Ainda Sou Eu (eBook)

Ainda Sou Eu (eBook) Jojo Moyes

Resenhas - Ainda Sou Eu

Larysse0 27/12/2022

Confesso que o livro "Depois de você" baixou um pouco as minhas expectativas, mas acho a Louisa Clark tão carismática que tive vontade de ler o livro seguinte mesmo assim. "Ainda sou eu" conquistou minha atenção de um jeito tão bom, com personagens cativantes e uma história envolvente. Só senti falta de uma participação maior do Josh, pela descrição do livro ele me parecia ser uma figura mais relevante na história, mas na prática não foi tanto. No geral, a Lou nos ensina que, por mais que um dos aspectos da nossa vida não ocorra como esperado, a vida segue assim mesmo, com tantos outros modos pelos quais ela ainda pode ser maravilhosa. Então vale a pena a leitura!

Marlia 27/12/2022

Desnecessário. É a mais sincera verdade. Já achei a mesma coisa do segundo livro, mas aceitei porque o primeiro livro triste e taus, só que esse foi inútil num ooouuutttrrrooo nível. Sério!!!

Julia Romão 25/12/2022

Aahhhh como amei esse livro! Ok, também achei um pouco cansativo, mas porque queria saber o final da história logo. Li os outros livros e sim, a história teve um final digno. Só o primeiro livro já finalizava a história em si, mas dar a continuidade trazendo o luto e se redescobrir foi muito válido e tocante.
Achei muito perspicaz por parte da autora em dar uma nova aventura a personagem em Nova York, pois renovou a história e não ficou eternamente ligada a Will, mas sim a descobrir o que Louisa seria capaz em se descobrir depois de tantas situações complicadas. Simplesmente eu amei a história!

(Leitura: março, 2021)

Eu.amands 23/12/2022

A vida confusa de louisa voltou
Nesse livro acontece várias reviravoltas e coisas q nem esperava,e um final surpreendente,em q a vida de louisa nunca esteve tão boa

Lidiany Paschoal 21/12/2022

Me arrancou lágrimas
Demorei para fazer essa resenha pois estava tentando superar o quanto esse livro me fez chorar.
"Ainda sou eu" é o livro final da trilogia de "como eu era antes de você" e posso dizer, é um livro bem dolorido de se ler.

Ao todo me decepcionei com tudo que vi no segundo livro, Sam, tão amado por um momento me fez duvidar de sua personalidade, até hoje não sei se o perdoo ou não, apenas sei que a Jojo Moyes sabe como fazer um livro.

O livro narra o novo emprego de Lou, sendo em uma das maiores metrópoles do mundo, assim morando a milhares de quilômetros de distância do namorado acontecem coisas, além de ter que lidar com o grande segredo que sua nova chefe carrega. Lou enfrenta mal entendidos e nós apresenta uma nova personagem, Sra. De Witt, e seu adorável cachorro, graças a ela Lou vai atrás de seu grande sonho.

Terminei o livro feliz e extremamente chorona.

Deéh 21/12/2022

Amei o livro
Antes de ler o último livro (continuação de "Como eu era antes de você" e "Depois de você") li vários comentários a respeito dele, muitas pessoas dizendo que era um livro desnecessário assim como o segundo.
Mas minha opinião é totalmente diferente, o dois livros são maravilhosos e nos faz submergir na vida e história de Louise Clark.
Amei saber o desfecho e fiquei muito feliz com o final dela.

Sol 19/12/2022

Não gostei do livro, fugiu totalmente da história do primeiro livro não via a necessidade do lançamento dele.

Lilii1 18/12/2022

Viva corajosamente, Clark
O livro nos mostrou a força e coragem da Clark para seguir a sua vida, apesar dos seus tombos. Eu gostei muito desse livro, tendo uma pegada diferente do anterior com o seu começo sendo bem "casos de família" na família Gopnik.
Fiquei chateada com a Agnes, malditaaaa não esperava isso. Mas isso foi bom pra história, nem tudo são flores. Gostei do finalzinho, principalmente na parte da velhinha, acredito que a Clark precisou dela para abrir mais a sua mente e o final foi o que eu esperava mas foi lindo igual um livro de romance (que ele é).

Que a Clark seja muito feliz usando sua meia calça de abelhinha?

