Ponciá Vicêncio Conceição Evaristo

Resenhas -

nico.angelis 14/01/2024

"Compreendera que sua vida, um grão de areia lá no fundo do rio, só tomaria corpo, só engrandeceria, se se tornasse matéria argamassa de outras vidas."

que escrita incrível a de Conceição Evaristo!! é meu segundo contato com a autora, pois já li olhos d'água.

com pociá vicêncio, fui pega por uma narrativa que te prende do começo ao fim, em que o passado, o presente e o futuro se entrelaçam.

acompanhamos as lembranças de ponciá e em como essas vivências passadas são, ainda, muito pontuais no seu presente. "Ponciá gastava a vida em recordar a vida."

você sente a ausência e o vazio de ponciá e a relação disso com as questões raciais e sociais trazidas à tona.

neta de ex-escravos, percebia como tudo voltava aos seus antepassados. e precisou se afastar de tudo para perceber como não é possível esquecer. ela não é ela sozinha, precisa dos seus, mortos ou vivos. seu irmão também descobriu isso.

simplesmente leiam!

Gabriella.Gardin 12/01/2024

Maleável porém firme
Sempre me impressiono com o poder da Conceição de tecer palavras com tamanha ternura, histórias recheadas de afetos mas sempre com inigualável firmeza. Comecei bem o ano!

tiadodudu 09/01/2024

A dor do vazio
Escrita delicada e dilacerante como um corte feito por uma folha de papel, na primeira olhada parece algo simples e pequeno mas causa uma ardência que incomoda por um tempo.

Felipe 08/01/2024

Inacreditável
Narrativa poderosíssima sobre a feminilidade preta que me deixou extremamente emocionado. Conceição Evaristo escreve sobre Ponciá como se ela fosse ao mesmo tempo sua filha e ela mesma (algo que a própria autora afirma em sua introdução)
Tão bem escrito com passagens tão inacreditáveis de bem narradas que devorei o livro e apenas uma noite.
Mesmo que o livro seja curto, Ponciá Vicêncio lhe acompanhará por um período Infinito.
Mal posso esperar pra ler os outros livros da magnífica Sra Evaristo.

Leiam imediatamente

Leticia.Fernando 08/01/2024

Ponciá Vicêncio
"Compreendera que sua vida, um grão de areia lá no fundo do rio, só tomaria corpo, só engrandeceria, se se tornasse matéria argamassa de outras vidas.Descobria também que não bastava saber ler e assinar o nome. Da leitura era preciso tirar outra sabedoria. Era preciso autorizar o texto da própria vida, assim como era preciso ajudar construir a história dos seus. E que era
preciso continuar decifrando nos vestígios do tempo os sentidos de tudo que
ficara para trás. E perceber que por baixo da assinatura do próprio punho,
outras letras e marcas havia. A vida era um tempo misturado do antesagora-depois-e-do-depois-ainda. A vida era a mistura de todos e de tudo.
Dos que foram, dos que estavam sendo e dos que viriam a ser."

A solidão de pessoas negras e a importância da construção de laços entre os nossos é MUITO BEM trabalhado aqui. Já li outros livros de outros autores pretos que falam sobre a importância dessa nossa "socialização", mas em Ponciá Vicêncio há alguma coisa que me fez me aproximar mais da história. Recomendo a todos: leitura fácil, fluída e que fala indiretamente do impacto psicológico do "ser negro" na sociedade.

Maria 08/01/2024

Conceição evaristo é sentimento-palavra e isso é muito lindo!
livro forte, delicado e que deixa o nó da garganta sempre apertado.
leitura rápida e sempre sentimental, impossível não se emocionar.

