Em Águas Sombrias

Em Águas Sombrias Paula Hawkins

Resenhas - Em Águas Sombrias

Naty__ 04/07/2017

Em águas sombrias é o segundo livro da autora Paula Hawkins. Sua obra de estréia, A garota no trem, fez o maior sucesso e ganhou 20 milhões de cópias. Preciso iniciar a resenha dizendo que não farei comparações, até porque não li o primeiro livro da autora e tampouco gosto de ficar comparando, já que nem sempre um sucesso desenfreado é sinônimo de qualidade ilimitada.

O local escolhido é Beckford e nessa cidade inglesa, cercada por um rio, algo estranho está acontecendo com certa frequência: mulheres são encontradas afogadas. Nel, mãe de Lena, é a nossa personagem principal. Ela decide escrever um livro sobre esse pequeno lugar, sobre essas mulheres, até que algo surpreendente acontece: ela é encontrada morta.

Os dois primeiros casos são considerados como suicídios, até porque não havia lesão corporal, não havia nenhum indício de que pudessem ser assassinatos. Então embarcamos na história em busca de respostas. O que encontramos? Um livro dividido em 4 partes e narrado por 10 pessoas com diferentes visões, alguns desses narram a história em primeira pessoa e ora em segunda.

Logo no início do capítulo sabemos quem é que vai contar o seu ponto de vista e, ainda que muitos tenham achado isso ruim, até que ficou bom justamente para nos passar visões distintas. Porém, é necessária atenção redobrada para sabermos lidar com esse novelo narrativo.

Outro ponto positivo de tantos personagens narrando a história é que parece que estamos vendo um filme e contemplando vários pontos de vista. É bom, interessante, mas acredito que isso deixou alguns detalhes sem serem explorados. Em alguns (poucos) momentos fiquei cansada disso, em outros a velocidade da leitura era tão abrupta que sequer percebia que as páginas passavam. Quando percebi, já estava no final.

Esse cansaço se deu pelo fato de a autora colocar muitos elementos no livro, ela quis encher a história de coisas e não soube sustentá-las de forma veemente. Por vários momentos a leitura fica solta, justamente por haver buracos, brechas que não são preenchidas.

Todos os personagens parecem que foram bem pensados e encaixados ao seu modo, com seus problemas pessoais, suas dificuldades, seus medos e limitações. Além da história principal, muitas outras se cruzam e não torna a história maçante e desestimulante.

A capa conta com detalhes bem feitos. A diagramação é simples, mas muito confortável. Além dos capítulos curtos, a estética proporciona uma leitura fluida. Para quem gosta do gênero, certamente vai amar embarcar nesse enredo. Ouço sempre dizer que neste livro é 8 ou 80, ou o leitor ama ou detesta. Não é bem assim, até porque não amei e nem tampouco detestei. Gostei do que li e me surpreendi, já que vi muitas pessoas criticando de forma negativa.

A verdade é que precisamos conhecer; é necessário ler para termos nosso ponto de vista sobre tudo. Por isso primo por dizer que é sempre melhor embarcarmos numa história antes de virar os olhos para determinado livro só porque alguém não gostou e não recomendou. Existem diversos gostos e o fato de eu ter gostado não quer dizer que você vá sentir a mesma sensação. Pode ser que você odeie ou ame, ou pode ser que apenas enxergue da mesma forma que eu.

site: http://www.revelandosentimentos.com.br/2017/07/resenha-em-aguas-sombrias.html
Isabela | @sentencaliteraria 05/07/2017minha estante
Oi Naty ;)
Estou com muita vontade de ler Águas Sombrias, de tanto ouvir falar bem da autora. Mas me desmotivei por causa desse tanto de narradores... a narrativa parece ficar meio confusa com isso!
Mas pelo fato de a autora trazer um suspense bom ao livro, ainda me interesso em ler o livro!
Bjos

Lana Wesley 05/07/2017minha estante
Primeiramente julgar um livro, por outras leituras decepcionantes da autora e bem difícil, pois crescemos e amadurecemos, e por isso e meio que impossível comparar está obra, com A garota do Trem, inclusive não li este livro. Quero muito adquirir este livro, porque a sinopse me chamou a atenção, após ler sua resenha percebi que a trama e bem construída, e que por isso acaba não ficando tão massante e flui de maneira bem positiva. Espero poder ler este livro logo, e tirar minha próprias conclusões.

