Inverno do Mundo

Inverno do Mundo Ken Follett




Resenhas - Inverno do Mundo


276 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


Rodolfo 18/11/2022

Uma Lição de História
Particularmente estou gostando muito, nada sensacional; às vezes empolgante, em outros momentos entendiante (quando os personagens debatem tecnicamente e de forma extensa/contínua sobre política, o que para mim é o ponto fraco da trama), torna no geral uma boa leitura.

O que mais me atraiu foi o quanto é transmitida a História mundial (dentre os marcos das Guerras, nesse livro especificamente da 2ª Guerra Mundial) e sem perceber, aprendemos de uma forma que nenhuma aula da escola ousou explorar.

Nesse segundo volume da trilogia, boa parte da trama é vista pelos olhos da 2ª geração das famílias protagonistas presentes no volume anterior (detalhe que são muuuuuuitos personagens, e confesso que tive bastante dificuldade em saber e lembrar quem era quem, mesmo no fim do livro). Enfim, tenho uma opinião bem positiva até agora pela coleção, após finalizar o 3º volto aqui e digo o que achei hehe.
comentários(0)comente



Monica.Fusco 13/03/2021

Inverno do Mundo
Segundo livro da trilogia o Século, trata do período da segunda guerra mundial com detalhes impressionantes e personagens cativantes.
comentários(0)comente



robespierr3 14/06/2020

Bom!
Muito bom, eu recomendaria. Eu li ele bem rápido. Eu gostei.
comentários(0)comente



Patresio.Camilo 25/01/2023

SEGUNDA PARTE DA TRILOGIA
Novamente Follet volta à Europa durante uma guerra.
O livro começa em 1933, na Alemanha preste a se tornar nazista.
Maud e Walter casados e com sua família constituída, vivendo uma vida razoável e respeitável, até Hittler subir ao poder.
Enquanto isso nos EUA, a complicada família Peshkov, com suas relações complicadas entre Lev e suas múltiplas vidas.
Novamente o núcleo galês nos traz boas histórias, mas particularmente achei este livro melhor que o primeiro.
Tanto no quesito das cenas de guerras que não foram tão tediosas como no volume anterior, mas principalmente pelos toques de suspense, que duram quase 300 páginas.
Devo confessar que prefiro os suspenses de espiões às cenas de guerras.
Um fato que acho que empobrece o livro são as cenas de sexo, que mais parecem descrições de pornô barato, e creio que elas não enriquecem em nada a obra.
A narração dos dramas de guerra neste livro são mais envolventes, apesar de Follett pecar em não explorar mais o núcleo judeu, uma vez que já está escrevendo um calhamaço, mais 100 páginas talvez não fariam diferença.
O livro termina de forma mais tocante que o primeiro - literalmente, e as perdas que temos nele são dolorosas. Lembre-se que ele conta as gerações de famílias.
Enfim, uma excelente leitura, com uma boa base histórica, e indo agora para o terceiro e último volume da saga.
Espero que gostem.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Emilia @biblioteca_decitacoes 27/12/2020

Trilogia O Século, Ken Follet
Resolvi escrever uma resenha para a trilogia inteira, já que o fio da narrativa principal todo mundo já conhece das aulas de História. Nesses três livros, acompanhamos a vida de 5 famílias dos EUA, Inglaterra, País de Gales, Rússia e Alemanha, durante os grandes acontecimentos do século passado. Em Queda de Gigantes, temos a narrativa durante a Primeira Guerra Mundial, em Inverno do Mundo, vemos os personagens enfrentarem e Segunda Guerra Mundial, e em Eternidade por um Fio temos, por fim, a Guerra Fria.

Acompanhamos os personagens fictícios, juntamente com personagens históricos, protagonizando momentos decisivos de um século muito conturbado. Passamos pelo sufrágio feminino, revolução russa, ascensão e queda do partido nazista, luta contra segregação racial nos EUA, construção e queda do Muro de Berlim, corrida nuclear durante a Guerra Fria e muitos outros acontecimentos importantes.

No decorrer da narrativa, Ken Follet dá ao leitor “acesso ao camarote” de momentos famosos do século XX. E além de aprender e recordar muito sobre História, acompanhamos tudo isso de um ponto de vista diferente das salas de aula: percebemos como todos esses conflitos afetaram a vida de pessoas comuns. Elas tiveram sonhos interrompidos, foram separados de pessoas queridas e tiveram sua liberdade atacada por muitos anos. A sensação que fica depois de ler os livros é de ter visto de perto e vivido algumas das emoções que as pessoas que passaram por tudo aquilo viveram.

