A letra escarlate

A letra escarlate Nathaniel Hawthorne




Resenhas - A Letra Escarlate


346 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |


Lohan Pedro 29/07/2023

Nada de novo sob o sol..
? A Letra Escarlate, de Nathaniel Hawthorne. ?

Inicialmente é preciso dizer que nesta edição temos uma introdução enorme e desnecessária. Não acrescenta nada de importante na leitura. É metade do livro, sério, tem que ter coragem viu (e o pior é que eu li).

Eu poderia falar mil coisas e como o moralismo perpassa por esses dizeres. Mas eu gostaria de ser bem seletivo em relação a criança Pearl.

Sabe aquela galera que defende a vida, mesmo que aquela criança venha para uma vivência desgraçada neste mundo (e que depois que nasce, viram as costas)? Então, é esse tipo de gente que tem nessa história. E é igual aos dias atuais, não fazem questão nenhuma de demonstrar que são pessoas ruins, mas como sempre, em nome de Deus elas destilam ódio e se acham intocáveis além de boas por isso.

É incrível como as coisas se repetem. Durante toda a leitura, minha única preocupação era como essa criança ao crescer seria afetada por tanto destrato que Hester (sua mãe) passava e isso refletia em Pearl também.

Longe de mim querer falar alguma coisa de Hester Prynne e seu possível pecado (há moralismo em discutirmos isso). Pois durante o decorrer da história a única pessoa que de fato sofreu foi ela, automaticamente sua filha também sentia esses reflexos.

É inegável o quanto a mulher sofre em uma sociedade dominada por homens e religião. E isso fica escancarado em A Letra Escarlate.

? O que você vai encontrar no livro? ?

? Falso moralismo;
? Ódio em nome de Deus;
? Muita reflexão em relação à religião, gênero e sociedade.

That's all.
comentários(0)comente



Nath 25/07/2023

Melhor do que o esperado
Tava curiosa por ser um clássico americano, mas ao mesmo tempo temerosa (pelo mesmo motivo rs). Mas surpreendentemente eu gostei bastante do livro, o primeiro capítulo não entendia o porque de tanta conversa, mas do capítulo dois em diante as coisas se tornaram mais claras e dispersou uma curiosidade.
Por ser curto, é muito tranquilo de ler e você realmente fica interessado em saber o desfecho, que pra mim foi bem satisfatório.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Cele 19/07/2023

Minha nota reflete apenas no meu gosto e eu já quero começar esclarecendo isso porque esse não é um livro ruim, mas não é do meu gosto.
A escrita é algo bem diferente do que eu gosto, é arrastada e excessivamente descritiva, que é algo que normalmente eu amo, mas só quando eu posso entender. O vocabulário é bem difícil, o que pode atender a época de lançamento, mas torna a leitura muito desgastante.
O ponto positivo do livro é a história de Hester que realmente nos fazer querer continuar, mas em um determinado ponto até isso a escrita cheia de voltas acaba desgastando.
A Letra escarlate realmente é algo para um público bem específico e eu não me encaixo nesse grup.
comentários(0)comente



Carolina.Gomes 09/07/2023

É bom, mas o filme é melhor
Eu me decepcionei um pouco com esse livro. Confesso!

Há anos atras, assisti ao filme com Gary Oldman e amei. Comecei a ler pensando que o Pastor, do livro, seria aquele homem. Reassisti e a impressão permaneceu pós leitura. Talvez o autor, propositadamente, tenha construído um personagem masculino à sombra da personagem feminina.

O pastor do livro é um homem fraco, enquanto Esther é gigante, carrega a letra e o estigma com a cabeça erguida, suportando com resignação o peso de uma condenação injusta.

A escrita de Hawthorne não me pegou. Achei cansativa e com tom de sermão.

Sofri com Esther, pensei na condição da mulher e todo peso que carregamos desde sempre, como se fossemos diabólicas e responsáveis pelos males do mundo.

No fim, pensei que todas nós temos, no peito, o peso da letra. Basta que nos desviemos do padrão social ditado para nós.

Por ser um clássico, valeu a leitura. Sempre recomendo!
comentários(0)comente



Mari M. 08/07/2023

Quem não tem teto de vidro...
É... essa máxima sempre foi verdade, pelo jeito. Adorei a força da personagem, exibindo e calando todo mundo com auas ações. Um "pecado" não a define e aquele aro fala mais sobre os outros do que ela mesma. Tanto é que a hipocrisia reinou e ela ainda era requisitada, mesmo que por baixo dos panos. A covardia dos homens é grotesca e me entristece pendar que pouco mudou na sociedade de hoje, mesmo que não quackers. O final foi muito mais do mesmo, mas o restante do livro me agradou bastante.
comentários(0)comente



Cinara... 05/07/2023

Hester Prynne a coragem feminina se encontra em sua alma...
"Não há homem que, durante um período considerável, seja capaz de manter uma cara para si e outra para a multidão sem que, por fim, caia em confusão sobre qual das duas é a verdadeira."

