A Bela e a Fera

Madame de Villeneuve

Resenhas - Bela e a Fera

Brê 02/08/2020

Legal!
Gostei, porém achei a visão histórica que nos foi apresentada mais cativante do que as histórias em si. A edição é bem completa, contém muitas informações extras, a exemplo de uma visão realista da história, seus antecedentes literários, breves resumos sobre as autoras, bem como duas versões da obra (clássica e original). A versão original me surpreendeu muito, principalmente porque não esperava que fosse tão diferente da que costumamos ver. A clássica foi mais curtinha e achei mais fluida, justamente por ter um formato de conto. Em suma, foi interessante em nível de conhecimento, não muito mais do que isso, e ainda prefiro a versão da Disney, sorry! Hahahah

ve 03/05/2021

a história é maravilhosa, a gente sabe disso.
bom, eu demorei aproximadamente 1 ano de leitura kkkkllk. ganhei esse livro a quase um ano atrás e pouco depois comecei a ler, a primeira história, a versão clássica, que nos resultou todas as versões e histórias que temos hoje é maravilhosa, como eu imaginei, principalmente pela época que foi publicada, em 1756 as coisas eram BEM diferentes, então o livro me surpreendeu nesse sentido, estamos falando de centenas de anos atrás.
Já a segunda história se tornou densa, maçante e detalhada DEMAIS (e olha que eu amo livro detalhado), a história foi escrita em 1740, acho um pouco leigo da minha parte julgar como ele foi escrito pq não tem como esperar um romance estilo Paula Pimenta, obvio. Então falando da sua história, me surpreendeu bastante, com os elementos que foram adicionados ao longo dos anos e também os que foram retirados.
A história da fera e como as coisas aconteceram antes de bela e a fera surgir, pra mim foi extremamente cansativo porém diferente de todas as coisas que se passavam na minha cabeça, é uma bela história, e mais ainda para a época, por exaltar a personalidade de uma mulher forte e determinada que a Bela sempre foi.
Pra mim, não existe tempo desperdiçado ao ler uma história fora da zona de conforto, principalmente se for um clássico dos clássicos. Vale a pena pra quem gosta mesmo da história, por curiosidade (assim como eu!!)

Crystall.Oliveira 23/10/2021

São apresentadas duas histórias diferentes da bela e a fera, ambas muito boas. Só achei o livro meio arrastado no final.

Pedro Azevedo | @arquivos_pe 07/12/2016

A Beleza dos Contos de Fadas
Os contos de fadas passaram por muitas adaptações até se transformarem nas histórias que nós conhecemos, alguns deles originalmente eram contados ao redor das fogueiras em versões um pouco mais sérias, pois eram contadas para adultos.

Nessa Black Friday eu comprei a versão de A Bela e Fera publicada pela Editora Zahar em sua coleção de Clássicos. É uma edição de bolso de luxo, contendo a Versão Clássica e a Original da história. A apresentação da edição tem um breve estudo sobre as duas versões, vida das autoras e provável fontes de inspiração, feita pelo Rodrigo Lacerda, diretor da Clássicos Zahar, os textos dele são sempre muito ricos de informação. A edição também contem ilustrações de Walter Crane e outros.

A versão que conhecemos e amamos (que originou musicais e o desenho da Disney) é baseada no clássico escrito por Madame de Beaumont em 1756, acontece que essa versão é uma adaptação da história original escrita por Madame de Villeneuve em 1740.

A versão Clássica é bem curta, com um pouco menos de 30 páginas ela conta de forma clara e leve a história da moça que para salvar a vida do pai, se coloca para ser devorada por uma fera horrível. Apesar de ser versão que se popularizou, tem alguns pontos bem diferentes do que nós estamos acostumados, como a família de Bela e a situação do castelo encantado. A leitura flui de forma bem rápida e remete aos contos de fadas que eu lia na biblioteca da escola quando criança.

A versão Original foi uma surpresa muito boa, bastante comprida e recheada de ricos detalhes sobre as vidas dos personagens, a história tem uma mitologia vasta, bem explorada e desenvolvida ao longo da narrativa. Temos três pontos de vista na história, o de Bela, o da Fera e o da Fada. Essa versão é mais adulta, possui mais intrigas e deixa algumas coisas subentendidas durante a narrativa.

