Um Dia

Um Dia David Nicholls

Resenhas - Um Dia

MariaAngelica 06/10/2023

Um dia eu vou superar esse livro?
Já começo dizendo que vi o filme há muito tempo e já sabia do básico que poderia acontecer. Quem nunca teve um romance impossível? Aquele quase? Vai entender o que Dex e Em passaram. O que seria se você tivesse ido até aquela pessoa e pedido seu telefone? Deixo essa reflexão.

Um romance com contratempos, quando um está disponível, o outro não está. Mas sempre ou quase sempre, amigos. Não, melhores amigos. Dexter sempre adorou viver sem responsabilidades, apenas viajando conhecendo pessoas novas e tendo experiências novas nessa vida. Emma sempre foi mais centrada no que queria, mas com pouca expectativa até certa idade ?Quando então ficou confiante.

Se você procura um livro onde quer um romance clichê, não leia este livro. Este livro mostra como pode ser a vida de alguém que perdeu as rédeas de como viver. A vida de alguém que é casado, ou solteiro, ou apaixonado por uma mulher em um relacionamento ou apaixonada por alguém que é casado. Bom, esse livro foi bem real. Sinto que essa é a parte boa desse livro, é saber que não existe de fato um "Feliz para sempre"?Vocês vão ver quando chegar em um certo capítulo aí... ? mas sim, a vida "real ".

Essa é a minha primeira resenha, não sou muito boa. Mas jamais indicaria um livro ruim pra alguém, pode ter certeza. Então digo, sim, esse livro é muito bom. Me tirou risos, me deixou brava e me emocionou. É um bom livro.

"4ever" Vou guardar no meu coração.

Lucas1429 09/03/2024

Crônica dos obstinados
David Nicholls apresenta protagonistas-arquétipos da dramaturgia, sua formação, talvez até reféns deste, fazendo quase como uma das tragédias de Shakespeare, desde a intertextualidade até o infortúnio dos amantes.

Emma e Dexter se conhecem na formatura da faculdade num 15 de julho de 1988 e passam a dividir todas as nuances de crescimento pessoal durante vinte anos, focando em acontecimentos especiais centrados sempre no mesmo dia 15. Dexter, característico do bon vivant, é caótico, mas se arranja numa redenção digna que o autor lhe reserva em maior vontade que à Emma, típica garota centrada, sem correções - parto do pressuposto que Dexter é melhor construído e privilegiado por seu criador que a caricatura da personagem feminina.

A história, de fenômeno editorial e conhecida ao cansaço, passeia no plano seguro dos encontros e desencontros das relações e seus impactos sociais, da política, do trabalho, dos amigos, do amor. Inova, entretanto, na mágica da sincronia temporal, uma qualidade inegável.

Relido 13 anos depois, ainda é um belo romance pop de formação. Sua escrita é doce, dinâmica, ainda que muitas vezes piegas, de final injusto; mas sintetiza o que pode ser a vida adulta atribuída ao compartilhamento das vivências sentimentais, no prazer ou na dor, sem se furtar às contingências: viver sem negá-las.

Amanda Azevedo 17/02/2012

"Vinte anos, duas pessoas, um dia."

Surpreendente. Essa é a palavra que escolho para definir o livro Um Dia. Antes de começar a leitura eu esperava um romance que fosse me arrancar rios de lágrimas, um romance de tirar o fôlego. Mas não, o livro não segue essa linha. Mas para minha total surpresa e felicidade, eu não fui surpreendida de forma negativa. Traduzindo isso em algumas palavras: Nem melhor nem pior, apenas diferente. — Diferente de um jeito, lindo!

Dex e Em (Dexter e Emma) se "conheceram" no dia 15 de julho de 1988, na noite da formatura da faculdade. Mesmo, aparentemente, não sendo nada parecidos — Dexter faz o estilo bonitão, popular, descolado; enquanto Emma é a típica garota inteligente com complexo, as vezes, de 'o patinho feio' e com um senso de humor incrível — mas eles têm algo em comum: um futuro incerto que os espera.

O primeiro encontro que tiveram, apesar de rápido, foi intenso e marcante. Pois a partir dali, nasceu uma amizade, grande amizade. Eles se tornaram melhores amigos. Dex&Em, Em&Dex. Mesmo sendo grandes amigos, é natural que tenham seguido caminhos diferentes. Afinal eles acabaram de se formar, é agora que estão indo para a vida adulta e isso requer mudanças.

