Fuga do Campo 14

Fuga do Campo 14 Blaine Harden

Resenhas - Fuga do Campo 14

Rosangela Max 23/10/2023

Excruciante.
É o terceiro livro que leio sobre como é morar na Coreia do Norte, mas é o primeiro que leio sobre os campos de trabalhos forçados de lá. Os relatos são terríveis! Principalmente porque estão partindo de alguém que nasceu nestes campos e acreditava que só existia esta forma de ?viver?.
É tanta violência, tortura, opressão, miséria, mentiras, lavagem cerebral... É triste ver que, mesmo quando alguém consegue fugir, como é o caso do Shin, permanece preso psicologicamente. Se sentindo culpado por ter sobrevivido e por todas as atrocidades que foi obrigado ou condicionado a fazer quando estava preso.
É uma história difícil pelo tema, mas que foi bem contada.
Recomendo a leitura.
Aylane Nunes 23/10/2023minha estante
Livro esgotado na Amazon, os olhos da cara.

Aylane Nunes 23/10/2023minha estante
Fiquei interessada pois nunca tinha lido algo assim

Quer mandar p mim nao? Só tenho 1 crédito rssrsrrs

Rosangela Max 23/10/2023minha estante
Eu li em Ebook comprado em uma promoção na Amazon. ?

JurúMontalvao 25/10/2023minha estante
Triste mesmo

Pumps 26/10/2023minha estante
Já li.Um soco no estômago.Eu também recomendo a leitura.

CPF1964 27/10/2023minha estante
Já li. Eu também gostei.

Tiago575 12/12/2023minha estante
Eu li esse e Para Poder Viver. O mais foda de tudo é um povo doido no Brasil defendendo a Coreia do Norte só por causa de política.

CAMBARÃ 08/04/2024minha estante
Só na sinopse do livro já fica perceptível que é algo fantasioso. Fui pesquisar e vi que o próprio autor falou que foi pressionado para escrever coisas horríveis. Fui pesquisar por tô lendo o reino eremita e não tem nada disso.
Depois da BBC falado que tem acharam um unicórnio na Coreia eu duvido de tudo.

Marina 15/05/2012

Viver em um país sob uma ditadura não deve ser nada fácil. Agora, imagine, nascer neste país, mas dentro de um campo de prisioneiros políticos, vivendo toda a sua vida lá. Sofrendo maus tratos, trabalhando forçadamente, sendo ignorante em relação a tudo o que acontece além das cercas do campo. Esta foi a vida de Shin até aos 23 anos, quando conseguiu fugir. Toda a sua trajetória é relatada pelo jornalista Blaine Harden no livro Fuga do Campo 14.

Os relatos de Shin sobre a vida no campo é de deixar os cabelos em pé. Crianças são torturadas sem piedade, a alimentação precária (mingau e sopa diariamente) deixa os prisioneiros mau nutridos e suscetíveis à doenças, o trabalho árduo é imposto com duras punições de quem não cumpre as metas. Os terríveis castigos e o clima de repressão criam um ambiente hostil entre os prisioneiros e até mesmo entre os próprios familiares. Afinal, as consequências de quem não delata outro prisioneiro que infringe as regras podem levar ao fuzilamento por cumplicidade. Um lugar onde uma criança assolada pela fome é espancada até a morte por roubar alguns grãos de milho pode parecer irreal a nossa cultura, um cenário de filme de terror. Mas a existência de campos de prisioneiros na Coreia do Norte é comprovada e eles estão lá há muitos anos. No entando o mundo parece que continua a ignorar o sofrimento da população norte-coreana.

O pior disso tudo é que Shin nada fez para estar preso. A política do governo, que pune até três gerações da família pelo crime de traição, colocou Shin, seus pais e seu irmão no campo por causa de um tio desertor. E esse campo era tudo que ele conhecia. A violência que sofria e a submissão aos guardas era uma coisa natural. Seu desejo de fuga só começou a se desenvolver quando ele conheceu um prisioneiro que veio de fora e tinha um vasto conhecimento do mundo.

