O Futuro de Nós Dois

O Futuro de Nós Dois Jay Asher
Carolyn Mackler

Resenhas - O Futuro de Nós Dois

elliecg 26/05/2020

A ideia do livro é MUITO legal, porém mais pro final foi parecendo que os autores queriam finalizar e não sabiam como. Mas não exclui que foi um livro bastante bom de se ler

Livia.Firmo 16/04/2020

O futuro de nós dois.
Que história mais bonitinha e clichê,confesso que achei que iria focar mais no facebook e como eles iriam saber o que aconteceu e etc.Porem gostei do desfecho e é um bom livro

Thabata 04/03/2020

Onde está o Jay Asher?
Decidi ler esse livro por dois motivos: por ser escrito pelo Jay Asher, que escreveu os 13 porquês, e ele foi um dos meus favoritos, e pela premissa que achei interessante, mas não consegui achar traços da escrita dele em momento algum.

A estória é interessante por mostrar a perspectiva dos dois personagens principais, mas faltou desenvolver mais os acontecimentos, ficaram muitas páginas com as mesmas coisas, sem desenvolver nada realmente.

Em 1996, Emma vai acessar a internet pela primeira vez e acaba descobrindo seu perfil do Facebook de quinze anos depois. Ela mostra a página pro seu vizinho Josh e ambos, após se convencerem de que a página não era uma piada, mas uma rede que vai existir no futuro passam a se viciar em fuçar nos seus futuros e dos amigos ao redor e é aí que começam os problemas. Tal como diz a teoria do caos, uma pequena mudança num evento qualquer pode trazer consequências enormes e imprevisíveis, ou seja brincar com o futuro é a receita para o caos.

Emma é uma personagem chata e egoísta. Ela não gosta do que vê no Facebook e toma medidas drásticas para mudar seu futuro com base nas poucas frases que vê postadas em seu perfil e pra isso ela descarta seus futuros maridos como se fossem peões num tabuleiro de xadrez. Ela não se importa com o que pode acontecer na vida das pessoas que ela conhece, nem mesmo com os resultados na própria vida.

Josh é um personagem "maria vai com as outras", passivo, que aceita o que as pessoas decidem pra ele. Pra ele, o futuro que ele vê está ótimo, tanto que ele acaba "apressando" esse futuro e descobrindo que ele pode não ser tão bom quanto parecia.

Como não podia faltar um clichê, é claro que os vizinhos e amigos de infância tinham que se gostar, ou pelo menos um deles tinha que gostar do outro e não ser correspondido até que todo o desenrolar da estória faz com que eles acabem juntos e okay o clichê, mas do jeito que tudo foi se desenvolvendo esse desfecho ficou bem pobre. Não dava pra torcer para os dois ficarem juntos.

Mesmo com os problemas dos personagens, no fim cada um deles tira lições positivas da experiência e acabam tomando atitudes mais maduras. Fica claro o amadurecimento de ambos ainda que tudo tenha acontecido em apenas uma semana.

