O mundo assombrado pelos demônios

O mundo assombrado pelos demônios Carl Sagan

Resenhas - O Mundo Assombrado Pelos Demônios

Gabriel Bernardes 12/11/2020

Livro INCRÍVEL! Recomendo muito. Apesar de muitas de suas críticas serem direcionadas à política estadunidense, não tem como não relacionar com a situação atual da política brasileira... Desinformação, movimentos anti-ciência, pseudociência e fanatismo religioso em ascensão são alguns dos pontos muito bem discutidos e criticados neste livro.
?Devido a padrões educacionais mais baixos, competência intelectual em declínio, gosto diminuído pelo debate substantivo e sanções sociais contra o ceticismo, as nossas liberdades podem sofrer um processo lento de erosão e os nossos direitos podem ser subvertidos? (p. 485)

Mateus 29/06/2021

O único caminho é a educação
Livro perfeito e necessário. Carl Sagan explica muito bem a importância do método científico, do ceticismo, do alto investimento em pesquisas de base e aborda um grande problema da sociedade: as pessoas são crédulas demais, permitindo que seres desprezíveis se aproveitem disso e assumam posições de poder (como aconteceu aqui no Brasil em 2018).
Brenda Roberta 29/06/2021minha estante
exatamente!!! Este livro é um acúmulo de reflexões sobre o que tendemos a achar que está correto a partir das nossas perspectivas individuais.

Abduzindolivros 20/05/2022

pensamento crítico >>>>>>>>>>>
Levei quase um mês para terminar, mas valeu a pena. Carl Sagan fala sobre pensamento crítico, sobre como é deslumbrante conhecer o universo como realmente é, ao invés de sucumbir à fantasias. Expõe argumentos falaciosos e como são utilizados para propagar pseudociências e crenças preconceituosas. Termina o livro discorrendo sobre como o pensamento científico deve ser estimulado para garantir as liberdades de uma sociedade democrática.

Talvez eu não teria aceitado bem essas ideias se tivesse lido esse livro na minha fase jovem mística ?, mas indico demais, é bom pensar sobre nossas próprias crenças ??

Dant 05/04/2020

Mais atual do que nunca.
Leitura obrigatória.

"É MUITO MELHOR COMPREENDER O UNIVERSO COMO ELE REALMENTE É DO QUE PERSISTIR NA ILUSÃO."

O mundo assombrado por demônios. (1995)
Escrito por carl sagan (1934-1996) astrônomo e divulgador científico.
mostra como as pessoas estão adeptas ao mitíssimo e pseudociência e enfatiza a importância do ceticismo e o pensamento crítico.

O livro critica fortemente pseudociências como a astrologia e cristais dentre outras.
E mostra como as pessoas então falíveis a crenças infundadas que vai dês de as caça as bruxas até abdução por alienígenas.

Aqui também carl sagan enfatiza o uso do metodo científico como uma arma contra o achismo e falças informações.

O livro foca principalmente nos Estados unidos,ja que carl sagan era americano,mas oque carl sagan implica nesse livro engloba todo o mundo.
Escrito em 1995 é impossível não se identificar com os dias atuais que estamos vivendo.

Carl sagan enfatiza a importância da ciência para com a humanidade,a civilização e a liberdade, e alerta o perigo que o descaso que a ciência vem sofrendo e o mitíssimo vem aumentando pode influenciar (negativamente) para com a humanidade, e que podemos voltar a tempos escuros como a idade das trevas, onde a razão perde o lugar para crenças infundadas.

a ciência e a razão é a nossa vela no escuro contra a ignorância.

Não devemos deixar que ela se apague.

"Toda criança começa como um cientista nato. Nós é que tiramos isso delas. Só umas poucas passam pelo sistema com sua admiração e entusiasmo pela ciência intactos." ~carl sagan.
Sophia 05/04/2020minha estante
"A biblia dos céticos" ah..como carl sagan faz falta nesse mundo

Hannah 06/04/2020minha estante
Ah a boa literatura..se as pessoas consumicem mais esses livros e menos ficção barata, seriam menos burras.

