O Escaravelho do Diabo

O Escaravelho do Diabo Lucia Machado de Almeida

Resenhas - O Escaravelho do Diabo

eucaiotucais 20/10/2023

Quando a cabeleira ?cor de fogo? era mortal
Clássico da literatura brasileira infanto-juvenil, membro da nostálgica Coleção Vaga-Lume que chocou vários dos jovens ? e adultos ? que se atreveram a ler; esses são alguns adjetivos que dou para ?O Escaravelho do Diabo?, suspense policial épico imperdível dos anos 1970.

A trama conta a história de quando uma série de assassinatos enigmáticos começam a acontecer na pacata cidade interiorana de Vista Alegre sob circunstâncias, no mínimo, peculiares: as vítimas são apenas os ruivos e sardentos, e antes da fatalidade, recebem dos correios, sob assinatura do assassino, um besouro.

A escrita da maravilhosa Lúcia Machado de Almeida torna a leitura deste fluída e viciante, impossível largar o livro sem querer saber pelo menos o autor desses tão misteriosos e brutos atentados contra a vida de pessoas com cabeleira ?cor de fogo?. No entanto, senti a falta do desenvolvimento e da construção propriamente de alguns personagens, que parecem existir apenas ao redor da trama, sem personalidade própria, além de alguns elementos convenientes e a baita, mas inútil, presença elitista aqui. O livro, porém, acerta no ritmo perfeito e bem dosado, no desenvolvimento da investigação e do complexo romance entre Alberto e Verônica.

A reviravolta e revelação do enfim e bendito assassino, apelidado por ?Inseto?, causa um choque impactante no leitor, por perceber que um mísero e quase nulo personagem é o responsável por esses crimes hediondos e possuir uma mente hábil e perversa a tal ponto. Sem dúvidas, O Escaravelho do Diabo é um dos livros mais interessantes da nossa literatura com uma reviravolta de tirar o fôlego e uma trama viciante até o fim dela.

victor 20/10/2023

Gostei bastante do ritmo da leitura e do desenvolvimento da investigação, a história do assassino e o padrão dele são bem interessantes

Ualace 16/03/2024minha estante
Reli esse livro semana passada, e estou com projeto de reler quantos livros da série vagalume eu aguentar, mas confesso que estou passando pelo mesmo mal de rever conceitos dessas histórias. Mantive as 5 estrelas que esse livro tinha pra mim por causa da pesquisa sobre besouros pra fazer essa obra funcionar, mas a história não tem um enredo tão bom hoje em dia...

AliJu 16/03/2024minha estante
Eu fui morrendo a cada página @Ualace kkkkk Pior que quase dei esse livro para uma pessoa que estava aprendendo português, mas não o encontrei. Por sorte minha, né? Evitei o mico de recomendar algo ruim kkkkkk

Ualace 16/03/2024minha estante
Kkkkk dependendo da idade a pessoa vai apreciar poxa... Hahahaha

AliJu 17/03/2024minha estante
Kkkkkkk Dificilmente viu, é mais adulto que eu ?

Tati.Lima 11/10/2023

Um livro surpreendentemente bom...
Eu tô chocada com esses livros de assassinato da série vaga-lume. Os livros são curtinhos, mas tem histórias tão bem escritas, com tramas tão bem engendradas, q fico totalmente em choque. E são livros q lemos muito rápid. Primeiro porq são curtinhos, segundo porq são cheios de suspense e mistério, super envolventes. Esse aqui não foi diferente, um serial killer, que mata somente pessoas ruivas e deixar um escaravelho como assinatura. E a trama segue cheia de mistério. Temos o detetive Alberto, q mergulha de cabeça para descobrir quem era o serial killer, q matou seu irmão, já que Hugo, seu irmão, é a primeira vítima a ser apresentada pelo livro. Ok...A história se desenvolve de forma perfeita e muito bem desenvolvida e prendendo imensamente o leitor na saga do assassino. Então, porq deu 4 estrelas? Confesso q o final me frustrou, primeiramente q achei um pecado, o serial killer ser descoberto tempos depois, e sinceramente, a identidade do serial killer, não me empolgou. Quando veio a explicação, tudo bem, fazia sentido, mas, talvez eu tenha imaginado outro assassino, q na minha cabeça teria sido um desfecho fodástico, então sei lá, achei, esse detalhe um pecado, q tirou do livro o status, pelo menos pra mim, de ter sido perfeito. Mas não deixou de ser muito muito bom.????

Patti Spissoto 10/10/2023

Outra releitura
Esse gostei mais do que o Sozinha no mundo. O "mistério" do livro deixou mais interessante... e é sempre bom relembrar a adolescência
skuser02844 10/10/2023minha estante
Eu amei ler esse.

Déby 09/10/2023

LIVRO FODA
Li esse livro em 2019, faz tempo, nem lembro bem a história, porem lembro de ter amado TANTO, preciso reler, de verdade. Muito bom eu recomendo muito, assisti o filme mais é horrível.

pietrarebeca 08/10/2023

"O que para um significa prazer, para outro representa futilidade."

Totalmente apaixonada por esse livro!
O assassino apenas mata pessoas ruivas, e antes de por em ação seu trabalho, deixa uma referência ao presente mandado a mesma.
Leitura muito rápida e acessível.