Ariélli 14/12/2022

Zero empolgação
Eu não tinha NENHUMA expectativa para esse livro, provavelmente só li porque tinha comprado e estava na estante.
Eu tinha lido e gostado dos outros dois livros da série, mas eu não acreditava que existia caminho pra uma continuação.
E cara, me surpreendeu demais, amei acompanhar mais momentos da Lou. Esse livro bateu o martelo do que já era falado por aí: a trilogia de "Como eu era antes de você" não é sobre um casal e sim sobre a figura feminina principal. É uma delícia ver como tudo que aconteceu afetou a Louisa, cada escolha e ela tentando se encontrar.
Achei tão real e palpável as relações que foram mostradas no livro, ninguém totalmente bonzinho nem totalmente "mal".
A todo momento que o estava lendo esse livro, sentia um quentinho no coração, na torcida pela Lou.
Confesso que acabei com vontade de "POR FAVOR QUERO MAIS"...quem diria.

Ps. Apaixonada pelo Dean Martin, ele me fez chorar no trem no final com a Margot.
Ps. Lily você é maravilhosa.

Kennya 13/12/2022

Trilogia Maravilhosa
Há quem não goste do primeiro livro dessa trilogia, mas eu o amei desde a primeira vez que li (sim, li varias vezes).
E, no decorrer da leitura dos outros livros eu fui me apaixonado ainda mais pela trilogia.

Esse último livro me fez ficar com o coração apertado, pela Lou, diversas vezes. Torcia tanto pela felicidade dela.

No fim, deu tudo certo.

Recomendo muito.

Mayara.Oliveira 11/12/2022

Bom.
Gostei muito da evolução da Lou.
Com certeza uma das minhas personagens favoritas no universo literário.