Um dos aprendizados principais da leitura desses livros é reafirmar a importância de estudar História para não repetirmos os erros do passado. Embora continuemos a ver muitos equívocos serem repetidos ao longo dos anos, é de extrema importância persistir e sempre relembrar o que foi feito de errado no passado que degringolou no mundo em que vivemos hoje.

Nos dias de hoje, a maior parte do muro de Berlim já não existe mais, porém alguns trechos foram preservados e se tornaram memoriais. É o caso da East Side Gallery, uma galeria de arte ao ar livre que expõe, em mais de 1 km de muro, artes de pessoas de diversos lugares do mundo. Nas resenhas, eu geralmente separo algumas citações que me marcaram durante a leitura, mas desta vez não consegui escolher nenhuma que representasse essas quase 3 mil páginas. Porém, escolhi uma das artes da East Side Gallery que me impactou muito e me lembrou da leitura desses livros. Uma escrita, sobre o desenho do planeta Terra, diz em alemão “Du hast gelernt was freiheit heisst und das vergiss nie mehr” (“Você aprendeu o que é liberdade e nunca se esqueça disso.”)

Instagram literário: @biblioteca_decitacoes
comentários(0)comente



Fabio.Barbosa 11/08/2021

Altamente recomendável
Continuando essa maravilhosa trilogia, acabei entendendo melhor o desfecho desse tema histórico, por mais que seja uma ficção, continua sendo baseado em fatos e datas históricas.
comentários(0)comente



Edméia 26/09/2021

*A guerra só traz sofrimentos e muitos !!!
*Minhas impressões :

Neste segundo volume da trilogia "O Século" temos como pano de fundo a Segunda Guerra mundial e vamos conhecer os filhos de Lev Peshkov (Estados Unidos ) , Grigori (Rússia ), Walter e Maud (Alemanha ) , Ethel (País de Gales ) , Fitz ( Inglaterra) e Gus Dewar (Estados Unidos).
Neste volume a leitura pra mim foi mais fluida, tranquíla e interessante !
A personagem que eu mais admirei e aplaudi foi a Carla, filha de Maud e o personagem que eu achei mais babaca foi Eric, irmão de Carla, filho de Maud !
Achei muito interessante o trabalho de espionagem que é aqui descrito ! O livro também trata da questão dos problemas dos homossexuais e de racismo ! Ah, gostei muito do Chuck, o filho caçula do Angus Dewar !
Fiquei aterrorizada com as maldades do nazismo para com os alemães e os judeus.
Mais uma vez, Ken Follett foi espetacular !
Favoritei este livro aqui !
De 1 a 5 , dou nota 5 e recomendo !

*Guaratinguetá , 23 de Setembro de 2021.

site: www.mesadeestudo.blogspot.com
comentários(0)comente



Fanfinc_sf.devorador_de_livros 08/07/2022

Berlim, 1933. Violentas mudanças sacodem a cidade e prenunciam o período de instabilidade que o mundo está prestes a enfrentar. O segundo volume da trilogia "O Século" começa com a ascensão de Hitler ao poder na Alemanha e a Guerra Civil Espanhola. É o inverno do mundo.

Neste cenário, a nova geração das cinco famílias que fizeram história em Queda de gigantes viverá alegrias e tristezas, amores e tragédias.

Aos 11 anos, Carla von Ulrich luta para entender as tensões que perturbam sua família à medida que o domínio de Hitler se estende sobre a Alemanha. No meio desse turbilhão, a ex-deputada do Parlamento britânico Ethel Leckwith, amiga da mãe de Carla, desembarca em Berlim com o filho Lloyd, um jovem estudante que irá sentir na pele a realidade brutal do nazismo.

Lloyd conhece um grupo de alemães decidido a enfrentar Hitler ? mas será que eles estarão dispostos a trair o próprio país? Essas pessoas são vigiadas de perto por Volodya, um jovem russo com um futuro brilhante na Inteligência do Exército Vermelho.

