "Interestelar" é se sentir flutuando e vendo o mundo de outro jeito.
Você sente o peso das palavras.

Sobre o livro agora, Sagan foi um dos divulgadores científicos mais excepcionais que já pisaram em nosso "pálido ponto azul".
Nesse livro não foi diferente. Ele aborda muitos temas importantes, como a educação científica, pseudociências, etc, filosofando perfeitamente sobre como o mundo hoje em dia está, pois mesmo estando um pouco defasado pelo tempo, ainda é atual.
A ciência sempre vista com maus olhos pela maioria que a considera difícil, uma mídia que trata cientistas como seres "malucos", e o ensinamento científico que não se encaixa com nosso século presente, o século onde deveríamos ser mais esclarecidos e muitos continuam vivendo mas trevas.

Ubi dubium ibi libertas - onde há dúvida, há liberdade.

Duvidem! A dúvida move montanhas, foi nossa dúvida do mundo a nossa volta que nos trouxe até aqui. Tenham dúvidas! Ensinem as novas gerações a duvidarem e irem atrás de descubrirem as respostas.

Leiam Sagan! E espalhem!

Paulinha 24/03/2022

Cansativo
No livro Sagan aborda de forma cética inúmeros fenômenos considerados fantásticos e sobrenaturais, esclarecendo e explicando o ponto de vista da ciência.

O autor alerta para as explicações supersticiosas que são aceitas por pessoas facilmente sugestionáveis.

A ?celebração da ignorância? pela mídia coincide com a contraditória dependência, cada vez maior, da tecnologia combinada à incompreensão da própria ciência e dessa mesma tecnologia.

Traz racionalidade a inúmeros fatos que muitas pessoas têm como certos.

Enfim o livro é bom, racional, pé no chão. Mas se torna cansativo. Acho que ele é tão apaixonado pela sua teoria que perdeu o pobto de parar de falar e o livro se tornou desinteressante.
Naya 24/03/2022minha estante
Esse livro ????

lpdutra 25/03/2022minha estante
É um livro sobre atualidades de um tempo atrás, achei exagerado o tempo gasto nas descrições de ETs. Também achei cansativo...

pampamcviana 15/04/2022minha estante
Estou na página 81 e já estou achando o livro cansativo. Concordo com você.

Paulinha 15/04/2022minha estante
Ele se prende bastante aparentemente nos assuntos que são do seu interesse

Joao 25/07/2022minha estante
Também estou achando bem cansativo de ler, além de redundante (principalmente no quesito de ETs kk) a escrita -- não que ela seja ruim -- não me prende, mesmo sendo um livro tão didático e lúcido. Estou avançando na leitura somente porque tem um audiobook no yt. que me mantém na leitura, e destaco no livro as partes/dados importantes. Por enquanto recomendo ele para quem tem cúrajem kk.

Daniel.Victor 22/03/2022

+ Ciência
Fiquei surpreso pelo tempo que levei para terminar a leitura dessa obra. Demorei muito, e é justificável, pois é um livro perfeito. O mundo assombrado pelos demônios, publicado pela @companhiadasletras ,é uma obra de Carl Sagan, grande divulgador da ciência. .
Nessa obra, ele aborda diversos temas, principalmente a questão do ceticismo e da credulidade. Ele defende uma filosofia de vida baseada no pensamento cético, nos fornecendo diversas "ferramentas" contra a pseudociência e a credulidade exacerbada.
É impensável que eu consiga fazer uma resenha extensa e completa, pois o livro nos apresenta uma grande quantidade de informações. Apesar de tal limitação, uma coisa posso afirmar, é dever de toda pessoa ter contato com essa obra, ainda mais nesses tempos sombrios em que a ciência está sendo descreditada no meio político (não queria politizar, mas fazer o quê, a vida é política).

juju 17/03/2022

ciência, amor e sociedade
Como sempre Sagan trazendo seus comentários de maneira fenomenal, neste em específico temos bastante da criticidade e da importância de se ter um pensamento cético.
A importância de implantar sempre a alfabetização da sociedade em ciência e tecnologia.
É lindo ver o amor que ele tem pela ciência e a ênfase na propagação dela.