Cada capítulo do livro narra o que acontece no dia 15 de julho de determinado ano. Começa em 1988, depois 1989 e assim por diante. Achei a ideia do livro fantástica, e a narrativa do autor, perfeita. Mesmo que só saibamos o que acontece em um dia do ano na vida dos personagens, quando o próximo capítulo começa, narrando o ano seguinte, não ficamos perdidos. Conseguimos perfeitamente nos situar. Não ficamos com aquela interrogação na cabeça sem saber como foram os outros 364 dias do ano dos personagens.

É importante lembrar que, nos dias 15 de julho desses anos, os personagens não estão necessariamente juntos. É narrado o que se passa nesse dia, independente deles estarem no mesmo lugar ou não.

Um Dia é mais um livro sobre a vida, do que um romance choroso. Mas isso não tira a emoção que o livro trás. Como posso dizer? Um Dia é real! São personagens de carne e osso, assim como eu e você. As dúvidas e situações são fatos que nós estamos sujeitos a enfrentar. Isso faz com que um vínculo forte se crie entre o leitor e os personagens.

Os personagens são apaixonantes. Cada um é capaz de nos conquistar a seu modo. Capazes de nos fazer rir, sentir raiva, ansiedade, emoção... Os personagens são maduros, mas isso não quer dizer que não cometem erros. O livro é fiel à realidade e mesmo assim, encantador. Se eu recomendo? Com certeza. Quem tem e reconhece o valor de uma boa e verdadeira amizade vai se render aos encantos desse livro.

Amanda — Lendo & Comentando
Visite: lendoecomentando.blogspot.com
Amanda Azevedo 30/05/2012minha estante
Que bom, Camila! Fico feliz em saber. Obrigada!

hojequeroler 23/04/2021

Tempo, tempo...
Não tenho uma palavras pra descrevê-lo. ?Um Dia? é intenso, é emocionante, lindo, triste, real e sincero. Seus acontecimentos são tão palpáveis, as personagens são tão bem construídas, a história toda é tão bem moldada! O livro inteiro te prende e você se vê apegado e torcendo o tempo todo pelos personagens chegarem ao seu felizes para sempre. A história, enquanto narrada, é recheada de momentos ?e se?. São várias as ?outras possibilidades?, mas para mim, a história foi perfeita como se deu. Apresenta milhares de encontros e desencontros, momentos que desencadeiam uma série de outros acontecimentos. Entretanto, ao meu ver, tudo aconteceu como devia, a história inteira é uma preparação para seu desenrolar. Se você quer um livro com fortes emoções e se emocionar "Um Dia" é perfeito!

Mais dicas de livros e resenhas no meu ig @hojequeroler

Jheni 28/07/2020

História legal, divertida, mas não consegui me conectar com os personagens. Esperava muito mais.
Michele Nunes 28/07/2020minha estante
Mesma coisa que aconteceu comigo!

Jheni 31/07/2020minha estante
Pois é. Tinha tudo pra ser muito bom

greek tragedy. 12/06/2023

Eu terminei esse livro ontem e ainda não consegui organizar meus pensamentos sobre a obra, mas vou apenas dizer que Um Dia tem uma narrativa simples, cheia de encontros e desencontros, e que merecia mais reconhecimento. tem personagens em que eu ri com eles, passei MUITA raiva com eles, me emocionei com a história e me apaixonei pela escrita do autor. o formato da narrativa deixou o livro ainda melhor, me lembrou muito Pessoas Normais da Sally Rooney, tanto em formato quanto no enredo, personagens humanos e com vidas comuns.

psraissafreire 05/08/2021minha estante
ALERTA DE SPOILER NESSE COMENTÁRIO!!!

