Mau Começo

Mau Começo Lemony Snicket

Resenhas - Desventuras em Série: Mau Começo

Duda 23/07/2020

Mau Começo
Perfeito!! Amei demais a leitura, bem leve, fluida, de modo que atiça a imaginação. Já conhecia a história, porém só o início, e mesmo assim valeu muito a pena ler, me deixou com vontade e interesse de saber o que acontece em todo o resto e o desfecho.

kaisa.gomes 09/07/2021

Desventuras em Série-Mau começo ? Lemony Snicket
Gostei mto da história, eu fui lendo fui lendo e quando percebi já tava quase acabando, me prendeu bastante (só não consegui ler td em um dia só pq sempre tinha alguém me interrompendo kk)
Dps de um tempo q vi a série fiquei sabendo dos livros, então resolvi comprar pq adorei a série, e eu gostei bastante de primeiro livro.
Estou ansiosa para o segundo livro :)

Débora 31/05/2021

Leitura bem agradável
Mau começo é o primeiro livro de Desventuras em Série. Tenho desejado ler esses livros desde que lançaram a série na netflix por achar que seriam livros agradáveis e prazerosos. E realmente foi uma leitura muito boa. É um livro voltado para o público infanto-juvenil bem escrito, cheio de humor e momentos dramáticos num estilo bastante interessante.

O livro mostra a história dos irmão Baudelaire: Sunny, Violet e Klaus, três órfãos que passam a morar com o desagradável e cruel Conde Olaf após os seus pais terem falecido em um horrível incêndio. As crianças passam pelas mais terríveis provações para sobreviver enquanto o Conde Olaf elabora os mais mirabolantes planos para ficar com a herança deles.

A leitura é simples e de fácil compreensão. A medida que vamos conhecendo os Baudelaires e as suas dificuldades a história vai ficando interessante, sendo impossível não se indentificar com eles e vivenciar a história como se estivemos dentro dela. O estilo cômico-trágico do autor é bem cativante, apresentando o dia a dia de seus personagens notáveis de uma maneira incrível. É realmente uma ótima leitura e um livro bem satisfatório. Com certeza continuarei a ler os próximos livros para continuar acompanhando a saga dos irmãos Baudelaire.

gaia :) 24/03/2021

Simplesmente amo!
Confesso ser uma grande fã da escrita e sarcasmo de Lemony Snicket (heterônomo do escritor Daniel Handler), portanto posso não ser a pessoa mais confiável a dar uma opinião totalmente imparcial hahaha.
O livro é curto e pode ser terminado em apenas um dia. Lemony Snicket atua como narrador da fatídica vida dos órfãos Baudelaire, que acabaram de receber a notícia de que seus pais faleceram ao incêndio misterioso que ocorrera em sua casa.
Uma escrita diferente do convencional e cheia de carisma! Ela te prende do início ao fim.

souz, amanda. 31/12/2022

MAU COMEÇO
? às vezes o simples fato de você dizer que detesta algo e ter alguém que concorda com você pode ajudá-lo a suportar uma situação horrível. ?

Andreia Santana 16/10/2011

Agora vocês já sabem de onde vem Violet B.
Desventuras em Série são treze volumes, mas tão gostosos de ler que a gente nem percebe. Conta a história dos irmãos Baudelaire (Violet, uma inventora de 14 anos; Klaus, um leitor compulsivo de 12, e Sunny, um bebê para lá de precoce) e todas as dificuldades que eles precisam enfrentar após a morte misteriosa dos pais.

Fugindo do pérfido Conde Olaf e esbarrando em tipos caricatos mas que representam um pouco de todo tipo de gente que há no mundo, os Baudelaire amadurecem a cada livro, tentando descobrir o que aconteceu com seus pais e com a fortuna da família.

