Inverno do Mundo Ken Follett

Resenhas - Inverno do Mundo

Jessica Pereira 13/02/2023

O "Inverno do Mundo", assim como seu antecessor "Queda de Gigantes", é uma leitura que te prende, te faz sentir como se estivesse naquela época, vivenciando todos os acontecimentos vividos pelos personagens.
O livro te leva a entender melhor todos os trâmites políticos do início ao fim da guerra, lhe apresenta toda barbarie do regime nazista e comunista, além da visão de cada pais em relação ao andamento do início e fim da guerra.

Laura Neves 26/06/2023

História por meio de um Romance
Inverno do Mundo é o segundo livro da trilogia O Século do escritor inglês Ken Follet.

O cenário deste livro é a história da Segunda Guerra Mundial e o despertar da era nuclear.
As cinco famílias ? americana, alemã, russa, inglesa e galesa ? que tiveram seus destinos entrelaçados no alvorecer do século XX, embarcam no turbilhão social, político e econômico? enfrentam a ascensão do nazismo e do fascismo; a perseguição aos judeus; os bombardeios em Londres; a criação da Organização das Nações Unidas e o início da era nuclear.

Sr. Quadros 11/04/2023

Real, crível, uma obra de arte
Ken Follett é um autor que se destaca pela habilidade em criar tramas envolventes e cativantes, e não poderia ser diferente em "O Inverno do Mundo", segundo livro da trilogia "O Século". Publicado em 2012, a obra é um verdadeiro épico histórico, que se passa durante a Segunda Guerra Mundial e os anos posteriores.

Follett consegue capturar perfeitamente a atmosfera da época, transportando o leitor para um mundo repleto de perigos, tensões políticas e conflitos humanos. A história é repleta de personagens fascinantes e complexos, que lutam para sobreviver em meio aos horrores da guerra e para construir um futuro melhor para si e para suas famílias.

A narrativa é repleta de reviravoltas emocionantes e surpreendentes, que mantêm o leitor preso à trama do começo ao fim. Além disso, a escrita de Ken Follett é extremamente envolvente e fluída, o que faz com que a leitura seja fácil e agradável.

Mas o verdadeiro destaque de "O Inverno do Mundo" é a maneira como o autor aborda temas complexos e delicados, como o nazismo, o racismo e a intolerância. Follett consegue trazer profundidade e nuances para os personagens, mostrando suas motivações e conflitos internos, e fazendo com que o leitor se identifique e se emocione com cada um deles.

O Inverno do Mundo" é uma obra-prima da literatura histórica, que combina habilmente ação, romance e drama para criar uma trama emocionante e envolvente. Ken Follett prova mais uma vez que é um dos grandes mestres do gênero, e deixa o leitor ansioso pelo próximo capítulo da trilogia "O Século". Recomendado para todos aqueles que apreciam uma boa história, repleta de reviravoltas e emoções fortes.

marinildac 08/04/2013

Fraco
Não chega aos pés de Queda de Gigantes. A segunda geração de personagens é fraca e chata. A trama não surpreende. Os melhores personagens, os galeses e os russos, ou desaparecem ou amolecem. Os americanos ganham peso, mas são irrelevantemente superficiais. O livro melhora um pouco do meio pro fim, mas volta a cair no último capítulo. Dá a impressão de que Follett escreveu este com pressa.
Tom 09/05/2013minha estante
Nossa, não precisava criticar tanto o livro.

marinildac 09/05/2013minha estante
Tanto precisava que critiquei, ué.

Kelly.Jesus 29/10/2022

Escelente
Livro muito bom, nos traz os desdobramentos da segunda guerra mundial, uma leitura muitas vezes difícil, pois mostra a realidade nua e crua do conflito sob os aspectos de todos os lados envolvidos!
O triste nessa leitura é observar em muitos trechos que estamos vivendo algo bem parecido na nossa política atual, o fanatismo ideológico tanto de direita quanto da esquerda. Enfim, recomendo a leitura!

Madson 10/10/2023

Continuando com os principais acontecimentos do século XX, Ken Follet promete tudo e entrega tudo, como sempre. ??

Mayara Dias 04/06/2020

O segundo livro da Trilogia O Século, Inverno do Mundo, é tão rico e detalhes quanto o primeiro. A forma como Ken Follett escreve no leva a viajar até o local dos acontecimentos, nos faz viver os sentimentos de raiva, tristeza e alegrias.
Uma aula de história de maneira dinâmica e de fácil entendimento, com personagens ricos e envolventes.
Agora vamos partir para o último livro da Trilogia.

