Holocausto brasileiro

Resenhas - Holocausto Brasileiro

1976 encontrados | exibindo 31 a 46

VerAnica 01/04/2024

Importantissimo
Esse livro reportagem é de uma importância imensurável pro resgate da história do Brasil. É a primeira vez que vejo a realidade acerca dos manicômios exposta de forma tão honesta e aberta. E a história do Hospital Colônia de Barbacena é chocante! Os relatos dos sobreviventes e dos ex funcionários desse lugar são inacreditáveis. As vezes é difícil acreditar que realmente aconteceu tudo aquilo. E as várias fotos que integram o livro são de arrepiar. Uma leitura chocante e forte, um livro que requer estômago para ser lido. Diversas vezes senti um bolo na garganta e tive que parar pra respirar, os relatos de maus tratos aos pacientes são de embrulhar o estômago. É necessário que tenhamos um livro como esse para que, conhecendo as atrocidades que foram cometidas nesse ambiente (e em muitos outros como esse, espalhados pelo Brasil), que nós possamos buscar meios de evitar que essa barbárie se repita. Como bem pontua a autora, loucos somos nós.

Glaucia 01/04/2024

Um verdadeiro Holocausto no Brasil
"O livro Holocausto Brasileiro é impactante.
Durante a leitura, fui confrontada com relatos que me fizeram chorar em diversos momentos. Confesso que em algumas situações descritas, senti vontade de parar de ler, tamanha era a crueldade exposta.

No entanto, a autora traz à tona uma revelação necessária: as vozes que precisam ser ouvidas. Por trás das paredes desses hospitais, existem histórias de vidas marcadas por abusos, negligência e violência. O livro nos convida a encarar de frente essa triste realidade e nos faz refletir sobre a importância de dar voz e dignidade a essas pessoas que foram privadas de sua liberdade e tratadas de forma desumana.

Holocausto Brasileiro é uma leitura indispensável para quem deseja compreender melhor as violações dos direitos humanos que ocorreram no Brasil. É uma obra que nos confronta com a brutalidade e nos convoca a agir para que episódios como esse nunca mais se repitam. É uma obra que nos faz questionar o sistema de saúde mental do país e nos incentiva a lutar por uma sociedade mais justa e inclusiva.

Recomendo fortemente a leitura de Holocausto Brasileiro, mas esteja preparada para se deparar com relatos angustiantes. Porém, é importante lembrar que é através dessas narrativas que podemos ampliar nossa compreensão e empatia pelo sofrimento humano, e assim, buscar uma mudança efetiva em nossa sociedade."

chonps 01/04/2024

Não consigo descrever tamanha tristeza que sinto
Não tinha noção dessa história. Encontrei esse livro por acaso na livraria e dei uma folheada nele, fiquei horrorizada com as imagens contendo nele, mas também fiquei curiosa para saber que história a Daniela Arbex estava contando. Então na primeira oportunidade comprei esse livro na internet.

Eu não tenho muito o que falar sobre ele, me sinto horrorizada com tudo que foi relatado. Não consigo entender como pode ter pessoas tão desumanas capazes de fazer tudo que foi feito com as pessoas.

60 mil mortos. 60 mil mortes ocorreram e nenhum pedido de desculpas foi feito, uma homenagem, ou a história contada nos livros de história nas escolas. É como se um pedaço da história do Brasil tivesse sido apagado com uma borracha, mas de forma mal feita, por que no caminho do esquecimento, pessoas como Daniela Arbex, Luiz Alfredo e José Franco, Hiram Firmino, Helvécio Ratton e tantos outros não deixaram essa história ser esquecida.

É um livro bem pesado, mas tão necessário. Acredito que todos nós precisamos ler sobre essa história, assistir os documentários, não podemos esquecer, não podemos deixar esquecer. É doloroso ler os relatos, chorei em alguns deles e me revoltei também.