Hannah 06/04/2020minha estante
Ah a boa literatura... certamente a um abismo intelectual entre pessoas que consomem esse tipo de literatura e aquelas que consomem ficção barata usada pra vender filme pra Hollywood.

Iury 19/01/2021

Obra necessária
Primeiro contato que tive com a obra escrita de Carl Sagan e foi o suficiente para despertar o desejo de ler todos os livros do autor.
O Mundo Assombrado pelos Demônios passou a ser o livro que sempre irei recomendar prioritariamente. Infelizmente sua necessidade torna-se cada vez maior diante de um cenário que impulsiona o descrédito na ciência.
O incentivo ao ceticismo passa a ser a chave da busca por uma sociedade democrática que proporcione as condições para o surgimento dos benefícios tecnológicos.
A dúvida que impulsiona a liberdade também concede a autonomia perante a prevalência do misticismo que dificulta o desenvolvimento da espécie humana.
Por fim, apenas o acesso direto às palavras do autor serão suficientes para uma experiência completa com excelentes reflexões sobre a natureza do ser humano.

nath191 15/07/2021

Eu desisti de fazer resenhas
Esse livro é muito bom, muito bom, mas eu não sei escrever nada decente sobre minhas leituras. Mas eu juro que ele é perfeito.
MariannyNeris 16/07/2021minha estante
Eu: muito bom o livro
Pessoa: ele fala sobre oq?
Eu: ...

nath191 16/07/2021minha estante
AKAKKAKAKAKAKKSKWKWKSKSKKSKSKSKS

O livro é bom, cofia

Otávio - @vendavaldelivros 24/09/2020

“Se não podemos pensar por nós mesmos, se não estamos dispostos a questionar a autoridade, somos apenas massa de manobra nas mãos daqueles que detêm o poder. Mas, se os cidadãos são educados e formam suas próprias opiniões, aqueles que detêm o poder trabalham para nós”.

Ler Carl Sagan deveria ser obrigatório em todos os colégios. Nós definitivamente seríamos uma sociedade melhor se pudéssemos ler Carl Sagan desde cedo. Nos tempos sombrios em que vivemos, onde a ignorância científica é cada vez maior, ler Sagan é como encontrar um oásis depois de uma longa caminhada no deserto da ignorância.

Sagan é talvez o maior divulgador científico de nosso tempo. Um autor incrível, com uma capacidade extraordinária de tornar a ciência algo simples, de fácil entendimento e prazerosa. Ler Sagan é como sentar em uma mesa e bater papo com um mestre da humanidade.

Em O Mundo Assombrado pelos demônios, escrito entre 1994 e 1996, Sagan nos mostra a importância do pensamento crítico, do ceticismo e da compreensão da ciência. Das explicações do porquê de pessoas terem experiências com extraterrestres (fazendo comparativos com as visões milagrosas de santos) até às explicações sobre os tipos de falácias que encontramos ao longo da vida (e como entende-las), o livro nos mostra o quão profunda pode ser a ignorância humana e como essa mesma ignorância é a porta de entrada para um ódio latente e visceral. Como a ignorância é a mãe dos preconceitos.

Não é possível sair desse livro da mesma forma que se entrou. Carl Sagan é capaz de transformar as nossas vidas com as palavras. O conhecimento científico PRECISA ser uma preocupação e DEVE estar em todos os lares. Senão, seguiremos acreditando em cloroquinas e remédios de verme milagrosos, e presidentes messiânicos. Cada vez mais, formaremos idiotas em cargos de poder, que só alimentarão ainda mais as teorias de conspiração e o ódio entre os seres humanos.

