O mundo assombrado pelos demônios

O mundo assombrado pelos demônios Carl Sagan

Resenhas - O Mundo Assombrado Pelos Demônios

Roger 17/02/2021

Lições do Ceticismo para a vida toda
O famoso cientista Carl Sagan da série Cosmos mostra neste livro a importância do pensamento cético e como a credulidade radical nos atrapalha em quanto tentamos melhorar como sociedade. Sagan explora temas distintos como religião, extraterrestres, anjos e demônios, cientifismo, liberdade, democracia e educação, sempre com um olhar cético e acrescentando muitos exemplos de casos históricos para validar seus argumentos.

O método científico de pensamento é essencial para entendermos o mundo em que vivemos e implica a busca pela melhoria contínua nas mais diversas áreas em que o ser humano está envolvido, agindo através do olhar cético dos fenômenos, planejamento e estudos de formulações teóricas suportadas por experimentos práticos das respostas obtidas.

Sem dúvida um dos melhores livros que li até então! Recomendaria a qualquer um sem hesitação!

Fabio.Nunes 29/08/2023

Fragmentado
Um livro grande demais, repetitivo e muito fragmentado. Sempre fui admirador de Carl Sagan e sua paixão em trazer a ciência a uma linguagem acessível.
Mas esse livro foi difícil de ler. Capítulos esparsos, dados desatualizados e pinceladas de informações úteis e opiniões interessantes.
Uma pena.
Mas continuo um arauto do pensamento crítico e do ceticismo para uma boa vida.
Continuarei a ler o autor.
Max 29/08/2023minha estante
O livro foi um marco, mas também acho que envelheceu um pouco...

Fabio.Nunes 29/08/2023minha estante
Exato. Mas Carl Sagan é ótimo

Inaldo 20/07/2020

O ceticismo
O ato de ler esse livro deveria ser algo "obrigatório" em todos os ambientes escolares.
A cada capítulo é um exercício de ceticismo a todos os sistemas de crenças, que devemos praticar diariamente.
Esse com toda certeza será um dos livros mais importantes que levarei para minha vida.

Vittpedia 06/07/2023

Todo mundo deveria tirar um tempo para ler este livro. Sagan, com a sua incrível didática e humor irônico, consegue explicar de grandes questões da ciência, assim como desmistificar ideias relacionadas ao senso comum, de forma simples, como se o leitor estivesse em uma conversa com ele. Além disso, traz questionamentos a respeito de nós como sociedade, educação, política e etc.
É um livro incrível ??

Lahis 15/06/2021

Inspirador
É uma referência muito importante para pensar sobre ciência e sobre como a ideia de que os cientistas estudam algo descolado da realidade não faz sentido. Carl Sagan é brilhante e traz fortes argumentos e conceitos para leitores em geral que se interessem pelo tema. Além disso, ele busca responder alguns questionamentos que vieram de diálogos em sua experiência e que discutem o papel da ciência e do cientista.
Em alguns momentos, traz enumerações de questionamentos que ajudam nesse sentido, mas podem precisar de uma pausa. É um livro que apreciei mais lendo aos poucos e com tempo para refletir entre os trechos, mas que toda vez que lia não parava no fim do capítulo que iniciei, sempre ficava a vontade de saber o que mais ele teria a dizer. Os trechos com Ann Druyan ao final, sobre a questão política em torno da ciência e do ensino de ciência, são excelentes!

Kátia 06/12/2020

Excelente
É incrível como o livro continua atual e até um louco triste quando percebemos que coisas aparentemente tão simples sejam tão difíceis de mudar. Infelizmente continuamos vivendo em um mundo assombrado pelos demônios e sem perspetivas positivas de alcançarmos a luz.