Eu não li o livro, mas vi o filme... Do nada ela morre, né? Eu fiquei tipo "???"

rafaela 05/08/2021minha estante
simmm, numa hora ela tava de boa andando de bicicleta na chuva, aí do nada: ?Então, Emma Mayhew morre?
fiquei uns 5min travada

Rodrigo Silvestre 11/02/2021

Completamente dividido se gostei ou não.
Primeiro, eu não gosto do Dexter!! mas achei a ideia original e a escrita fluida.
Não consegui me emocionar com o final, mas foi interessante acompanhar a história.
Wanessa135 12/02/2021minha estante
Ainda deu muita estrela kkk

Rodrigo Silvestre 12/02/2021minha estante
Kkkkkkkk

vic 02/12/2014

Um Dia, por David Nicholls
Dexter e Emma se conhecem na formatura da Universidade, em 15 de julho de 1988. conversando sobre o futuro que os aguarda, não imaginam o quanto suas vidas pode mudar nos próximos anos. O livro narra, durante 20 anos, todo dia 15 de julho na vida de Dex e Em, com alguns flashbacks mostrando o que aconteceu e não foi narrado. Só digo que depois de fechar o livro, a história ainda não tinha saído da minha cabeça.
Na leitura dos primeiros capítulos, demorei um pouco para me acostumar com o longo tempo que se passava entre eles, mas depois da segunda parte, o livro me prendeu tanto que os hiato entre os capítulos não me incomodou mais, apesar das grandes mudanças que aconteciam tanto na historia, quanto no modo de pensar e ser dos personagens.
Nunca tinha lido algo parecido com Um Dia, onde David Nicholls mostra a vida inteira de duas pessoas muito diferentes, com objetivos na vida opostos, mas que conseguem conservar uma grande amizade, que como qualquer relação, tem seus altos e baixos. O livro me fez pensar muito no futuro, em como Dexter e Emma se tornam pessoas diferentes daquilo que queriam ser, devido a alguns acontecimentos que fogem do nosso controle, ou de escolhas que fazemos. E no amor e no modo de enxerga-lo.
Logo de cara, me identifiquei muito com a Emma, o jeito dela e o caminho que ela quer seguir, que acaba mudando durante a vida. Dexter me incomodou desde o primeiro momento, me deixou com muita raiva durante quase todo o livro, mas em um momento no final da história, consegui entender mais o lado dele.
O livro é muito mais do que um romance clichê e comum, tem um final super comovente e a história é linda. Me fez refletir sobre tudo que pode acontecer e como nossos destinos podem mudar, por escolhas que fazemos, lugares que passamos e pessoas que conhecemos. Uma das coisas mais interessantes do livro é que todos, acredito, em algum momento, vamos passar por algumas situações parecidas com as que os personagens viveram.
Leitura mais que recomendada, com uma ótima adaptação estrelada Anne Hathaway e Jim Sturgess. E vale lembrar que essa capa do filme é muito linda!
Barbie grew 03/04/2021minha estante
Menina, eu já tava me sentindo mal por ter a mesma opinião ? finalmente alguém que achou issoooo

Renan.bulhoes 17/09/2022

Reflexivo e Surpreendente!!!
Ao olhar a capa muitos podem dizer que é apenas mais um clichê romântico, mas, eu garanto a vocês que não é, inclusive ele é cheio de lições para nossa vida. Lembro eu de minha primeira experiência com esse livro, quando ainda tinha 12 anos e escolhi este livro em meio a vários outros na estante para desfrutar. Na época não aproveitei muito o livro, inclusive o achei meio maçante e demorei demais para terminar, aliás, não estava na época de refletir sobre a vida e ainda não entendia seu significado real por falta de experiência e vivência social.
Porém, em alguns anos depois, estava eu a escutar uma música que me trouxe a lembrança este livro e o filme( inclusive muito bom também),e foi aí que decidi que iria reler pela primeira vez um livro, presentindo que aquele seria o momento perfeito , enfim, acertei!!!
O começo deste livro ja começamos com diálogo, o que demonstra um pouco o sentido dele, onde os dois filosofam sobre a vida e seus objetivos e toda essa relação especial se inicia de forma agradável, que no futuro se transformará em uma grande amizade. Assim, todos os anos no dia 15 de julho desde 1988 será mostrado diálogos, cartas, situações em que um pensa no outro, atualizações sobre como a vida de cada um está indo e como tomaram as suas decisões. Ao longo do livro vamos basicamente entender o contexto onde os dois decidem ficar juntos e como essa decisão foi tomada, como avaliaram as suas prioridades e como fizeram acordos para que isso pudesse acontecer.
Dentre as muitas lições desse livro temos, a importância da amizade, de ter com quem contar, a importância também de analisar suas prioridades na vida e entender o melhor momento de fazer as coisas, perceber tudo ao nosso redor pra ver se não estamos perdendo algo que seria muito bom se vivessemos o quanto antes, pois aliás, não sabemos o tempo que as coisas duram, nem o quanto a pessoa que amamos vai viver. Ensina a aproveitar a vida com responsabilidade mesmo quando achamos que devemos só curtir a vida e deixar pra se preocupar com o nosso futuro depois.
Enfim, livro perfeito, reflexivo, surpreendente, com um final incrível e diferente do convencional, que gera uma reflexão sobre tempo. Leiam e se divirtam!!!