Me faltam palavras para descrever esse livro, eu poderia falar horas sobre tudo que li ali e talvez, ainda assim, não fosse suficiente. Mas preciso ressaltar uma coisa: Se você chegou até aqui, leia Carl Sagan. O mundo precisa disso.

site: https://www.instagram.com/p/CC9UqG1HBsP/

Gabriel A. 10/05/2021

É a segunda vez que leio esse livro e por tudo o que ele representa e transmite, ainda me sinto incapaz de falar sobre, penso que posso esquecer algum ponto importante. Portanto, vou escrever algumas poucas palavras à respeito.
O Mundo Assombrado pelos Demônios teve sua primeira versão publicada em 1995. Mas continua muito atual. Carl Sagan expões as principais razões pelas quais a sociedade - principalmente a americana - são regidas a partir de credos, e como argumentos e fatos não desconstroem tais ideias. O ser humano é propenso a sempre buscar respostas e explicações objetivas para suas questões. E é aí que está um dos principais atrativos das crenças. Pois tais respostas são sempre práticas e convivencentes para quem não está acostumado ao pensamento crítico. Durante todo o livro, lemos diversas vezes sobre a necessidade da educação em formar cidadãos conscientes e com conhecimento básico para compreender o mundoque habitamos. Para Sagan, quanto mais conhecimento científico (ou seja, educação) dentro da cabeça de uma pessoa, menos supersticiosa ela tende a ser. Para finalizar, afirmo que o livro é bem mais completo do que essa minha resenha meia boca, e aborda diversos assuntos de fundamental importância.

"Eu lhes desejo um mundo livre de demônios e cheios de luz."
Verona 10/05/2021minha estante
Arrasou ??

Solange 24/10/2020

Maravilhoso!!!
Livro mais que necessário e atual. Todos deveriam ler e reler ao longo da vida.

Gabi1568 25/09/2023

Bom, apesar de repetitivo
Sim, é um livro repetitivo. Ele fala basicamente a mesma coisa durante o livro todo, só que de formas diferentes.

Entretanto, isso não impede que o livro seja bom e te prenda na leitura.

É basicamente um livro sobre ciência e seu contraste com pseudociencias, religiões e aliens.

Ele tem umas frases muito boas (desde o primeiro capítulo eu já marquei várias), e o autor escreve de um jeito muito intuitivo e fácil de entender. Além disso, abriu a minha visão para algumas coisas que eu jamais havia pensado sobre, ou até mesmo que eu havia, mas jamais no sentido apresentado aqui.

No livro ele fala mal de terapia, religião, experiências sobrenaturais, e explica tudo de forma lógica e terrena.

Confesso que ainda tenho minhas dúvidas em relação a algumas coisas, mas no geral gostei bastante.
Os capítulos 9 e 13 em especial foram os melhores, os quais a cada página eu me sentia mais presa.

Eu nunca havia ouvido falar nesse livro, mas foi uma indicação e eu amei.

pampamcviana 16/05/2022

Indico
Começo dizendo que indico o livro. Não pela leitura em si, ou pelos dados (um pouco deturpados por serem de 1995), ou pelas histórias de UFOs (por sinal muito chatas e fora da minha realidade). Mas pelo apelo ao falar sobre o pensamento cético. A conversa é muito séria, somos manipulados o tempo todo, toda hora utilizamos falácias. É preciso um treino consistente para conseguir reconhecê-las, evitar de usá-las e driblar as que aparecem em nossa vida. Vivemos de "achismos". E é isso o que o autor condena.

O livro não foi só coisas boas. Custei a terminá-lo. Muitos capítulos me pareceram "mais do mesmo". Mas a partir da metade, os capítulos tomaram novo rumo. Esquece-se "um pouco" dos ETs, fala-se mais de sociedade, modelos econômicos, política, marketing, vida profissional, educação, sem esquecer do tema central que é a ciência.

Comecei a questionar algumas coisas da vida, e eu penso que é para isso que serve o livro. Precisamos raciocinar mais, respirar mais, menos imediatismo. Queremos tudo para ontem. E, nessa vida corrida, não pensamos, somente vivemos. É neste momento que somos manipulados. A melhor forma de dominar uma nação não é pela força bruta. Se quiser saber mais, leia o livro.
Lidi 16/05/2022minha estante
Ótima resenha!

pampamcviana 16/05/2022minha estante
Obrigada! ?