Marlene C. 05/07/2017minha estante
Oi Naty.
Eu estou louca para ler esse livro, essa premissa é demais e o fato de que a narração da a impressão de que estamos assistindo um filme é bem diferente e interessante, uma pena que a leitura tornou-se um tanto que cansativa, infelizmente isso acontece né.
Bjs.

Jady.Santos 06/07/2017minha estante
Nunca li nada da autora, e é a primeira vez que vejo este livro. Pra falar a verdade não curti muito, não faz o tipo de leitura que gosto de ler, não curto livros que falam sobre assassinato ou morte. Alem de que pelos comentários e pela resenha a historia parece confusa. Este n é um livro que pretendo ler, mas a quem goste.

Gabi 07/07/2017minha estante
Eu ainda não tinha lido nenhuma resenha sobre esse livro, e já adorei a proposta!
Uma pena que o livro possui brechas que não são preenchidas, mas que bom que o fato de ter vários personagens narrando o livro tem pontos positivos. To louca pra pegar o livro e descobrir a causa de tantas mortes! Beijoss

Micheli 12/07/2017minha estante
Oi Naty,
Quero muito conhecer a escrita dessa autora, ainda não tive a oportunidade de ler A garota no trem :/
Adoro um bom thriller, com um suspense de tirar o fôlego, mas não vou criar muitas expectativas com esse livro aí, pois já vi tantos comentários dizendo que o potencial do enredo não foi bem desenvolvido. Então, estou bem intrigada para ver o que vou achar desse livro, quem sabe acabo me surpreendendo com a narrativa da autora.
Beijos

Maria 12/07/2017minha estante
Quero ler, pois adoro mistérios e esse envolvido nessas mortes despertou meu interesse além da minha curiosidade me saber porque as vítimas são mulheres.

Fabiana 13/07/2017minha estante
Adorei tua resenha, pena ter lido ela depois de já ter lido o livro. Vou me ligar para as proximas vezes ;)

Michelli Prado 18/08/2017minha estante
Que incrível tua resenha e a proposta de narração do livro, confesso que nunca li um livro com tantos narradores, ainda mais pelo gênero do livro, fiquei muito intrigada com a historia, e adoro livros com esta temática, já fiquei querendo saber como se desenvolverá esta trama. Esta capa é muito linda. Ainda não tive a oportunidade de ler nada da autora, então mais um motivo para ele para minha lista de desejados!

Fabiana 04/09/2017minha estante
Vi que a nota não foi das melhores e concordo com o argumento. Realmente os inúmeros personagens e fatos atrapalham a leitura. Mas como tenho deficit de atenção e esse tipo de "confusão" me força a concentração, eu me obriguei a anotar os personagens e ler com calma. Me ajudou e eu adorei!

Franciele 09/09/2017minha estante
Primeiro de tudo devo dizer que me apaixonei pela capa, muito linda!
Parece ser um historia bem cativante, aquelas que realmente prendem o leitor. Fiquei curiosa pra saber o que aconteceu com Nel e o qual o segredo a cidade e poço têm. Ainda não li o livro A Garota do Trem, mas tenho muita curiosidade para lê-lo.
Preciso muito ler esses livros e vou procurar um para compra-los.
Adorei tudo, beijos.

Angela Cunha 06/05/2020minha estante
Li este livro tem tanto tempo que confesso que muitos detalhes foram perdidos na memória. Mas me lembro que não curti tanto assim..rs
Acho que pela falta de explicação em muitos momentos. Dava uns perdidos no enredo.Eu já não tinha curtido muito A Garota no Trem e talvez tenha sido essa a motivação para ficar já meio pé atrás.
Beijo

Bee 19/07/2022

Em águas sombrias.
Leitura fluída e com um final inesperado. Quando você pensa que sabe de tudo a história lhe proporciona uma enxurrada de novas informações e verdades que são capazes de inundar os seus pulmões, como aquele velho rio fez com "as mulheres encrenqueiras".

