O Livro de Cam

O Livro de Cam Lauren Kate

Resenhas - A Lâmina da Assassina

Bianca | @teadesk 29/06/2016

Superou todas as expectativas!
Não sou o tipo de leitora que relê livros. Com uma lista tão grande e interminável pela frente, prefiro gastar esse tempo lendo títulos novos. Mas vou confessar: estou com uma vontade louca de reler O Livro de Cam. Esse livro é tão magnífico que fica difícil pôr em palavras, recomendo para todo fã de Fallen. Leiam sem medo!

Sou suspeita pra falar, é óbvio. Para quem não sabe: sou extremamente apaixonada por essa saga. Foram os livros que me inseriram no mundo da leitura e não me arrependo por um só segundo. Mas vou tentar resenhar sem puxar tanto o saco.

A história de O Livro de Cam tem início ao estilo do personagem: ele está distante, observando o local onde Lucinda e Daniel se reapaixonaram durante a última vida da garota, Sword & Cross. Quando pensa estar sozinho, ouve duas vozes familiares: Ariane e Roland. Os anjos estão fazendo uma homenagem para o casal citado.
(Antes de continuar, acesse o blog e veja que música escolhi para ser a trilha sonora do livro!)
No meio da conversa Roland nota algo diferenciado nas asas de Cam. Ele alerta o amigo e este entende o porquê. Associa o fato a um cântico que há milênios fora criado e automaticamente sabe o que deve ser feito. Para Cam, ele ganhou uma nova chance após ajudar os amigos.

Cam dá uma de suas saídas misteriosas e triunfais, conversa "com um cara que conhece um cara" e acaba se encontrando com Lúcifer. É nesse encontro que tudo muda. O anjo descobre que a alma de sua amada mortal, Lilith, está sendo escravizada num purgatório particular. Horrorizado, Cam toma o que pode ser a pior atitude de toda a sua existência: cela um pacto com o diabo. O anjo terá exatos 15 dias para fazer com que Lilith se apaixone por ele novamente, o que normalmente seria fácil, não fosse o ódio mortal que a garota sente por ele. Se conseguir, a alma da jovem será libertada e ambos poderão viver o seu amor. Caso não consiga, ele deverá passar a eternidade ao lado de Lúcifer como segundo no comando, como seu braço direito.

Com a m*rda feita, Cam parte para onde Lilith atualmente passa a sua miserável existência. O primeiro (re)encontro ocorre na Escola Preparatória Trumbull, onde a garota estuda. Como é esperado, assim que Lilith põe os olhos em seu antigo amor, uma mistura de atração e ódio mortal a consome e ela nem ao menos consegue entender o motivo, só sabe que o odeia e não quer vê-lo nem pintando de ouro.

A partir daí o anjo caído começa uma corrida contra o tempo. A situação não o favorece nem um pouco, mas é óbvio que o diabo usará de suas artimanhas para complicar ainda mais.

Já vou avisando: Lucífer é o personagem mais absurdamente irritante e asqueroso que alguém já criou (e eu conheci). Quando você pensa que Lilith está cedendo... Ele usa um de seus truques baixos. Passei raiva e não foi pouca.

Mas, tirando esse ser desprezível, a história é linda e cheia de encantos. Lilith é uma personagem completamente apaixonante. A história dos casal é mencionada no terceiro livro da série, Paixão, mas só agora todas as interrogações são esclarecidas.

Lauren Kate tem uma escrita leve e o dom lindo de detalhar cenas inteiras com poucas palavras. Com um pouco de imaginação, todos os detalhes podem ser vistos em um ou dois parágrafos.

A história tem dois pontos de vista, o de Cam e o de Lilith, e ambos são amplamente explorados. É graças a isso que podemos ver como o casal nasceu para ficar junto. Ah! Outro ponto importante que deu um toque especial ao livro: cada capítulo especifica o número de dias restantes para o fim do prazo dado por Lúcifer. Isso dá ainda mais apreensão e emoção.

site: https://teadesk.blogspot.com.br/2016/06/resenha-19-o-livro-de-cam-unforgiven.html?showComment=1467210958033#c6830259829433038169

Polliana 11/12/2020

Ruim
Além da visão de inferno, paraíso e purgatório completamente insanas a história em si é ruim.
Tudo é médio a ruim. O pior momento para mim foi a cena da separação de Cam e Lilith, sem sentido, sem graça, tosco mesmo.
E Cam não parece o mesmo cara dos outros livros, para um anjo que tem sei lá quantos milênios de existência, deveria manter um padrão de personalidade.
Esse livro conseguiu ser ainda pior que o quarto volume da série Fallen.
Não sei o que tinha na cabeça quando li o primeiro e resolvi comprar todos para completar a série.

