O que Alice esqueceu

O que Alice esqueceu Liane Moriarty

Resenhas - O que Alice esqueceu?

Carolina Hahn 15/07/2021

Gostei
Gostei da história, da escrita fluida da autora e da ideia central. Meu único porém fica para o final que achei um pouco óbvio, mas isso foi estritamente pessoal. Um livro bem gostoso de ler, te faz refletir sobre mudanças, sobre os acontecimentos que nos moldam e sobre os planos que fazemos sabendo tão pouco de tudo.

InfinitaTBR- Jana 12/07/2021

Alice esqueceu uma década inteira!
Fiquei apaixonada pela escrita da autora, que contou a história de forma fluida e apaixonante.

Acho que é impossível ler o livro e não se imaginar no lugar da personagem.
Eu mesma imaginei a minha vida sem a lembrança do meu casamento, dos novos e grande amigos, das pessoas que chegaram à essa vida e das que partiram. Esquecer tantos momentos felizes e o impacto de sofrer as perdas novamente, é uma experiência que causa arrepios.

O final do livro é lindo. ?

Guilherme k 11/07/2021

Muito bom, a curiosidade prende e não consegui parar de ler até terminar. E um romance, história simples mas a forma como foi contada fez toda diferença. Recomendo

Mylenarg 02/07/2021

Leitura muito gostosa!
Escolhi este livro aleatoriamente, sem ao menos conhecer a escrita da autora ou ter alguma indicação do mesmo, e simplesmente me apaixonei! É uma leitura gostosa do início ao fim.. ele me lembrou muito quase a mesma sensação que tive ao ler O segredo de Helena da autoria Lucinda Riley. (Mesmo que não tenham nada haver um com outro) mas passou a sensação de estar em família, lembrando também um pouco da infância! Enfim, uma mistura de sensações muito boas!

Andressa 01/07/2021

Daquelas belas surpresas na vida de um leitor
Liane Moriarty é uma das maiores autoras de romance contemporâneo atualmente, ao lado de mulheres como Colleen Hoover e Celeste Ng. Com um hall extenso de obras literárias foi até difícil decidir por qual delas começar, mas O que Alice esqueceu conseguiu me cativar e creio que outros leitores devem sentir o mesmo ao final da leitura.

Alice tem 39 anos, três filhos e um casamento às portas do divórcio quando bate a cabeça durante uma aula na academia e ao acordar, percebe ter perdido a memória dos últimos dez anos. Nessa época, ela estava vivendo a primeira gestação ao lado do marido, o homem dos seus sonhos que, agora, com pequenos pedaços da realidade jogados em seu colo, ela não entende porque ia querer se separar.

O início foi um pouco lento pra mim, confesso, mas a tendência é melhorar e melhorou mesmo. O leitor conhece a história de Alice através das memórias dessa versão de 29 anos: uma mulher doce, insegura e ingênua; e como ela reage a realidade dos fatos — principalmente, sendo mãe de três crianças que ela não lembra de ter gerado. A personagem também tem de lidar com a relação estranha com a irmã, a sua melhor amiga de anos, agora agindo de um modo mais distante, sem explicar o porquê.

Aliás, o enredo é carregado de porquês. A autora deixa várias questões no caminho e se torna muito fácil seguir as pistas até encontrarmos as respostas, uma de cada vez. Mas, apesar dessas questões instigarem mais o leitor a continuar, o ponto alto desse livro são as reflexões que ele causa. Já imaginou perder dez anos da sua vida? E se essa versão mais velha agradaria as pessoas que você convive e ama hoje? Quais mudanças você não seria capaz de suportar?

Pessoalmente falando, eu me senti muito conectada com os dilemas da Alice. Ela quer a vida dela de volta, quer entender os motivos de ter perdido o marido, saber quem são essas pessoas que agem como se a conhecessem desde sempre, e mais que isso, como se tornou a mulher fria, fútil e controladora, adorada por todos, menos por quem ela se importa. Onde que tudo deu errado?

A Liane criou um enredo amarradinho, bem escrito, com a carga certa de drama familiar, romance e suspense, mas em determinado momento, as questões da personagem não são mais as únicas que importam.
Porque esse é um daqueles livros transformadores, sabe?