De volta à Inglaterra, Lloyd sente-se irresistivelmente atraído pela esfuziante socialite americana Daisy Peshkov, símbolo de tudo o que sua família de esquerdistas mais despreza. Daisy, por sua vez, está mais interessada no aristocrata Boy Fitzherbert, piloto amador, festeiro contumaz e membro importante da União Britânica de Fascistas.

Em Inverno do mundo, como em outras obras de Ken Follett, a ficção se mistura à realidade, e figuras históricas, como Hitler, Goebbels, Oppenheimer e Stalin, se mesclam aos personagens cuja vida e morte estão nas mãos do autor.

Do incêndio do prédio do Parlamento alemão ao bombardeio a Pearl Harbor, da Espanha a Estalingrado, de Hiroshima a Nagasaki, o embate entre poderio militar e crenças pessoais afetará a vida de todo o mundo. Diante da maior e mais cruel guerra da história da humanidade, só restará a esperança.
comentários(0)comente



Renata Rezende 12/05/2022

Incrível e maravilhoso!
É bom o tempo inteiro, todas as paginas!
Vou para o livro 3 ansiosa.

Leitura imprescindível para entender e aprender sobre nosso tempo e a história dele.
comentários(0)comente



Jessica Pereira 13/02/2023

O "Inverno do Mundo", assim como seu antecessor "Queda de Gigantes", é uma leitura que te prende, te faz sentir como se estivesse naquela época, vivenciando todos os acontecimentos vividos pelos personagens.
O livro te leva a entender melhor todos os trâmites políticos do início ao fim da guerra, lhe apresenta toda barbarie do regime nazista e comunista, além da visão de cada pais em relação ao andamento do início e fim da guerra.
comentários(0)comente



Sr. Quadros 11/04/2023

Real, crível, uma obra de arte
Ken Follett é um autor que se destaca pela habilidade em criar tramas envolventes e cativantes, e não poderia ser diferente em "O Inverno do Mundo", segundo livro da trilogia "O Século". Publicado em 2012, a obra é um verdadeiro épico histórico, que se passa durante a Segunda Guerra Mundial e os anos posteriores.

Follett consegue capturar perfeitamente a atmosfera da época, transportando o leitor para um mundo repleto de perigos, tensões políticas e conflitos humanos. A história é repleta de personagens fascinantes e complexos, que lutam para sobreviver em meio aos horrores da guerra e para construir um futuro melhor para si e para suas famílias.

A narrativa é repleta de reviravoltas emocionantes e surpreendentes, que mantêm o leitor preso à trama do começo ao fim. Além disso, a escrita de Ken Follett é extremamente envolvente e fluída, o que faz com que a leitura seja fácil e agradável.

Mas o verdadeiro destaque de "O Inverno do Mundo" é a maneira como o autor aborda temas complexos e delicados, como o nazismo, o racismo e a intolerância. Follett consegue trazer profundidade e nuances para os personagens, mostrando suas motivações e conflitos internos, e fazendo com que o leitor se identifique e se emocione com cada um deles.

O Inverno do Mundo" é uma obra-prima da literatura histórica, que combina habilmente ação, romance e drama para criar uma trama emocionante e envolvente. Ken Follett prova mais uma vez que é um dos grandes mestres do gênero, e deixa o leitor ansioso pelo próximo capítulo da trilogia "O Século". Recomendado para todos aqueles que apreciam uma boa história, repleta de reviravoltas e emoções fortes.
comentários(0)comente



Kelly.Jesus 29/10/2022

Escelente
Livro muito bom, nos traz os desdobramentos da segunda guerra mundial, uma leitura muitas vezes difícil, pois mostra a realidade nua e crua do conflito sob os aspectos de todos os lados envolvidos!
O triste nessa leitura é observar em muitos trechos que estamos vivendo algo bem parecido na nossa política atual, o fanatismo ideológico tanto de direita quanto da esquerda. Enfim, recomendo a leitura!
comentários(0)comente



Victoria Ogando 28/04/2020

Cativante.
Segundo livro da trilogia do seculo escrito por Ken Follet (autor pelo qual virei fão pelo livro Pilares da Terra), vei da continuidade (e modificações) as historias das famílias do primeiro livro, passando pela parte da segunda guerra mundial.
Achei o livro maravilhoso porem em alguns momentos poderia ter desenvolvido melhor alguns personagens. Em algumas partes ficava muito tempo sem falar um personagem (sendo que deixou uma cisa que poderia ser logo explicada no ar) dando a impressão as vezes de termos esquecidos dos mesmos. O livro me cativou me cativou assim como o primeiro. Espero que o terceiro tenha esse mesmo efeito sobre mim.
comentários(0)comente