Gostei de tudo que envolveu este livro. A trama é perfeitamente escrita, e o plot twist é calculado, fiquei chocada com o final!
Aconselho a todos este livro, realmente muito bom!
Maria Eduarda 09/10/2023minha estante
Eu sabia que você ia gostar!!

pietrarebeca 09/10/2023minha estante
Muito bom! Obrigada pelo indicação! ;))

gabybritto 30/09/2023

Mt raso, sem emoção
Eu li esse livro por recomendação do meu pai. Quando ele me contou a história, eu fiquei com muita expectativa. A proposta é boa pra crlh, esse negocio de besouros e etc. Porém, achei a história fraca, sem emoção, não da aquela sensação de "meu deus, preciso saber quem é esse cara". Não consegui me envolver com nenhum dos personagens e nem com a história. Mas levando em consideração que é um livro muuuito antigo, é maneirinho

Milihh 13/09/2023

Escaravelho do diabo
Primeiro romance policial que leio, gostei bastante do suspence e do mistério que o enredo traz, apesar do livro não ter me prendido quanto eu gostaria.

Comecei o lendo vagarosamente (por não ter me prendido), mas tive que terminar o livro todo de uma vez, já que precisava dele para o dia seguinte, e eu estava na página 88. Se eu não precisasse dele para o dia seguinte, certamente demoraria mto mais para terminá-lo.

Não gostei de alguns pontos da história:

? As personagens femininas são muito mal desenvolvidas. São bobas, fúteis, altamente infantilizadas.
? Descobrir o assassino era quase uma aventura para Alberto e seu relacionamento com Verônica também não foi muito interessante.
? O livro deixa evidente o tempo todo que a pessoa que se passa pelo assassino não é o assassino, ou seja, não deixa pistas nenhuma para o leitor pelo menos desconfiar dessa pessoa.
Logo, quando terminei o livro me perguntei "por que ele??", já que é tratado como um personagem sem atitude, dócil e rotineiro. Além disso, não teve foco nenhum durante a história, e só descobrirmos TUDO no último capítulo.

Fernanda1492 12/09/2023

@rascunhosdeleitora
Ah que delícia essa releitura. Há mais de 20 anos que li e a sensação de reler foi muito boa! Fiz a leitura para gravar o programa do nerdices literárias. Então fica a dica de um podcast.

Jess 11/09/2023

Gostinho de infância
Foi maravilhoso a sensação de reler um livro da minha adolescência, principalmente pq foi um doa primeiros livros que li do gênero que hoje é um dos meus favoritos. Recomendo muito para todas as idades.

Lavinia234 08/09/2023

O livro é ótimo, fácil de entender e tem uma história ótima com um plot que deixa qualquer um surpreso

@tigloko 06/09/2023

Mistério interessante e divertido na medida certa
Gostei muito do livro, tenho certeza que se tivesse lido na infância teria amado. Fluiu tanto que não vi a hora passar, muito devido ao mistério apresentado. Achei a experiência de leitura bem divertida, sempre mantendo um equilíbrio em dar pistas para a solução mas sem entregar o ouro, assim mantendo o interesse. Apesar de ser um livro tranquilo e de escrita simples, conseguiu me surpreender, apresentando momentos de tensão e suspense em um nível que não esperava encontrar.

O único ponto negativo para mim foram as partes de romances, que ficaram meio deslocadas durante a investigação e o andamento do caso. Mesmo assim me despertou a vontade para outros títulos da coleção vaga-lume, foi um ótimo primeiro contato.
Brujo 06/09/2023minha estante
Esse livro me dá uma baita nostalgia pq li ele na coleção vagalume, lá pelos meus 12 anos !!! Preciso ler novamente!

@tigloko 06/09/2023minha estante
Imagino que tenha sido uma baita experiência, na época :)

Brujo 06/09/2023minha estante
Foi mesmo !!! Principalmente pra um garoto fã de Agatha Christie.

Fred 08/09/2023minha estante
Lá no começo dos anos 90, eu não curtia ler, era molequinho que só queria brincar e ver desenho ? mas lembro do meu irmão mais velho e os amigos colecionando os livros dessa coleção. Eles trocavam igual figurinha. Ano passado peguei alguns pra ler (incluindo o escaravelho) e me surpreendi com a qualidade das histórias. Mesmo sendo leituras mais juvenis, elas me prenderam de uma forma bem gostosa e nostálgica. Recentemente li A Turma da Rua Quinze e adorei.
Hoje eu entendo pq todo mundo curtia esse coleção naquela época.
Assim como você, se eu tivesse lido na infância/adolescência, com certeza adorado.

@tigloko 08/09/2023minha estante
Pode crer Fred, me passou essa vibe nostálgica tbm. Quem dera ter lido mais novo. Mas tá valendo conhecer agora :D

Lydiane3 30/08/2023

Livro prende do começo ao fim! me surpreendeu por ser livro Infantojuvenil, pois tem cenas "macabras" e de suspense, assassinatos e ameaças. só o final que não me foi muito satisfatório mas foi legal a experiência! vale a pena!

oariellucas 15/08/2023

Surpreendente
Tentei dar menos que cinco estralas mas foi um livro que prendeu minha atenção do início ao fim. Tem uma trama muito bem elaborada, e eu passei dias tentando descobrir quem era o assassino jamais considerei ser a pessoa revelada. Enfim, amei!