E Se For Você?

E Se For Você? Rebecca Donovan

Resenhas - E Se For Você?

Fernanda.Landiosi 02/06/2022

Quem é você?
Novamente a história de livros que eu fiquei enrolando para ler e depois me arrependi de ter demorado tanto para ler. :)
A narração em presente e passado é algo que acho arriscado mas gosto bastante, nesse livro foi certeiro, porque os capítulos conversavam entre si e faziam você entender o que rolou nos anos anteriores a história.
Nyelle é uma personagem apaixonante que me encantou desde a primeira página.
Gostei muito da ideia de trazer questões pessoais e familiares dos protagonistas sem necessariamente patologizar o personagem (resumir o personagem a um transtorno mental), porque claramente o foco aqui não é de o personagem tem transtornos ou não, é sim as relações pessoas e os momentos que ele passou para estar ali naquele momento.
O romance é algo um pouco lento e enrolado mas eu relevei isso porque acredito que não seja o foco principal da história e sim o caso Nicole/ Nyelle.
Amei a representativa trazida por Rae, por mais que seja sutil achei interessante por se tratar de um livro que não é muito recente traz algo que não era muito abordado nos livros na época.
No geral, o livro acaba sendo lento em alguns momentos porém o plot me prendeu tanto que eu não consegui largar, o drama todo me conquistou e a ideia de protagonistas que tem defeitos e não tem a vida perfeita fez eu dar 5 estrelas.

agostinilais 09/05/2022

?você foi meu primeiro desejo?
eu confesso que não tava esperando nada disso quando comecei esse livro, e geralmente quando um livro supera minhas expectativas eu fico assim como eu to agora, embasbacada, sem reação, sem conseguir pensar e agir direito depois de um livro TÃO bom.

esse livro me fez rir, pensar, e me fez reviver mil momentos que eu já tive com pessoas que eu amo? e no fim, me fez chorar. chorar muito. muito muito muito! você não espera isso, você acha que espera alguma coisa quando começa a ler, que acha que vai ser muito clichê, e que é totalmente previsível, mas na verdade não. você não vê isso chegando, até talvez imagina? mas fica de queixo caído quando tudo é revelado de uma vez só.

não é romance clichê, é um romance cheio de detalhes, cheio de mistério e amor.

eu recomendo muito!

Manuella @olivreirodanu 28/04/2022

Não tinha muitas expectativas e mesmo assim me decepcionei?
Jesus, que livro porcaria!
A sinopse interessante e instiga a curiosidade. E só.
O mocinho é totalmente raso, um pau mandado que não questiona, não conversa -nem com a melhor amiga-
não ajuda, só existe no melhor estilo Zeca Pagodinho 'vida leva eu'.
E a protagonista? Sei nem o que dizer, só sentir. E sinto aflição. Acho que a autora mirou na ousadia e misterio e acertou na infantilidade. Um livro inteiro da menina agindo como uma criança de 8 anos, querendo subir em árvore, remar numa canoa furada, escalar coisas aleatórias.. tudo isso sem desenvolvimento nenhum.
O plot é ok, mas chega um ponto que você já desconfia.
Dei 2?? porque a escrita é fluida, se nao fosse por isso, seria 1 e olhe lá.
Sinceramente, que tempo perdido..
Aline Silva 29/04/2022minha estante
Sua resenha define bem o livro.
Passei muita raiva no período em que li. ?

Manuella @olivreirodanu 30/04/2022minha estante
Pois é, que frustração! Passei o livto inteiro esperando uma evolução que nunca acontecei ?

flav 25/04/2022

boa leitura, o livro me prendeu bastante porque eu queria saber o que estava acontecendo, num certo ponto eu entendi o que tinha acontecido mas não tornou pior a experiência de chegar até o fim e gostei que não teve um final trágico

Mariana113 12/03/2022

Consegui desvendar o mistério logo. O negócio da lista fez ficar óbvio.
Tinha horas que ficava irritada com o Cal por não pressionar a Nyelle a contar as coisas.
A Rae é a melhor personagem. A Richelle é a segunda.
Os pais da Nicole parecem que vivem no anos 50, sinistros...

JoAo366 24/01/2022

E se fosse você?
Achei o livro meio enrolado! É uma boa história, mas acho que faltava alguma coisa, eu esperava mais. Foi algo muito previsível, com personagens que não tem desenvolvimento, a única que se salva é Nyelle, o outros continuam na mesma, sempre.

clarinha | @mundi_livros 23/01/2022

Um livro razoável
Não vi nada de extraordinário na história, a Nicole e o Cal são personagens medianos e a história e bem tranquila. Essa não é uma leitura para ser feita com muitas expectativas, mas devo admitir que foi bem fácil me conectar com a história e a escrita é bem fluída, o que facilita bastante.

Bela.books 14/01/2022

Uma leitura bem fácil, rapidinho de ler.
Pra mim a história fluiu super bem.
Um romance com mistério que me deixou muito curiosa e entretida a cada detalhe.