Milla 18/12/2012

www.amorporclassico.com
Ken Follett dá continuidade à trilogia O século com o livro Inverno do mundo. Partindo exatamente do ponto que parou em Queda de gigantes, o autor segue com uma narrativa impecável e envolvente a trama das cinco famílias de nacionalidades diferentes vivendo momentos marcantes do século XX.
Se no primeiro livro presenciamos a I Guerra Mundial de uma forma espetacularmente real, o segundo não deixa nada a desejar quando nos traz a II Guerra Mundial.

Eu estava muito ansiosa para esse livro, mas preciso dizer que o segundo livro ainda não chega ao mesmo nível de maravilha que o primeiro. A verdade é que no início o autor precisa situar o leitor a respeito das cinco famílias que conhecemos no primeiro livro e isso é um pouco cansativo porque é muito introdutório. Mas logo o livro consegue prender a atenção comprovando sua maestria.

Com certeza Inverno do mundo vai além de qualquer outro livro que aborde a Segunda Guerra Mundial porque Ken Follett não se prende ao esquema Alemanha Nazista/Judeus no campo de concentração, ele mostra causas e consequências da maior guerra da História em cinco nacionalidades distintas, mostrando perspectivas de lados e classes sociais diferentes.

Seja na Rússia, Alemanha, Estados Unidos, País de Gales ou Inglaterra, somos inseridos no contexto da trama como se assistíssemos uma reportagem na tevê, presenciamos barbáries e a luta e perseverança de pessoas que só almejam o bem para sua família e seu país.
São fantásticas as relações de poder e o desdobramento de cada ação dos governantes das grandes potências do cenário político-econômico do meio do século XX. E a trama é tão bem elaborada e construída em cima de pesquisas históricas que fica difícil separar o real da ficção.

Ethel, agora uma importante política, fica bastante apreensiva ao ver seu filho Lloyd ir à Espanha lutar contra o fascismo e lá o rapaz descobre que é preciso combater o fascismo e o comunismo. Em campo, ele conhece Volodya, o jovem russo filho de Grigori Peshkov e que agora faz parte da inteligência do Exército Vermelho mas não faz ideia da sua importância para o eventos próximos no seu país.
Contraditoriamente, Lloyd se apaixona pela jovem Daisy Peshkov, uma nata representante da riqueza norte americana, mas ela está mais encantada por Boy Fitzherberts e termina casando com ele à despeito de todas as pessoas de Buffalo que a "excluíam" por causa de seu pai, Lev Peshkov.
Nos Estados Unidos, o senador Gus Dewar ensina seu filho Woody Dewar tudo sobre política enquanto seu outro filho Chuck Dewar se alista na Marinha. Na Alemanha, os Von Ulrich passam por momentos difíceis com as ascensão de Hitler ocasionando o fim do parlamento, onde Walter trabalhava, e enquanto Carla von Ulrich deseja com todas as suas forças combater os nazismo, seu irmão Erik von Ulrich pretende serví-lo.

As histórias das cinco famílias continuam se cruzando de forma fantástica e é brilhante a construção de Ken Follett, em muitos momentos me senti eletrizada pela trama e com certeza esse tiquinho de contei não é nada das 875 páginas muito bem preenchidas por este autor.

Vemos calmamente a ascensão de Hitler, a instalação do regime nazista na Alemanha, a Guerra Civil Espanhola com a ascensão de Franco ao poder, as oscilações de Stalin na Rússia, os avanços perigosos da tecnologia nuclear, a vida no front, as fugas, as privações, desilusões e tantas outras experiências com as minúcias que apenas Ken Follett é capaz de captar e transmitir para os seus leitores.

Recomendo a série para os curiosos ou apaixonados por história. Além de entretenimento de primeira qualidade, Follett nos presenteia mais uma vez com uma magnífica aula de história. E, por último, não poderia deixar de deixar também expressar aqui minha admiração pela tradutora Fernanda Abreu, que traz sua excelência para mais uma obra!
comentários(0)comente



276 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR