O que Alice esqueceu

O que Alice esqueceu Liane Moriarty

Resenhas - O que Alice esqueceu?

Day 19/08/2021

Ruim, bom, ruim, bom, quem sabe?
Não sei se realmente amei ou realmente odiei esse livro. Simplesmente não consigo sair de cima do muro quando o assunto é essa obra.
Por um lado, amei o tema retratado: a forma com que uma pessoa pode mudar em 10 anos de sua vida e quem você seria se não se lembrasse desses momentos.
Além do plot da Alice, acompanhamos a sua irmã, Elizabeth e a avó, Frannie, o que foi um excelente refresco, visto que me vi mais envolvida com elas do que com a protagonista.
Agora, apesar de gostar dos temas abordados por cada um dos personagens acima, no geral, nunca vi pessoas mais insuportáveis (um pouco de exagero, confesso, mas teve momentos que a minha cabeça renomeou todos eles para Karen).
Não consegui me conectar com a Alice, e portanto, a situação dela não me comoveu ou convenceu. Ela por muitas vezes foi extremamente idiota e egoísta, quase tive um treco (acho que ela tem sérios problemas de dependência emocional para com o ex-marido, mas isso é um assunto para terapia). As pessoas em volta dela também me deram nos nervos. A mulher bate a cabeça, perde a memória, e todo mundo leva extremamente a sério todas as decisões que mudariam radicalmente sua vida, mesmo que quando ela recuperasse suas lembranças, provavelmente não fosse concordar nem um pouquinho. Outra coisa que fez meu sangue ferver é o fato de todo mundo estar se recusando a acreditar que ela esqueceu alguns acontecimentos. Foram 10 anos, mas ninguém parece ter noção de quais coisas fariam parte da memória da Alice e quais não. Chegou em um momento que se ouvisse mais uma vez o "mas com certeza você lembra disso, não é?", eu ia gritar.
Por falar em lembranças, Alice mente como uma mentirosa patológica. Perdi as contas quantas vezes ela falou que estava lembrando (sendo que não) ou usou informações que outras pessoas falavam pra fazer os outros acreditarem que ela estava bem. A bendita mentia até para enfermeiras e médicos.
No fim, achei que o que todo mundo precisava era terapia, mas mesmo assim, não conseguia parar de ler a história.
Meu veredicto é: tão ruim, que até foi bom.

giio 14/08/2021

Valeu o esforço.
O começo é chato pra caramba e eu quase desisti. Muito chato, longo, descritivo.
Depois dos 40% fica impressionante.
Nos 70% eu estava maravilhada, extasiada, chocada, curiosa e totalmente absorvida na leitura.
Eu precisava de respostas!
Só nao dei 5 estrelas pq o começo eu penei. É um livro muito bom.

Recomendo a todos que estão com paciência. E talvez até gostem do começo do livro. Vale demais o tempo investido.

Aviso de gatilho pra gente com problemas de fertilidade. Eu fiquei muito tocada com essa parte. É um assunto doloroso demais. Eu fiquei meio baqueada. Não dê de presente pra quem tem problemas desse tipo, pelo amor de deus.

Bia 13/08/2021

Não é o que eu imaginei .
Eu tava esperando um plot impressionante, achei que iria acontecer alguma reviravolta no final pelo rumo que o livro estava indo. Mas não. Criei mil teorias sendo que o final é bem simples. Decepcionada? não tô, só queria algo mais empolgante.

yasmin6381 12/08/2021

No geral, a leitura fluiu bem, o livro prende a gente na curiosidade de saber o que aconteceu nós últimos 10 anos, mas isso fez com que eu ficasse frustrada em algumas partes, imaginando acontecimentos muito mais impactantes do que realmente eram. A premissa do livro é bem legal, faz a gente pensar sobre como as nossas memórias fazem de nós quem somos. Me diverti bastante lendo, mas tive alguns problemas com o final, tanto o da Alice quanto o da irmã dela (que também tem uma "mini-trama" em paralelo).