A Bela e a Fera é um mergulho dentro do mundo mágico dos contos de fadas, um retorno a infância em uma edição que com certeza irá para os meus filhos!

site: http://www.conversaurbana.com/single-post/2016/12/06/A-Bela-e-a-Fera

Karol com kah 23/03/2021

Chocante
Juro que não entendo algumas resenhas sobre este livro. Tem-se escrito na capa que contém duas ?versões? da mesma história, e mesmo assim a pessoa diz que é cansativo ler a mesma coisa duas vezes!!!!???? Ué a ideia é justamente essa comparar!!

Enfim... eu gostei muito das duas versões, apesar de ter uma tendência quase que automática de gostar sempre do original, a versão clássica também é excelente. Essa última é bem enxuta, contudo é bem perceptível a inclinação doutrinária de meninas, completamente intencional, da autora. Aliás adorei a prefácio contando justamente isso.

Apesar da ?versão? original ter sugestão de coisa bem perturbadoras, achei interessante que depois do ?final climático? tradicional, há toda uma explicação dos acontecimentos anteriores.

As duas verões são bem diferentes da executada pela Disney.

Acredito que é uma leitura mais para adultos mesmo.

A edição da Zahar é lindíssima.

Laurinha 16/05/2020

Mais apaixonante
Eu já adora a história clássica, a original me esclareceu muitas coisa e me fez ser mais fã ainda. Muito linda e surpreendente. Recomendo para os curiosos e fãs, assim como eu.

Mandy 26/10/2022

Um conto tão antigo quanto o tempo~
Sempre tive curiosidade de imaginar como seriam as primeiras versões dessa história tão mágica e cheia de significados e tive essa oportunidade com esse livro muito bem explicado e dividido.
Nele há tanto a versão clássica, da madame Beaumont, resumida e com uma mensagem ética e moral bem definida e a versão original (que sinceramente, foi a minha preferida ?), da madame Villeneuve, sendo maior, separada em três partes e expande o mundo da obra e a realidade dos personagens. Eu terminei o livro com um sorriso bobo no rosto kkkk
Recomendo fortemente para quem tem curiosidade de descobrir a origem daquela história tão marcante da sua infância e até entender a estrutura de livros mais modernos que se inspiram nessas histórias. Um bom exemplo é o primeiro livro de Acotar, que muito provavelmente bebeu da fonte das duas versões da Bela e a Fera e do mito grego de Eros e Psiquê (eu não conseguia deixar de traçar paralelos entre eles enquanto lia kkkk).
Falando no mito, é explicado no começo do livro a inspiração que essas mulheres tiveram para escrever sobre essa história e tem tantas referências e informações interessantes, que simplesmente não há incômodo em ler sobre essas informações, é até mais rico para sua leitura.
Enfim, independente da versão, essa história sempre estará em meu coração e é atemporal. Um conto tão antigo quanto o tempo ?.

@leituras_sa 01/02/2021

“Tudo pode ser corrigido – orgulho, raiva, gula e preguiça -, mas a conversão de um coração mau e invejoso é uma espécie de milagre.”
⠀⠀⠀⠀
📖 Em “A Bela e a Fera”, você encontrará duas versões da história que conquistou o mundo. A primeira é a versão clássica que conhecemos, publicada por Madame de Beaumont em 1756. A segunda versão é a de Madame de Villeneuve escrita em 1740, nela você encontrará riqueza de detalhes e boas surpresas, como a Fera narrando a sua própria história.
⠀⠀⠀⠀
🗨 De todos os contos de fadas, a Bela e a Fera é, sem dúvida, o meu preferido. Identifico-me muito com a Bela, pois ela é totalmente diferente das outras princesas. Bela é vista por todos como “estranha”, pois foge dos padrões impostos em seu povoado, onde o principal objetivo de todas as moças é arranjar um “bom partido”. Ela é destemida, uma leitora voraz, cuida bem da família, valoriza o caráter ao invés da beleza. Ao ler essa história, voltei na minha infância.
Nesse livro, o leitor consegue apreciar os contrastes entre as duas versões, além de ter capa e diagramação impecáveis. O único ponto negativo é que a versão de Villeneuve é um pouco extensa, o que pode tornar a leitura cansativa para alguns leitores. Entretanto, nada tira o brilho da história, sendo uma leitura recomendada para adultos e crianças, pois transmite uma mensagem de vida muito bonita.
📃 Ficha técnica
🔹 Avaliação: 🌟🌟🌟🌟

site: https://www.instagram.com/leituras_sa/?hl=pt-br

Ziz 25/09/2022

Perfeição
A versão clássica de a bela e a fera é simplesmente incrível. Uma leitura fluida e bem leve. Amei como as coisas são pontuadas e todos o pontos são bem fechadinhos.

