A letra escarlate

A letra escarlate Nathaniel Hawthorne

Resenhas - A Letra Escarlate

Elizangela 24/06/2020

A primeira feminista
A letra escarlate nos fala da história de Hester Prynne. Considerada a primeira heroína da literatura americana, Hester deverá lutar contra o preconceito, o puritanismo religioso e o patriarcado para criar uma filha ilegítima. Deixando em segredo o nome do pai da criança e de que seu marido está na cidade, ela busca viver de forma honesta e solitária.

ddutra_s 23/01/2023

A introdução do livro é bem chatinha, escrita bem difícil, em alguns momentos fiquei meio perdida com que o autor tava falando. Minha cabeça até doeu em alguns momentos.
Mas quando a história realmente começa, é muito gostosinho de ler. A cada página a vontade de ler só aumenta.
O autor não tenta esconder que é o pai da Pearl, vai nos mostrando de maneira bem sútil.
Hester é um cristalizando que tem que ser protegido.
Esse livro com certeza vai entrar na lista de preferidos.

Regina 25/01/2023

Razoável
Pela repercussão que o livro teve esperava bem mais. Escrita boa, mas a temática é densa. Merecia bem mais.
Mireille 25/01/2023minha estante
Está na minha lista

08/08/2020

Viver com segredos nos liberta ou aprisiona?
A Letra Escarlate é uma obra literária bastante aclamada que nos traz um romance numa cidade pequena, puritana e bem marcada pela religiosidade. Trazendo a análise para os dias atuais fica muito nítido o tratamento para com a mulher, mais julgador e desonesto do que hoje, porém, tão injusto ou absurdo quanto ainda se faz. Para mim foi meio difícil termina-lo pela demora dos acontecimentos e riqueza de descrição em frases que poderiam ser mais curtas e passar o mesmo significado, porém sabemos que isso era uma certa característica da época.
Hester é julgada por ter engravidado de um homem o qual não era seu marido, e assim submetida a utilizar a letra “?A”? vermelha viva como o fogo em seu peito como marca do adultério, da imoralidade, para que todos pudessem olhar, apontar e evita-la. Sua filha, Pearl é tão julgada e mal observada quanto pelos “?cidadãos de bem, livres de pecado” da cidade?. Cogitam até mesmo em um dado momento retirar a menina de sua mãe para que esta pudesse receber os devidos “ensinamentos divinos”, acreditando assim, que Hester fosse incapaz de dar as devidas referências à menina ou educa-la de forma adequada.
Desde o princípio fica bem claro que o marido de Hester está ausente por muito tempo e que a mesma chega a cogitar que ele possa estar morto. Para mim foi muito claro também desde o ínicio quem é o pai de Pearl. Este [spoiler] por sua vez sofre calado, trazendo elementos alegóricos como a dor no peito (no mesmo lugar onde a letra de Hester fica presa) e a doença se acometendo de seu físico, as dores da alma do rapaz transparecendo em sua face, em seu corpo. A paixão e o segredo ardendo no peito do homem e o consumindo por dentro.
Mais tarde o marido de Hester retorna a cidade e faz um trato com a mulher de não dizer às pessoas quem ele era, motivo esse para que ele pudesse buscar vingança contra a pessoa que havia engravidado sua mulher e de certa forma contra ela também. [/spoiler]
O livro me trouxe a reflexão de que desde sempre a mulher não tem o direito de ter segredos quando se trata de algo “imoral”, ou que possa ir contra o conservadorismo de uma sociedade. Enquanto ela carregava estampada primeiro em seu corpo, uma barriga crescendo, mostrando seu ato, o homem passava ileso, sem ser mencionado. Depois, a mulher estampava a letra escarlate viva em seu peito para que nunca fosse esquecida e fosse repudiada, enquanto o homem sofria com sua “letra” escondida queimando em segredo. Daí podemos puxar outra reflexão: até onde vale a pena esconder algo tão forte que nos consome? Expor o ato os liberta ou os aprisiona?
Amor, ódio, egoísmo e perdão, o que é certo ou errado dentro de uma sociedade, dentro de determinados ensinamentos?
Enfim, o livro nos traz pensamentos críticos, apesar da falta de dinamismo em sua trajetória.
Mariah 20/03/2021minha estante
Cuidado capaz da Uerj roubar esse titulo tema de voce ficou identico kkk

Mariana Rodrigues 29/01/2023

A Letra Escarlate
Aclamado desde seu lançamento como um clássico de Nathaniel Hawthorne, o livro "A Letra Escarlate" é um retrato dramático e comovente da submissão e da resistência às normas sociais, da paixão e da fragilidade humanas, e uma das obras-primas da literatura mundial.

Mila.Soraia 21/09/2020

É um retrato do puritanismo que marcou o início da colonização dos Estados Unidos,. Acompanhamos os dilemas das personagens que se vêem divididas entre um ideal moral muito estrito, pautado na religiosidade exacerbada, e suas inclinações naturais humanas.

