Ultra Carnem

Ultra Carnem Cesar Bravo

Resenhas - Ultra Carnem

Lariwoon 07/03/2023

Uma experiência literária diferente
Pra ser sincera eu comecei essa leitura por pura conveniência: O livro estava ali então eu li.
O tema definitivamente não é parte dos meus interesses, mas a narrativa logo no começo era tão envolvente, misteriosa e bem escrita que me prendeu e despertou o desejo de ir até o final.
Apesar do começo promissor, senti que conforme a história avançava e era explicitada foi se tornando menos interessante para mim. Acredito que isso se deva à dois fatores principais: 1- A mudança constante de focalização (mesmo que unindo as anteriores às novas) e 2- A transformação do mistério em violência explícita/cenário fantasioso.
Além disso algumas expressões me causaram bastante incômodo ao longo da história, despertando dúvidas sobre o objetivo de certos adjetivos terem sido utilizados pelo narrador (e não enquanto pensamento dos personagens) para se referir a outros.

Alexsandro9 12/03/2024

Surpreendente!!!
Primeira experiência com o autor Cesar Bravo que tenho e o livro é muito bom. Tenso, suspense e um terror em muitas partes. livro com quatro contos que se ligam de maneira muito harmoniosa e surpreendente com cada estória muito bem descrita. Porém na última parte o livro, na minha opinião, decai em sua intensidade e fica vagando e vagando no mesmo tema, mas interliga com tudo o que foi narrado antes. Vale a pena ler, pois a diversão é certa para quem gosta do tema de um bom livro de terror. Quem não está habituado com este tema vai ficar horrorizado e chocado com as descrições de alguns fatos da narrativa. Boa leitura para quem tem estômago forte.

Kit 16/01/2023

O livro me surpreendeu bastante, principalmente pela parte 1 e 2 que são maravilhosas, mas a parte 3 e 4 não curti tanto, mas tudo bem. A escrita do César Bravo é muito boa e a ambientação sempre ajuda a fazer com que tudo fique mais fácil de compreender. Terrorzinho gostoso de ler.
Eduardo Pescador 23/01/2023minha estante
Cara, concordo plenamente com a sua definição do livro...

cunaltura 02/12/2023

Quero ler de novo!
Surreal! fico pensando como anda a mente que esse farmacêutico escritor precisa ter pra escrever uma obra como essas!! o livro é bem construído e carrega uma escrita ótima e característica do césar, leria dnv!!

Beatriz3345 03/04/2023

Apenas uma palavra: sensacional.
Gente estou impressionada com a riqueza de detalhes e como as histórias se interligam..
eu achei que teria uma continuação porém, até pode ter mais estragaria a história?
Existe livros que combinam apenas com um enredo e não esticando chiclete para não estragar e essa é uma delas.

Markarroni 01/10/2019

Quem é você na sua essência?
A julgar pela capa, eu estava esperando algo bem sangrento e nojento. Mas o que eu recebi foi um terror com uma pegada filosófica.

Uma coletânea de 4 contos que se conectam através do protagonista do primeiro conto, e, no final, as histórias se cruzam e o resultado é sombrio. Algumas partes deram um certo medo, confesso, mas outras foram apenas tristes e viscerais, pois evidenciaram o que há de pior na natureza humana.

Mesmo sendo um livro de terror, é perceptível a graciosidade da escrita de Cesar Bravo. Gostei bastante da escrita assertiva e autêntica. Além de medo e tristeza, senti anseio, desejo, espanto, estranhamento, alegria, confusão, raiva, horror, nojo… Foi literalmente um mix de emoções.

Bravo errou levemente no enredo, visto que é um pouco raso. A narrativa é acelerada, pois Cesar é bem objetivo, o que ajuda na fluidez da leitura, mas prejudica de forma moderada na criação da atmosfera. O final foi um pouco previsível e com um nível de terror baixo. Estava quase chegando na fantasia. De qualquer forma, achei deveras interessante o pequeno passeio aterrorizante e filosófico.

site: https://www.instagram.com/leitor.nerd/

Luane 14/11/2021

Fui surpreendida positivamente... Livro é composto por várias partes independentes que se juntam para compor o ápice da história! Recomendo ??