A extraordinária fuga (que contou muito com a sorte em diversos aspectos) e muito da sua adptação na sociedade é descrita no livro. A edição também traz desenhos de Shin na vida do Campo 14 além dos mandamentos básicos do lugar (assustador). É, de fato, uma leitura incômoda, e por isso mesmo necessária.
Canafístula 17/06/2012minha estante
Tuas resenhas como sempre impecáveis, Mahana.

Marise 22/11/2012minha estante
"É, de fato, uma leitura incômoda, e por isso mesmo necessária."

Apesar de ficar chocada com tudo, é isso, uma leitura totalmente necessária. Porque não podemos ignorar os fatos, isso aconteceu recentemente e pior, AINDA ACONTECE.
Acho que o que mais me chocou é saber que todos os relatos foram de 'ontem'... que Shin tem praticamente a minha idade, e uma vida marcada por coisas que sequer posso mensurar apesar do choque.
Shin é um menino escolhido pelo destino.

Paulo Antonio 14/04/2013minha estante
Esse livro é estarrecedor. Poderia ser de terror, e diriam que seria exagerado, mas é verídico. Isso (a situação em que vive o povo norte-coreano) é o Holocausto acontecendo hoje.

Le. 09/09/2016minha estante
This!

CPF1964 07/07/2021

Opinião
Primeiro livro que leio do autor.

Este é um livro de não ficção.

Narra a história de um prisioneiro político norte coreano que fugiu do campo de trabalhos forçados chamado Campo 14.

A leitura mais incômoda que já fiz.

Direitos individuais de todos os tipos não respeitados.

Eu tinha uma vaga noção daquilo que ocorria na Coreia do Norte.

Porém foi surpreendido de forma negativa. Uma verdadeira barbárie.

Não recomendado para a maioria das pessoas.

Bia 11/06/2020

Triste
O livro é narrado pelo jornalista Blaine Harden (autor do livro) que encontrou e entrevistou por alguns anos Shin Dong-Hyuk, segundo ele, que nasceu e cresceu em um campo de trabalhos forçados na Coreia do Norte (conta suas memórias desde os 4 anos, idade no qual ele tem a memória mais antiga da vida) e fugiu de lá aos 22 anos. A história de Shin é triste e apavorante, em certo momento do livro achei que estava lendo uma ficção distópica, é surreal demais tudo que é narrado, não só surreal como apavorante. Não foi um momento propício para ler esse livro, me deixou extremamente angustiada e triste, algumas noites mal dormi pensando em tanta atrocidade que acontece no mundo, mas também foi impossível parar de ler. Além da vida de Shin, o autor coloca como pano de fundo a história da Coreia do Norte, até do que é possível averiguar, visto que a Coreia do Norte é um dos países mais fechados do mundo, sendo assim a própria história de Shin não é possível de ser confirmada. De qualquer forma, o número assombroso de desertores e fugitivos da Coreia do norte confirma que algo não vai bem naquele país, e o ocidente e os vizinhos da Coreia do Norte assistem com passividade os atos de crueldade e violação de direitos humanos impostos pelo governo norte coreano. Outro fato que me chamou a atenção, foi ao final do livro, quando o autor conversa com psicólogos que atendem desertores da Coreia do Norte em um centro de reabilitação na Coreia do Sul e comentam quão difícil é a adaptação dessas pessoas a essa nova realidade, já foi bem difícil pra mim suportar a leitura da narração do estado psicológico de Shin que não aprendeu coisas básicas como afeição, amor, companheirismo ou perdão, ele mesmo fala que está tentando ser humano o que é inconcebível e cruel demais de imaginar, além do fato de que outras pessoas possam estar passando ainda hoje pelas crueldades que ele mesmo passou.

Alida.Ventura 26/11/2022

Anulação e sorte de Shin
O livro emociona muito, a vida de Shin é um enorme sofrimento, a Coreia do Norte, anulou todos seus sentimentos, fez ele pensar que fosse um animal.