Sales 19/12/2023minha estante
Eu já iria abandonar na metade do livro, por causa da sua resenha vou termina-lo

Gabriel.Maia 17/06/2022

Pense criticamente!!
Carl Sagan, além de um incrível cientista e pesquisador, foi acima de tudo um dos maiores promotores da ciência no século XX, trazendo os termos complicados da ciência para o grande público por meio de seus livros e programas de TV. Sagan acredita que a ciência é o caminho para um futuro melhor, e apesar de ter algumas maçãs podres no meio científico não podemos deixar de evoluir por causa delas.
Para que possamos evoluir cientificamente precisamos de novos cientistas sendo formados, e ele acredita que esse número vinha diminuindo na época (lembrando que esse livro foi escrito na década de 90, portanto não sei se esse fato ainda é verdadeiro), e para aumentar o número desses profissionais tão necessários era preciso adotar políticas de incentivo à ciência para crianças e, acima de tudo, incentivar o pensamento cético, que é o tema central desse livro.

O mundo assombrado por demônios é um livro de vários desabafos e experiências de um Sagan já bem experiente, que já viu muita coisa no mundo e acredita que nossa sociedade sofre por acreditar demais em absurdos sem nenhum fundamento científico. Ele cita as pseudociências como astrologia, cartomancia, mediunidade, ufologia como sendo muito maléficas para nossa sociedade, pois elas incitam o pensamento crédulo e desincentivam o pensamento cético, que nos casos extremos pode levar a sociedade a aceitar governantes déspotas, alteração da história e movimentos como a santa inquisição. Sagan faz colocações muito relevantes a respeito da memória alterada, alegando que quanto mais tempo se passa após um acontecimento, mais fácil é para uma pessoa com más intenções alterar nossas lembranças através de perguntas e afirmações capciosas, e dá vários exemplos disso, entre eles o exemplo das abduções, em que uma pessoa pode ter sonhado que estava sendo abduzida mas após ouvir outra pessoa dizendo que foi abduzida ou uma pessoa que valide suas supostas experiências, começa a se "lembrar" dos acontecimentos, e passa a ter certeza de que foi realmente abduzida.

Como eu disse anteriormente esse é um livro dos anos 90, e apesar de alguns pontos já terem sido desmistificados e estarem ultrapassados, creio que, apesar de estarmos na era da informação, essa cultura da credulidade nunca foi tão intensa. As pessoas hoje em dia, mesmo tendo tanta informação boa e relevante à sua disposição, preferem se informar por meio dos feeds no Instagram e no Twitter, que contém várias notícias falsas e apelativas, feitas justamente para chamar a atenção e ganhar dinheiro com os cliques dos internautas, e o maior problema disso está na quantidade de pessoas que se informam dessa maneira. Na época em que foi escrito, nos anos 90, o mundo vivia talvez o auge do sensacionalismo na TV, em que as emissoras faziam qualquer coisa para levantar seus pontos no IBOPE, qualquer coisa mesmo! Que brasileiro nunca ouviu falar no caso do ET Bilu? Hoje em dia não é diferente. Com o liberalismo que a internet nos proporciona, qualquer maluco pode inventar coisas sem nenhum fundamento e postar nas redes que haverá várias pessoas ignorantes lendo, acreditando e espalhando para ainda mais pessoas.

Em certo momento, Sagan coloca o ponto de que acreditar em uma coisa pode sim torná-la real, tipo uma pessoa doente que tem plena fé de que vai melhorar e acaba realmente melhorando, mas que isso tem mais a ver com os hormônios liberados por esse pensamento do que pelo fato de acreditar em si. Ele deixa claro que devemos ser curiosos, devemos usar os métodos científicos de experimentação no nosso cotidiano para que possamos tomar algo como verdade, e não apenas acreditar no que qualquer charlatão nos diz com o intuito de vender algum produto ou serviço. Precisamos discutir, perguntar o porquê das coisas serem como são e passar isso adiante para que as próximas gerações se tornem mais céticas do que a nossa.