Fernanda631 11/12/2022

Ainda Sou Eu
Ainda sou eu foi escrito por Jojo Moyes e foi publicado em 30 de janeiro de 2018.
Nesse volume nos deparamos com uma protagonista mais forte, mais madura e totalmente carismática, até nos momentos que ela mais consegue nos irritar.
É difícil falar dessa história sem lembrar e comentar sobre Will. O jovem esteve presente apenas no primeiro livro, se tornando a base para as histórias seguintes. Ao chegarmos nessa terceira etapa da história vemos o quanto à presença dele foi um divisor de águas na vida de Lou.
Mas vamos ao que interessa. Will não morreu. Ele permanece vivo na mente de Lou, falando com ela, permanece vivo através de sua filha, permanece vivo através de sua mãe que envia as cartas dele para Lou.
Anda Sou Eu inicia exatamente onde Depois de Você terminou, com Louisa indo para Nova York e tentando uma nova vida. Vamos dizer que tudo é um pouco e não exatamente o que ela esperava, quando ela decide que pode manter um relacionamento à distância e é praticamente jogada de pára-quedas no mundo dos super ricos e tem de lidar com a esposa Agnes, Leonard e um grupo enorme de empregados desconhecidos, além do seu amigo Nathan. Lou tenta sempre ver tudo de forma positiva, mas quando é obrigada a guardar alguns segredos daqueles que mais confia, ela vai conseguir lidar com tudo da forma esperada?
Nesse livro achei que Louisa teve o crescimento que Will esperava que ela tivesse, mas não exatamente como ele dissera - exatamente por ser ela e ser algo único, ela sair da própria zona de conforto, fazer o que achava certo mesmo que às vezes não quisesse de fato fazer aquilo. Você mostrou que tem a oportunidade de mudar muito, de mudar tudo, de ser feliz com as mudanças.
Em Ainda sou eu, Lou deixa Londres, sua cidade natal, e vai trabalhar para um casal muito rico em Nova York, os Gopnik. Ela vai morar em um prédio chique com uma família rica e de personalidades muito fortes e diferentes. Ela vai ser assistente da esposa do Sr. Gopnik, Agnes. Lou tem que acompanhá-la a todos os eventos, administrar sua agenda, cuidar de suas coisas, mas ela não contava em ter também que guardar os segredos de Agnes.
Ser considerada amiga da esposa do milionário e ir com ela a eventos chiques, deram a Lou a visão do quanto Agnes era rejeitada pelos amigos do marido, já que é a segunda esposa e era a massagista por quem ele largou a esposa. Lou administra a vida da chefe e a ajuda da melhor maneira possível, chegando a dar solução para problemas que Agnes não conseguia resolver, e por fim Josh.
As dificuldades de adaptação tanto em um país estrangeiro como também em um mundo muito peculiar dos milionários de Nova York, faz com que a protagonista vivencie situações muito diferentes e adquira experiências com as quais jamais havia sonhado.
Além disso, Lou deixou o namorado Sam em Londres e relacionamentos à distância são sempre complicados. Em Nova York, ela vai conhecer Josh, bastante parecido fisicamente com Will, o que vai tornar tudo ainda mais difícil para nossa querida Lou.
Josh é um caso à parte. Ele é muito, muito parecido com Will e claro, mexeu com Lou, mas ela está com Sam e ela o ama de verdade. Quando Sam vem pra N.Y. pela primeira vez depois de alguns meses, o encontro dos dois não funciona exatamente como eles esperavam e aos poucos a distância e uma nova companheira de trabalho de Sam abalam o relacionamento e não há como evitar o rompimento.
Lou volta algumas vezes para a Inglaterra onde encontra Lily, a filha de Will e isso a faz ficar mais feliz, mais perto do homem que um dia ela amou e Lilly acaba por colocar Lou de um jeito diferente, mais próxima de Sam, mas como eles não estão mais juntos, Lou tem a oportunidade de conhecer melhor Josh.
Por mais dedicada que ela fosse a Agnes isso não impediu que Louisa sofresse uma grande injustiça ao esconder um segredo da esposa do Sr. Gopnik. Desorientada, sem rumo, sem ter onde morar, em um país estranho, Lou fica alguns dias escondida no quartinho de Nathan que também trabalha com os Gopnik até que encontra uma solução surpreendente.
Sempre cuidando dos outros, às vezes Lou esquece de cuidar dela mesma, e quando cartas chegam de Londres ela precisa decidir se volta para casa ou se fica em N.Y. e abre um negócio com os presentes que a Sra. De Witt deu pra ela.
As histórias sobre Lou Clark são simples, mas ela é uma protagonista que encanta com o seu jeito de se vestir de forma original, criando moda ao invés de segui-la. Não é um enredo muito profundo e sua leitura é fácil e gostosa, talvez por isso mesmo faça tanto sucesso.
Moyes demonstrou, na verdade, que Ainda sou eu tem um humor muito sagaz ao fazer uso dessa pequena auto piada de comiseração, mas o título é mais do que isso. É uma insistência da própria protagonista, dizendo a todos que, apesar de todas as mudanças, transformações e crescimento que passou nos últimos anos de sua vida, ela é, na essência, ainda a mesma Lou Clark que todos conhecem.
Não diz isso numa forma autodepreciativa; muito pelo contrário, diz numa afirmação de quem se assusta como as pessoas podem simplesmente mudar e se afastar ao longo dos anos e sente tristeza ao constatar isso.
A vida de Lou, que temos o prazer de acompanhar nos dois livros anteriores, é justamente um recomeço depois de toda a intensidade que ela viveu ao lado de Will. A Louisa Clarke que convivemos nessa história final é totalmente diferente daquela menina engraçada e meio atrapalhada que conhecemos há alguns anos atrás. E esse é justamente o grande mérito da autora na história.
Gostei também de como a importância das bibliotecas para as comunidades em geral é evidenciada na história, e que é um tema que sempre gosto muito de ver sendo abordado nos livros. É praticamente uma metalinguagem na literatura: “vamos falar do valor dos livros e bibliotecas através dos próprios livros!”.
A escrita desse livro achei mais fluida e os acontecimentos mais intricados e bem contundentes, além de ter uma dinâmica legal.
Jojo Moyes pode ser cruel à sua maneira, não de uma forma intensa, mas levando a ansiedade até a última página. Ela não dá chance de adivinharmos o que vai acontecer com a Lou e é preciso ser forte para não sofrer junto com ela, mas nada tão dramático como foi com Will, é só aquele sofrimento de quem ama e acha que o mundo acabou por causa disso.
Tenho pensado sobre o que torna um livro um Best seller, um campeão de vendas? Talvez a capacidade que ele tenha de alcançar muitos públicos. Um livro mais complexo requer que o leitor tenha um repertório literário para apreciar uma narrativa mais lenta ou mais introspectiva, já um best seller é um livro bem escrito que costuma ser ágil e fácil de ler. Acredito que quem gosta de literatura não pode ter preconceito sobre qualquer tipo de narrativa, afinal, pode parecer fácil, mas é muito difícil escrever um livro que alcance um número enorme de leitores e em países de culturas tão diversas. Jojo Moyes parece dominar bem essa receita.
Jojo Moyes é uma das poucas autoras que conseguem mexer bastante com meu emocional. Por mais que as histórias tratem de ficções, é muito difícil não parar em algumas páginas e avaliarmos a nossa própria trajetória, sejam com os acertos ou pelos erros. Por isso, sempre vou dizer, se você ainda não teve a oportunidade de ler um história dela, não deixe de escolher uma e colocar na sua lista de leitura.
Precisava ser uma trilogia? O fato é que: Lou Clark levou três livros para se tornar a protagonista de sua própria história. Então, em vez de responder, devolvo-lhes a seguinte pergunta: “De quantos livros você precisaria para se tornar a protagonista de sua própria vida?”.