Isso é tão doloroso, porque mesmo após fugir, atitudes que ele tomou dentro do campo ainda o perseguem.

O campo não aprisiona somente o homem, mais também a mente.

Shin teve muita sorte na fulga, e mesmo sem saber de nada, seu instinto de sobrevivência lhe guiou.

Saber que ele foi o único que conseguiu fugir daquele campo é um choque, porque todo o restante ainda está lá sofrendo, achando que ali é o certo.

É simplesmente desumano. E triste, em tempos de hoje ainda ver campos de concentração.

E até agora não consigo entender como funciona a hierarquia daquele país, porque é muita corrupção. E mesmo pra quem vive fora do campo não sabe se tá fazendo certo ou errado, porque o governo cisma de algo, manda direto pro campo.

São leis malucas que uma hora tá as rédeas mais frouxas para entrar dinheiro no país. Outra hora mais rígidas, pra continuar controlando a massa.

É complexo mais todo mundo deveria ler esse livro.

Vincent8 16/06/2022

Deviam pedir esse livro nas escolas
Li muito rápido, em dois dias eu terminei. Fiquei vidrada na história do Shin, tanto que eu quase nem dei pausas para absorver o quão trágica é essa situação. Me senti até meio mal depois, pois li que muitas pessoas choraram com o livro, mas eu não derramei sequer uma lágrima (mas eu me comovi, claro, impossível não se comover lendo).
Gostei muito, sempre recomendo quando posso, mas não é uma leitura pra qualquer um.

Ray 06/09/2021

Fuga do terror comunista
Shin Dong-hyuk nasceu e cresceu no Campo 14, um dos imensos complexos destinados a presos políticos da Coreia do Norte. Seus residentes estão condenados a trabalhar até 15 horas por dia, sofrendo fome e frio, sujeitos a uma rotina de violências sumárias ? aos 13 anos, Shin assistiu à execução da mãe e do irmão mais velho por tentarem escapar. De lá, ninguém foge.

Certo dia, Shin conheceu um amigo que o fez ver que existe um mundo diferente fora dos muros e das cercas de arame farpado (e de alta tensão) do Campo 14. Num golpe de sorte, Shin conseguiu fugir. Passou por terríveis privações após sua fuga, caminhando a esmo, sem roupas, faminto, até conseguir chegar à China, onde conheceu um jornalista que o transportou até a Coreia do Sul, onde recebeu asilo político e, finalmente, se tornou ?livre?.

Porém, as cicatrizes dos terríveis abusos que sofreu na Coreia do Norte permaneceram no corpo e, principalmente, na mente de Shin, uma vez que agora que ele descobria e aprendia o que era ?ser humano?, entendia tudo o que tinha vivido e feito no campo de trabalhos forçados onde nasceu.

Apesar de todo o sofrimento que viveu (e ainda vive), ele ressignificou sua dor e, hoje, é ativista da paz, buscando levar ao mundo a necessidade urgente de defesa dos direitos humanos na Coreia do Norte. Atualmente, Shin reside nos EUA, é casado e pa

Gabrielle.Ribeiro 24/02/2022

saber mais sobre a Coreia do Norte nunca é demais, mesmo pesquisando e vendo que o Shin desmentiu algumas coisas desse livro, ainda sim, continua brutal e indignante ver como as pessoas vivem sob o poder dessa família ditadora e mentirosa

Jon Martins 20/07/2020

Uma vida predestinada a prisão perpétua sem ter nunca feito nada, simplesmente por seu "Sangue Manchado"..