Apesar de eu não concordar com Sagan em todos os pontos colocados no livro, como por exemplo o de alguns desenhos animados que ele acredita serem nocivos pois formam pessoas que acreditam que tudo pode acontecer, eu consigo realmente entender a relevância e importância do pensamento cético na nossa tomada de decisão, mas eu ainda acho que um pouco de credulidade não faz mal, e pode inclusive ser benéfica para nosso psicológico e para nossa criatividade. Tem pessoas que precisam acreditar em um Deus supremo para que suas vidas tenham sentido, e não há nada de errado nisso desde que você trate as outras pessoas com o devido respeito e não acredite em doutrinas elaboradas para te enjaular e tirar sua liberdade e pensamento crítico.
Se eu puder tirar uma mensagem principal desse livro incrível, essa mensagem é: Pesquise e seja curioso, pois se você não pensar por si mesmo, alguém vai.

"Manter a mente aberta é uma virtude – mas, como o engenheiro espacial James Oberg disse certa vez, ela não pode ficar tão aberta a ponto de o cérebro cair para fora. Sem dúvida, devemos estar dispostos a mudar de opinião, quando autorizados por novas evidências."

herbert.goncalves 18/09/2021

atemporal
em 1995, carl sagan previu nossa distopia tecnológica atual. nesse best-seller espetacular, sagan lamenta sobre a crescente invasão da pseudociência na mente das pessoas.

site: https://filmow.com/usuario/herbert_

Icaro 06/08/2020

Os demônios continuam por aí
Comprei esse livro no escuro, conhecia por alto o Carl Sagan após ter visto alguns episódios da série Cosmos e, portanto, pensei que esse livro seria mais um do astrônomo a abordar os assuntos do espaço e do universo. Porém, quando comecei a ler, me deparei com muitos assuntos que passam pela minha cabeça ultimamente: ceticismo, ciência, democracia e obscurantismo. O livro veio na hora certa.
Publicado em 1995, Carl Sagan aborda as questões que permeiam a sociedade norte-americana nesse período, como o declínio do interesse pela ciência e a crescente onda de achismos e pseudociência. Sagan realiza uma espécie de manifesto em alerta aos perigos que esse rumo, no qual os Estados Unidos estavam seguindo, poderia levar. Ao longo do livro ele irá fazer profundas análises contrapondo nossos mitos e superstições com a visão científica, mostrando como esses pequenos ?deslizes? podem se mostrar verdadeiros ?demônios? para nós.
Sagan deixa sua mensagem de maneira clara através de linguagem acessível. Sua luta é por uma ciência ética, que saiba ponderar seus erros e acertos, e, sobretudo, por uma ciência difusa que encante desde pequenas crianças nas séries iniciais até as pessoas de idade mais avançada. Eu pontuo a sua visão sobre o papel da comunidade e do governo na promoção e no investimento em ciência como um dos pontos altos do livro, o autor reconhece que o livre mercado jamais se interessará por qualquer coisa se não o lucro imediato, portanto, a ciência, se relegada ao mercado privado, estaria subordinada aos interesses do poder do capital, este que não preza senão por seus próprios interesses.
Foi uma das obras que mais me fez refletir e questionar sobre inúmeros assuntos, que perpassam sobre a humanidade, como um todo, e sobre mim mesmo também. É impossível não se admirar com os ideais de Carl Sagan por clamar uma sociedade que valorize o pensando crítico, a pluralidade de ideias, as liberdades de valores e a promoção de melhores condições de vida para a humanidade através da ciência. Ler essa obra em tempos de cloroquina e terra plana me fez pensar em como ela é atual e urgente para nós. Quem sabe a chama da ciência um dia ilumine a obscuridade onde hoje em dia vagam os nossos demônios.