Jéssica (@simboraler) 10/04/2020

Surpreendente
O livro realmente te prende e a história é bem dinâmica. Alguns capítulos é contado com a perspectiva próxima ao de Lilith, outros com a de Cam e outros com flashs do passado, na época em que Lilith e Cam se conheceram da primeira vez.
Ela é uma protagonista completamente diferente de Luce e eu gostei bastante. Aqui também conseguimos entender o por que da raiva de Lilith que deixa tudo mais tenso. Gostei muito do livro e ele me surpreendeu bastante.

Nany Sousa. 26/01/2021

Muito bom.
Livro de cam vc pode conhecê-lo melhor. Eu particularmente não gostava dele na saga do fallen mas gostei bastante desse livro, até mais que a própria saga. História bem envolvente e engraçada. Super indico.

Giselle Jamilly 10/07/2020

Unforgiven
Cam viveu mais no Inferno que qualquer anjo jamais deveria. Mas após a escolha de Luce e Daniel, Cam não pode deixar de sentir que chegou a hora de também se render a única coisa que o leva mais alto que as próprias asas: o amor.
Assim, Cam sela um pacto com o diabo, para tentar libertar das garras de Lúcifer a única alma que já amou: a mortal Lilith.
A garota habita um purgatório particular em sua existência tudo por causa de Cam e seus pecados. Mas, se em quinze dias Cam reconquistar Lilith, ela será libertada e ambos poderão viver o amor que um dia o anjo renegou. Caso ele fracasse, há um lugar de destaque o guardando além da Muralha das Trevas.

Lari 30/03/2020

Esperado
Comecei a ler Fallen logo que foi lançado no Brasil e lembro de esperar ansiosamente por cada novo volume. Apaixonada total. Por algum motivo o livro do cam ficou muito tempo parado na minha estante, acho que por medo de romper o elo definitivamente com série. Gostei bastante do livro, mas também achei tudo dentro do esperado, sempre gostei do Cam e nunca consegui visualizar um grande vilão nele e sim alguém que buscava redenção. Muito bom, mas dentro do esperado.

Kelly 18/04/2020

Uma história de Amor
Eu simplesmente amei. Em alguns momentos tive vontade de bater a cabeça da Lilith na Parede, pra ver se ela se lembrava do Cam. No final deu tudo certo!

Tamy 01/04/2020

O final me surpreendeu, gostei!!

Andreza Paixão 20/03/2020

Maravilhoso
Poder saber mais da história de Cam e Lilith foi maravilhoso. Cam sempre foi um dos meus personagens preferidos da série, e agora depois de ver a história dele, me apaixonei mais mais. Era o livro que precisava para fechar essa série com chave de ouro.

Gi 25/02/2021

O livro de Cam
Eu sou suspeita pra falar porque amo a série e principalmente este personagem. Já faziam anos que queria esse livro. Não sei porque não comprei antes.
A história é no mesmo nível dos outros livros, mas pende mais pra um romance adolescente. Se não leu os outros, pode não gostar do livro.

Fiquei feliz com o final.
Espero que Ariane e Roland também possam ter finais legais.

Kelly Miranda 26/06/2020

Será que existe mais de uma chance para amar?
Cam nos mostra que nunca é tarde para tentar reparar um erro no passado e como quando realmente acreditamos no amor temos que acreditar que a outra pessoa ama o pacote completo de qualidades e defeitos.

Confesso que me surpreendi com a história porque achei que seria um conto sobre como ficou a vida de Cam após o término de Êxtase, mas não é isso (o que me deixou um pouco triste pois acho que precisava de continuação aquele livro) mas não deixa de ser maravilhoso ver como Cam, por mais que seja um demônio (maravilhoso aliás) pode amar e ser amado de forma pura e simples.

Bia 25/02/2017

Resenha - O Livro De Cam
Fiquei tão feliz quando a autora anunciou um livro sobre o futuro do Cam! Achei super injusto o final que ela deu a ele no último livro da série Fallen, todo mundo ficou né.

As páginas são amareladas, a fonte é okay, a capa linda e maravilhosa bem ao estilo Fallen haha (amo), tem vinte capítulos e um prólogo. Os capítulos são narrados intercalando entre Cam e Lilith, e os momentos que se passam três mil anos atrás são narrados por ambos.