Brina 11/11/2022

Eu adoro finais assim. Kkkkkk
Muito bom, apesar de varios gatilhos ?
Construção boa dos personagens. Gostei bastante apesar q a gente ja adivinha o assassino, no final nem é tão surpreendente, mas é um final q adoro.

dehfariia 27/12/2023

O que mais me prendeu foi o cenário do livro, gosto muito de histórias que se passam em cidades nubladas e frias.

Achei que a história demora demais para fluir e as histórias dos personagens não prendem tanto assim.

O final fez bastante sentido mas eu não estava tão apegada à história para me surpreender com o plot twist de um jeito marcante (apesar de ele ter sido bem elaborado).

Pri Paiva 29/06/2021

Me surpreendeu positivamente.
Apesar de ter gostado muito do livro A Garota no Trem, fui com baixas expectativas para esta nova obra da autora. E talvez, por isso, tenha me deixado satisfeita a leitura.
A narrativa sombria e angustiante me prendeu do início ao fim.
Os personagens são bem descritos e a rede que os envolve amarra direitinho um capítulo no outro.
Um mistério permanece até o fim da narrativa.
-----?---------------
Em águas sombrias teve seus direitos de adaptação cinematográfica adquiridos pela DreamWorks Pictures.?Uma narrativa de assassinato contemporânea cativante... O suspense e o enredo mantém o leitor se perguntando quem é o criminoso.? ? People Magazine
------------------------

Barretinho 11/04/2021

Várias reviravoltas
Em águas sombrias, conta a história de uma pequena cidade nos Estado Unidos, onde mulheres encrenqueiras acabam morrendo no rio que perpassa a cidade!
Muitos personagens contam a história, as vezes é difícil acompanhar a narrativa, as vezes não lembramos quem é o que! O início é arrastado lento, mas quando começa a pegar embalo fica uma loucura! Tantos enredos, mortes e suspeitos que confundem o leitor para chegar ao seu final surpreendente! Foram suicídios ou assassinatos?
Mas algumas tramas deixam a desejar, e ficam muito mirabolante!
Enfim, um livro arrastado, denso e surpreendente! Demorei mas terminei e gostei!

letíciavmf_ 31/10/2021

o livro é bom, interessante, mas acho que faltou alguma coisa. não me senti envolvida do jeito que eu queria. não tenho problema com livros que tem muitos personagens, então acho que o caso não foi esse, só me senti meio distante do que tava acontecendo mesmo. não teve aquele sentimento de "nossa, preciso saber o que aconteceu" que é muito comum em livros de suspense.

apesar disso, acho que o livro é bem rápido de ler. eu levei um pouco mais de tempo justamente pq não tava tão envolvida com tudo. mas sim, acho que vale a pena dar uma chance pq acredito que seja uma história com potencial.

Tícia 09/09/2020

Véi... só eu que não achei Águas sombrias esse Giulio Berruti todo que geral difunde por aí?

Tipo, a história é muito boa, te prende, a mulher manda bem na escrita, mas eu fui zero surpreendida. Eu já tinha sacado tudo no início – por um troço mencionado quando o corpo foi tirado da água –, mas eu realmente pensei que tal negócio seria aquele tipo de pista falsa pra gente ficar com cara de besta no final.

Bem, a cara de besta eu já tenho, mas pensa numa frustração?
Ainda mais porque a história é muito pesada, daquele tipo que é uma desgraça atrás da outra, ninguém é feliz, é desesperança pra todo canto, todo mundo é atormentado e precisa com urgência de terapia e você fica lá, nesse meio, querendo dar abraço grupal pra ver se eleva a moral do povo.

“Então, foi uma bosta?”
Foi, não. Teve bão. O problema é esse encosto de expectativa altíssima. Talvez, se eu tivesse pegado no aleatório, alegremente na ignorância, eu poderia ter gostado mais.

Porém, necessário é que levemos em conta minha chiliquice.
Em outras palavras, o livro pode ser 100% bom pra você e eu tô aqui, golfando defeito.

E entre mortos, feridos, escangalhados e carcomidos, recomendo.
Porque sou dessas que reclama chuta primeiro e assopra depois.
Literariamente, óbvio.

;)

Duda 01/05/2022

achei interessante o fato do livro ter vários pontos de vistas diferentes e por causa disso a historia é intrigante, e de que cada ponto de vista mostra fatos que nos é apresentado, a narrativa é bem calma e intercalando as tragédias do passado para justificar os do presente de cada personagens, e nos é mostrado também como cada morte afeta cada personagens.
Esse livro tem gatilhos caso você queira ler esteja avisado.

