Ponciá Vicêncio

Ponciá Vicêncio Conceição Evaristo

Resenhas -

Izabella.BaldoAno 29/02/2024

"às vezes, não poucas, o choro da personagem se confundia com o meu, no ato da escrita. por isso, quando uma leitora ou um leitor vem me dizer do engasgo que sente, ao ler determinadas passagens do livro, apenas respondo que o engasgo é nosso. a nossa afinidade (Ponciá e eu) é tão grande, que, apesar de nossas histórias diferenciadas, muitas vezes meu nome é trocado pelo dela. recebo o nome da personagem, de bom grado. na con(fusão) já me pediram autógrafo, me abordando carinhosamente por Ponciá Evaristo e distraída quase assinei, como se eu fosse a moça, ou como se a moça fez sse eu."

em Ponciá Vicêncio, senti, mais uma vez, que quando Conceição Evaristo narra a história de uma personagem, não é só daquela personagem que ela está nos contando; a personagem em si carrega um senso de coletividade. Ponciá Vicêncio é uma história de recuperação de uma ancestralidade roubada, é uma história de histórias roubadas, é uma história de construção e perda de identidade, é uma história de dor, é uma história de amor.

Ponciá pode parecer uma personagem perdida, mas acredito que essa sensação vem justamente de toda a carga coletiva que a personagem traz consigo. Ponciá carrega, ao mesmo tempo, a herança do sofrimento e a herança da resistência. é uma personagem que vive de ausências e perdas, que se refugia no passado e no futuro. uma personagem que busca por certezas. "Ponciá gastava a vida em recordar a vida. era também uma forma de viver."

mais uma história incrível tecida pelas mãos de Evaristo.

"o amanhã de Ponciá era feito de esquecimento."

Isadora Silva 27/02/2024

O pior era a ausência dos vivos
Ponciá Vicêncio me fez sentir tantas coisas ao mesmo tempo que é difícil explicar. O livro é um romance de formação diferente de qualquer outro já escrito e em sua primeira história Conceição Evaristo já nos mostra o poder que tem com as palavras e com a criação de narrativas.

O livro acompanha Ponciá Vicêncio, uma menina que andou sem engatinhar, que tinha medo de passar por baixo do arco-íris e que cresceu, já adulta Ponciá é pega pelo vazio e pela saudade, a menina saí de casa, mas herança familiar caminhar com ela. O livro também é sobre o irmão e a mãe de Ponciá, que tem suas vidas mudadas após a mudança da jovem.

Conceição dobra o tempo, as palavras e os focos narrativos, um livro que nos causa angústia, raiva e tantas outras sensações que somente quem lê sabe sentir. Uma leitura rápida, permanente e necessária.

Laís Gonçalves 24/02/2024

Ponciá
O livro é muito bom e retrata vários pontos importantes das vidas pretas no começo do século 20.

1- É o jeito que a protagonista lentamente se perde (depois de sucessivas tragédias, e isso começa na roça em que nasceu, se intensificando quando ela percebe que, na cidade, teria as mesmas perdas) que fez com que eu me identificasse tanto (e percebesse que a minha mudança está mais perto que longe também, além de buscar ajuda psicológica).

2 - E em como Ponciá não se identifica, a princípio, com muita coisa ao redor dela, mas não achou lugar para se encontrar a tempo.

3 - O relacionamento longo e falido com o marido por problemas de comunicação ( e que, quando ele passa a compreender-se melhor, já é tarde demais) contrastado com o relacionamento curto porém honesto entre seu irmão, Luandi e a prostituta Biliza e o relacionamento longo e também honesto dos seus pais.

4 - a busca incessante por tudo.

5 - Ponciá sendo igual ao avô.

6 - Os nomes.

Fizeram com que esse se tornasse um dos meus livros favoritos.

Música: Estrela D'alva - Carmen Costa

Fernanda.Klein.Peixoto 24/02/2024

O que foi isto?
Será que já demorei tanto para ler 120 páginas? Tenho minhas dúvidas. A demora, preciso explicar, não foi por falta de gosto ou interesse. Foi porque precisei de tempo para respirar. Que narrativa tão forte, que personagens tão marcantes, que linguagem tão linda.

Bom demais.

Claudio 23/02/2024

Ponciá e suas experiências
Adoro a escrita de Conceição Evaristo, sempre com temas fortes, tal qual o racismo enraizado na família Vicêncio, impressionados com soldados negros, ou a situação quilombola, presos à terra sem conseguir fugir das chagas da escravidão, abordados com uma linguagem quase poétitica de suas escrevivências.
O livro é curto e mesmo assim o ritmo do livro é adequado, atravessando as lembranças da personagem-título com muita delicadeza, ligando suas origens e seu presente.

emanoelle.santos1 23/02/2024

Ponciá Vicêncio
Ponciá Vicêncio nos apresenta uma história carregada de dores, vivências, reflexões e origens. Ela nos mostra que às vezes é preciso nos perder em nós mesmos para depois nos acharmos e reencontrar nossas raízes.

Araujo20 23/02/2024

Poesia lúcida e insone
A representação de uma mulher: negra, periférica, oprimida em todo o seu ser, mas que ainda insiste em ser e viver uma imensidão em si mesma.
A história de Ponciá tem tantas camadas, os personagens são tão complexos em seus desejos, vícios e qualidades que é impossível entender essa narrativa apenas por uma resenha.
É preciso ler e vivê-la.
Ava palavra!