Ana Paula 11/07/2020

Segundo livro da Trilogia do Século
Neste livro continua a história das 5 famílias e sua próxima geração, passando pela 2°Guerra mundial e a Guerra Espanhola.

Rafaella270 12/08/2020

É uma leitura intensa como o primeiro livro, queda de gigantes, mas não tanto quanto.
A comparação é inevitável, a pesar de fazer parte da mesma triologia é um livro independente que permite ao leitor entender e aproveitar a leitura mesmo que nao tenha conhecimento do seu predecessor, porem acredito que nao com o mesmo entusiasmo. O vislumbre dado a vida dos personagens que tanto nos apegamos é um frescor muito bem vindo.

Hélio 13/10/2012

Excelente! Realidade e ficção se fundem novamente em uma trama primorosa! Follett consegue a façanha de superar a grandeza do primeiro volume dessa sensacional trilogia! Ansioso demais para ler o próximo!!!

Daiany.Cordeiro 20/08/2022

Magnífico
Nunca li um livro de quase mil páginas em tão pouco tempo. Neste livro o leitor vai encontrar os personagens do livro anterior, mas estes já não serão os protagonistas, mas sim seus filhos.

O ambiente agora é o início do nazismo na alemanha, seu desenvolvimento e consequências, e seu avanço pelo mundo.

Vamos ver pessoas que se recusam a aceitar esse regime e lutam cada um a sua maneira para de alguma forma ajudar a dar fim a abusos ditatoriais.

Veremos muita violência, abusos, estupros, torturas e mortes por fuzilamento. Mas pelo período ser o nazismo e durante a 2° guerra mundial, me parece que o autor ainda pegou leve.

Em meio a isso, alguns pequenos romances, que não são o foco principal mas deixa o conteúdo mais leve.

Amei o livro, tanto que não conseguir parar de ler. Na minha opinião é melhor que o primeiro volume.

Lara.Basoni 25/08/2022

Inverno do Mundo
Esse segundo volume da trilogia O Século, acompanha a saga das cinco famílias apresentadas no primeiro volume durante os horrores da Segunda Guerra Mundial. Apesar de ter favoritado o primeiro, o segundo não me emocionou como o anterior. É um excelente livro, que traz muitas emoções e reflexões, mas achei esse mais pesado, claro que o período histórico narrado não é um dos melhores, mas por muitos momentos me fazia ficar desconfortável de imaginar tantos sofrimentos. O autor escreve muito bem, não deixando a história ficar tediosa em momento algum. Para quem gosta de história, continuo recomendando fortemente essa trilogia.

Arthur Sanches 07/07/2021

Conheci o Ken Follet pela sua “trilogia do século“ formada pelo livros Queda de Gigantes, Inverno do Mundo e Eternidade por um fio, fiquei ainda mais curioso em ler estas obras depois de saber que Follet contratou uma equipe imensa de historiadores para contribuir com a criação dos livros a fim de que os fatos históricos ali retratados fossem os mais próximos possíveis àqueles ocorridos ao longo do século XX, em especial a primeira e segunda guerra, bem como a guerra fria.
A maestria com que o autor narra os principais eventos que moldaram o século XX é única, tornando até os mais complexos entreveros fáceis de compreender.
Minha única ressalva é com relação à característica novelesca do enredo de seus personagens no qual todos se conhecem e se relacionam em algum momento fazendo com que o mundo pareça ter apenas 200 pessoas de modo que o autor enche a trama de facilitações narrativas para que eles acabem se cruzando.
Contudo, para mim o foco principal é a narrativa histórica dos romances de modo que entendo as decisões narrativas que o autor utilizou para conta-la, se assim não fizesse essa jamais seria contada.
Fica a dica destes excelentes romances históricos.

Reifhel 12/07/2021

Obra prima
O melhor livro da saga e sem duvidas o mais pesado, assim como o primeiro livro, esse trata de uma guerra mundial, no caso a segunda, oq faz ainda ser mais pesado pois foi nela onde surgiram governos facistas, assim fazendo o livro abordar temas como o holocausto.

Quanto ao livro os personagens, escrita e historia sao perfeitos, 0 defeitos esse livro, recomendo mt