Eu, Você e a Garota Que Vai Morrer

Eu, Você e a Garota Que Vai Morrer Jesse Andrews

Resenhas - Eu, Você e A Garota Que Vai Morrer

Bruno Rodrigues 16/06/2022

Romance adolescente bem clichê
Não achei nada demais. Greg é um garoto que tenta sobreviver ao ensino médio conversando com todos da escola mas não pertencendo a nenhum grupo para não ser taxado, mas ele realmente tem uma amizade peculiar com Earl com quem ele produz filmes, um hobby dos dois amigos. A história ganha corpo quando a mãe de Greg o obriga a aproximar de uma garota da escola que foi diagnosticada com leucemia, o envolvimento dele com essa garota e alguns conflitos com o amigo deixa Greg em grande conflito.
Achei um típico romance adolescente fraco, tenta em muitas vezes ser engraçado mas sem sucesso pelo menos pra mim, pode até provocar emoção mas definitivamente não é meu estilo de livro predileto.

loracy.y 14/05/2022

É um livro péssimo, e creio que o protagonista ajuda nisso
É, tinha uma premissa interessante mas é simplesmente CHATO! Esse livro se resume em: Greg reclamando. Greg na puberdade falando merda. Greg e o Earl pensando em peitos e essas coisas. Greg sendo um babaca com a Rachel.

Acho que o último item foi o que mais me irritou, Greg é um [*****], peguei ranço dele.
Livro péssimo. Não leiam.

Clara 13/05/2022

que personagens são esses?
esse foi, de longe, um dos livros que eu menos gostei na minha vida. Achei os diálogos confusos e os personagens péssimos, com falas e pensamentos MUITO problemáticos que me deixavam extremamente incomodada. Apesar de ter um enredo e acontecimentos super realistas, não curti a forma como tudo foi despejado e como a linguagem é tão grosseira. A narração e a reflexão do final até que foram boas, mas não o suficiente pra salvar o resto do livro.

B!A 22/04/2022

razoável
É um livrinho mais um menos que da pra ler rapidinho, o personagem principal é chato e sem profundidade, e nao só ele
Não chega nem aos pés de ser perfeito, mas da pra passar o tempo

MarianaCota 20/01/2022

Mesmo o título já falando que a garota morre ainda fiquei na esperança dela não morrer. Mas é um livro legalzinho, o tipo que você lê entre livros mais intensos.

Henry.Matheus 06/01/2022minha estante
????

Felipe Lima 05/12/2021

Minha experiência com "Eu, Você e a Garota Que Vai Morrer" foi no mínimo curiosa. Desde o início, apesar de achar a premissa do livro interessante, há fatores que realmente são bem problemáticos. Andrews tenta escrever o livro a partir da perspectiva do jovem Greg Daines, um adolescente de 17 anos que tenta passar pelo colégio sem se envolver com ninguém. Ao falar com todos, porém somente o suficiente para que ninguém o conheça, ele consegue chegar ao último ano quase como um fantasma, sem se tornar um alvo de nenhum grupo da escola. Seu único "amigo" é Earl, um rapaz que vive irritado e oriundo de uma família problemática. Rachel (ou a garota que vai morrer), ressurge na vida de Greg quando ele descobre por sua mãe que a menina está com leucemia. Após ser obrigado a procurar Rachel, ele passa a se aproximar dela e lentamente passa a experimentar novas sensações o que coloca em risco todo seu plano de terminar o colegial como um fantasma.