ThIaGoMF 04/10/2020

É um bom livro, mas peca (com o perdão do trocadilho) demais.
Já havia comprado esse livro há muito tempo, mas nunca me senti empolgado pra ler. Cheguei a começar no início da pandemia, mas parei. Até que, enfim, peguei novamente e comecei do zero.

O início traz um pouco da história de Wladimir Lester. Um cigano e exímio pintor. Uma história bem rasa por sinal. Por mais claro que tenha ficado pra mim sobre que aconteceu no final dessa parte 1 (Uma ideia, pelo menos), só no fim da segunda parte é que sabemos o que de fato aconteceu, por alto.

Na segunda parte a gente conhece Nôa, que, assim como lester, é pintor, mas que passa por uma fase de bloqueio criativo. Ele acaba conhecendo sobre Lester e faz de tudo para conseguir aquilo que mais almeja: A tinta usada por Lester. É uma parte até interessante, onde ficamos curioso pra ver até onde ele consegue ir.

Na terceira parte, vem a história de Marcos, um técnico em informática. Sabemos quem é a Sofia, citada na Parte 2. Também é uma história interessante, mas que poderia ter sido melhor trabalhada

Aí vem a quarta e última parte e conhecemos Lucrécia, uma garçonete com uma vida desgraçada. Aqui fica a maior decepção da trama. O autor até tenta interligar todos os personagens apresentados, mas acho que falhou muito nesse aspecto. E tem partes confusas, como na infância de Lucrécia. Em certo ponto, durante o intervalo na escola, Cesar Bravo apresenta outras duas meninas como Mariana e Camila. De uma hora pra outra, uma delas vira Amanda (que é o nome que apareceria mais pra frente também). Nessa parte, tive que voltar pra saber se era o mesmo personagem. Assim como também ficou confuso sobre o nome da mãe do padre Lucas Crispim, que seria Sra. Luzia Mirra. Enquanto ele explica sobre a morte da mãe do padre, já muda pra Catarina (??).
O final pra mim pareceu corrido, como se já tivesse estourado o limite de páginas. Poderia explorar mais, pois muita coisa ficou em aberto.

Enfim. Como falei no título, é um bom livro. O autor tem uma boa escrita, sabe detalhar os cenários, traz elementos do horror, do obscuro e o linguajar do submundo, sabe também atiçar nossa curiosidade, embora falhe em diversos momentos.

Maria.Gabrielly 28/08/2022

Bom, porém estranho
Eu gosto muito de terror, é meu gênero preferido, mas minha experiência com esse livro foi estranha.
As novelas são sim interessantes, tudo muito bem amarrado e a escrita bem crua. Entretanto, acho que o autor não é pra mim, não senti verdade nesse livro, achei a narrativa chata em muitos momentos. A nota é pra mostrar que é bom sim, mas pra quem está começando o gênero, talvez eu já esteja impregnada com um terror mais elevado do que o encontrado aqui, pra mim o autor escreve bem mas peca na execução.
No mais, foi uma experiência bacana, talvez eu leia outros livros dele, mas é só um "talvez" mesmo!

Lulu 10/05/2022

Um dos melhores livros de terror que já li, sem dúvida.
Comprei esse livro por acaso, sem intenção nenhuma e sem saber até que ele era de terror.
O livro é incrível e ainda tem um bônus de ser nacional e ambientado no Brasil, em Minas Gerais. Sempre quis e nunca tive a experiência de ler algo de terror aqui no Brasil mesmo, e esse livro entrega tudo! O único defeito é ter algumas passagens bem misóginas.

@psicassioperes 15/10/2020

Incrível
O livro é composto por 4 atos relacionados. Não desistam na parte dois, que é um pouco arrastada.

A partir da 3 o livro pega fogo e você não consegue largar. Deixo aqui minha admiração prla criatividade infernal de Cesar Bravo

CONRADO0 15/11/2022

Bom começo sobre César Bravo
Primeiro contato com César Bravo.
Os contos foram bem construídos e entrelaçados com sucesso no final. Primeiro livro do gênero terror, mas confesso que não me deixou com o sentimento de medo, contudo vale ressaltar que amei da atmosfera criada, as personagens, a imersão na história foi feita com sucesso.
Os diálogos foram muito bem estruturados e a descrição narrativa do Inferno foi a melhor que já li até então...[deu até vontade de fazer um tour guiado...kkk]
Todavia a história escalou de uma maneira muito perfeita, criando uma expectativa de um desfecho igualmente apoteótico,
porém o final não atendeu o mesmo nível expectativas que acabei criando...
Culpa minha? Pode ser, talvez eu não tenha captado corretamente a proposta do autor mas não apaga o brilho da narrativa...