A bisavó, até mesmo tataravó de todas as figuras femininas, heroínas da literatura que encaram a sociedade literalmente com o peito e mais nada.
O ultraje, a humilhação, a solidão que Hester vive lá pelos anos de 1800 até hoje qualquer mulher é contemplada é só tentar a sorte. Em contra partida homens são aplaudidos, parabenizados e até santificados como o Sr. Dimmesdale pelos menos deslizes desde sempre... Parece algo tão atual e sem alegorias.
Hester Prynne ainda vivemos em sua época.
Todos nascemos sozinhos, mas nós mulheres nascem um pouco mais sós...
comentários(0)comente



Camila Felicio 04/07/2023

Vinha tentando ler há anos, porque ao contrário de muitos me simpatizei com o filme dos anos 90.
Achei a Hester uma mulher incrível, amei a pequena Pearl, mas achei mal desenvolvido o relacionamento pregresso da Hester com Arthur, eu sei que não se trata de um romance e jamais esperei tal feito. Mas me irritou a extrema descrição de locais e reações (normais em clássicos) e a falta de um plus para apresentar melhor o pastor.
Achei muito lento, mas o final fez o livro valer a pena.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



lays 26/06/2023

Assombroso
Eu tive que parar em diversas partes para poder pensar e assimilar as coisas que estavam acontecendo, porque além de ser uma leitura meio lenta, é extremamente pesado o impacto que uma decisão errada e a pressão social e moral causam nesses personagens. Muitas vezes era realmente desconfortável de ler, eu sentia raiva, angústia e aflição em diversos momentos, desejava que a Hester não tivesse um jugamento tão pesado sobre si e que ela conseguisse se perdoar e o mesmo com outro personagem que carrega essa mesma culpa. Achei muito bom o trabalho do escritor e como ele retratou de forma bem justa o sofrimento social sofrido por essa mulher e a ênfase de que apesar de carregar a letra escarlate sobre o peito ela não era a única "pecadora" daquele lugar, aquelas pessoas escondiam seus tropeços se aproveitando do fato de Hester ser a pessoa que estava sendo exposta aos olhos de todos. Para mim é um livro que sem sombra de dúvida deveria ser lido, não só por ser uma clássico, mas por trazer muito à tona uma realidade que é muito presente na sociedade ainda nos dias de hoje.
comentários(0)comente



Daiane316 17/06/2023

Uma história de dor e fragilidade humana.
Eis um dos livros mais tristes que já li.
Publicada originalmente em 1850, A letra Escarlate, exibe a eterna luta entre amor e liberdade assim como o poder da sociedade sobre o indivíduo e de suas obrigações para com ela. É um livro que aborda temas como paixão, ciúme, hipocrisia, fraude e mentiras a partir da perspectiva de uma sociedade puritana em que contrariar as leis, significa quebrar princípios religiosos, um espetáculo de narrativa que evidencia uma triste e mesmo assim bonita, história de dor e fragilidade humana.
comentários(0)comente



André Vedder 16/06/2023

A letra A de atual.
Considerado um clássico da literatura mundial, em "A Letra Escarlate" temos um enredo simples focado praticamente em três personagens. Mas o trabalho do autor em destrinchar a personalidade de cada um, sob os mais variados sentimentos, é oque torna o livro especial.
Sua narrativa se concentra no "peso" que cada um carrega em si, seja a culpa, remorso, vingança, ou até mesmo uma letra escarlate no peito. Nathaniel Hawthorne mergulha fundo nas perturbações da alma humana.
E apesar de ser um livro lançado em 1850, infelizmente continua muito atual, basta ver na sociedade contemporânea, os falsos moralistas que nos rodeiam.

"E, a verdade mais dura e triste seja dita, uma vez aberta na alma humana a ferida da culpa, ela não mais cicatrizará enquanto formos mortais."

"É mérito da natureza humana o fato de que, se o egoísmo não entrar na equação, amamos com muito mais facilidade do que odiamos."

"O que lhe faltava - e falta a muita gente ao longo de toda a vida - era um sofrimento que a tocasse profundamente, e assim a humanizasse e tornasse capaz de empatia."


DIRCE 10/08/2023minha estante
Li esse livro há tempo. Recordo- me que gostei muito.




Yasmin1372 14/06/2023

Incrível e muito triste
Esse livro me fez chorar. A história conta a vida da Hester e de sua filha pérola, filha do pecado segundo os próprios personagens do livro. Desde o nascimento de pérola começa a tormenta de Hester e é muito triste e angustiante ver ela passando por tudo aquilo, se acostumando a forma como tratavam ela, tentando tirar o melhor daquilo mesmo que isso significasse apagar o próprio brilho, e é ainda pior quando você descobre que ela está passando por tudo aquilo sem ter culpa nenhuma, o cara que casou com ela sabia que ela não nutria amor nenhum por ele, ele era velho e ela era uma mulher muito mais nova, ela só queria amar e ser amada, infelizmente encontrou isso com uma pessoa que não podia corresponder com as expectativas dela, um padre que não tem força pra fazer nada por ele e nem por ela, mesmo quando ela passava pela maior humilhação de todas sendo exposta. Pra mim, o alivio da situação era Pérola, eu amava ela se divertindo as custas da situação dizendo que não era enviada do céu, sendo uma verdadeira diabinha. Quando você acha que Hester vai ter sorte e felicidade, planejando a fulga com o homem que ela ama, nada daquilo se realiza e no final ela vai ser sempre lembrada e marcada com a letra escarlate. É um livro incrível, mas muito triste.
comentários(0)comente



Camila 03/06/2023

Finalmente lido
Finalmente finalizei a leitura de A Letra escarlate, era um livro que tinha muita curiosidade em conhecer e posso dizer que supriu essa curiosidade.
Apesar de uma introdução difícil, para não dizer bem chata, e uma leitura por vezes difícil, é um livro interessante, que nos momentos certos te faz entender todo o sentimento dos personagens e suas motivações.
comentários(0)comente



Roberta 31/05/2023

A Letra Escarlate
Confesso que tinha um certo receio de ler este livro por causa da temática, porém me surpreendi.
Leitura fluida e rápida embora possua algumas palavras "difíceis".
É impactante a forma como a sociedade marca as pessoas, seja para o bem ou para o mal.
Gostei bastante do final, pra mim fechou com chave de ouro.
comentários(0)comente



346 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR