A rosa da meia-noite

A rosa da meia-noite Lucinda Riley

Resenhas - A Rosa da Meia-Noite

AnnaClaraHardt 12/02/2024

Não dava nada, virou tudo
Comecei a história com expectativas baixas quando vi que a história não era da época "vitoriana" conforme fui lendo fui entendendo que tem linha do tempo diferente, conforme a história avançava eu me sentia cada vez mais impelida a ler, os plots são surpreendentes, tem um fundo de drama, mas teve um pequeno acalento no coração. O que uma mulher degenerada não faz, acabou com todos ao seu redor, com o legado da família, se Maud tivesse sido boa, a vida de todos ao seu redor seria diferente e a linhagem da família que ela queria preservar, estaria sã e salva. Tomara que o Anthony se recupere, tomara que Sra que cuida dele e da mansão tenha uma vida boa, ela se dedicou muito para manter as coisas em ordem e o Anthony protegido, tomara que a Rebecca seja feliz e que o Ari encontre seu caminho, os personagens são muito bons me apeguei a eles, fiquei grata em ler a história de Anahita e muito contente por ela ter uma boa amiga como a Indira. O que me incomodou é não saber se o parentesco da Rebeca e da Violet é real ou não, me deu uma leve ansiedade.

@sandraalmeidaeseuslivros 03/05/2023

A cada livro que leio desta autora, fico mais apaixonada por sua escrita e pela experiência que ela nos traz.

Trata-se de uma obra de ficção ambientada num contexto histórico. O livro atravessa 4 gerações, nos levando para India e Inglaterra desde 1911.

Vamos ao contexto:

A amizade entre Anahita e a princesa Indira, filha de um marajá, abre muitos caminhos e possibilidades para Anahita que leva consigo os dons de sua mãe em ajudar as pessoas com suas ervas e seu conhecimento na área ayurvédica.

Em paralelo conhecemos Donald Astbury, o herdeiro da magnífica mansão Astbury que devido a guerra se encontra com graves dificuldades financeiras.

Noventa anos depois, um filme é gravado nesta mesma propriedade onde Rebecca Bradley, a atriz principal do filme tem a oportunidade de se hospedar por generosidade do atual Lorde Astbury. À semelhança entre Rebecca e Violet Astbury, a avó do atual Lorde é impressionante.

Ari Malik, bisneto de Anahita, em busca de respostas sobre o passado de sua bisavó, visita a propriedade em meio as filmagens, gerando desconforto e preocupação em Lorde Astbury a respeito de suas reais intenções.

A riqueza de detalhes e a alternância entre as épocas vai nos envolvendo e confesso que agora que terminei fiquei com aquele sentimento dê vazio. Tipo ? eu poderia ter lido mais devagar pois agora acabou ?..

Super recomendo a leitura
Katia 08/05/2023minha estante
Adoro essa autora.

@sandraalmeidaeseuslivros 15/05/2023minha estante
Tbem

Katia 15/05/2023minha estante
Tenho este título, mas com outra capa. Ainda não li.

@sandraalmeidaeseuslivros 16/05/2023minha estante
É lindo demais

Leticia.Liesenfeld 08/05/2023

Apenas Frases
Hoje completo 100 anos. Não apenas consegui sobreviver a um século como vi um novo milênio chegar. Enquanto vejo a aurora irromper e o sol começar a nascer atrás do monte Katchenjunga diante da minha janela, deitada sobre os travesseiros, sorrio por causa do absoluto ridículo dessa ideia. Se eu fosse um móvel, uma cadeira elegante, por exemplo, seria chamada de antiguidade. Seria encerada, restaurada e exibida com orgulho como uma bela peça. Infelizmente, não é o caso da minha estrutura humana, que, ao contrário de uma bela peça de mogno, não foi melhorando ao longo da vida. Em vez disso, meu corpo se deteriorou até virar um saco de juta flácido com uma coleção de ossos dentro.

Sira Borges 10/07/2021

A rosa da meia-noite
Livro simplesmente perfeito! Melhor livro de 2021! História linda, personagens muito bem construídos. Personagem favorito: Ari Malik!

Lucia | @lucia_esta_lendo 14/05/2021

Sem palavras para essa experiência
Esse foi meu primeiro contato com a escrita de Lucinda Riley. E agora entendo o motivo dela ser tão aclamada.