"No mundo assombrado por demônios hbitamos em virtude de sermos humanos, talvez seja apenas isso o que se interpõe entre nós e a escuridão circundante."

siahtfreitas 16/03/2022

O amor pela ciência
Desde que entrei na faculdade de física me interesso por livros que falam sobre ciências e apesar de não ser um livro técnico da área, o mundo assombrado pelos demônios me fez ter mais certeza ainda do caminho que quero seguir. Então, se você está desanimado e quer redescobrir seu lugar na área recomendo bastante esse livro, e garanto que quando terminar terá uma outra visão dos tempos que vivemos em meio tanto caos ligado a pseudociência.

LairJr 13/03/2022

Minha primeira leitura do autor. A sensação é de que deveria ter lido há muito tempo. Uma obra fantástica, um relato minucioso sobre a importância da ciência pra humanidade. Uma vela na escuridão!

Marcos.Telles 11/03/2022

Livro indispensável no currículo literário de quem tenciona entender o mundo de maneira coerente e racional, separando o que é ciência do que é superstição e achismo. lançado nos anos 90 e cada vez mais atual num mundo de trevas ideológicas e obscuridade de pensamento.
AndressaPaula 11/03/2022minha estante
Interessante, você me convenceu a ler este livro.

Matheus 11/03/2022

Uma utilidade pública
Um livro muito necessário nos dias atuais de tanto obscurantismo científico e escrito por uma pessoa que claramente ama oque faz.
Os últimos capítulos do livro, sobre política, foram excepcionalmente bons. Porém, em outros trechos achei demasiadamente lento.
De toda forma é um grande livro de divulgação científica e principalmente de como pensar racionalmente para evitar erros já cometidos pela humanidade.

Lemuel 09/03/2022

Um reencontro.
A leitura não me traz muitos conceitos novos, necessariamente falando, mas reforça muitos dos quais já conhecia e compactuava. Achei fascinante como Sagan explica a forma que pseudociencia implica e cria barreiras que impedem que a verdadeira ciência, aquela com metodologia e experimentação, seja propagada, e como a pseudociencia se torna mais atrativa por trabalhar diretamente alguns aspectos da psique humana ligados à emoções e sentimentos de pertencimento. Em boa parte do texto vemos exemplos de como a mente humana trabalha de forma a evitar o ato de pensar criticamente, e como somos desestimulados por diversas instituições a fazer o contrário. O senso comum é recheado de superstições e ligações culturais, como o conservadorismo, que são extremamente nocivas à ciência como um todo, pois a mesma busca trazer inovações e descobertas a luz de evidências, o que muitas vezes diverge com a base fundamentalista do conservadorismo.
Além de todo o conteúdo informativo e exemplos reais, o livro também trás a visão pessoal do Sagan, que expõe falhas morais e éticas de instituições importantes como o governo, incluindo o dos Estados Unidos, URSS e outras grandes potências que tiveram forte influência no meio científico ao longo do tempo. Também vale ressaltar que embora haja respeito pela instituição religiosa, ele destaca todo o mal causado por ela em todo o período de existência humana. A religião é subversiva, quem detém a palavra, detém o poder, e esse poder sempre foi utilizado de forma a manter o mundo assombrado pelos demônios.