Aline 17/01/2021

Campos de Concentração da Atualidade
Esse é um daqueles livros que quando você começa a ler não quer mais largar. A narrativa é dinâmica, fluida e simples. A história narrada é tão fora do que entendemos ser a realidade contemporânea que passaria por ficção facilmente. Mas infelizmente não é ficção! Como é possível que vivamos nossas vidas desconhecendo completamente as atrocidades cometidas diariamente na Coreia do Norte? O livro conta um pouco sobre a história recente da Coreia do Norte e nos dá pistas sobre os motivos pelos quais, no mundo moderno, ainda é tolerada a existência dos campos norte coreanos, que em nada perdem para os campos de concentração nazistas. Na parte em que é narrada a vida de Shin fora do Campo 14 é igualmente triste perceber que os traumas deixados pelos anos de torturas e privações nunca permitirão que os refugiados norte-coreanos tenham vidas saudáveis e normais.
Um excelente livro, que deveria ser leitura obrigatória nas escolas de todo o mundo.

Atualização: este foi o livro de Jan/21 do Clube de Leituras "Histórias da Vida Real". No nosso encontro a Vanessa Cazarotto nos informou que Shin mudou algumas partes da história após a publicação do livro, o que não é incomum para pessoas que passam por trauma tão grande. Vale a leitura: https://blaineharden.com/escape-from-camp-14-reviews/

San 21/08/2013

Leitura que choca.
Resumo o livro a uma única frase dita por Shin:

"Kim Jong II era pior do que Hitler. Enquanto Hitler atacava seus inimigos, disse, Kim obrigava seu próprio povo a morrer de tanto trabalhar em lugares como o Campo 14."

A vida na Coréia do Norte vivida por Shin é simplesmente assustadora e inconcebível nos dias de hoje.

Todos devem ler este livro, apesar de ser escrito com o apoio de um jornalista americano. (O que nos deixa em dúvida sobre a veracidade de todos os fatos narrados)

Aécio de Paula 03/07/2020

Fuga do Campo 14 - Blaine Harden
Shin nasceu em uma prisão, campo forçado, na Coreia do Norte, com respaldo na lei de condenar a família dos criminosos até a terceira geração. Assistiu a sua mãe e seu irmão serem assassinados por militares ao tentarem fugir da Coreia. Até hoje esses campos, que nenhuma imprensa internacional tem acesso, violam descaradamente os direitos humanos. Vivendo intensamente uma vida de fome, sendo maltratado e surrado como um animal, o jovem consegue fugir do campo e vai para a China. Esse livro ele conta os terrores que viu e como conseguiu sobreviver ao regime ditatorial da dinastia Kim
Angel.Pimentel 03/07/2020minha estante
Parece bom

Aécio de Paula 03/07/2020minha estante
sim. Sobre a Coreia do norte é interessante

Bia 21/05/2022

O autor conta a história de vida de Shin Dong-hyuk, um jovem nascido em um dos campos de trabalho da Coréia do Norte. A maioria das pessoas nos campos são prisioneiros políticos "irredimíveis" ou membros de suas famílias, e estão basicamente presos por toda a vida. As condições nos campos são de pesadelo - trabalhos forçados, rações curtas, lavagem cerebral, espancamentos, torturas, estupros, execuções.
O crime imperdoável que o pai de Shin havia cometido era ser irmão de dois jovens que haviam fugido para o sul durante uma guerra que arrasou grande parte da Península Coreana e dividiu centenas de milhares de famílias. O crime imperdoável de Shin era ser filho de seu pai.
Este é um livro horripilante em termos da agonia humana descrita dentro dele. Ele é baseado nas entrevistas do autor com Shin. Gostaria que ele tivesse sido melhor escrito. O autor emprega um estilo sucinto - primeiro isso aconteceu e depois isso aconteceu. Não há muita análise, mas a história de Shin é importante para entender as violações dos direitos humanos que ocorrem na Coréia do Norte.

Gabriela Paulino 23/11/2020

"Chocante" é a palavra que tenho para descrever a história de Shin. Fiz essa leitura quase que anestesiada: é difícil acreditar que é real, difícil imaginar como ele lida com todos esses traumas atualmente. Foi sufocante ler os relatos de sua trajetória até a fuga, e apesar de ele ter conseguido escapar, me senti muito desesperançosa ao pensar que ainda há muitas pessoas vivendo esse pesadelo, e que infelizmente ainda está longe de acabar.