Camis 05/05/2021

Pode ser melhor, mas não decepciona
É um daqueles livros que começa tão devagar que você tem vontade de largar mão da leitura e ler outra coisa mais envolvente.
Inicialmente preciso destacar que a autora escolheu aquele tipo de narração em que cada capítulo é um personagem narrando. Não tenho objeções a esse tipo de narração, mas acredito que o que tornou o livro cansativo no começo, e nenhum pouco cativante, foi especialmente o fato de que, de nada, começa a historia a ser narrada por uma infinidade de personagens.
Jules, Nel, Helen, Erin, Sean, Lena, e muitos outros. Cada um narrando o seu pedaço da história e não necessariamente acontecimentos sucessivos, mas muitas vezes simultâneos. Ter essa imensidão de nomes, personalidades e histórias pessoais de cada personagem de uma vez em cima de você, faz a leitura ficar bastante cansativa para o leitor no começo. Muitas vezes segui um capítulo narrado por Fulano sem nem me lembrar de quem fulano era. Então creio que se a quantidade de personagens narradores tivesse sido diminuída a leitura teria se tornado mais limpa e clara para quem lê.
A história em si é cheia de fatos a serem desvendados, ao mesmo tempo em que tudo começa por causa da morte de Nel, existem outras histórias em torno do mesmo local que também precisam ser aprofundadas no decorrer do livro e, sinceramente, depois que o enredo começa a ganhar vida é muito difícil de largar o livro, você ficará o tempo inteiro querendo saber mais, querendo descobrir quem fez o que e quem sabe do que...

anna.goulart 14/04/2020

Livro incrível
Mais uma vez, Paula Hawkins escreveu um livro incrível, que prende o leitor desde o princípio. A presença de diferentes pontos de vista faz com que consigamos entender tudo o que acontece nessa história fascinante.

Carol 12/04/2020

Entretem, mas não curti muito a forma como a história é contada: é meio bagunçado.

natmoreira 30/05/2020

Bom.
Quando comecei a ler ''Em Águas Sombrias'' confesso que fiquei um pouco confusa com o tanto de pontos de vistas que nos é apresentado, tive que reler algumas partes para ter um compreensão melhor. Porém, conforme vamos lendo e progredindo, entendemos que tantas histórias culminam para um único ponto e isso eu achei muito inteligente da parte da autora.

Ela construiu todo um contexo, rodeado de histórias e versões, e em um momento temos todos esses pontos se encontrando. A principio, com toda o embaralho de personagens e narrações, pensamos que será apenas um thriller relacionado a supostos suicidios, mas quando tudo vai se encaixando nós entedemos que se trata simplesmente do que acontece com uma mulher quando ela não aceita se submeter as regras da sociedade.

Basicamente temos histórias de mulheres que teriam cometido suicidio e a Paula Hawkins vai nos entregando aos poucos o que aconteceu, porquê e como e é exatamente assim que ela aguça a nossa curiosidade com maestria.

O final pode não ser o que muitos esperavam, mas acredito estar de acordo e aceitável para o que foi proposto. É um tema importante e eu indico o livro para quem gosta de um bom romance policial e não se incomoda de um mistério que se desenvolve mais lentamente.

Ketlin.Canalle 06/10/2022

Livro cheio de mistérios..
Neste livro conhecemos as histórias de vários personagens que cercam a vida de Nel, encontrada morta no Poço dos Afogamentos. Sua irmã Jules volta para a cidade para ficar responsável de sua sobrinha e ambas têm dificuldade em acreditar que foi suicídio. No decorrer dos eventos, vários mistérios vão surgindo e se conectando, deixando um suspense no ar.

Tive um pouco de dificuldade no início, pois eram muitos personagens e me senti um pouco perdida, mas no desenrolar dos fatos alguns pontos foram ficando mais claros e as conexões foram sendo desvendadas.

Gostei muito deste livro, achei o clima intenso e cheio de mistérios sensacional. Fiquei ansiosa pra esclarecer todos os acontecimentos, apesar que o final não foi tão chocante quanto eu esperava.

Super indico! ???