O livro, embora tenha todo tipo de situação nonsense que se pode imaginar e em certas passagens dê a impressão de que o autor perdeu o fio da meada, é autodescoberta das boas. Ninguém que embarca com os irmãos nessa viagem no decorrer dos 13 livros continua tendo a mesma visão de mundo ao final da jornada.

A brincadeira, sim, Desventuras em Série é uma grande brincadeira com as tragédias da vida (a começar pelo título e pela apresentação da série: as desditas das três crianças mais azaradas do mundo), começa com o próprio autor. Lemony Snicket é um misterioso narrador-personagem, mas é também o alter ego do escritor e roteirista Daniel Handler. Autor, personagem e narrador se confundem de propósito, como a nos lembrar de que cotidianamente estamos desempenhando papeis os mais diversos e que muitas vezes nos perdemos na encenação. Se perder inclusive faz parte do espetáculo.

Os conceitos de certo, errado, verdade, mentira, o que é ser mocinho e o que representa ser vilão nos tempos de hoje mostram que para sobreviver a este mundo cão é preciso ser maleável, mas não abrir mão de uma ética pessoal que sirva de guia mesmo nas situações mais tenebrosas. O livro não é politicamente incorreto, mas também não é moralista, é só a realidade conflituosa da alma humana travestida em brincadeira de criança. Não faltam elementos mórbidos e escatológicos, não faltam lágrimas e principalmente, apesar do título, sobra muito otimismo!

Naty 14/06/2023

Sempre quis ler a coleção inteira de Desventuras em série,mas por enquanto só tenho este livro e já li.
São três irmãos,Violet que sempre prendia o cabelo quando tinha uma ideia de invenção, Klaus que provavelmente já leu todos os livros que existem, e Sunny a bebê que consegue afiar até uma pedra com o dente.Quando eles descobrem que ficaram órfãos e que a casa deles pegaram fogo , precisam morar com um tutor, mas o tutor Conde Olaf não era uma boa pessoa, e então as crianças conseguem fugir e vão parar com outros tutores ao longo do livro, mas esses tutores acabam morrendo "misteriosamente", e nessa aventura eles acabam descobrindo até mais sobre os pais deles. Super recomendo esse livro , e caso você goste tem a série e o filme que é muito bom .
beatriz 14/06/2023minha estante
Desventuras em série marcou minha infância e com certeza é meu livro de conforto

Melissa.Eduarda 24/06/2023

Desventuras ácidas.
É livro muito divertido, cheio de humor sarcastico e ironico, apesar das desgraças das crianças e da crueldade do conde olaf, não da para parar de ler e que homenzinho mas cruel e aproveitador esse viu, apesar de saber que vem mais coisa por ai, espero que ele se fruste a cada plano, graças as crianças.

Kamy 24/10/2020

Nossa, mano do céu, é muito sofrimento.
Impossível não admirar essas crianças.
O livro é super rápido e fluido com uma escrita muito boa.

Riptideisa 12/04/2020

Adorei, a escrita é leve e apresenta a pronúncia do nome dos personagens

JoyD. 17/10/2020

Mal Começo, título que aqui significa "um começo promissor"
O primeiro livro de Desventuras em Série ao contrário do que o título sugere é um início muito bom para a jornada dos Órfãos Baudelaire.

Lemony Snicket é o mestre do tragicômico, isto é o mestre da mescla em tragédia e comédia em um livro simples escrito para um público infantojuvenil. Mal Começo é a introdução perfeita ao universo de Desventuras em Série e me encantou de diversas formas.

Neste livro conhecemos Violet, Klaus e Sunny Baudelaire, Conde Olaf e muitos outros personagens que se destacam por terem características e habilidades muito específicas. Embora os personagens não tenham um alto grau de complexidade eles são encantadores e fáceis de se relacionar. Durante a leitura me vi bastante apegada a cada um dos personagens e torci por eles do início ao fim.