Em um romance histórico belo como este, é nítida a pesquisa que a autora fez para compor esta história única. Gostei demais como ela descreve os elementos culturais, os costumes e como ela consegue amarrá-los de maneira natural na trama.

A ponte entre passado e presente, unindo as histórias dos personagens, revelando que o destino é mesmo imprevisível.

E não há como não se emocionar com a história de vida de Anahita. Alguém que sofreu tanto, passando por tantas adversidades mas mesmo assim se manteve positiva e conseguia apreciar o lado bom da vida. Que mulher forte, corajosa. Queria eu que o destino tivesse sido mais bondoso com ela e com Donald, mas eles conseguiram tirar bom proveito do tempo que lhes foi dado. Uma pena ela não ter conseguido rever o filho vivo, torcia muito por isso.

Também podemos ver como a amargura, inveja, aspereza pode moldar uma pessoa a ponto dela arruinar a vida de todos à sua volta. Maud Astbury é de uma maldade difícil até mesmo de crer, porém devemos entender que ela cresceu e foi criada em uma época totalmente machista e patriarcal, e no fundo, ela só queria se fazer ser ouvida, mesmo que isso lhe custasse a sua própria família, perpetuando problemas por gerações, como vemos com Anthony.

Fica o mistério sobre Rebecca. Teria ela alguma relação com Violet? Poderia ser um gancho para uma continuação desta história maravilhosa?
Flávia 14/05/2021minha estante
Que hino de resenha!

Lucia | @lucia_esta_lendo 14/05/2021minha estante
Influenciada por você, li um dos melhores livros deste ano. Obrigada, amiga, por só me indicar preciosidades de leitura.

@juliaavictorino 14/05/2021minha estante
Nossa, que resenha maravilhosa! Fiquei muito interessada em ler, nunca li nada da Lucinda Riley! ?

Dri 14/03/2021

Uma história inesquecível
Alternando entre acontecimentos a partir de 1911 e em 2001/2011, conhecemos a história de Anahita Chavan, uma indiana que em 2001, na comemoração de seus 100 anos de idade, pede a seu bisneto, Ari, que investigue o que realmente aconteceu com seu filho, dado como morto oitenta anos atrás, na Inglaterra. Anahita não acredita na morte de seu filho e entrega a Ari cerca de 300 páginas nas quais relatou sua vida. Paralelamente a isso, em 2011, uma grande propriedade no interior da Inglaterra está sendo usada como locação para as gravações de um filme, que terá Rebecca Bradley, uma jovem e famosa atriz americana como protagonista. Foi meu primeiro livro de Lucinda Riley e estou encantada com a habilidade dela em contar toda a história da personagem Anahita, e ao mesmo tempo manter alguns segredos, que só são revelados ao fim da trama. Uma narrativa sensível, emocionante e linda. Eu não queria parar de ler. Recomendo muito e quero ler os outros livros da escritora, com certeza.
Justi 15/03/2021minha estante
Todos os livros dessa autora são excelentes: A cada das orquídeas, A garota do penhasco, As sete irmãs.

Dri 15/03/2021minha estante
Já estão na lista de leitura ?

Pâm Possani 30/03/2021

Às vezes seguir em frente pode estar ligado ao seu passado
Rosa da meia noite é um lindo romance repleto de segredos, traição, viagem ao passado e também à cultura indiana, misturando presente e passado na história de Anahita, uma senhora que acaba de completar 100 anos e tem um presente incomum para seu bisneto querido, que está sempre ocupado em ganhar dinheiro e não "perder tempo". Pode ele ter tempo para entender um pouco do seu passado e reconstruir seu futuro? Talvez o maior valor esteja nas pequenas coisas... Mas ele está disposto a ler as palavras do seu passado não descoberto?

beatrizkevelly 27/09/2023

Anahita e Donald. Rebecca e Ari. ?
Que história, meus amigos!

