Cartas a um jovem poeta

Cartas a um jovem poeta Rainer Maria Rilke

Resenhas - Cartas a um jovem poeta

Fernandes83 20/06/2023

Momento ruim, só pode
Eu acredito que não tenha sido um bom momento para essa leitura ou que não seja o tipo de livro que funcione comigo. O livro traz reflexões incríveis, maduras, mas não funcionou para prender minha atenção, foi bem difícil de manter minha leitura e tive que reler algumas páginas mais de uma vez para que de fato, eu absorvesse o que estava escrito. Enfim, essa experiência não foi muito boa, embora esse livro estivesse há anos na minha lista e talvez, esse formato de livro ( troca de cartas) também não parece funcionar muito bem comigo. Espero que possa reler em um momento mais oportuno!

m.eduarda1 27/06/2023

Uma boa crise existencialista.
"Também a arte é apenas um modo de viver, e é possível se preparar para ela sem saber, vivendo de uma maneira ou de outra."

"Amar também é bom: pois o amor é difícil. Ter amor, de uma pessoa por outra, talvez seja a coisa mais difícil que nos foi dada, a mais extrema, a derradeira prova e provação, o trabalho para o qual qualquer outro trabalho é apenas uma preparação."

Este livro me causou ótimas sensações existencialistas, cumprindo com sua premissa da filosofia: a busca por respostas está contida em nós mesmos. Libertador.

Bersot 10/08/2023

Há beleza na solidão
Que livrinho bom hein. Fui ler achando que ia encontrar apenas uma série de conselhos sobre escrita (o que eu encontrei), mas me surpreendi ao ver o autor das cartas dissertando sobre temas tão presentes na vida de tantas pessoas, inclusive na minha. Solidão, amor, vida, morte, arte, tristeza, incerteza e mudanças são temas recorrentes nas cartas de Rilke. Um livro que eu irei revisitar muitas vezes futuramente, existem muitas coisas que eu preciso absorver sobre ele ainda. Recomendadíssimo.

"Assim como, por muito tempo, os homens se enganaram a respeito do movimento do sol, eles ainda se enganam quanto ao movimento do porvir."

david andriotto 23/08/2023

??
Demorei muito pra ler esse aqui. Erro pessoal.

Sempre, ao decorrer da leitura, fiquei pensando em como Rilke foi um bom homem ao responder essas cartas e, mais do que isso, responder com tanta responsabilidade. É muito fofo.

Rilke foi poético quando disse que "ter amor, de uma pessoa por outra, talvez seja a coisa mais difícil que nos foi dada, a mais extrema, a derradeira prova e provação, o trabalho para o qual qualquer outro trabalho é apenas uma preparação".

barbara 20/07/2012

Auto-ajuda fino ou manivela
Livrinho curto, nem cem páginas, mas que bela e profunda leitura. Minha primeira do Rilke aliás, que logo me conquistou pela sabedoria, a sinceridade, talento e a humildade - senti tanta devoção por parte dele ao Kappus (o poeta do título, o interlocutor, que pede auxílio e avaliação a Rilke) nas cartas. Me pergunto quantos escritores fariam o mesmo.
Sei que ainda vou me pegar na vida relendo e relendo este livro, saindo cada vez nocauteada e maravilhada.

PS: Queria ter lido também as cartas escritas por Kappus a Rilke.

Ana 12/03/2022

O livro é curtinho, mostrando a troca de correspondências entre Rilke e Franz Kappus, um jovem aspirante a poeta que fica entusiasmado em saber que Rilke estudara onde ele mesmo estava estudando na época da escrita das cartas. Kappus passa a pedir conselhos sobre seus escritos a Rilke, e os dois trocam cartas amigáveis, belas de se ler. Como uma boa conversa entre dois bons amigos intelectuais, que mais do que falar sobre arte e literatura, importavam-se um com o outro. Muito singelo! Também rápido de ler. Leve.

Ana 11/08/2023

"O amor constitui uma oportunidade para o amadurecimento."
Rainer Maria Rilke foi um escritor e poeta nascido em 1875, na Tchéquia. É considerado um dos mais importantes poetas do século XX.
Esse livro reúne 10 cartas que ele enviou a um jovem aspirante a poeta chamado Franz Kappus entre 1903 e 1908.
Percebe-se que Rilke é sensível e sábio ao aconselhar Kappus sobre literatura, solidão, amor e autoconhecimento. Ele diz a Kappus parar de olhar para fora e olhar para si. Muitas vezes esperamos reconhecimento, apreço, aprovação dos outros, mas, o mais importante é ser honesto e sincero consigo. Ao observar e agir de acordo com a nossa verdade, a nossa perspectiva sobre o mundo e a vida muda. A nossa mentalidade se transforma e conseguimos viver de uma forma mais transparente e livre.
Outra coisa que Rilke ensina é sobre o valor da solidão, de apreciar a própria companhia para se ouvir. Estar sozinho muitas vezes é relacionado a algo ruim, triste, melancólico. Mas aprender a ficar só e apreciar isso é importante para alcançarmos a paz interior e a tranquilidade, para vivermos de uma forma mais leve e consciente porque no final das contas, todo mundo está só gostando ou não. Rilke também dá conselhos sobre amor, juventude e paciência. Incita reflexões profundas e interessantes em poucas palavras. Propicia uma sensação de aconchego e de epifania. Rilke se mostra aqui sensível, reflexivo e gentil. Foi uma experiência excelente e me deixou com muita vontade de ler seus poemas.
"Se pensarmos a existência do indivíduo como um cômodo de dimensões maiores e menores, revela-se que a maioria de nós só chega a conhecer um canto de seu quarto."

carolayne.p 23/05/2023

O que seria uma solidão sem grandeza?
"Cartas para um jovem poeta" é amplamente apreciado por sua sinceridade e sabedoria atemporais. Suas reflexões sobre a criatividade e a busca interior têm um apelo universal e continuam a inspirar escritores e artistas até os dias de hoje. É um livro que encoraja os leitores a abraçarem sua própria jornada artística, a encontrarem autenticidade em sua expressão e a perseverarem em seu caminho, independentemente dos desafios que possam surgir.