Dudi 25/02/2020

Uma proposta diferente!
O livro começa de um modo que me é familiar, pois eu vivi as mesmas coisas que a nossa personagem: o primeiro computador, aquela internet discada horrível, CDs onde você ganha horas de acesso grátis, além daqueles fundos de tela de encanamento e coisas assim que ficamos escolhendo. Era uma época sem redes sociais, o que fazíamos era usar a internet para ver e-mail e encaminhar correntes (depois de um tempo que aparece o MSN). Emma acabou de ganhar do pai um computador, e recebe do seu amigo de infância Josh um CD e acesso da AOL com algumas horas de navegação gratuitas. A mãe de Josh não gosta dessa coisa de internet, mas como a mãe de Emma não se importa tanto, ele dá o CD que ganhou para ela. Na verdade ela fica muito surpresa, pois apesar de serem amigos de infância, e de certa época um viver na casa do outro, eles têm se afastado muito. A verdade é que Josh gosta de Emma mais do que como amiga, mas ela não percebeu os sentimentos dele, e ele se sentiu rejeitado. Ele é o típico cara, nerd, tímido e completamente fofo pelo qual é impossível não se apaixonar. Já Emma é bonita, mas com uma personalidade às vezes irritante que não consegue valorizar Josh como um homem.
Com o novo presente de Josh, Emma decide acessar a rede e criar uma conta de e-mail, mas ao entrar na internet ela se depara com algo muito estranho, uma rede social (lógico que ela não sabe esse nome, pois isso ainda não existia nessa época) chamada Facebook. Ela leva um tempo para entender o que é aquilo, porque tem uma página com uma pessoa com o mesmo nome que o dela, com fotos que parecem com ela, mas quinze anos mais velha. Ela tenta entender o que está acontecendo, teria Josh tido todo esse trabalho para fazer essa pegadinha? Uma piada de muito mal gosto por sinal, pois ela percebe que daqui quinze anos sua vida é completamente horrível, ela sustenta um vagabundo, que explora ela e que a traí, ela não tem emprego e percebe que no seu futuro ela se afastou completamente de Josh.
Ela vai tirar satisfação com ele, mas Josh fala que não fez nada daquilo, então ela começa a perceber de que aquilo pode realmente ser seu futuro, e percebe que algumas atitudes que toma no presente são capazes de mudá-lo. Acontece que não importa o quanto ela tente, sua vida continua ruim, as vezes ela tem emprego, mas o marido lhe rouba tudo, as vezes ela mora em lugar que odeia, e sempre que tenta consertar um lado parece piorar outro. Ela descobre que não apenas ela, mas que as outras pessoas também existem no facebook, quando descobre sobre a vida de John e mostra para ele, ele fica encantado, pois seu futuro é simplesmente perfeito. Ele tem uma profissão bacana, um emprego seguro, uma casa bonita, está casado com a menina mais popular do colégio e tem filhos lindos com ela. Enquanto ele fica maravilhado, Emma fica desesperada, já que John não quer que ela faça nada, pois percebe que as atitudes dela também afetam o futuro dele. Ela começa a tentar alterar pequenas coisas, a fazer pequenos testes, já ele desesperado não quer mudar nada, mas também começa a querer ver sobre o futuro dos outros, amigos do colégio, familiares.
Eles ficam completamente obcecados com isso, mas quem não ficaria? Acho que todos gostariam de poder saber um pouco mais sobre seu futuro, daqueles que gostam, e se você pudesse tentar mudar algo que lhe desagrada, não faria isso? Emma começa a perceber que Josh é uma das melhores coisas de sua vida e que ele dificilmente faz parte do seu futuro, e ela começa a perceber que deseja que ele faça parte da sua vida mais do que tudo, mas desde que ele viu seu futuro, ele está cada vez mais empenhado em conquistar aquela que seria sua futura esposa.
Os capítulos são narrados de modo intercalados entre Josh e Emma, é muito interessante poder ver o que acontece sobre o ponto de vista dos dois. O livro tem uma capa interessante, uma revisão muito boa, uma leitura leve, um tema interessante que transmite mensagens muito bacanas para o leitor, sobre pequenas escolhas, sobre expor sua vida na internet (a Emma do futuro não tinha qualquer filtro para o que postava), sobre viver mais no mundo real do que no virtual, fazer as coisas acontecerem. É um livro muito bom!

Camila 19/02/2020

Mediano
Um típico livro de romance adolescente com o diferencial do leve tom da viagem no tempo.
O grande problema do livro para mim foi a personagem de Emma. Emma é o oposto de personagem para quem eu gostaria de torcer em qualquer livro. Ela não tem nenhum problema no início do livro, criando problemas aleatórios apenas para seguir com a história. Além disso, o romance do livro é extremamente forçado, sendo que em poucos momentos eu torci para que ele se concretizasse.
No geral é um livro que serve para passar o tempo, mas com certeza não deixará sua marca.

A.Maia 22/07/2019

O Futuro de Nós Dois
O enredo se passa no ano de 1996; Emma, com seu computador recém adquirido, ganha um CD-ROM de Josh, seu melhor amigo, ao instalar o programa contido no CD aparece para Emma: “Facebook”. Sem saber do que se trata, Emma e Josh descobrem que tal ferramenta é do futuro e mostra exatamente como as coisas estão anos à frente. Mas o futuro não parece tão agradável e qualquer atitude no presente altera o que está no “Facebook”.

Uma história juvenil, rápida, simples e leve com personagens do ensino médio, os protagonistas percebem o quanto o futuro é incerto e que viver o aqui e o agora é importante. Senti o desenrolar da narrativa um tanto quanto lento sem grandes eventos e um desfecho um tanto incompleto, inclusive acabei demorando para me envolver com os personagens. O período de tempo o qual o livro se passa, década de 90, retrata um momento interessante em que computador e celular não eram comuns, principalmente em se tratando da internet que, na época, a maioria das pessoas precisava escolher entre usá-la ou realizar ligações; as duas coisas não eram possíveis.