Monique355 22/02/2024

Uma leitura muito peculiar. Me identifiquei demais com a fala da própria autora no prefácio quando ela diz que o amor que sente por Ponciá não foi a primeira vista, o meu também não foi. Me conectei de fato com a história a partir da segunda metade, acho que precisei de tempo para compreender que não era um livro necessariamente pra entender de uma história, e sim pra sentir. A partir disso, senti várias coisas que ainda não consegui identificar bem e nem sei se conseguirei. Para mim, a história de Ponciá é sobre se perder e se encontrar, sobre construir algo nosso a partir das várias heranças que nos foram dadas, sobre descobrir um lugar de pertencimento e, se possível for, se ancorar de algum modo ali. Ponciá me ensinou que só é possível amar um lugar (metafórico ou não) a partir do conhecimento de outros lugares e que isso pede uma jornada, não é mesmo do dia pra noite. Recomendo muito a leitura!

Wanessa Ribeiro 21/02/2024

Esse livro consegue, em poucas páginas, tocar de forma profunda e sensível as nuances que cercam a vida de Ponciá, uma mulher negra que se vê longe dos seus, da sua identidade e precisando lidar com uma ?herança ? que não entende. Conceição Evaristo tem uma sensibilidade surreal que me fez emocionar em diversos pontos do livro. Recomendo!

DI @poesiadoslivros 20/02/2024

Interessante
Esta é uma obra envolvente que narra a jornada de uma mulher em busca de identidade e significado em meio às adversidades da vida. A protagonista enfrenta os desafios de viver em uma sociedade dominada pela supremacia branca, onde sua existência é marginalizada e sua dignidade negada.
Determinada a buscar uma vida melhor e uma conexão mais profunda consigo mesma, Ponciá decide deixar sua terra natal e aventurar-se na cidade. No entanto, ao invés de encontrar o que esperava, depara-se com um vazio que a consome gradualmente. Sua jornada é marcada por experiências de violência doméstica e autoanulação, levando-a à perda de sua essência.
Ao longo da narrativa, a autora explora também a vida de outros personagens importantes na trajetória de Ponciá, como sua mãe, uma mulher batalhadora, e seu irmão, que busca uma vida distante das amarras dos dominantes brancos.
A perda do avô, figura central na vida de Ponciá, e a saudade de sua arte no barro contribuem para a complexidade emocional da protagonista, que busca compreender sua identidade e herança cultural.
Conceição Evaristo constrói uma narrativa sensível que acompanha a trajetória de Ponciá desde a infância até a idade adulta, explorando seus relacionamentos, sonhos e desilusões. O livro mergulha nas profundezas da alma da personagem, questionando questões de identidade, memória e pertencimento, e estabelecendo um diálogo entre passado e presente.
Apesar da escrita envolvente da autora, a leitura pode ser desafiadora para alguns leitores, talvez devido à dificuldade de se conectar com os personagens. No entanto, a experiência de explorar a obra de Conceição Evaristo ainda é enriquecedora para aqueles que não tiveram contato prévio com sua escrita.

Jonathan153 14/02/2024

Como é próprio da Literatura Contemporânea Brasileira, reescreve a história sob uma perspectiva crítica que revela que a escravidão nunca terminou de fato no Brasil. Cenas grotescas e fortes impactam o leitor em uma narrativa simples e curta. Essencial.

Elizabeth 13/02/2024

Forte
A história é forte, senti a dor e a angústia de Ponciá, do seu irmão de sua mãe. Uma história sofrida mas necessária. O povo tem que sentir essa angústia que o povo sentiu. Nosso povo.

Geisi9 10/02/2024

Iniciei a leitura de Ponciá Vicêncio outras duas vezes sem conseguir avançar pelas páginas iniciais. Toda vez que esbarrava com a cena do sinhô urinando na boca do pai de Ponciá, ainda um menino, não conseguia conter as lágrimas e prosseguir.

Ontem tentei mais uma vez e consegui. Olha, ainda bem que consegui!

O romance de Conceição Evaristo nos envolve nos sentimentos vividos por Ponciá ao narrar suas memórias de perda e distanciamento, às vezes definitivo, às vezes temporário: seu avô, seu pai, seus sete filhos, seu irmão, sua mãe e seu homem. A autora narra a trajetória da personagem em um movimento circular entre o passado e o presente de um modo tão particular que, para mim, foi extremamente envolvente.

Raquel 10/02/2024

Recentemente li em algum lugar que a literatura da Conceição Evaristo é daquelas que fazem você sentir muito, muito mesmo. Após l término da leitura do livro ?Ponciá Vicencio? posso atestar que essa afirmação é a mais pura verdade. Apesar de muitas vezes doloroso, acompanhar a vida da Ponciá e dos seus familiares foi uma experiência indescritível, acredito que seja principalmente pela escrita extremamente sensível e emocionante da autora. Pensei que seria o tipo de livro para ler em um dia, por conta da quantidade de páginas, mas apesar de curto, não é esse tipo de livro. De um modo geral, foi uma leitura excelente,
espero ler outra obra dessa autora em um futuro breve.