Anahita, perto de morrer, quase centenária, deixa um manuscrito contando a história de sua vida para o filho Moh, que todos afirmam que faleceu aos 3 anos, mas ela afirma que não.
Anahita confia esse manuscrito a Ari, seu neto, para que ele leia sua história e vá em busca de saber o que aconteceu com o pequeno Moh e então, parte.
A partir daí Ari deixa a Índia e embarca em uma aventura na Inglaterra para descobrir o paradeiro de Moh e foi aqui que eu me derreti em lágrimas.
quem for mãe, esse livro faz a gente se desfazer em lágrimaaas, sentindo e compreendendo o desespero de Anahita sem o filho. quem não for, também vai chorar. kkk

Amorporlivros975 20/10/2022

Esse livro contém uma história incrível, porém sofrida, mas que não tira o seu encanto, os personagens são tão bem descritos que é como se tivessem vivido em algum momento na vida real de tão perfeito o contexto histórico, posso dizer sem medo que é uma história que aquece o coração ? e nos faz pensar o quanto temos que ter empatia e sermos melhores como ser humano. Com toda certeza que essa história vai me acompanhar pelo resto da minha vida. Pra quem tiver oportunidade leia esse livro ? você não irá se arrepender ??

Julie 01/02/2023

Meu preferido
Que história maravilhosa. Anahita impressiona com sua sensibilidade e altruísmo. Leitura de sua história foi emocionante e adorável. Conhecer um pouquinho da cultura da Índia a medicina ayurvédica e suas tradições. Domínio britânico sobre a Índia e as dificuldades. Em contra partida realidade de Rebecca atriz americana e Ari Malik com suas descobertas. Indo e vindo entre 90 anos de história foi uma experiência única. Amei cada detalhe.

Carmen 29/04/2020

Maravilhoso
Achei excelente a forma que a escritora conduziu toda a história, um emaranhado de acontecimentos que vão se solucionando aos poucos... Vc se sente parte da história porque vai sendo conduzindo junto com os personagens. Uma pitada de suspense e romance, faz as emoções ficarem afloradas. Super indico.

Tami 19/05/2021

Maravilhoso, como tudo o que Lucinda Riley escreve.
Sabe aquele livro que a gente tira da estante já sabendo que vai ser uma leitura daquelas? Esta é a sensação que eu tenho com todos os livros de Lucinda Riley. Com A Rosa da Meia-Noite, claro, isto não foi diferente. Com uma escrita primorosa, a autora nos presenteia com uma história que explora a exuberância da Índia de maranis e marajás, com uma trama de segredos e mentiras escondidos entre as paredes da mansão de uma família da aristocracia inglesa e com os encontros e desencontros de um amor proibido. Tudo isso, claro, em meio a uma narrativa que mescla passado e presente, uma das marcas registradas da autora.

A Rosa da Meia-Noite é um livro muito difícil de ser resenhado por conta da complexidade se sua história. Há muitos acontecimentos, muitos personagens e diversas alternâncias temporais que se estendem do começo ao fim da história.

Anahita Chavan é uma das personagens mais altruístas que a literatura já me apresentou. Ela cresceu livre de sentimentos ruins e sua alma pura não foi corrompida nem pelas mais perversas atitudes de terceiros para com ela. Uma pessoa boa como Anahita não merecia sofrer, porém, infelizmente, não é isso o que acontece. Acompanhamos a protagonista desde sua tenra idade até seus cem anos; durante todo este tempo, ela come o pão que o diabo amassou e passa a vida à procura de respostas. Ao longo deste longo e tortuoso caminho, em certos momentos, a benevolência da protagonista chega a causar certa revolta, mas há beleza em seu calvário e durante o mesmo nós aprendemos muito sobre resiliência, fé e esperança.

Continue lendo a resenha no blog!

site: https://www.meuepilogo.com/2021/05/resenha-rosa-da-meia-noite-lucinda-riley.html

Paty.Moreira 14/06/2023

Favoritado
O livro me ganhou porque os personagens são indianos, e sim temos partes do livro na Índia,outras em Londres.
A história intercala passado e presente, tem muitos mistérios que te levar a criar várias teorias.
O foco é um jovem em busca do filho perdido da sua avó .
Que todos acreditam está morto, mas a avó insiste que não.
Embarcamos com ele nessa jornada. Onde se inicia com sua avó criança na Índia até os dias atuais.
Temos vários personagens, que vão sendo introduzidos conforme a história é contada. Nem todos são amáveis, alguns são misteriosos, iniguimaticos.
Outros odiosos.
Fui do amor ao ódio com essa leitura. Fui surpreendida em alguns momentos.
E as minhas teorias foram ao chão. Kkkkk
Favorito,mas pela ambientação, me senti na história.