Ana Costa 28/01/2017

O TERROR NACIONAL COMO DISPUTA ENTRE CÉU E INFERNO
Ultra Carnem é o universo expandido do livro de contos Além da Carne (2013), que foi publicado de forma independente pelo autor. Ele é um romance dividido em 4 contos (“O abandono”, “Gênesis”, “O pagamento” e “O inferno”) que possuem ambientação, épocas e personagens diferentes, mas que se ligam de forma discreta até se conectarem completamente no quarto conto.

Os personagens deste livro são movidos por ambição, luxúria e desejos egoístas, e a escolha narrativa nos faz ter dificuldades em sentir empatia por eles. O narrador-observador nos conta as mais sujas motivações e esfrega na cara do leitor o quanto o homem pode ser intrinsecamente atraído pelo mal, dada a oportunidade. Para os personagens de Ultra Carnem, as oportunidades aparecem e a partir daí uma cadeia de acontecimentos os leva a conhecer uma antiga maldição cigana e o próprio Lúcifer (um personagem estereotipado, mas simpático).

Infelizmente a maioria das personagens femininas desempenha papéis secundários e lugar-comum, com exceção de Lucrécia. No entanto, considero a vivência de um trauma uma alternativa fácil para justificar suas motivações. Apesar disso, o livro segue prendendo o leitor que decide não se incomodar por isso.

Fiquei um pouco incomodada com a ausência de elementos para contrapor toda a negatividade, o lado “satânico” da narrativa. Acho essa dualidade necessária para dar mais força à intenção do autor de que o céu e o inferno brigam por mais almas. Em “Ultra Carnem”, no entanto, o inferno ganha por larga vantagem, e a gente acha bom.

César Bravo arrisca em escrever sua própria “hierarquia do inferno”, que remete aos círculos de sofrimento do inferno, de Dante, em “A Divina Comédia”. Talvez por não ter medo de errar, ele acerta. Uma narrativa tão rápida e envolvente como a de Stephen King encontrando a visceralidade poética de Clive Barker, esta é a escrita de César Bravo. Que venha mais!

site: http://www.annacstt.com/2017/01/resenha-ultra-carnem.html
Cesar Bravo 29/01/2017minha estante
Obrigado, Anna! Fiquei muito feliz que tenha gostado, avaliado e resenhado meu livro.
Compreendo seus incômodos, suas observações serão levadas em consideração em um próximo trabalho.
E sobre a comparação com dois de meus mestres, só posso agradecê-la mais uma vez.
Abração

Ana Costa 29/01/2017minha estante
Fico sempre impressionada com sua humildade e carisma em ler e comentar todas as resenhas do seu livro, César! Isso não se vê sempre, e só me faz admirá-lo mais ainda! Obrigada!

Cesar Bravo 31/01/2017minha estante
Imagina, o mínimo que posso fazer é retribuir o carinho e a atenção que recebo. Abração

Fred 24/03/2017

Aaaah o final!
Gostei MUITO dos 3 primeiros contos e por isso achei que o último viria pra fechar tudo de um jeito arrebatador, alguma surpresa de um ou do outro lado, algo que me deixaria de queixo caído, algo no mesmo nível ou até um nível acima dos demais contos (porque o melhor sempre fica pro final... ou não), mas não aconteceu pra mim. Gostei da descrição do inferno, a danação dos condenados e da parte da travessia com o barqueiro. A diante, esperei o improvável, algo tinha que acontecer, uma reviravolta, porque aquilo tudo estava muito "simples", fácil. Houve duas páginas no final da qual achei que a Lucrécia ou até mesmo o Lester iria fazer algo que mudaria tudo e zoaria a po#$% toda, Imaginei: "é agora!", mas acabou que fiquei só na vontade. Nada aconteceu a não ser o que já vinha sendo anunciado e isso me deixou meio frustrado. Apesar disso, no geral, achei um bom livro e recomendo.
Cesar Bravo 26/03/2017minha estante
Obrigado pela opinião sincera, Fred. Te espero nos próximos!!!