A Forma da Água

A Forma da Água Guillermo del Toro
Daniel Kraus

Resenhas -

Paloma 16/12/2022

Um romance digno de indicação
Gostei muito da história, o desenvolver dos personagens é muito bem feito. As partes na selva e relacionadas ao Deus Brânquia de maneira geral trazem um suspenso ótimo de se ler, o fim me deixou tensa demaiss. Com toda certeza uma leitura que vale realizar.

Samille 09/12/2022

Um amor além das palavras...
O livro é sobre uma servente muda de uma empresa e um ser, uma criatura, que é capturada por um militar e é levada à empresa para ser estudada, pois é um ser que jamais havia sido visto antes, e é intrigante por tantas particularidades.
É interessante a forma como a história é descrita, as pessoas, as amizades que se desenvolveram e o desenrolar da história de Elisa com a criatura, a forma como eles aprenderam a se comunicar através de olhares, gestos, toques...

No meio do livro a leitura fica cansativa, dá vontade de abandonar, as coisas demoram pra acontecer, não tem muita emoção, não tem muita aventura... Volta a ficar instigante novamente no final da história, quando tem um pouco mais de agito.

No geral, é uma história boa, a ideia é interessante, criativa, só não recomendo pra quem gostar de ler histórias mais dinâmicas.

ade' 30/11/2022

Shipp de um peixe e uma humana.
Todos temos nos desejos pessoais, apesar de que por muitas vezes se é ignorado o desejo do próximo, afim de que nosso propio realize-se. Em A Forma da Água, a criatura, tirada de seu habitat natural, logo torna-se vitima.

Guilherme Del Toro trouxe uma obra que trás reflexão sobre quem somos, e o que nossas atitudes refletem sobre nossas vidas. Com Strickland, um ambioso americano viajando para a densa floresta Amazonica, atrás de um suposto deus aquatico, cujo se era conhecido apenas por lendas e boatos. O auge de sua glória é provar que de fato existia tal ser, mas que consequentemente, deixou com que sua ambição doentia tomasss conta de seu ser, desencadeando um verdadeiro escroto. Em outra visão, Elisa tem seu desenvolvimento com tamanha Indepedencia.

O final é inesperado, ou talvez muito claro. Com o brilho de um romance inusitado. Além de personagens que se desenvolveram completamente para vozes aticas e indepedentes.

Cleber 20/11/2022

Spoiler: o ser humano é o pior dos monstros
Gostei muito da leitura, em alguns momentos a leitura é um pouco lenta, mas isso serviu para conhecer mais sobre as personagens. Adoro o filme e o livro deixa a gente se aprofundar ainda mais na vida e nas motivações das personagens, em partes até de uma forma poética. Para quem for se aventurar na leitura, não desanime logo no começo, pois a história vai num crescendo até terminar de uma forma linda e incrível.
Thami Zambrano 20/11/2022minha estante
Adorei esse livro.

Leonhard 21/11/2022minha estante
Gostei muito da sua resenha. Me inspirou a ler o livro. O filme, achei ótimo.

Regis 21/11/2022minha estante
Agora que li sua resenha vou colocar o livro na lista. ?
Ótima resenha, Cleber! ? ???

Cleber 21/11/2022minha estante
Obrigado ??

Levi.Sabino 18/11/2022

Incrível!!
Tenho que parar com essa mania de só ler os livros depois de assistir aos filmes kkk... e esse aqui me surpreendeu MUITO! A história narrada, os pontos de vistas dos personagens, a profundidade dada a eles, simplesmente incrível!

Micaely.Gomes 22/10/2022

Li aos 16, hoje tenho 21...
Foi o primeiro livro que li quando voltei ao hábito de leitura fiquei um tempo sem ler, enfim a adolescência faz isso... é um dos meus livros favoritos e recomendo muito! Fala sobre abraçar o diferente e amor verdadeiro.?

