A Aprendiz

A Aprendiz Trudi Canavan

Resenhas - A Aprendiz

Ana Lídia 16/01/2013

É simplesmente perfeito.

Eu mal sei o que comentar dessa trilogia que me pegou de surpresa e me conquistou tanto.
O primeiro livro da série foi comprado pela minha irmã e eu, de intrometida, resolvi ler.
E me apaixonei perdidamente.

A jornada de Sonea é magnífica. Seu dom é lindo mas, como habitante das favelas de Imardin, sua jornada foi muito dura. Ela passa por cada situação, cada provação, e a cada luta seu poder apenas aumenta. Ela só se torna mais forte.
É a personagem principal de uma série que eu mais amei. Ela sabe que seus inimigos só querem a ver sofrer. E ela não dá esse gosto a eles de modo algum. Mesmo sofrendo por dentro, a jovem maga se ergue mais alta e com a certeza de que não será derrotada por nenhum deles.

As personagens despertam emoções intensas. Aquela personagem adorável é extremamente adorável. Já aquela detestável te faz fechar o livro por um instante e pensar "Como eu o odeio!"

O livro é cheio de mistérios, e a narração da autora apenas o faz ficar ainda mais intrigante. A cada página, quando você acha que o enigma finalmente se resolverá, ela apresenta um novo problema.

A autora também faz referência a uns preconceitos bem presentes na nossa sociedade, como o preconceito em relação à pobreza e a homossexuais. Tudo se passa no universo criado por ela, mas é extremamente parecido com o que acontece hoje em dia.

Eu, sinceramente, não tenho nenhuma crítica negativa a fazer do livro. A história realmente me cativou e eu me apaixonei pelas personagens. Havia tempo que eu não me sentia tão empolgada com uma trilogia de livros!

Se você gosta de histórias de fantasia e magia, não vai se arrepender se decidir ler a Trilogia do Mago Negro.

Davidbdsm 03/01/2023

É um livro lento, produz expectativas que não levam a nada. Sempre que parece que vai acontecer algo, não acontece nada. No fim das contas é um livro que vale a pena mais pular pro último capítulo que não vai perder quase nada.

Bia 16/07/2020

A Aprendiz
Confesso que o primeiro livro não me prendeu muito e cheguei a abandona-lo várias vezes, mas como vi muitos comentários positivos em relação as sequências eu resolvi dar uma nova chance, e de fato esse segundo livro me surpreendeu bastente e o devorei em poucos dias.

Carlos 14/09/2022

Que incrível
Gostei muito desse primeiro livro e a forma que os personagens são introduzidos.

Recomendo para todos.

Joanna Kod'S 04/02/2020

Bullying, bullying everywhere
Após um ano vivendo com Rothen, Sonea finalmente começa suas aulas, mas sendo a única pessoa de fora do círculo interno, ela acaba chamando atenção indesejada e ser a mais forte da turma não torna as coisas exatamente mais fácil.
Eu simplesmente amo esse livro, a construção da Sonea de não deixarem transformar ela em uma caricatura de onde ela veio é incrível, claro que isso a obriga a baixar a cabeça para muitos preconceitos, mas isso só auxilia para o momento do climax.
Outro assunto pertinente na história acaba sendo a viagem de Dannyl e a nova luz jogada sobre a sexualidade dele. Adoro que um livro desse gênero se permita tratar desse assunto de forma tão aberta, mas sinto que ainda a um caminho a ser trilhado nessa questão.
A única coisa que me deioxu um tanto chateada é os retornos constantes ao primeiro livro, que eram capítulos inteiros para explicar o que havia acontecido em O Clã dos magos, acredito que poderia ter sido melhor aproveitado em doses menores ao longo da trama

Diego 30/12/2020

Onde o preconceito é a base
Onde o preconceiro reina e quem diria que uma menina da classe mais baixa poderia ter uma aptidão para a magia

Patricia 14/07/2021

Trilogia do Mago Negro - livro II
Esse segundo livro da trilogia do Mago foca no treinamento e evolução da Sonea e nas viagens do Dannyl. Lorlen e Akkarin participam ativamente do enredo nos levando a conhecer um pouco mais sobre a política que envolve o clã e revelando mais sobre esses dois personagens interessantíssimos.
Como todo livro intermediário, ele possui um desenvolvimento lento, mesmo com uma escrita agradável e que instiga a curiosidade, demora para acontecer algo novo.
A inveja dos jovens magos em treinamento, o posicionamento preconceituoso da maioria dos magos professores e a proliferação de fofocas e intrigas, me cansaram muitas vezes, mesmo assim é um bom livro.
FranciscoM 14/07/2021minha estante
Achei esta trilogia muito criativa. O terceiro livro na minha opinião é o melhor de todos.
E pelo que observei, existe outra trilogia da mesma autora neste mesmo Universo.

Patricia 14/07/2021minha estante
Comecei a ler o terceiro livro no fim da tarde, impossível largar. Eu tbem estou achando o melhor dos três livros.

Cleyson.Mayrink 04/09/2021

Leitura muito boa
AMEI DEMAIS O LIVRO, me apeguei muito nós personagens principalmente em Sonea e Dannyl. AS BATALHAS muito bem desenvolvidas, ambientação e narrativa. Perfeito ?, Ansioso pra ler o próximo!!!

Rose 31/01/2013

Neste volume temos Sonea entrando para a "Universidade" para aprender a desenvolver e controlar sua magia
Depois de fugir dos magos no volume 1 e de quase desistir de seu poder, Sonea tem agora de lutar contra a discriminação das pessoas que vivem em seu novo mundo.
Bullyng, esta e a palavra certa para descrever o que ocorre com Sonea, tudo graças à Regin, outro aprendiz como ela.
Paralelo a isso, vemos lorde Loren, o administrador do Clã dos Magos, investigando o que leu na mente de Sonea (vol.1) em relação ao segredo do poder do Lorde Supremo.
Tentando descobrir toda a verdade, ele pede ao agora Embaixador do Clã, Dannyl para refazer os passos de Lorde Supremo no passado.
Este ato acabou deixando a todos em maus lençois e por conta disso Sonea tem um novo guardião, o próprio Lorde Supremo.
Mas ao invés deste fato ajudá-la pelo menos em relação ao bullyng dos outros aprendizes, ocorreu justamente o contrário e o assédio só aumentou e tornou-se mais violento.
Sem amigos por perto, Sonea acaba aceitando a sugestão de Darrien, filho de Rothen que aos poucos estava conquistando seu coração, enfrentar de uma vez por todas seu desafeto Regin. Esta era uma luta onde se ela ganhasse seus problemas estariam resolvidos (pelo menos uma parte deles). Caso perdesse, com certeza seria sua ruína.
Será que ela conseguiria vencer esta batalha contra Regin? E o que ela teria que fazer para se livrar do Lorde Supremo? Até quando ela teria que se afastar daqueles que ama? Até quando ela teria que suportar todos os medos? O que de verdade havia no Lorde Supremo?
Sem dúvida este volume foi bem melhor que o primeiro, mas ainda assim, continuo achando que a história se estendeu um pouco. Uma coisa que me irritou um pouco foi o fato de Sonea aceitar o bullyng, principalmente com a força que ela tem e sabe que tem, eu teria com certeza revidado logo de cara e que tudo fosse para os ares.
Ah, Darrien, vou ficar esperando você no próximo volume. Um sol sorridente no meio deste tempo nublado. Enfim, uma série que promete terminar muito bem.
Yassue 31/01/2013minha estante
Hum gostei...a historia é bem interessante!

Maristela 01/02/2013minha estante
Quero muito ler a série e principalmente esse livro, pois tenho lido resenhas e comentários sobre ele são sempre muito positivos. A sua resenha está muito boa.

Kelry 02/02/2013minha estante
Adoro essa trilogia , já conheço os outros livros do autor e são ótimos.

SINISTRO171 02/02/2013minha estante
Resenha muito boa, destacando os pontos fortes do livro, despertando a curiosidade dos leitores, vale a pena conferir.

stehremohi 03/02/2013minha estante
Esse não é uma série que me interessou muito, mas deu para perceber que apesar de ser uma história de batalhas e magia, apresenta coisas do nosso cotidiano. Deve ser muito legal.

NESSA 04/02/2013minha estante
Resenha interessante já fiquei na expectativa para ler.
Gostei de ter magia envolvida,sou fã de Harry Potter,com certeza quero acompanhar Sonea em sua jornada e descobrir o que vai acontecer.Que segredos serão esses?Bullyng dos outros aprendizes? Como vai ser a batalha contra Regin?

Sabrina Piano 06/02/2013minha estante
Fiquei bem interessada pela série, ela não é a primeira da minha listinha desse ano, mas com certeza esta nela.

Thicy 15/02/2013minha estante
Quero muito ler essa série! Ela parece ser muito boa e interessante!!

DomDom 19/02/2013minha estante
Tenho o "O Clã dos Magos" aqui em casa, mas ainda não o li, pois estou aguardando o lançamento de todos os volumes da trilogia. O bom é saber que esse segundo volume conseguiu superar o primeiro. Espero ler em breve.

Paty 26/02/2013minha estante
Quando li a resenha do Clã dos magos pela primeira vez eu já gostei de Sonea porque parecia uma garota de coragem e eu adoro isso nos personagens, e agora tendo que enfrentar tudo isso vejo que ela realmente precisa ter muita coragem e perspicácia, porque poder ela já tem.

Lice 10/09/2022

Sobre o livro: o enredo está muito bom, e esse livro em questão causou muitas perguntas e explicou muitas outras, porém ainda tem muito a ser resolvido, e com esse epílogo, uma expectativa grande foi criada para a conclusão da trilogia.
Ver um pouco mais das intrigas e desenvolvimento da Sonea, e dos poderes dela foi uma das melhores partes da história.
E temos também, aparições e cenas significantes sobre o Lorde Supremo (que diga-se de passagem, apareceu em no máximo cinco cenas no livro anterior).

Mariana Destacio 27/02/2021

A aprendiz - trilogia do Mago Negro #2
Segundo livro da trilogia e continuamos de onde paramos. Obviamente se você não leu o primeiro, não leia esta resenha. :b

Sonea aceitou ser aprendiz no clã devido a uma reviravolta que ocorre no final do primeiro livro, tendo como guardião Lorde Rothen.

Aqui temos vislumbres da força de Sonea, e vamos seguindo a vida dura de ser uma favelada na Universidade. Não temos mais Lorde Fergun como o vilão, mas sim um aprendiz com o nome de Regin, que também cumpre o papel proposto de vilão, me fazendo respirar fundo muitas vezes por ter de ver tantas atitudes de violência gratuita, tanto física como emocional. Além de certo desdém dos próprios professores. Sonea sofre bullying praticamente o livro todo, e assim, vai se tornando cada vez mais forte e competente. Ainda que ela tenha medo em muitos momentos, vamos vendo aquele crescimento emocional que eu estava esperando.

Nesse livro Cery ficou praticamente sumido. Rothen continua um amor. Dannyl ganhou mais destaque por estar abrindo um novo arco na história, e me fez gostar ainda mais dele, pois agora não só conhecemos mais dele mesmo, mas também do mundo, já que ele se torna Segundo Embaixador do Clã, e inicia uma viagem para fora de Kyralia. E temos também Dorrien, filho de Rothen, que apesar das poucas aparições, trouxe um peso enorme para a história.

Achei que esse livro também seria previsível, mas chegando na metade tomamos um golpe e a casa cai! Rsrsrs não vou dizer o que, mas eu não estava esperando por isso. O que me fez perceber (e torcer) que essa não será uma trilogia tão comum como imaginei. Tomando esse acontecimento como base, não faço idéia do que esperar daqui pra frente, e é assim que vou iniciar a leitura do terceiro livro!

Rosangela.Chaves 26/10/2021

O melhor das trilogias é que são três
Então quando termina o primeiro livro você tem certeza que ainda terá algumas horas de boa leitura e entretenimento. Agora que chegou o fim do segundo a alegria já está atrelada a certa tristeza de que logo vai findar. E a pergunta permanece: começar logo ou arrastar um pouco o fim?

A história é interessante e empolgante, quando a agonia de querer logo um desenlace brota no fundo da alma o livro faz uma curva, outro personagem ganha a vez de fala, mas ao contrário da perturbação de não ver um desfecho, logo há a expectativa deste que agora precisa de mais do que podemos dar. É a eterna lembrança de que o mundo não para porque estamos cansados ou precisamos, ele segue em frente estando nós preparados ou não.