Nic 24/06/2020

Essencial!!
Um manuscrito filosófico científico. Em tempos de negacionismo científico, é gratificante poder ler Carl Sagan. Um livro escrito em 1995, tempos onde ainda não tínhamos internet e rede social difundida, mas, um livro incrivelmente atual, que tranquilamente poderia ter sido escrito neste 2020.
Um livro para quem está disposto a ter suas crenças questionadas ao serem explicadas cientificamente, ao mesmo tempo Sagan não refuta a importância da fé na vida das pessoas, pois Sagan descreve os contrapontos e contra argumentos entre as crenças e a visão da ciência.
Um livro incrível a cada capítulo, versando sobre ética e a responsabilidade dos cientistas nos dias de hoje, sobre a bomba atomica, limites para o uso do ceticismo, a polarização crédulos x céticos, sobre o caso americano da falta de investimento em educação e a consequência de poucos alunos interessados nas áreas da ciência, sobre política e a história social americana, sobre ufos (assunto que na época que foi escrito estava muito em alta, eu cresci vendo sobre aparições de ufos na TV), e muito mais. Recomendadissimo para uma reflexão de mundo, seja você cético ou crente.

Rhuan Maciel 20/05/2020

"Nós somos uma maneira de o cosmos se autoconhecer. Se somos feitos de poeira de estrelas sistematicamente organizada para formar seres dotados de consciência, então podemos dizer que somos o universo pensando sobre si próprio."
Após narrar inúmeros casos em que preponderavam superstições, crenças, senso comum e ignorância, Carl Sagan mostra que o pensamento cético é a cerne do livro inteiro. A necessidade humana de acreditar em coisas confortadoras vai de oposição à ciência, que é o principal instrumento para conhecer o mundo. Nossa sociedade está repleta de pseudociências, como: a ufologia, a astrologia, as religiões, a psicanálise, as mediunidades, as medicinas alternativas, a homeopatia, as curas pela fé, o criacionismo, dentre várias outras. Todas essas são tentativas de explicar o mundo, porém sem o rigor necessário para realmente explicá-lo. Uma das principais características da ciência é o não dogmatismo dos fatos científicos, ou seja, eles podem ser falseados assim que se provarem ineficazes ou imprecisos para explicar o que se deseja. Então, a ciência está em constante mudança, sempre tentando se aperfeiçoar. E além do rigor teórico, é possível demonstrá-la por meio da experimentação, o que a torna como sendo o meio mais plausível de conhecimento que podemos ter sobre o mundo. Mas também Sagan não está propondo um ceticismo total, o qual iria de contramão ao pensamento científico, e sim um ceticismo racional, para saber determinar quais proposições não são válidas e utilizam-se de falácias. E o cientista precisa ter um pouco de imaginação mesclada a esse ceticismo, procurando ser objetivo e conciso em suas análises. Obviamento, no livro é abordado uma questão política, a qual não compactuo tanto com Sagan. Por isso é preciso saber discernir entre a parte científica da parte ideológica. Como comunicador e incentivador do conhecimento e das práticas científicas, Carl Sagan é genial. Com certeza, O Mundo Assombrado pelos Demônios é um livro de leitura imprescindível.

Lorena935 01/02/2022

A ciência não é perfeita, mas é o melhor que temos.
A ciência ilumina os nossos caminhos para a ação, testa hipóteses e seleciona a mais eficiente para a nossa realidade.

Sagan apresenta de forma excepcional que os nossos gostos, nossos interesses e as nossas crenças não são suficientes para comprovar uma hipótese.

Puxando para o lado da Psicologia, ao contrário do que a maioria dos psicólogos propagam, é sim da nossa responsabilidade questionar, ser cético e oferecer a melhor evidência disponível para os pacientes. Não há melhor decisão senão aquela que segue as evidências.

Andar lado a lado com a ciência significa ser aberto a novas ideias e examina-lá criticamente com os critérios científicos.

Alice Vazarin 22/09/2020

Foi um grande desafio, não estou acostumada a ler coisas sobre ciências e não é o tema que mais me chama atenção. Porém o livro conseguiu me prender, mesmo com algumas ressalvas (mas compreensíveis por ele ter sido escrito em 1995, ser estadunidense).
Foi uma leitura agradável e me abriu os olhos pra ciência!!