Recomendo muito que leiam esse livro. Achei interesse a forma como a Daniela escreveu o livro, trouxe relatos dos dois lados, relatos das vítimas e relatos dos funcionários que trabalhavam e ainda trabalham no lugar e ela deixou bem claro: apesar de não concordarem com o que estava acontecendo e não podendo mudar a situação do lugar por não terem poder suficiente, todos carregam os sangue dos mortos na mão.

Emilly._Hello 31/03/2024

Leitura importantíssima!
Um livro político e social, me fez conhecer um dos lados da história do Brasil, o lado psicossocial.
Deveria ser uma leitura obrigatória nas escolas do Brasil e do mundo, independente de como você pense(politicamente/socialmente falando) esse livro vai te fazer olhar de uma maneira mais crítica para os políticos e para as pessoas com as quais nos relacionamos. Definitivamente uma leitura difícil(por se tratar de um do acontecimentos mais trágicos da história da psicologia brasileira), mas extremamente importante e linda em alguns momentos(como naqueles em que há esperança de uma reestruturação).
Definitivamente mudou meu ponto de vistas sobre muito.

Natália Holanda 29/03/2024

?O fato é que a história do Colônia é a nossa história? livro incomodo que nos coloca dentro do Colônia e nos apresenta um pouco dos que alguns pacientes tiveram que passar.

Laryssa322 29/03/2024

"Tratada como bicho, ela comportava- se como um."
Completamente necessário, Daniela Arbex faz um trabalho incrível mostrando a crueldade de um país que tem o costume de arquivar e esconder as histórias das quais tem vergonha. A autora faz um trabalho impecável pela busca das vítimas e pessoas que trabalharam no Colônia, cada história te comove de maneira diferente pois te deixa com sentimentos de tristeza, raiva, alegria em algumas partes mas sempre com revolta da tragédia que aconteceu e poderia ter sido evitada. Além disso a autora trás um debate em seu prefácio, nele ela argumenta que as formas de violência não sumiram, mas modificaram com o tempo e, por isso, é preciso atenção para não ignorarmos e deixarmos passar como banalidade.

Naty 29/03/2024

Toda e qualquer pessoa que defenda a internação em manicômio deveria ler esse livro, Daniela trás relatos de sobreviventes do Colônia, pessoas que passaram quase toda a vida nesse local que se assemelhava ao campo de concentração nazista.
Esse livro-jornalista não é somente uma denúncia sobre o que acontecia na cidade de Barbacena, é uma forma de manter viva a história de todos que passaram por lá, das 60 mil pessoas que foram assassinadas e dos poucos que resistiram e hoje tem uma vida um pouco mais digna.

Caroline 27/03/2024

Esse livro é uma viagem para uma história dolorosa
Não tem outra palavra para descrever esse livro além de "bizarro". É bizarro como essas pessoas foram tratadas da forma que foram durante décadas, como animais, abandonados, reduzidos a nada. Não tem explicação como o ser humano normalizava esse tipo de tratamento com outro ser humano. Ler esse livro me trouxe tantos pensamentos que seriam impossível de descrever. Me senti triste, revoltada, indignada e ao mesmo tempo me senti grata, grata pela vida que tenho. Nenhuma vida é perfeita, mas ao me comparar com os pacientes do Colônia, me sinto extremamente sortuda. Sortuda por ter uma cama, uma casa, roupas e sapato, poder comer comidas gostosas, poder ler, falar, expor minha opinião e ser ouvida, grata por ter pessoas que eu amo e me amam, grata por poder trabalhar e ter o direito de ir e vir. Infelizmente não podemos mudar uma história que já foi escrita, mas é extremamente importante conhecê-la e lutar para que ela não se repita.

adrwca 26/03/2024

?É permitido andar nu e comer bosta, mas é proibido o protesto qualquer que seja a sua forma.?