Rabbya 07/01/2024

Ponciá Vicencio
Doloroso e descritivo.
A escrita de Conceição é forte e poderosa. Pode ser muito pesada por conta da sua descrição real da realidade, mas recomendo.
É possível sentir e chorar junto com Ponciá

viih 05/01/2024

Ponciá Vicêncio
O segundo livro que leio da conceição e as histórias dela sempre me fazem sofrer, pois são tão reais, verrossimil com a sociedade.
O livro conta a vida de Ponciá, uma jovem que desde a infância lembrava a todos o avô já falecido. Ao crescer ela decide sair da roça, onde havia um suporta liberdade para os negros, mas esses trabalham e sofriam nas mãos dos senhores brancos, e vai para a cidade, lá ela sofre e perde a noção da realidade, assim como seu avô perdia em momentos de desespero e sua única esperança era reencontrar o irmão e a mãe.
Meu personagem favorito foi Lucindo, irmão de Ponciá.

legarcia 03/01/2024

A cruel e presente história da escravidão
Está aqui uma das obras que mais apreciei durante a leitura em algum tempo. Assim que me deparei com a primeira página já percebi a qualidade literária e humana presente no livro. Conceição Evaristo, só com essa obra, já demonstra que merece um espaço de renome na nossa literatura. Que história bem construída e bem trabalhada!

Conceição cria personagens que podem ser vistos tanto por sua história pessoal, quanto como uma metonímia da história africana. Essas duas possibilidades interpretativas não são excludentes, mas sim podem ser observadas juntas para um entendimento maior. Uma desses paralelos entre África e os personagens é a dispersão do núcleo original da família, que só ocorre por causa da violência vivenciada por eles. Esse desfazimento familiar não discretamente nos leva para a própria diáspora africana, pela qual tantas pessoas foram violentamente separadas de sua terra, de seu cotidiano, de família e amigos para sofrerem mais infinitas violentas crueis na América.

Assim, Ponciá sairá de casa e chegará à cidade sob a posição de exclusão, cuja a permeabilidade é controlada e onde continuará a sofrer violências. Tudo que a mulher consegue é um barraco na favela e casa com um homem que também a subjuga a ele. Então, Ponciá vive todas essas violências, além de estar longe de sua casa e dos seus.

Ponciá leva consigo a herança do avô, que ex-escravizado enloquece e ataca a família ao perceber que a escravisão permaceria mesmo após a abolição, mesmo que por configurações sutilmente modificada, por dinâmicas diferentes. A mulher, então, carrega em si essa herança, quase como se fosse sua sina e mesmo sem saber exatamente o que ela é.

Além disso, Conceição explora um tema extremamente importante à população negra brasileira: a busca pela sua identidade e sua cultura. Assim como Ponciá, que até o sobrenome originava-se do branco dono de escraviados, os africanos trazidos para o Brasil eram desconectados de sua cultura, de sua história. Dessa forma, afro-descendentes precisam de um esforço para hoje conectarem-se com sua ancestralidade e construírem uma identidade para si. E Ponciá passa por esse sofrimento de não ter plena certeza de quem é, de onde veio e de suas raízes e precisa, então, construir sua identidade, evocando a ancestralidade e a memória cultural de seu povo.

Há na obra diversos caminhos de personagens que merecem atenção, mas ficarei focada em Ponciá aqui nesse breve texto. No entanto, essas histórias tocaram-me profundamente. Acredito ser uma leitura muito relevante e interessante para qualquer pessoa, mas principalmente para brasileiros. É uma narrativa de extrema qualidade técnica, com frases curtas e eficientes, que provocam um efeito potente e vão tecendo uma narrativa envolvente e emocionante.

Viviane @resenhasdaviviane 31/12/2023

Família Vicêncio
Conceição Evaristo é uma autora consagrada no meio literário, principalmente, entre os leitores de literatura negro-brasileira. Eu tenho pouca experiência com os livros dela, sendo Ponciá Vicêncio, minha segunda leitura dela e a mais surpreendente que tive em 2023.

Enquanto escrevo essa resenha, não consigo encontrar palavras para expressar o mixto de sentimentos que tive durante a leitura, muito disso, devido as minhas experiências pessoais e de famíliares que se assemelham com as situações vividas pela protagonista.