Cam e Lilith se conheceram três mil anos atrás quando Dani e Liat (Luce e Daniel) estavam se apaixonando mais uma vez. Uma mortal ruiva e bela, uma garota gentil, doce e apaixonada por músicas. Cam se apaixona por ela, uma mortal, no primeiro momento. Lilith então estava perdidamente apaixonada. Mas algo aconteceu para quebrar essa paixão...
Três mil anos depois, Cam ainda pensa na força de Daneil e Luce que lutaram com garras por anos pelo amor um do outro, e agora estavam finalmente recomeçando do zero juntos. Cam nunca pensou em encontrar o amor novamente, mas uma leve mudança em suas azas o faz procurar informações de seu antigo amor já morto, e então ele descobre que Lilith está presa nas garras de Lúcifer no inferno, no purgatório.
Lilith está presa dentro de seu próprio inferno durante esses três mil anos. Um inferno onde ela nunca é feliz ou tratada como pessoa. Lúcifer lhe lançou uma maldição onde ela vive uma vida miserável e infeliz, e toda vez que ela morre renasce em uma nova vida mais infeliz e miserável ainda, porém ela nunca se lembra de nada sobre como ela foi parar ali, quem é Cam e sobre sua vida verdadeira de três mil anos atrás antes de para no inferno.
Com um pacto com o Diabo, Cam aceita fazer Lilith se apaixonar por ele novamente dentro de quinze dias, ou então Cam terá que sofrer as consequências nas mãos de Diabo assim como Lilith. Mas não será tão fácil quanto parece, Lilith está com ódio, com raiva e muito rancor, sentiu isso em todas as suas vidas, mas sempre sentiu que todo esse ódio e rancor não eram dirigidos a sua vida infeliz, mas sim a outra coisa.

Eu esperava muito mais desse livro. Não me decepcionei por completo, mas não da pra evitar uma pontadinha de decepção. A história é muito parecida com a de Luce e Daniel. A maldição que Lúcifer jogou em Lilith a fazendo nascer toda vez que morre em uma nova vida (a diferença é que Luce não era maltratada e revivia depois de dezessete anos, já Lilith revivi logo assim que morre), a batalha de Cam para recuperar seu amor e quebrar a maldição... Muito repetitivo, achei que a autora não teve muita criatividade para esse casal.
Outra coisa que me incomodou (apesar de não ter sido um GRANDE incomodo) foi a mudança da personalidade de Cam. Em nenhum momento desse livro ele é o Cam que conhecemos nos quatro livros da série Fallen. Ele ta mais para Daniel do que Cam! Sua personalidade mudou um pouco, seu jeito mudou, as coisas que ele fala (que o Cam que conhecemos jamais diria, pelo menos não na frente de pessoas)... Em fim, totalmente diferente do badboy rebelde que conhecemos. Claro que por trás da rebeldia e seu jeito badboy ele tem um lado doce e gentil, porém a autora eliminou completamente o badboy e rebelde que ele é. Eu vi mais um Daniel ali do que o Cam.

Lilith é uma personagem difícil, felizmente seu caráter, personalidade e seus humores se tornaram impossíveis compará-la com Luce, porque se não esse livro seria mais um Daniel e Luce do que Cam e Lilith! Lilith tem esse ódio todo, essa raiva e rancor, porque apesar de não lembrar ela sabe que algo aconteceu que a fez ficar com esse ódio, e por isso se torna super difícil a aproximação de Cam. Sua vida é uma merda, sofre Bullying, é pobre e quase vive morrendo de fome, mas apesar disso tudo ela a música que é a única coisa que a faz feliz. Apesar de sofrer tanto ela tem uma força extraordinária, é uma pessoa decidida e apesar de sentir sempre o ódio dentro de si ela ainda tem uma parte pura e bondosa em seu coração. Nos capítulos que mostram ela três mil anos atrás, vemos uma grande diferença de personalidade, a alma dela era mais pura e bondosa.
Tem poucos capítulos narrados sobre o que aconteceu a três mil anos atrás, tão pouco que acho que a autora estava com pressa de terminar esse livro. A muitas coisas que a Lilith e Cam citam como o primeiro beijo em tal lugar, mas essa cena não é mostrada, como eles decidiram se casar também não é mostrado, ou seja, a autora foi pulando partes que seria super legal saber como aconteceu. Ela simplesmente foi pulando tanta coisa que para resumir tudo que aconteceu três mil anos atrás, e o motivo do porque Lilith tem tanto ódio, ela apenas usou quatro ou cinco capítulos narrando o passado de Cam e Lilith. Vinte capítulos e só quatro ou cinco são narrados explicando o passado deles... Então para mim faltou coisas!