O enredo é bastante simples mas o verdadeiro mérito da obra está na maneira como a história é contada. O narrador, Lemony, faz intervenções com curiosidades e referências a obras e a personalidades famosas, o que me fez buscar mais sobre cada um dos nomes mencionados e prestar atenção nas entrelinhas. O contraste entre a simplicidade do enredo e a sutileza dos detalhes colocados pelo autor criam uma atmosfera única para a história, tornando a mesma difícil de classificar. Não sei bem quando e onde se passa Mau Começo, também não sei se qual o gênero exato do livro mas a verdade é que isso pouco importa. O brilho do livro está no absurdo, os adultos são absurdos, as habilidades das crianças são absurdas, os acontecimentos são mais absurdos ainda e isso torna o livro diferente por mais comum que seja.

Enfim, Mau Começo é um prato cheio pra quem gosta de uma boa fantasia com toque de humor e que seja fã de livros infantujuvenis!

garotadosol 21/05/2021

Me deram: uma desgraçada condessa Sou: uma desgraçada órfã
Aii, que perfeito!
Por mais que eu tenha demorado terminar, pq n teria outro livro pra ler quando acabasse esse, essa leitura continuou sendo incrível.
Eu amei muito a escrita, como ele (o narrador) explica as palavras é impecável e a leitura é bem facinha.
E o que falar da história? Vc já sabe que ela é demais, órfãos Baudelaire tem nosso coração...
Confesso que me surpreendi muito por ter me empolgado tanto com esse livro pq eu ja vi a série, então achei que seria bem cansativo, mas eu estava totalmente errada!
E não, não é porque a adaptação é ruim, mas pq o livro te trás essa sanção de algo novo mesmo vc ja tendo visto, eu gostei demais e se vc tem vtd ler mas tem receio pq ja viu a série ou algo do tipo, esqueça!
Mas sim, eu aconselho a esperar um pouco para ler caso vc tenha visto recentemente pra ter esse ar de "suspense".
Se eu vou ler o próximo? Com certeza, mas infelizmente, é bem provável que demore pq por mais que eu tenha gostado bastante, tem outros livros que eu qro ler antes hehe, ent comprar agr, não da... Mas qro mto ler futuramente

whosmanu?¿ 06/04/2022

"Hei de ficar com sua fortuna"
Após receber uma trágica notícia da morte de seus pais, os irmãos Baudelaire vão morar com seu tio mais "próximo", Conde Olaf, cujo torna a vida dos irmãos um completo filme de terror, tudo isso para herdar a fortuna que os irmãos herdarão de seus pais, porém só podem ter acesso a esse dinheiro após Violet atingir sua maioridade.

Deus que sdds de ler assim, é uma leitura curtinha e gostosa de ler, havia um tempo que não lia um livro tão rápido assim, com toda certeza se vc não gosta de histórias de criancinhas sofrendo não é um livro para vc, porém foi uma leitura que particularmente eu adorei, em breve vou ler os outros livros!!

Debbye 08/02/2021

?? Mau Começo ??
Um livro infantil que vai encantar qualquer adulto que o abra. Sem contar na parte gráfica do livro, que é maravilhosa, desde a capa ao miolo, que por sinal, é repleto de ilustrações sobre as passagens do livro.
A única coisa que me deixou um pouco apreensiva é que a serie conta com 13 volumes. Estou com medo por mim, por ter tanto chão pela frente para descobrir se a má sorte das crianças continua, e também pelos pobres  Baudelaire, pois com certeza vão passar por maus bocados ainda durante treze livros.

"Se vocês se interessam por histórias com final feliz, é melhor ler algum outro livro. Vou avisando, porque este é um livro que não tem de jeito nenhum um final feliz, como também não tem de jeito nenhum um começo feliz, e em que os acontecimentos felizes no miolo da história são pouquíssimos."

Gabriela2591 10/11/2022

Eu tenho vontade de ler até a lista de compras desse homem, a forma que ele escreve é simplesmente incrível