Ps: Talvez o plot tenha sido previsível mas eu adoro um clichê então ????

ray ray 06/01/2022

A garota "E se"
preciso ser sincera com vocês, eu não consegui pegar esse livro nas primeiras tentativas pois as passagens de tempo eram confusas e os personagens mais ainda, mas isso FEZ PARTE da imersão da história!!! Eu me surpreendi em cada página e conheci a nyelle junto com o cal, confesso que ja esperava o plot mas mesmo assim foi LINDO! A amizade deles era linda, eu realmente nao me arrependo de nem um segundo. Com essa história comecei a olhar mais pra como vivo a vida e como me mostro para as pessoas q vivem ao meu redor, chorei e ri junto com a Nyelle e me apaixonei por ela. Índico DEMAIS e é com certeza uma história q vai ficar marcada no meu coração pela garota dos olhos azuis que teve que se perder pra se achar...

"Você é ela... minha garota E SE. A garota que eu vou sempre me arrepender se deixar partir."

Diana.Formiga 06/01/2022

Gostei bastante da história! Personagens fofos! Uma forma legal de falar sobre como ser feliz sendo vc mesmo!

liliquinha 29/12/2021

Interessante
É um livro com uma história interessante e personagens interessantes, mas infelizmente, mal desenvolvido o que é curioso já que é um livro grande. Acredito que se a autora tivesse usado o tempo que ela usou para enrolar a revelação do plot para desenvolver os personagens e mostrar mais do passado das crianças, tornaria a leitura mais leve e fácil de fluir, mesmo assim não me impediu de ler em um dia porque como eu disse, é uma história interessante onde você fica curioso do início ao fim para saber o que aconteceu. O plot é surpreendente e bemmmm triste, mas acho que o que a Nyelle realmente precisava era de ajuda, mas não do seu verdadeiro amor Cal e sim de ajuda psicológica já que ela estava mentalmente debilitada e a autora normalizou isso como se apenas o amor do Cal fosse o suficiente para ajudá-la, quando na verdade não era.

Lav 28/12/2021

eu gostei muito e merece mais reconhecimento
EXPECTATIVAS- eu achei esse livro no booktok e me interessei pela a sinopse mas não estava tão comovida assim, talvez por ele n ser tão conhecido mas ele superou minhas expectativas

ESCRITA- como a história foi lançada a mais de 5 anos atrás existe alguns termos e coisas da epoca que eu não conhecia mas foi bem facil me adaptar a história e foi fluindo muito bem. Teve horas que as coisas foram tão bem descritas que eu vivi oq a personagem passou

DESENVOLVIMENTO DO LIVRO- Eu simplesmente amo esses livros que tem um mistério no meio e tem capítulos de flashbacks, eu amei ler esse livro, algumas partes ficaram meio paradas mas nada que me causou tanto incomodo.

PERSONAGENS- sem dúvidas a personagem com maior arco de desenvolvimento foi a nyelle, principalmente com o mistério do por ela foi de nicole para nielle uma história que eu achei bem redontinha entendendo as atitudes delas e tudo se encaixando. O Cal eu gostaria de ter visto um pouco mais, acho que poderiam ter explorado mais mas como ele n era o foco principal mesmo fazendo parte do casal onde a história roda entorno. A richelle é uma personagem que no início eu não gostei tanto mas depois eu a amei com paixão, admito que a relação dela e da nicole foi tão bem escrita, principalmente a cenas delas que eu estava começando a querer elas duas juntas e deixassem o call de lado. A rae é o alívio cômico e o amor d amunha vida, eu me apaixonei por erla ela é simplesmente o tipo de pessoa que eu iriy me relacionar.

PLOTS- eu amei a sinopse e amei os plots, o plot twist eu n achei óbvio e o pior que tinha muitas pistas sobre, fui descobrir perto da descoberta e confesso que chorei.

GATILHOS- eu me identifiquei muito com a história de vida da personagem sobre a pressão sobre a perfeição e teve simno certo gatilho pra mim, principalmente em algumas cenas mas nada tão grande.

PONTOS NEGATIVOS
(pontos negativos é coisas que faltaram oara mik e por isso não teve nota maxima)

Senti em algumas partes muito paradas

Queria mais desenvolvimento no cal

Queria um capítulo pelo ponto de vista da nielle no final

Queria ter visto alguma situações que foram cortadas.

Aline Silva 16/12/2021

Resumindo:

Nielly é uma personagem que claramente precisava de ajuda médica e psicológica.

Eu não entendia por que os amigos dela não intervinham quando estava claro e evidente que a garota não estava bem.

Infelizmente não consegui sentir empatia pela personagem que me parecia muitas vezes mimada e chata.

O desenlace do mistério e dos segredos acerca de Nielly foi bem decepcionante para mim pois esperava muito mais dessa história.

Jose.Irinel 06/12/2021

Uma história leve
O livro se passa emdois tempos, no passado relatando a amizade entre Rae, Richelle, Nicole e Cal que pareciam jamais e separarem e, no presente, acompanhamos Rae e Cal em Crenshaw, escola em que os dois estudam e não existe mais aquele grupo. O que aconteceu? Nem eles sabem. Mas isso começa a mjdar quando Cal encontra uma garota chamada Nyelle e jura que ela é Nicole, amiga de anos atrás, por quem ele tinha uma paixão.