Violento, desumano, cruel e genocida. Este foi o Hospital Colônia, localizado em Barbacena (Minas Gerais). Mais de 60 mil vidas perdidas, sem expectativa alguma de conseguir sair daquele lugar.
Pessoas eram mandadas para o hospital por serem ?diferentes? da sociedade ou por terem engravidado antes do casamento; ou por terem sido vítimas de abuso sexual; por serem pobre; ou tímidas; por serem homossexuais; possuírem algum tipo de vício e até mesmo mulheres que eram traídas foram encaminhadas para lá.
O hospital além de ter sido um local de extermínio, foi também um local de experimento social e medicinal. Haviam questões políticas envolvidas na existência da ?cidade dos loucos?.

A comunidade médica foi conivente com a existência do Hospital, pois sabia tudo o que ocorria lá dentro e nunca denunciou. Sendo assim, foram totalmente antiéticos e não foram verdadeiros com os seus juramentos.

Em 5 décadas de existência o hospital destruí milhares de vidas, sonhos e famílias. E se formos parar para analisar, isto ocorre até hoje. Pois como citei em cima, o Colônia, foi também, uma questão política. O Estado foi o grande responsável pela existência dele. E o Estado é responsável até hoje por muitas tragédias. Como por exemplo, a Chacina na Candelária, onde 8 jovens acabaram morrendo pela mão do Estado.
Este exemplo, é nova fórmula que o sistema tem de extermina a população menos desenvolvida.

Eu espero que a história do Hospital Colônia siga viva, mostrando o quão cruel o Estado brasileiro é e que na nossa história também possui uma realidade sombria.

Caroline.Brunoni 25/03/2024

Crueldade e preconceito
Um livro que escancara toda a crueldade de um sistema dentro da legalidade, em um Brasil marcado pelas injustiças, impunidade e acobertamento das imprudências de uma medicina, historicamente, mercenária e mecanicista.

Isabella1001 24/03/2024

Um pedaço da história que foi esquecido
Livro: Holocausto Brasileiro
Autora: Daniela Arbex
Avaliação: ??????????

Quando pensamos em Holocausto nos limitamos somente o que foi visto e vivenciado fora do Brasil, especialmente na Segunda Guerra Mundial, e não nos atentamos a observar os absurdos que ocorrem aqui.
Neste livro, Daniela Arbex nos apresenta a história do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Barbacena, conhecido como Colônia, localizado em Minas Gerais, e de suas vítimas. Onde a proposta desse local era a segregação de pessoas não ?queridas? pela sociedade e não somente doentes; onde cada pessoa ali presente teve sua humanidade, identidade e esperança retiradas.
A escrita de Daniela é incrível e envolvente, como sempre, cada obra dela é impecável!
Esse livro é de grande impacto e deveria ser lido por todos, para que algo assim nunca ocorra novamente.

Luciano 23/03/2024

Pra nunca ser esquecida
Assim como tragédias que segregaram pessoas no Brasil,como o acidente radioativo de Goiânia, esse do Hospital Psiquiátrico de Barbacena,não pode jamais ser esquecido,Chico Anysio de forma inteligente,criou um personagem em sua escolinha que remetia o interno Joselino Barbacena a história do hospital de forma mais humorada,entendi depois as referências da criação do personagem,o livro é bem denso de informações e relatos de internos e funcionários que presenciaram os horrores dentro do mais emblemático Hospital Psiquiátrico do Brasil.

Sofly 23/03/2024

Must read de todo brasileiro
Um livro com relatos pesados. Como terapeuta ocupacional, ele me trás informações muito importantes sobre a luta antimanicomial.
E apesar de achar que a leitura fica um pouco maçante do meio pro final, o livro relata uma parte triste da história do Brasil e por isso se torna uma leitura essencial para todos os brasileiros.

dami.cavalcanti 22/03/2024

Brutal e indispensável para todo brasileiro.
É essencial conhecer da nossa história e saber de questões fora da nossa bolha.
É sofrido demais ler o livro sabendo que se trata de uma história real, de algo que aconteceu no Brasil e não recebe a devida importância.
Não repetir os erros sempre passa por conhecê-los.

1976 encontrados | exibindo 31 a 46