Marcelo816 15/07/2023

Livro de cabeceira. Uma obra-prima da divulgação científica. É incrível o tom poético que Sagan aplica. E por poético não digo místico ou qualquer outra coisa do tipo. Carl Sagan é simplesmente o maior divulgador científico que já tivemos, com uma didática e abordagem inclusiva e esclarecedora. Um livro que não ficou datado, levando-se em consideração todo seu escopo e abordagem.

Bielzin 31/03/2022

Hans Zimmer - Interstellar
O título dá resenha é uma referência, pois ler esse livro com o soundtrack de "Interestelar" é se sentir flutuando e vendo o mundo de outro jeito.
Você sente o peso das palavras.

Sobre o livro agora, Sagan foi um dos divulgadores científicos mais excepcionais que já pisaram em nosso "pálido ponto azul".
Nesse livro não foi diferente. Ele aborda muitos temas importantes, como a educação científica, pseudociências, etc, filosofando perfeitamente sobre como o mundo hoje em dia está, pois mesmo estando um pouco defasado pelo tempo, ainda é atual.
A ciência sempre vista com maus olhos pela maioria que a considera difícil, uma mídia que trata cientistas como seres "malucos", e o ensinamento científico que não se encaixa com nosso século presente, o século onde deveríamos ser mais esclarecidos e muitos continuam vivendo mas trevas.

Ubi dubium ibi libertas - onde há dúvida, há liberdade.

Duvidem! A dúvida move montanhas, foi nossa dúvida do mundo a nossa volta que nos trouxe até aqui. Tenham dúvidas! Ensinem as novas gerações a duvidarem e irem atrás de descubrirem as respostas.

Leiam Sagan! E espalhem!

Confessor 23/07/2023

A Ciência Vista Como Uma Vela No Escuro
O Carl Sagan foi um dos maiores divulgados científico do século 20. Ficou muito conhecido pela série de tv chamada Cosmos. Em "O Mundo Assombrado por Demônios", o autor faz uma análise profunda sobre o impacto negativo das credices e pseudociências, e exauta a importância do método científico.

Não foi uma leitura fácil, o primeiro terço é um pouco repetitivo, pois o autor foca muito no tema de abduções extraterrestres, explicando de váaaarias formas diferentes como é um absurdo a crença em UFOs. Mas depois, ele vai passando para outros temas, e a leitura fica mais dinâmica.

Foi o último livro publicado pelo Carl Sagan em vida, lançado em 1996. Apesar dele não ter vivido na época das redes sociais, muito do que ele alerta sobre o perigo das fake news, é válido para o que ocorre ainda hoje.

O livro nos faz pensar sobre como as histórias que ouvimos e as crenças que abraçamos moldam nosso entendimento do mundo. Ele mostra que o método científico não é apenas uma técnica, mas uma forma aberta de conhecimento, baseada em evidências e fatos reais. É um livro essencial para quem quer escapar das superstições e buscar um conhecimento embasado e inteligente, num mundo inundado de informações duvidosas.

Tito 13/03/2011

Uma exortação cética, um (necessário) arrazoado neo-iluminista.

Robson Michel 01/02/2011

O Testamento intelectal de Sagan
Supostas aparições, auto-ajuda e mesmo reportagens jornalisticas serão vistas com outros olhos depois da leitura desse livro.

O fantástico capitulo "Um dragão na minha garagem" é uma aula de método cientifico, obrigatória não apenas para graduandos de ciência, mas para todos que desejem pensar com sua própria cabeça.

Concluo dizendo que este livro faz parte da minha formação como cidadão pensante. obrigado, Sagan.

Roberto Noir 02/03/2016minha estante
Esse capítulo é um dos melhores, assim como O refinado detector de mentiras.