Acabei percebendo esse período, de início das tecnologias, na história do livro como um momento de nostalgia! Até para tirar a foto para a resenha foi nostálgico; fui até as caixas em que guardamos fitas e CDs e me lembrei do quanto, quando era mais nova, esses itens eram a melhor coisa a qual tínhamos acesso.

@oparaisodaleitura

site: https://oparaisodaleitura.com/

Adriana1161 30/06/2019

Presente mudando o futuro, sempre
O livro é muito legal! Comecei a ler despretensiosamente e acabei adorando! Daqueles que não dá vontade de largar. Faz pensar um pouco nessa vida louca de redes sociais.
Dá uma nostalgia dos antigos gadgets/tecnologias.
Gostei de uma citação da Emma: "As pessoas devem ter problemas mentais pra colocar tudo sobre a sua vida no Facebook!"
Achei que o final poderia ter sido mais elaborado, mas não prejudicou minha opinião!
Personagens: Emma, Josh, Kellan, Tyson, Sydney

Bruna @parafraseando.livros 24/06/2019

Gostosinho de ler
Esse livro foi tão gostosinho de ler

Andresa 12/05/2019

Legalzinho
Dá pra ler até o final. Muitas pontas soltas, mas não seria tão ruim se eu lesse mais nova.

Kristine Albuquerque 05/02/2019

Viagem no tempo através da internet.
Eu comecei essa leitura de forma aleatória e sem saber nada de seu enredo, e só muito depois de finalizá-la é que descobri que um de seus autores é o mesmo de 13 reasons why. Mas isso não fez diferença nenhuma, porque eu não havia lido o livro citado. Enfim, essa foi uma leitura despretensiosa e sem grandes surpresas. Tem o famigerado caso dos melhores amigos que se apaixonam e o desfecho é totalmente previsível, mas o mais legal é a outra parte da estória: uma viagem no tempo feita através da internet.

Os personagens principais, Emma e Josh, descobrem que podem ver o que aconteceu em suas vidas futuras em realidades paralelas e esse é o verdadeiro fio condutor deste livro. É interessante ver como as suas atitudes no presente mudam completamente os rumos de suas vidas, assim como o lapso tecnológico que existe - o presente deles se passa em 1996. O desenrolar lembra uma comédia romântica com adolescentes. Há cenas divertidas, mas não em excesso e que se tornem forçadas. A alternância de narrativa traz maior dinamicidade, porém a leitura desanima um pouco em alguns momentos porque o desfecho da relação entre os protagonistas só ocorre nas últimas páginas e, mesmo que tudo se passe em uma única semana, há um pouco de repetição nas cenas estilo "eu o amava e não sabia, e agora o perdi e não posso fazer nada para curar o meu coração partido".

Relevando isso, é uma trama interessante e que conduz a reflexões importantes sobre a relação com a tecnologia e a validação de sentimentos existentes em nós. Acredito que seja uma boa recomendação para quem gosta do gênero jovem adulto.

Jully.Suarez @jullysbookland 30/01/2019

O livro é leve e divertido, com momentos que você simplesmente não consegue largar e precisa saber o que acontece. Se passa no ano de 1996, e nos transporta pra vida dos adolescentes daquela época. Os discos, a internet discada, cd-rooms, tudo isso faz parte do cenário que é a vida de Emma e Josh. Quando Emma ganha seu primeiro computador, de alguma forma ela consegue entrar no seu facebook dali há 15 anos, e descobre seu futuro. Mas será que era realmente o que ela queria ver? Ela vai tentar mudá-lo? Como suas ações a partir daquele momento modificam o que estar por vir? Todas essas questões fazem do livro incrível e divertido, e vale muito a pena ser lido! 📚💙💿💾🖥

site: https://www.instagram.com/p/BY-38a6HFI1/

Maria 12/01/2019

Quem pode mudar o futuro?
Imagina só saber o que o futuro lhe reserva? O que você faria? Possivelmente tentaria mudar tudo de ruim, se fosse possível. É por essa situação que Emma está passando.

O ano é 1996 e Emma ganha de seu pai o mais moderno computador da época, que é uma coisa extraordinária, já que o uso de computadores não era comum como nos dias de hoje. Para ter acesso a internet é preciso instalar um CD-ROOM e Josh, o vizinho e melhor amigo de Emma, dá a ela o CD-ROOM da AOL para fazer a instalação.