SóFis 21/10/2022

é complicado sabe...
os personagens são fantásticos, na verdade as personagens femininas são sensacionais. Por outro lado, os homens eram sem sal algum, bem como a história. Leria de novo pela Laine e a Zelda (não gostei muito da Elisa).
Laine e Zelda são personagens maravilhosas, não esperava um desenvolvimento tão bom nelas duas, estou genuinamente surpresa.

Maressa 16/10/2022

Eu daria 1000 estrelas se o início do livro não fosse tão arrastado, demorei muito tempo para terminar e literalmente só depois da página 270 (quando a Elisa resgata o Ser do instituto) é que as coisas realmente começam a ficar boas e a leitura te absorve.

Esse livro é praticamente um poema, adorei as descrições da criatura e a forma mágica que os autores misturam a fantasia e mitos com poesia, é maravilhoso de se ler.
Se o livro fosse só isso teria sido incrível e com certeza eu teria devorado rapidinho, mas o livro fica alternando as narrativas entre uns 5 personagens diferentes. E por mais que seja interessante saber a perspectiva de outros personagens, alguns deles não tinham muito a ver com a história principal e isso meio que me desmotivou.

Em resumo, pra mim valeu MUITO a pena só pelo final. MEU DEUS QUE FINAL LINDO. Mágico, surpreendente, incrível, foi tudo e eu não esperava a revelação no final. Fiquei muito apaixonada pela relação da Criatura com a Elisa, a forma que eles dois se comunicavam e interagiam, é muito bonito ver essa relação se formar.

Nas últimas páginas quando tudo fica mais intenso, dá pra sentir a imensidão dos sentimentos deles e o quanto é algo tão mágico, incompreensível e eterno quanto a criatura.

É uma leitura um pouco lenta mas que valeu muito a pena por esse final emocionante!

Susie.Gameleira 13/10/2022

O amor transforma e transborda
A historia de Elisa que apresenta uma deficiência que a torna invisível para todos que a cerca, menos seu amigo Giles e Zelda, é motivo de paixão para uma estranha criatura aquática que veio do Brasil capturada para servir de cobaia a estudos cientificos. Ambos descobrem o florescer de um sentimento que parece impossivel. Ler este livro foi um deleite em trechos onde o autor inunda o leitor de sentimentos diversos. Super recomendo esse livro!

Caroline.Dagostim 07/10/2022

Um amor improvável
Leitura fluída nivel
Dificuldadena leitura: 6/10
Leitura que mostra varios lados e oque passa na cabeça de cada personagem, incluindo a do próprio homem peixe.
Amar um ser não humano que assim como a propria Elisa, não tem poder de falar, nos mostra que amor não é feito de palavras, e sim de gestos. Um amor improvavel que me fez pensar se no final ela ia abandonar a propria vida, ja sem sentido, pra viver a do "monstro" e sim, ela foi. E pelo que eu entendi se transformou, magicamente, em uma dele.

Carvalho 03/10/2022

Achei a leitura pesada e cansativa em alguns momentos, apesar disso eu gosto bastante desse livro e da sua história. Gosto da forma que a narrativa é construída, das mudanças de perspectivas e de como todos os personagens são importantes.

Lara 22/09/2022

Pensa num livro bem escrito viu
Super bem escrito, faz você sentir na pele a tensão que o fela da p*ta do Strickland te faz sentir (tanto que fiquei 8 meses com a leitura parada pq não aguentei a agonia que esse personagem passava). Enfim, o livro tem um desfecho muito bom e com todas as pontas atadas, não assisti ao filme ainda, mas se ele for exatamente como o livro é, faz total sentido ele ter ganhado um Oscar.
Não tenho muito o que falar pois sinto que será spoiler, mas se você gosta do Guilherme Del Toro e de coisas do gênero, pode ler que com certeza vai gostar.

Daniela.Pinheiro 22/09/2022

é um bom livro?
achei um bom livro porém meio parado, quando comprei tinha mais expectativas.
do meio pro final comecei a me interessar um pouco mas achei a leitura bem parada