Jéssica 25/01/2024

Essa Edição Bolso de Luxo dos Clássicos da Zahar (muito linda, por sinal) reúne as duas versões da história de A Bela e a Fera, a original e a clássica.

A versão clássica, conhecida por todos nós através das adaptações da Disney, foi escrita por Madame de Beaumont em 1756, registrada em uma revista francesa destinada para meninas e moças. É uma versão mais curta, com teor pedagógico, dirigida às crianças e suas professoras, no formato dos contos de fadas que conhecemos atualmente.

A versão original foi escrita em 1740 por Madame Villeneuve, é bem mais longa (praticamente um romance), e claramente destinada ao público adulto (como todos, ou quase todos, contos de fadas originais). É uma história bem mais completa, apresenta as histórias pessoais da Bela e da Fera, antes do seu encontro; quem eles são verdadeiramente, como chegaram àquela situação e qual será o futuro deles. É bem mais detalhada, apresenta personagens novos e informações bem instigantes para a compreensão geral da história.

Particularmente gostei bastante. Não conhecia a versão clássica escrita, somente suas adaptações fílmicas, e mesmo sendo claramente inspiradas nela, as versões da Disney trazem algumas diferenças, e foi bom conhecê-las por meio da história de Beaumont.

Enfim, é uma leitura que vale muito a pena, principalmente pra quem curte os contos de fadas. Essa edição da Zahar traz uma apresentação incrível com informações interessantes acerca da história (spoiler: boatos de que foi inspirada em um fato real ?) e das autoras também. É preciso ler tendo em mente que foram escritas em uma época diferente e com objetivos igualmente diferentes. Sabendo disso, é possível ter uma excelente experiência de leitura.

Marina.leituras.da 15/06/2021

“Tudo pode ser corrigido - orgulho, raiva, gula e preguiça -, mas a conversão de um coração mau e invejoso é uma espécie de milagre.”

🌹Já comentei algumas vezes que as adaptações da Disney (animação e live action) da “A Bela e a Fera” sempre foram minhas favoritas. Eu sempre amei muito essa história e desde que vi essa edição lindíssima da Clássicos Zahar fiquei ansiosa pra comprar e ler a versão original.

🌹Gostei muito dessa edição, porque além das duas versões, a apresentação é muito boa e nos faz entender mais da história e da intenção das autoras, considerando também a época em que escreveram.

🌹A versão clássica de Beaumont é mais curta, como um resumo da versão original. Já a versão de Villeneuve compõe a maior parte do livro e tem muito mais detalhes sobre a vida dos personagens, principalmente da história da Fera e da Fada que a transformou.

🌹As ilustrações estão belíssimas, todas coloridas e com o tamanho ideal para podermos apreciá-las.

🌹Esse livro é essencial para os fãs obcecados com Bela e a Fera ou aqueles que gostam de saber os originais das histórias que conhecemos quando crianças.

“É mais vantajoso ter um marido de bom caráter que um cujo mérito é a estampa bonita.”

site: https://leiturasdamarih.blogspot.com/2021/06/resenha-bela-e-fera-classicos-zahar.html

aninha 18/03/2021

essa edição da zahar nos apresenta duas versões da história: a clássica e a original.

a primeira, é daquele jeitinho que todos nós (ou quase) conhecemos. resumida, mas sem perder seus encantos.

já a segunda...
meu deus! demorei tanto tempo para terminar, que pensei que fosse infindável! não chega a ser horrível, é curioso saber como a versão original foi escrita. mas, é muito cansativo, cheio de reviravoltas, enrolações... tudo isso torna-a desestimulante.
Isa 14/04/2021minha estante
Foi exatamente isso que pensei quando terminei a leitura. A primeira é rápida de ler, com menos detalhes mas mesmo assim cativante. Já a segunda... Meu deus! Por pouco não desisti da segunda história. Enrola muito e são tantos fatos que você chega a se perder. É cansativo.

Clara Oliveira 19/06/2020

clássico
Nessa edição de A bela e a Fera, vemos a história clássica e a original. A versão clássica trás para nós a história que conhecemos nos cinemas e teatros (com alguns pontos de divergência) e a versão original nos trás a verdadeira história com a visão da Fera também, sobre o que levou ele a ser transformado naquela criatura horrenda. Valeu super a pena ler e conhecer essa história que eu tive contato desde criança. Havia coisas que eu não sabia e fiquei feliz de conhecer mais a fundo. O que dificultou a minha leitura em certos pontos, foi a escrita rebuscada já que eu não tenho tanto contato. Mas tirando isso, valeu a pena conhecer ?