Robert.Leite 03/03/2022

O Livro
O melhor e mais importante livro da minha vida. Acredito que passe por todos os pontos necessários para introduzir as ferramentas do pensamento crítico ao leitor. Os exemplos históricos são uma aula e show à parte.

elias 27/02/2022

bíblia
esse livro é incrível, maravilhoso mesmo.
comecei o livro irritado com a desconexão causal dos capítulos e a aparente falta de estrutura e acabei com uma teia minuciosamente arquitetada dos mais diversos aspectos sociológicos, históricos, sociais e críticos da atuação da ciência em geral para com a humanidade no percurso da nossa linha do tempo. é difícil falar de tudo que o livro engloba e a maneira como ele faz isso através de uma patinação atemporal por todos os assuntos é assustadora.
a leitura é densa, mas democrática. praticamente toda página tem um embasamento, uma referência ou citação, é o tipo de livro pra se ler com marcadores do lado ( gastei dois bloquinhos de diferentes cores só pra ele ) e se revisitar de vez em quando, pra se lembrar de alguns dos pontos mais importantes. ele comporta uma ideia cada vez mais imprescindível e atual e não poderia ser mais homogêneo a todos o panorama social de hoje, embora tendo quase 30 anos de idade.
impressionante, sério

arturtrindade 23/02/2022

Livro necessário para os tempos de hoje
O que levava/leva as pessoas a acreditarem, por exemplo, em UFO (objeto voador não identificado), alienígenas, bruxas, demônios e na pseudociência? Carl Sagan mostra de forma científica os motivos que deram origem a essas falsas crenças e misticismos.

?Como um terremoto que confunde a nossa confiança no próprio solo que estamos pisando, pode ser profundamente perturbador desafiar as nossas crenças habituais, fazer estremecer as doutrinas em que aprendemos a confiar.?

O livro trata principalmente sobre os equívocos científicos cometidos pelas religiões e pela pseudociência. Contudo, a intenção de Carl Sagan neste livro foi de erradicar o pensamento cético e crítico nos leitores e, principalmente, construir um público cientificamente alfabetizado que utiliza o método científico para analisar as questões do cotidiano de maneira segura. Como seria o mundo se verificássemos todas as informações que chegam até nós como se fôssemos comprar um carro usado?

Gabi 20/02/2022

Tem um dragão na sua garagem?
Tudo que eu havia lido e ouvido de bom sobre esta obra, Sagan provou ser verdade!

Ela reúne um conjunto de críticas sociais, políticas, pseudocientíficas e crenças irracionais que as pessoas, no século passado, costumavam seguir e acreditar veemente. No entanto, o que mais deixa o leitor perplexo é se dar conta que os demônios do passado ainda assombram de forma acentuada os dias atuais. Sagan domina as palavras de maneira admirável, é capaz de explicar de forma simples e objetiva assuntos de cunho científico - fazendo o uso de muitas analogias - que na maioria das vezes não são debatidos com as pessoas de fora da academia - e nem com as que fazem parte dela.

CapitA.MagalhAes 18/02/2022

Excelente para se pensar e questionar
Como foi minha primeira leitura do gênero, eu não tenho argumentos para dar uma avaliação melhor.
Foi um livro demorado pra mim, especialmente porque de início me deu receio, pois sou alguém que tenta ter fé, e eu fiquei preocupada com o livro me atingir de alguma formar, e eu não gostar, e não conseguir processar a informação.
Porém acredito que se você realmente tem fé, não tem problema em ser questionado. E os questionamentos só vão te provar se você realmente tem fé, e no que.
Enfim, o truque é manter a mente aberta, e foi o que fiz, questionei o livro, concordei em quase tudo com o autor, quando não concordei, respeitei seu ponto de vista... E no geral, eu concordo que precisamos ser mais céticos e questionadores, e não aceitar verdades absolutas.
Temos que pensar, repensar, filtrar, e tirar nossas conclusões, com base em nossos julgamentos e conhecimentos.

Marcos 13/02/2022

O mundo dominado pelos demônios
Esse livro retrata muito bem como crenças limitaram o progresso da humanidade. Desde a época onde havia uma enorme perseguição contra pessoas que se tivessem a mínima desconfiança de que poderiam ser bruxas até os dias de hoje, com supostos avistamentos e abduções por aliens. Esse livro é uma boa pedida pra qualquer pessoa.