Aline.Santos 12/08/2021

Eu amo essa escritora
A forma de escrita da Liane é perfeita. Sem dúvidas minha escritora favorita. A narrativa, os personagens. Tudo te envolve.

Ágatha 05/08/2021

É o primeiro livro que leio da autora. Não fui com muitas expectativas, esperava um plot enorme tretas e etc. Me surpreendeu positivamente ao ter uma narração muito gostosa, tanto da Alice, quando da Libby, quanto da Frannie, de modos diferentes. A ambientação das histórias, os "lapsos" que fazem muito sentido até o fim.
A história me prendeu muito, não é extremamente pesada nem super difícil, é uma leitura boa de se fazer. Fora isso, o fim me deixou um pouco frustrada. Não que tenha sido um final ruim, mas eu fiquei meio irritada pelo que li dos personagens e esperava que acabasse de outro jeito. Mas acredito que era "necessário" para os personagens que aquilo acontecesse.
Me fez refletir muito, sobre diversas coisas, pensar no futuro, no passado, nas amizades, medos e planos. Me senti imersa na história sem levar aquele solavanco do final do livro e ficar de ressaca, mas senti uma paz ao terminar, de forma a acalmar todo aquele nervoso do livro e curiosidade de saber tudo que aconteceu.
Num geral, um livro muito bom, recomendo demais pra quem gosta do estilo.

Rosyane.Rodrigues 05/08/2021

História boa, mas arrastada
"O que Alice esqueceu" na verdade são três histórias publicadas num único volume, o que deixa o livro chato. A principal: Alice cai, bate a cabeça e perde a memória. Ao acordar, pensa em está no passado, grávida do primeiro filho quando ela já é mãe de três e está em processo de divórcio. Nesse hiato de memória ela passa a limpo as relações familiares e amorosas. As duas outras histórias são as visões da irmã e da avó da Alice sobre os mesmos dramas. Chato, chato, chato. Era pra ter focado na Alice e deixado os outros argumentos para outras obras, enfim... A autora escreve bem, por isso me indiquem outras obras dela ?

Nanda 04/08/2021

Gostoso de ler
Quem você era há 10 anos atrás? Quais mudanças ocorreram na sua vida neste tempo? São essas perguntas que ficam na nossa cabeça durante a leitura do livro.
Uma história muito bem construída, de leitura interessante e que prende a gente, gostosa para um fim de tarde.
Alice perdeu a memória após um acidente na academia, não se lembra nem mesmo dos filhos! E precisa ir desvendando algumas partes da sua própria vida para entender o que está acontecendo, pois só se recorda do que ocorreu 10 anos antes.
Eu particularmente achei esse trajeto de recuperar as memórias bem envolvente. Porém o livro aborda temas pesados, como infertilidade e maternidade, mas tudo de uma forma surpreendentemente leve. Gostei muito de conhecer a família de Alice e a dinâmica da sua vida, consegui me apegar a alguns personagens, em especial aos filhos, e gostei bastante do final.
Um livro que foge um pouquinho dos enredos que estou acostumada a ler, mas que me agradou bastante.
Vale falar que esse foi meu primeiro contato com a autora, que só conhecia por ter assistido Big little lies, adorei a escrita dela e já coloquei outros na minha listinha de desejos.