Uma das principais mensagens transmitidas nas cartas é a importância da solidão e do autoconhecimento no processo de criação artística. Enfatizando a necessidade de se afastar das distrações do mundo exterior e buscar a interioridade, mergulhando nas profundezas de si mesmo para encontrar a inspiração e a verdadeira essência da arte. Rilke explora temas como o amor, a solidão, a natureza e a espiritualidade. Ele compartilha suas próprias reflexões sobre esses assuntos e como eles podem influenciar a criação artística. Suas palavras são profundas e poéticas, oferecendo uma visão única sobre a vida e a arte.u

denise 26/12/2022

Cartas a um jovem poeta
Gostei, apesar de ser um estilo de livro que não consumo muito.

Enquanto eu estava lendo muitos trechos me fizeram pensar intensamente.

Homem Sério 22/08/2021

Gratidão
Nunca um livro penetrou tão fundo dentro do meu ser. Cada página parecia sair da minha alma. Rabisquei-o todo e não ficava satisfeito, queria sempre mais e mais. Amor fati.

Mari 01/04/2022

Eu pensava que esse livro seria um escritor dando dicas para um outro escritor, mas o livro vai muito mais além. Ele trata de vários outros assuntos como a vida, a tristeza e como cada coisa ruim ou boa que nos acontece faz parte da gente e devemos tirar ensinamentos a respeito.

lendocombeatrizz 28/12/2022

??morreria se lhe fosse vedado escrever??
A reposta para essa pergunta é e sempre vai ser um ?sim?, claro e escancarado. Eu sei o que é sentir, mas sem conseguir falar, apenas escrever; Rilke muito antes se sentira da mesma forma, o que traz uma sensibilidade enorme para essa leitura.

Esse livro é uma viagem para o autoconhecimento, assuntos como Deus e amor são recorrentes. Me apaixonei pela forma com que ele leva esse temas, é como se fosse um soco no estômago, mas sem a dor.

São 128 páginas, ou seja, é um livro que dá para ler no fim de tarde, até para te tirar da ressaca literária. Veio em uma boa época para mim, que estava com dúvidas sobre a vida, mas Rilke me acalentou e disse: ?Viva agora as perguntas. Talvez passe, gradativamente, em um belo dia sem perceber, viver as respostas.?. Foi um conselho e tanto.
Duda Batista 30/12/2022minha estante
Tem alguma diferença essa edição para edição de bolso que tem menos págs?

lendocombeatrizz 30/12/2022minha estante
creio eu que só não tenha a canção de amor e de morte

Duda Batista 30/12/2022minha estante
@Beatriz Obrigada

Francine122 30/04/2024

"O futuro permanece firme, caro senhor Kappus, mas nós nos movemos no espaço infinito."

Demorei para terminar de propósito (mentira, estava sem concentração para ler). O livro é obrigatório para todos os poetas e poetisas iniciantes e receosos. Eu o li no momento certo. Talvez algumas coisas eu absorva com 40 anos, mas o que tive que sentir agora, senti. E doeu ler e reler os trechos. Tudo eu sentia que era para mim. Rilke me compreende como ninguém e eu nunca vi o cara na vida. Essa coisa de voltar a si mesmo, sozinho, e saber se preferiria morrer ou deixar de escrever foi de arrepiar. Tudo que senti lendo é mais do que posso manifestar. Largar o tradicional, o convencional e aceitar o indizível, o inexplicável, sem medo, pobreza, indolência e monotonia. Meu DEUS! É o tipo de livro que traz uma tranquilidade duvidosa, restituindo a saúde da gente. Que o livro não se torne apenas ressonâncias da lembrança! Preciso viver as perguntas que ele me traz, sem pressa para colher as respostas! A visão do autor sobre o amor, a solidão, a tristeza, a sexualidade, a arte e a espiritualidade é arrebatadora!!!!!! LEIAM!!!

Obs.: quase tive um treco quando apareceu uma poesia do Kappus!

Manu 29/06/2021

Confesso achar que li "Cartas a um jovem poeta" no momento completamente errado. Nada do que Rilke fala me tocou de alguma forma. Me esforcei pra concluir essas cartas, pois faltavam poucas páginas e nada me chamava a atenção, ficando especialmente cansada com a ode incansável dele à solidão e ao que ela remeteria ao discurso e escrita do poeta, visão esta que tenho discordâncias (na forma como as interpretei e que chegaram até mim). Acho que é um livro bonito, entendo os motivos pelos quais as pessoas gostam, da importância que essa troca de correspondências teve para o "jovem poeta" em questão, pra mim, não rolou.