Quando descobri qual a "herança" herdada pela protagonista, fiquei em choque e os último capítulos, foram dilacerantes para mim. Além de sabermos a trajetória de Ponciá, conhecemos a de seu irmão Luandi e da mãe Maria até chegar ao momento do reencontro familiar. E por meio de lembranças sabemos o que aconteceu com os demais parentes da família Vicêncio.

livrosdarach 31/12/2023

Poesia sobre a vida
Eu soube que esta leitura seria uma jornada incrível quando, no primeiro parágrafo, Conceição Evaristo chamou um arco-íris de "cobra celeste bebendo água". Não tem jeito, ótimos livros se mostram ótimos logo de cara. A poesia não se esconde; ela foi bem escancarada ao longo da leitura toda.

Aqui, Conceição narra a história de Ponciá Vicêncio e de sua família. Acompanhamos a trajetória de Ponciá, de seu irmão Luandi e de sua mãe, num caminho permeado de ausências, saudades e desejos: ausência maior que eles, saudade do que já se foi e desejo de uma vida melhor. Ela, que é neta de ex-escravos, sai da roça rumo à cidade para tentar mudar a sua história, e vai descobrir que nada adianta se não estiver com os seus.

Aos poucos, intercalando o foco narrativo entre Ponciá, Luandi e Maria Vicêncio, Conceição Evaristo vai dando forma à estória como se - assim como Ponciá - trabalhasse o barro em suas mãos, de forma lenta e cuidadosa. Eu iria usar o adjetivo "delicada", mas percebi que não seria adequado: nada tem de delicado na estória; embora poético e bonito, é uma estória forte e, por vezes, violenta, que conta a realidade de muitas Ponciás Brasil a fora.

Ler "Ponciá Vicêncio" não estava previsto para esse fim de ano, mas ainda bem que o li. Talvez seja a melhor leitura de 2023, e não será tão fácil esquecida. 5 estrelas não são suficientes.
Cecelha 31/12/2023minha estante
é isso!!

amandinha 31/12/2023

Conceição Evaristo, a maior que temos
A escrita deliciosa de Conceição nos instiga a ler cada vez mais e saborear cada um dos detalhes da narrativa de Ponciá! Saio dessa leitura meio que sem palavras, pois vivi cada palavra escrita nesta obra. Faço minhas as palavras de Maria José Somerlate Barbosa, acadêmica da University of Iowa:

"Escrito de dentro para fora, 'Ponciá Vicêncio' apresenta muitas das mesmas qualidades da poesia lúcida e insone da autora. [...] Depois de ler 'Ponciá Vicêncio', passei a crer que há uma grande proximidade entre sua poesia e prosa. [...] É muitas vezes a sutileza do que não foi dito ou explicado, ou aquilo que foi narrado apenas de soslaio que anuncia os processos de travessia emocional dos personagens e que enriquece o texto."

Simona.Karen 31/12/2023

Finais reais
No prefácio Conceição escreve que ela é Ponciá e Ponciá é ela. Por tanto, fiquei na expectativa que a vida da personagem espelhasse as glórias da aclamada autora afinal. Mas neste livro a ficção se faz ainda mais real que a realidade da autora. Ponciá Vivâncio coloca nossos olhos sob a lupa de trajetórias de vidas brutalizadas, trazendo as sensações de empatia e impotência vivida pelos personagens.

Enzo 30/12/2023

Ponciá Vicencio
Eu amo o jeito que Conceição escreve e expressa os sentimentos que os personagens sentem, é de uma forma tão linda e espontânea, essa mulher nunca me decepciona, ela é uma símbolo de força que deixa sua marcas em seus livros

Forestt 30/12/2023

Belíssimo???
O livro é curtinho e tão fácil de ler, a história te prende e te abala, mostrando o racismo que existe a muito tempo, e que continua até os dias de hoje