O final também me deixou angustiada, não foi um final ruim, mas eu esperava mais.
Para aqueles que querem saber se em algum momento do livro aparece Luce e Daniel: Não! Eles são mencionados sim, felizmente não muitas vezes. Mas os dois foram a inspiração de Cam para lutar por seu amor, então a momentos que ele mesmo cita os dois casais.

site: http://biiabrito.blogspot.com.br/

NathaliaGotik 26/01/2017

O livro favorito de toda saga..
Apesar de ser um spin off, esse se torno o meu livro favorito de toda a saga Fallen!!

Jhess 31/05/2020

Acabou ....
Após Lucinda e Daniel conquistarem a chance de construir seu final feliz no livro Êxtase. Cam se sente perdido, sem saber o que fazer pelo restante da sua eternidade e inspirado pelo amor dos amigos, acaba recordando as lembranças do eterno amor de sua vida ... Lilith! ?
?Pensando em como foi a sua morte, Cam decide procurar Annabelle para saber como foi o destino final de sua amada. O que não esperava saber, é que ela estava viva e presa em ciclos infernais feitos exclusivamente por Lúcifer.?
?Com as esperanças renovadas procura Lúcifer, para pedir a liberdade de sua amada. Porém, Lúcifer é o demônio de negócios e propõe fazer um acordo com Cam, no qual deverá conquistar o amor de Lilith dentro de 15 dias antes que seu inferno atual acabe, caso contrário ele deverá passar o restante da eternidade ao lado direito de Lúcifer no inferno e perder sua liberdade para sempre.?
?O que o anjo caído não imagina, é que sua amada nutriu e carrega o ódio de todos esses anos guardado em seu coração, desde que Cam partiu seu coração na beira do rio Jordão em Jerusalém quando estavam prestes a se casar.?
?Será que os 15 dias foram suficientes ?! Com muita música envolvida, podemos dizer que sim! ?

Estou triste e feliz por ter terminado de ler os livros da série Fallen. Após tantos comentários positivos e negativos de diversos leitores, consegui tirar minhas próprias dúvidas a diante da leitura de cada livro. O universo é muito bom e Laure Kate é uma escritora maravilhosa. A única nos, é que nos primeiros livros a história é um pouco cansativa até você pegar o ritmo e entender tudo .... Mas, depois você não consegue desgrudar e deseja respostas! No geral fique muito feliz pela experiência ?.
?

Clara Azevedo 17/12/2020

O Livro de Cam
Se o Paraíso é ficar com quem se ama, o Inferno é justamente o contrário. Cam sabe o que é tormento. Ele viveu mais no inferno do que qualquer outro anjo jamais deveria. Após a escolha de Luce e Daniel, Cam começa a se perguntar de que talvez seja a hora de se render ao amor que ele um dia sentiu. Ele descobre que a mortal Lilith está presa no inferno e para tentar tira-la de lá Cam sela um pacto com Lúcifer, a garota habita um purgatório particular em sua existência no inferno cada um escolhido a dedo pelo próprio diabo e tudo isso é por culpa de Cam e do que aconteceu no passado entre ele e Lilith. No mais atual de todos Lilith é uma estudante da Escola Preparatória Trumbull ela não tem amigos e nenhuma esperança. Se em 15 dias Cam for capaz reconquista-la ela será libertada e ambos vão poder viver o amor que um dia o anjo renegou mas isso pode ser difícil afinal Lilith ficou cerca de 3 mil anos sendo torturada no inferno talvez a garota que um dia Cam amou não exista mais. Esse livro serve como uma espécie de continuação de Fallen. Ele é narrado em terceira pessoa pela Lilith e pelo Cam também conta o passado dos dois como eles se conheceram e até o dia em que tudo deu errado e cominou até a situação atual. Tem aparições de personagens que conhecemos são a Ariane e o Roland ( a autora poderia escrever outros livros para contar a história desses dois) achei legal a história li em dois dias estava fazendo uma releitura dessa saga toda.

Serpentes em minha mente
Tentando teus crimes perdoar
Todos mudam uma hora
Espero que agora vá ele mudar
- Sharon Van Etten, "Serpents"

Série Fallen:
Fallen