Mesmo apresentando uma trama, o livro já mostra seus pontos negativos logo na primeira página. Em primeiro lugar, acho que podemos começar pelas personagens. Greg e Earl, os personagens principais da história são irritantes. Por mais que o autor quisesse reproduzir a ideia de dois adolescentes "comuns" que são completamente idiotas, com um vocabulário extremamente reduzido (não há outra forma de descrever uma pessoa que repete 10 vezes a mesma palavra num diálogo) e que apresentam dificuldade em lidar com interações sociais, ainda sim era necessário que Andrews mostrasse habilidade na hora da escrita para tornar essas pessoas minimamente interessantes e atrativas (em termos de personalidade). Por mais que o protagonista seja engraçado em algumas (poucas) situações, ele ainda sim é um cara egoísta, infantil e sem personalidade. Chega a ser extremamente difícil torcer por ele e o mesmo acontece com Earl. Faltou competência ao autor para justificar as atitudes do rapaz que mesmo falando asneiras e tendo uma atitude insuportável, ainda conseguia mostrar alguma personalidade (diferentemente de Greg). Não basta me dizer que alguém é pobre, não tem uma base familiar que o suporta e convive em meio a drogas e uma realidade que o sentencia ao fracasso a todo momento. Isso pode até ter me feito entender as atitudes de Earl, mas definitivamente não foi o suficiente para que eu quisesse acolhê-lo. Por sorte, Rachel e algumas outras personagens secundárias (como a mãe de Greg e o professor que o ajuda) conseguem dar mais alguma profundidade ao livro, tornando a experiência mais "palatável".

Eu até entendo que Andrews tenha optado tomar um rumo diferente do tradicional ao escrever um livro sobre uma adolescente com leucemia, evitando todos os clichês românticos e a ideia de que os últimos momentos de alguém tenham que necessariamente transformar a vida das pessoas ao redor do doente. Contudo, o autor fracassou na tarefa que se dispôs a fazer, pois mesmo que tenha conseguido evitar a todos os clichês do gênero, ele parece ter se esquecido de um dos princípios básicos de uma história: sentimentos. Se o leitor não se importa com as personagens que lê, todo o objetivo do livro vai por algo abaixo.

Bruna Laís 13/11/2021

“Eu, você e a garota que vai morrer” mostra claramente a que não veio: não é um livro para mostrar uma jornada profunda e emocionante de um adolescente que vê sua amiga (não, não é a namorada) sofrer com câncer. E o próprio Greg enuncia isso várias vezes.

O que o livro faz, e que funciona muito bem, é mostrar como um adolescente, mergulhado em seu típico narcisismo e com grandes questões de autoestima e problemas de relacionamento com o outro (que também são típicos da adolescência, mas que parecem exacerbados de um jeito que não perde a verossimilhança porque provavelmente você conhece ou conheceu alguém muito parecido com o Greg) lida com a possibilidade da morte de uma pessoa que se torna próxima, ensaiando, talvez, um amadurecimento. Mas não um amadurecimento forçado, repleto de epifanias, momentos profundos e emocionantes, na intenção de ser inspirador que livros e filmes na temática costumam pregar, e sim, algo discreto, muito bem ancorado na realidade.

Não é uma obra de arte, mas também não é tão ruim quanto algumas críticas pintam. Eu gostei. E é bem tranquilo de ler, o que o torna ótimo pra ressacas literárias ou para quem está querendo algo para se distrair ou passar o tempo.

Narniano 31/10/2021

Relativamente estranho e viciante.
Está longe de ser um dos melhores livros que já li, porém é um dos mais estranhos.

A história foge do modo comum de escrever, e parte para uma narrativa um tanto anormal, mas que funciona bastante. É bem rápido.

Gosto do jeito "garoto de 12 anos", apesar do personagem ser mais velho. Juro que até me arrancou umas gargalhadas em alguns momentos, apesar de me deixar incomodado em outros.

Os personagens não são de fato aprofundados, porém são carismáticos.

Talvez, o que menos gostei na história foi o fato de ter muitos "hummms" (quem leu vai entender?).

Foi um livro bem gostoso de ler, e me peguei com vontade termina-lo no momento em que o deixava de lado. Não é nada excepcional, mas é aquele tipo de livro para ler sem pretenções. Funcionou para mim, e estou ansioso para ver o filme.

Layane105 09/10/2021

O livro mais aleatório que já li, sem pé e sem cabeça do começo ao fim, fiquei sabendo que tem um filme, espero que seja melhor que o livro.
Dani.Fernandes 27/11/2021minha estante
O filme é até legal