Malu 14/01/2021

A letra escarlate
O livro é bom, merece o lugar de clássico que ocupa. Não tem um enredo muito floreado mas aborda pontos importantes da vida em sociedade. A letra escarlate, mais que a história de uma mulher adúltera, fala sobre o tratamento da mulher na sociedade em geral, a hipocrisia do povo e de como a religião pode ser uma luz e um limitante para algumas pessoas.

Adriana 21/01/2021

Eu esperava mais do livro lido. Conspirações, intrigas, mistérios. Não sei se vou querer reler um dia. Achei os capítulos arrastados e cheios de divagações psicológicas.

Aylana Almeida 12/03/2024

Ainda processando tudo o que li?
Nathaniel Hawthorne conseguiu me tirar de uma ressaca literária braba ao me fazer submergir nessa história! A jornada de Hester nos faz pensar muito sobre o humano, o ?ser? humano e o papel que a sociedade exerce sobre a vida humana. Livro profundo, repleto de mensagens fortes e que, mesmo tendo sido escrito há 2 séculos atrás, segue atual!

katesedgwick 27/03/2024

Comentário social
1. Arthur não merecia i amor da Hester
2. Hester boba por ter sofrido tanto por um homem meia boca
3. Pearl merecia pais muito melhores
4. Critica social interessante

Ricardo256 26/04/2021

Clássico norte-americano
A letra escarlate é um dos livros mais importantes da literatura norte-americana. O livro é muito bem escrito e foi legal conhecer essa história. No entanto, eu não consegui me sentir atraído pela leitura. A história não me cativou mas é a vida. Não temos a necessidade de amar e favoritar todos os clássicos rsrs. Mas foi bom conhecer a escrita do Hawthorne.

Estevam.Moraes 14/11/2021minha estante
Ressaca do puro ódio hahahaha livro ótimo pra obrigar uma pessoa a ler no castigo, se dormir vai ter q ler de novo do início kkk #TorturaLiteraria

Prefácio às Claras 15/11/2021minha estante
Não gosto nem de falar nele hahaha

Laninha 01/06/2021

Expectativas não foram atendidas
É um bom livro, mas criei muitas expectativas em cima dele que não foram atendidas. Porém recomendo a leitura.

yasmin cordeiro 10/06/2021

A Letra Escarlate
Salém, Baía de Massachusetts, século 17. Em uma rígida comunidade puritana, a jovem Hester Prynne, cujo marido está ausente há dois anos, aparece grávida. Condenada por adultério, desonrada e renegada publicamente, é obrigada a levar bordado no peito a letra A (de adultera) em vermelho. Esta é a trama central de “A Letra Escarlate”.
Poucos anos antes da histeria coletiva que resultou na caça às bruxas em Salém, essa ficção histórica já evidencia a opressão, a hipocrisia e o obscurantismo de uma comunidade colonizada por puritanos ingleses e suas exigências de fé rigorosa.
Um livro impecável, dramático e comovente. Com uma narrativa singular, repleta de reflexões, simbolismos e sentimentalismos.
Hester é uma personagem marcante, como um símbolo de dignidade e orgulho, com sua personalidade impassível e inquebrável.

Lohan Pedro 29/07/2023

Nada de novo sob o sol..
? A Letra Escarlate, de Nathaniel Hawthorne. ?

Inicialmente é preciso dizer que nesta edição temos uma introdução enorme e desnecessária. Não acrescenta nada de importante na leitura. É metade do livro, sério, tem que ter coragem viu (e o pior é que eu li).

Eu poderia falar mil coisas e como o moralismo perpassa por esses dizeres. Mas eu gostaria de ser bem seletivo em relação a criança Pearl.

Sabe aquela galera que defende a vida, mesmo que aquela criança venha para uma vivência desgraçada neste mundo (e que depois que nasce, viram as costas)? Então, é esse tipo de gente que tem nessa história. E é igual aos dias atuais, não fazem questão nenhuma de demonstrar que são pessoas ruins, mas como sempre, em nome de Deus elas destilam ódio e se acham intocáveis além de boas por isso.

É incrível como as coisas se repetem. Durante toda a leitura, minha única preocupação era como essa criança ao crescer seria afetada por tanto destrato que Hester (sua mãe) passava e isso refletia em Pearl também.

Longe de mim querer falar alguma coisa de Hester Prynne e seu possível pecado (há moralismo em discutirmos isso). Pois durante o decorrer da história a única pessoa que de fato sofreu foi ela, automaticamente sua filha também sentia esses reflexos.

É inegável o quanto a mulher sofre em uma sociedade dominada por homens e religião. E isso fica escancarado em A Letra Escarlate.

? O que você vai encontrar no livro? ?

? Falso moralismo;
? Ódio em nome de Deus;
? Muita reflexão em relação à religião, gênero e sociedade.

That's all.