Dois irmãos Milton Hatoum

Resenhas - Dois Irmãos

Sophia.Shinohara 19/01/2024

Dois irmãos
Li o livro por ser leitura obrigatória da fuvest, mas gostei muito do livro e da história dos personagens, a leitura é lenta e extensa, mas você se pega interessada na história de cada irmão e como cada um irá terminar(terminou do jeito que eu gostaria, ufa kkkk), os personagens tem personalidade e podemos conhecer muito bem a história de cada um.

?Alguns dos nossos desejos só se cumprem no outro, os pesadelos pertencem a nós mesmos.?

lenitas 18/01/2024

"Ninguém se liberta só com palavras."
O livro conta, principalmente, sobre a trajetória dos gêmeos Yaqub e Omar, e como eles se relacionavam com a família. O nosso narrador (que não vou nomear para evitar 'spoilers') transmite os acontecimentos como uma mera testemunha da complicação que segue a vida dos irmãos.

Apesar de ler momentos um tanto não convencionais (que no final acredito que tenham sido intencionais), me interessei pela vida da família, como se falavam, se tratavam, lidavam com as condições sociais e políticas da época, etc.

Li esse livro por causa da Fuvest e, com meus preconceitos sobre essas leituras obrigatórias, me surpreendi com o interesse que me vi tendo pela história dos "Dois Irmãos". Adorei.

Maria20016 18/01/2024

Impressionada!
A escrita não é das mais fáceis, ele tem uma forma de narração meio singular, mas prende demais! A história é extremamente envolvente e não fica monótona em momento nenhum. Adorei!

Mauricio 14/01/2024

Um drama familiar
Fiquei sabendo desse livro numa lista de indicação de um vestibular, não lembro qual.
Fiquei surpreso coma qualidade e profundidade da obra.
Dois irmãos é um drama familiar entrelaçado por vários dramas pessoais que se cruzam dentro de uma família de descendentes libaneses.
O enredo é centrado no conflito entre os irmãos gêmeos Yaqub e Omar e ambientado na cidade de Manaus por volta dos anos 1925 a 1970 e narrado por um personagem onipresente, que não vou citar para não tirar a surpresa.
Entre os dramas e conflitos narrados há as brigas e desentendimentos entre os irmãos, de personalidades completamente diferentes, o drama de Omar com o seu alcoolismo e sua vida vulgar, a relação incestuosa entre Zana e os seu filho Omar, o drama vivido por Halim pela não aceitação do filho Omar que disputa a atenção da mãe, a vida serviçal de Domingas, uma curumin indígena criada nos fundos da casa desde criança, além de diversos outros dramas e histórias paraleleas.
As vezes eu me perdia um pouco no tempo e nos diversos personagens, uma vez que havia saltos de um tempo ou para ou de um personagem para outro dentro da mesma narração. Mas isso não deixou o texto difícil ou menos interessante.
Outra coisa bem interessante são as várias citações de aspectos da cultura amazonense e libanesa, como a culinária as festas, os espaços de Manaus muito bem apresentados pelo autor Milton Hatoum. Não é a toa que esse livro ganhou o prêmio Jaboti.
Uma leitura rápida, leve e fascinante!

bellamorais 10/01/2024

Dois irmãos
Fiz a leitura para a Fuvest, e na minha opinião foi uma leitura complicada, já que cada acontecimento faz você ter mais raiva do personagem. Relações complicadas e afetos complicados.

joanorbit 07/01/2024

Poucos livros me cativaram quanto esse, me chamou a atenção por se ambientar em Manaus, o que pouco acontece nas obras literárias. Mesmo que esse livro não caia no vestibular, fico grato pela excelente leitura, eu adoro Milton Hatoum. Me instigou a querer ir em busca da série, quero muito assistir. Para quem quiser indicação, tem o filme ?Rio de Desejo?, que baseia-se no conto ?O Adeus do Comandante?, do mesmo autor, e passa-se na cidade de Itacoatiara, interior do Amazonas. É intenso! O conto também é excelente.

Clara985 05/01/2024

Leitura obrigatória
Da Fuvest. Não caiu no vestibular, apesar de ser uma leitura obrigatória, mas foi uma das poucas histórias que eu gostei mesmo não tendo a opção de não ler.

Parece uma novela da globo e, na verdade, depois descobri que É UMA NOVELA DA GLOBO.

Eu tenho um irmão mais novo, não somos gêmeos. Mas imagino que nossa relação teria sido desse jeito se nos odiassemos. Comecei e terminei o livro com pena de Yaqub e Omar, eles jamais saberão o que é ter um parceiro, confidente e melhor amigo que sempre esteve e sempre vai estar com você, eles perderam a família e o amor mais sincero da fraternidade.

Michelli.Mezzon 04/01/2024

Não gostei
Não gostei do livro, pois além de ele ser muito maçante e lento, ainda é MUITO parecido com a obra Esaú e Jacó, de Machado de Assis. Não achei original.

Lua.21 03/01/2024

Ares manauaras
Uma leitura que prende e te fazer querer saber as fofocas daquela família doida ?. A escrita do Milton é maravilhosa e te faz se sentir em Manaus ( isso é incrível, da muita vontade de viajar kkk) além de fazer a gente pensar o quão rica é a nossa cultura.