Patrícia 13/07/2020

Começamos essa história com o aniversário de 100 anos de Anahita, toda a família está chegando na casa dela para comemorar essa data, aqui já descobrimos que ela tem mistérios em seu passado pois ela pede para ver em particular, seu bisneto Ari Malik, ela acredita que mentiram pra ela quando falaram que seu primeiro filho, Moh, morreu quando tinha 3 anos de idade, então ela pede para Ari investigar essa história e entrega para ele um manuscrito onde ela escreveu toda a sua história e que pode ajudar ele nas investigações sobre o paradeiro de Moh.
Em outro ponto temos a bela e famosa atriz Rebecca Bradley, ela está indo para a Inglaterra gravar um filme que será ambientado nos anos de 1920. O filme será gravado na propriedade dos Astbury, onde no momento mora o atual Lorde Astbury, que nunca se casou e vive somente com a governanta que cuida de tudo.
Anthony, o Lorde Astbury, está com problemas financeiros e por isso ele aluga a propriedade para ser o set de filmagens do filme ao qual Rebecca vai participar.
É aqui na Astbury Hall que vai acontecer o encontro de Ari Malik, Rebecca Bradley e Anthony Astbury e a partir dai começamos a desvendar os segredos do passado e a repercussão de atos acontecidos à 80 anos atrás trazem até os dias atuais nas vidas de todas essas pessoas.
Eu adoro o entrelaçamento que acontece entre o passado e o futuro nas histórias da Lucinda Riley, foi uma ótima leitura com uma escrita rápida, fácil e com um suspense que sempre nos prende nas primeiras páginas.

Patricia 02/11/2021

A rosa da meia noite
Nossa nem sei por onde começar.
Uma estória que atravessa várias gerações, essas recriadas de maneira impecável, da Índia à Inglaterra, de 1911 a 2011. Conhecemos a vida de Anahita, todo seu legado através de seu diário, presente que ela deixou ao bisneto Ari com a intenção que ele desvendasse um grande mistério de sua juventude. Conhecemos a vida nos palácios indianos e a aristocracia inglesa, como a maldade pode adoecer várias gerações de uma família, mas também aprendemos sobre amizade, entrega e amor.
A vida de Anahita nunca foi fácil, mas teve uma infância simples e feliz, uma adolescência já órfã de pai e mãe, mas protegida por uma família poderosa, foi amiga e protetora de Indira, essa um capítulo à parte, nossos sentimentos por ela se misturam em todo o livro vão de raiva a pena, de revolta a compaixão e por fim ela consegue sua redenção podendo devolver um pouco de todo o cuidado e amor que Anahita sempre lhe dedicou.
Os estudos sempre fizeram parte de sua vida, e acompanhar Indira a Inglaterra para completar sua formação foi inevitável, afinal ela era a "babá" da garota, essa viagem muda totalmente a existência dela, durante férias escolares elas se hospedam em Astbury Hall e Anni conhece o grande amor de sua vida Donald, essa é a forma como ele a chamava.
Amor e dor permeiam a vida desse casal e Ari em 2011 resolve finalmente se aprofundar e conhecer a história de sua antepassada tão ilustre e marcante. Uma nova jornada começa de volta a Inglaterra e soma-se a ela Rebecca uma atriz de sucesso, mas com a vida pessoal bem atribulada, um namoro tóxico a leva a aceitar um papel num filme de época e as locações são exatamente no mesmo lugar que Ari busca suas respostas em Astbury Hall, daí o atual herdeiro do local Lorde Anthony, Ari e Rebecca vão se conhecendo e fechando pontas soltas do passado.
De uma maneira nada singular toda a verdade vem sendo trazida à tona e misturando passado e presente. Aproximando Ari e Rebecca e mudando com isso seus desejos e convicções.
Uma reviravolta na parte final termina por nos mostrar e elucidar tudo o que estava encoberto. E que final perfeito, daqueles que nos fazem pensar por que tantos desencontros, mas que também deixa uma linda mensagem de esperança e que enquanto estamos vivos sempre podemos mudar o curso de nossa existência. Viva Lucinda sua escrita é eterna.