A surpresa vem quando ao terminar a instalação, abre-se uma página do Facebook que está quinze anos no futuro e Emma percebe que pode ver o que está acontecendo em seu futuro. Ela mostra o que está acontecendo a Josh, que é totalmente contra fazer qualquer modificação no futuro, já que cada ato feito no presente causa uma reverberação lá na frente, mas será que, não só Emma, mas ambos, conseguem resistir a tentação de poder modificar seu futuro e saber o que vai acontecer?

Você só vai descobrir lendo.

O livro é leve e gostoso de ler, não é cansativo e algumas partes são bem engraçadas, alem de levar aos leitores a questão sobre o fato de que o que fazemos hoje pode refletir no nosso futuro, ainda mais levando em conta que Emma e Josh tem uma ferramenta que os permite ver o que acontece lá na frente dependendo do que eles fazem, levando ao questionamento se isso é certo ou não.

O desfecho não é dos mais surpreendentes, mas é realmente tudo que eu esperava do final, minhas expectativas foram muito bem correspondidas de forma muito bem feita pelos autores que realmente estão de parabéns.

Eu realmente indico o livro a todos, acho até que é um bom livro pra quem está iniciando sua caminhada no mundo da leitura. Esse livro não tem erro! De leitura rápida e fácil, no máximo em dois dias você consegue lê-lo sem problemas.

site: http://theghostofmaria.wordpress.com

TatáVasconcelos 10/09/2018

Vamos Dar Uma Espiadinha Lá No Futuro
Imagine que você tem a possibilidade de ver como será a sua vida daqui a quinze anos. Qual será seu emprego, onde você irá morar, com quem irá se casar, e, principalmente, se está ou não feliz. Sabendo que cada ação no presente tem influência direta sobre esse futuro, você tem a possibilidade de mudar o que não gosta, e corrigir erros que poderão se refletir a longo prazo.

Tentador, não acha?

E como você poderia ter acesso a essas informações sobre o seu futuro? Através do computador conectado a uma rede social que ainda não foi inventada.

Isso é o que acontece aos protagonistas de O Futuro de Nós Dois. Aos dezesseis anos de idade, Emma Nelson e Josh Templeton passam a ter contato com seu futuro quando Emma instala um CD-ROM da America Online que Josh lhe deu em seu novo computador. Quando a instalação se completa, eles acabam sendo redirecionados aos seus perfis no Facebook. O caso é que o Facebook ainda não havia sido inventado.

A história se passa em 1996, quando a maior parte das pessoas sequer tinha computador em casa. Emma ganhou o seu porque o pai estava se esforçando para manter boas relações com a filha depois do divórcio. O computador ainda era aquela máquina gigantesca com CPU que muita gente já aposentou hoje em dia; a internet ainda era discada – imagine fazer o download de um filme de duas horas na velocidade de 10 bytes por minuto, e sem ser em alta definição –; e as redes sociais se resumiam a salas de bate-papo aleatórias em sites meio suspeitos, e conversas por e-mail. Parece um mundo muito distante hoje em dia.

Assim como parecia muito distante para Emma e Josh um mundo em que as pessoas postavam até o que estavam prestes a comer numa rede social. Mas foi através disso que esses jovens descobriram como seria sua vida dali a quinze anos: suas profissões, seus empregos, seus cônjuges, seus filhos, segredos que eles nem desconfiavam sobre seus familiares e amigos, e se estariam felizes consigo mesmos no futuro.

Enquanto o futuro de Josh parece promissor, o de Emma parece ir de mal a pior. E enquanto ela toma providências para mudar o que incomoda no seu futuro, descobre que cada uma de suas ações tem influência direta em seu destino, e, muitas vezes, no futuro das pessoas a sua volta.

Ao longo da história, Emma e Josh vão aprendendo mais sobre si mesmos, e sobre o que realmente querem para suas vidas. Nem tudo é o que parece; uma vida perfeita na rede social, pode não ser tão perfeita no mundo real; um futuro bagunçado sempre pode ser modificado, basta fazer pequenas escolhas. Sobretudo, Emma e Josh vão descobrir que são os únicos responsáveis por conduzir o futuro de suas vidas.

site: https://admiravelmundoinventado.blogspot.com.br/2018/05/vamos-dar-uma-espiadinha-la-no-futuro.html