Silvia AC/DC 28/07/2020

---
Comprei este livro há 9 anos e estava esquecido em minhas prateleiras; os anos passaram e o meu estilo literário mudou muito, mas decidi ler só porque estava aqui mesmo. Até 2/3 da história eu estava de saco cheio pois era uma babaquice só, praticamente toda página tinha algum personagem bebendo bebida alcoólica (não sou careta não)... bem, aquela vidinha cheia de compromissos, esperanças e diversões que se tem na fase dos 20 e poucos anos. No último terço do livro a história amadureceu bastante, e ficou interessante. Eu estava gostando desta última parte, mas o autor fez uma p.merda na história. Não vou dar spoiler. Terminei o livro e acho que essa história é bem "a vida como ela é".

Isa 08/07/2020

Eu gostei muito do livro, mas queria outro final, não estava pronta para o final desse livro. Mas é uma boa leitura, as vezes um pouco irritante. Mas a história desses dois melhores amigos é incrível e vai lhe render algumas lágrimas.

aline.gtavares 15/07/2020

UM DIA
que maravilha qdo entramos em uma história, que vira nossa. os personagens são maravilhosos, eu me apeguei muito a eles. já tinha tentado ler este livro em outra época, mas acho que agora li na hora certa,rsrs.
Após a formatura, com todas obrigações expostas, como vamos agir e conseguir se equilibrar na vida profissional sem esquecer de nossos relacionamentos, família, amigos. será que sempre conseguimos aprender com os erros do dia a dia, ou temos que apanhar muito para ver que temos que seguir outros rumos.
será que tudo o que planejamos conseguimos realizar, ou será que uma ligação não atendida, uma carta não enviada, ou até uma pequena palavra que não foi dita na hora certa, pode mudar tudo? mas uma coisa é certa, o que é para ser um dia vai acontecer.
É um romance parado, mas uma delicia de participar. Sempre me peguei fazendo caretas e brigando ou até mesmo sorrindo com a Ema e o Dexter. o final quase me matou =( , mas o autor conseguiu quebrar aquele sentimento de tristeza "profunda", e enfim, foi uma leitura adorável!
Rutinha 15/07/2020minha estante
Eu amei esse livro,mesmo com final??

aline.gtavares 15/07/2020minha estante
sim, ele é maravilhoso! =)

Livros17 09/10/2020

Se você gosta de um romance e com um formato diferente esse livro é para você!

Porque um formato diferente? Pois bem... O livro não se passa em apenas um dia mas sim o mesmo dia só que de anos diferentes.
A primeira coisa diferente que notei. Cada capítulo é UM DIA de 15 de julho de cada ano.

Em 15 de julho de 1988 Emma Morley e Dexter Mayhew se conhecem e ali começa a saga toda da grande amizade que conseguem cultivar ao longo de anos, mesmo que só por cartas inicialmente.
Tem anos que eles se encontram no dia 15/07 e tem anos que não.

Como toda grande amizade, muitas das vezes, pode ser que nasça um grande romance mas Dex e Em preferem ficar só na amizade.

Ao longo dos anos podemos ver que Dexter encara alguns problemas graves como vícios, falta de responsabilidade e maturidade. Vemos a evolução do personagem no decorrer das intempéries que passa mas passamos raiva em muitos momentos por conta da falta de amadurecimento (para ser um adulto responsável) do personagem.

Ao contrário de Emma que sempre foi responsável, centrada e madura. Emma podia ter certas dificuldades com empregos e problemas financeiros mas era muito mais madura que Dex.

Bom.... O livro relata toda a trajetória dos dois entre idas e vindas.

Um romance diferente que te faz passar raiva mas também garante ótimas risadas.