Mayumi 04/08/2021

Você já sentiu falta da antiga versão de você? É o que esse livro me fez refletir.
“Amizade e viagens. Piscina. Champanhe, sol e risadas. Uma vida de sonho. Mas talvez a vida de qualquer um parecesse maravilhosa se você visse só os álbuns de fotos. As pessoas sempre sorriam e inclinavam a cabeça obedientemente quando alguém apontava a câmera para elas. Talvez segundos após o clique, ela e Nick houvessem se separado, evitando o olhar um do outro, dando caretas em vez de sorrisos.”
Alice tem 39 anos, mãe de três filhos e está se divorciando de seu marido Nick.
Em uma sexta feira, durante uma aula de step na academia, ela cai e bate a cabeça; quando recobra sua consciência ela acha que ainda tem 29 anos de idade. Isso mesmo, ela perde a memória dos últimos 10 anos de vida. Ela não lembra de seus filhos, e não lembra que está se divorciando, o que ela lembra é que acabou de comprar sua casa e a está reformando junto com o seu marido, Nick, e grávida da sua primeira filha.
Ao descobrir que está em 2008 e não em 1998, ela tenta preencher as lacunas da sua memória e descobrir como virou a pessoa que é hoje.
Somos o reflexo das nossas experiências, tudo o que passamos durante nossa vida vai moldando nossa personalidade e nossa visão de mundo. Essa experiência fica gravada no nosso corpo e na nossa memória..., mas e se não lembrássemos? E se perdêssemos anos de nossa existência? Emocionalmente voltaríamos ao que éramos até o ponto de onde nos recordamos como ser humano, mas muito provavelmente o ser humano que éramos não se encaixaria na realidade da pessoa que nos tornamos...é meio complexo, eu sei. Mas foi exatamente o que esse livro me fez sentir, a Mayumi de 10 anos atrás aprovaria a Mayumi de hoje? O que de mim se perdeu com o tempo, quais características foram acrescentadas no meu EU.
Agora, falando mais sobre o enredo do livro, não é o livro só sobre a Alice em si, é mais sobre a relação familiar como um todo, tanto que o livro tem partes focadas na Elizabeth, irmã de Alice, e na Frannie “avó” das duas.
Foi meu primeiro contato com a Liane Moriarty, e eu amei a escrita dela, li o livro em dois dias, eu me envolvi tanto com o enredo que eu não queria que acabasse.
Esse livro me tocou de tantas formas, que não tinha como não favoritar.

site: https://www.instagram.com/carregando_historias/

jaquelinecrzs 01/08/2021

confesso que no começo tava achando muito chato mas tô super feliz de ter continuado, o livro é uma delícia, as novas ou velhas (?) perspectivas de alice são deliciosas e ir descobrindo as coisas junto com ela foi uma experiência maravilhosa. todos os personagens são fascinantes, as construções familiares, os problemas conjugais, tudo é instigante e curioso! ?

sandryelle 25/07/2021

Eu esperava um drama de família tradicional de classe média alta tal qual big little lies e apesar de não entregar tudo que BLL ainda assim é muito bom.

A única coisa que eu não gostei muito foi a forma como a Elisabeth saiu de todo o seu drama sofrendo com uma saúde mental péssima. Achei muito ruim esse desfecho, um desserviço pra pessoas que passam por situações parecidas.

Também não me agradou muito o drama da Gina, que amizade tóxica. Além de que eu esperava que o plot dela fosse bem mais interessante.

Gabi 24/07/2021

Após cair na academia e bater a cabeça, Alice acorda e percebe que não lembra dos últimos 10 anos que se passaram da sua vida.
Precisando enfrentar a nova realidade, ainda presa a dez anos trás, Alice busca sinais que possam explicar tudo que aconteceu.

A leitura do livro incialmente nos prende pela curiosidade de saber o que realmente passou nos anos em que Alice não se lembra. Além de observar o quanto a personagem mudou durante esse tempo. Contudo, a trama não conseguiu me prender durante todo o livro, tornando-a longa e monótona.

Apesar de ser não ter me prendido a leitura, o livro me fez refletir em quanto mudamos, amadurecemos, fazemos escolhas e as consequências (e belezas) dos caminhos que escolhemos seguir.

Danielle 18/07/2021

Eu não estava muito a fim de ler ele, mas ainda bem que li, pois o livro se mostrou muito bom.
A história gira em torno de três personagens , Alice, Frannie e Elizabetti, é uma história de novas oportunidades, já que quando Alice perde a memoria, ela se transforma em uma pessoa que ela era no passado e é muito legal ver como as nossas decisões podem influenciar em muita coisa.
Eu não gostei muito do final, achei jogado e inesperado, já que se passa 10 anos e ela volta com o Nick.
Eu não entendi muitas decisões da Alice, achei que ela acaba se tornando uma pessoa fútil. A amizade dela com Gina não faz o menor sentido e ela coloca a Gina em um pedestal , que ela até parece uma deusa.