Também preciso falar da criação dos diálogos, eles são tão reais, emocionantes e importantes! Não estão ali para preencher uma lacuna, um espaço não definido, pelo contrário, todos têm a sua razão de ser: Conseguem fazer rir, dão o ritmo da narrativa, mostram a miríade de personalidades de cada um dos personagens, faz você amar, odiar ou duvidar deles e muito mais. São diálogos deliciosos de ler e me deram, por muitas vezes, a sensação de que eu era amiga da Alice e estava assistindo tudo dentro da casa dela, de tão fácil que era a visualização e a ambientação escrita pela autora.

Pra finalizar as minhas impressões, O que Alice esqueceu foi uma bela surpresa e me encheu de vontade de embarcar em mais histórias com dramas familiares, mesmo que este não seja o meu gênero favorito. Ainda não sei qual será o próximo lido da Liane Moriarty, mas posso garantir que este não será o último. Ela, realmente, conseguiu me impressionar.

Vou guardar essa história no meu coração e recomendo muito a todo mundo.

Maitê 28/06/2021

Liane Moriarty se torna uma escritora muito melhor em Pequenas Grandes Mentiras então sugiro que você caso se interesse por este vá ler aquele. Aqui ela ainda está começando uma elaboração sobre maternidade/feminilidade que soa até ultrapassada hoje em dia.

Janis 26/06/2021

Que livro gostoso de ler!!!
Foi meu primeiro contato com a autora e já amei! O livro é fácil de ler e coma escrita leve.
A história é envolvente e o que nos faz não querer parar de ler!

Bibiana Marchetti 25/06/2021

Eu amei o livro. Fiquei pensando como seria se algo assim acontecesse comigo, como eu acordaria e como enxergaria minha vida.
Fiquei irritada por ninguém ser claro e contar tudo para Alice, mas eu gostei dos assuntos que foram tratados e como foram tratados. Vale muito a leitura.

Ágatha 22/06/2021

Aí, Alice!
Segundo livro que leio da Liane e fiquei muito impressionada!
Não sei se estava com as expectativas baixas, mas adorei a escrita da autora e a trama foi muito original.

Liane conseguiu abordar de forma leve assuntos como amadurecimento, amizade e fertilidade, além de como as pessoas e os relacionamentos mudam.

Foi muito gostoso também termos o ponto de vista de outras personagens, podendo acompanhar a história delas.

"Eu só estava pensando em como fico feliz por você ter batido a cabeça naquele dia. Todos os dias agradeço a Deus por ter criado as aulas de step."

Vanessa 19/06/2021

O livro conta a história de Alice que perde a memória do últimos dez anos. É possível refletir como é importante ter outras perspectivas da sua própria vida para torná-la mais leve. A história em si é incrível, principalmente pra quem já é casado. Adorei a história de Alice. Entretanto, o livro tem três história em uma só, como se fossem três livros misturados e isso é bem chato ao longo do livro.

Manu 17/06/2021

Suspeita pra falar
Sempre que quero um livro leve, eu procuro ler Liane. Amo como mesmo com leveza ela trata de temas que nos faz pensar. Nada melhor que um livro dela para sair de uma ressaca literária

Paty 16/06/2021

Um livro que nos faz refletir sobre como mudamos com o passar do tempo e sobre o que realmente é importante na vida. Sobre como as nossas brigas cotidianas por coisas minúsculas podem se acumular e acabar mudando nossa essência.
Carolina Hahn 15/07/2021minha estante
Exatamente isso!

luizabheck 13/06/2021

Não é um livro daqueles surpreendentes, o final é bem previsível. Entretanto, é uma leitura agradável e nos faz refletir sobre as coisas da vida e como lidamos com as situações. Li em 1 dia, gostei bastante da história, só não achei excepcional.

Nota pessoal: ler novamente quando tiver uns 5 anos de casada. Pode ajudar.

Ana Lívia Mourão 11/06/2021

Vi tanta gente falando bem desse livro que acho que fui com muita ?sede?. Não que o livro seja ruim, é um livro ok, com todo um drama, um pouco de comédia...mas acho que fui ler esperando mais do livro.
É uma leitura boa, apesar que o final da história me passou um desconforto de como se tivesse sido escrito ?às pressas?, teve um salto de tempo gigante e as coisas se resolveram em um piscar de olhos.