Graça e Fúria Tracy Banghart

Resenhas - Graça e Fúria

izzystorm 27/08/2020

Graça e Fúria - Resenha #8

Ao apresentar Serina e Nomi, duas irmãs que se desentendem com grande frequência e com ideias antagônicas, a leitura mostra as personagens de maneira gradual na história até me deixar completamente absorta nesse universo. O modo como elas foram desenvolvidas tornou a evolução delas perceptível e muito marcante, inclusive das personagens secundárias – com as quais me emocionei bastante.

Amei demais a forma que a política envolvia muitas decisões e como esses elementos eram colocados tanto na história desse universo quanto permeava todo o agir e pensar individual. Teve algumas partes da história que consegui deduzir o que ia acontecer, mas isso não tirou nem um pouco da emoção de acompanhar o desenrolar. O final foi fantástico e estou muito empolgada pra ler o próximo volume.

Ana Paula 12/01/2022

Inesperado
Comecei a ler sem muita expectativa, no início não me prendeu mas quando passou dos 40% do livro eu fiquei vidrada não história. Gostei muito da história, das narrativas, dos personagens, as irmãs me conquistaram de cara, cada uma do seu jeito. O plot eu comecei a desconfiar a partir de uma parte do livro, então não me surpreendeu mas ainda assim foi bom. To ansiosa pelo próximo livro. Gostei das migalhas de romance, espero que desenvolva nos próximos.
P.s. O amadurecimento da Serina foi a melhor parte do livro, ela se transformou ao longo da história (talvez ela seja minha favorita kkkk).

Maria @booksofmary 18/01/2021

Não esperava, mas gostei muito
Serina e os gêmeos Nomi e Enzo são irmãos que vivem em um reino, governado pelo Superior, onde mulheres não tem liberdade de escolha ou direitos, assim como não podem ler e escrever, só podem trabalhar em determinadas áreas, como na costura, onde todo seu lucro é revertido para a família, etc. A única perspectiva de "crescimento" social e financeiro dessas mulheres é através dos casamentos arranjados e é nesse cenário que a família desses irmãos treinou Serina, a mais velha e considerada mais bonita, desde muito cedo para ser uma Graça, e a jovem Nomi para ser sua aia, desse modo ajudando sua família a sair da pobreza.

Graças são as mulheres do Superior, que escolhe três novas moças a cada X anos para acrescentar ao seu harém (essa palavra não é usada no livro, que usa mais de termos italianos, mas o contexto do que acontece é o mesmo), que apesar de viverem no luxo, devem servi-lo subimissamente, desde gerar seus herdeiros até obedecer a mínima ordem sem questionamentos. Portanto Serina, com Nomi a tiracolo, são enviadas ao palácio da capital, pois o herdeiro do Superior está prestes a selecionar suas três primeiras Graças. Mas Nomi, possui um segredo que vai atrapalhar todos os planos traçados por essa família.

Vamos então, acompanhando de maneira alternada nos capítulos, as coisas que acontecem com cada uma das irmãs. Vi muitas pessoas falando que esse livro é a junção de retalhos de outras histórias e de fato em um primeiro momento, o plot dessa história não é realmente algo inédito, expectativas de certas escolhas que saem diferente do esperado como em "Enraizados", várias mulheres servindo a um monarca como em "As Mil e uma Noites", ou candidatas disputando a atenção de um herdeiro como em "A Seleção", mas as semelhanças param aí, esse livro difere dos outros pela forma como a autora deselvolveu a história a partir dessas concepções iniciais, o caminho de uma das irmãs, por exemplo, foi algo que nunca li e que me agradou muito. Também vi muitas comparações com "A Rainha Vermelha" e, novamente, de fato há uma situação semelhante em ambas as histórias, mas do contrário de "A Rainha Vermelha" que achei ser um livro legal, porém mediano e que não me instigou o suficiente pra terminar a série, gostei bem mais de como tudo ocorreu em "Graça e Fúria".

Existe algo no livro que quem já leu fantasias nessa linha, vai saber que é uma das coisas que vai gerar um problema no final da história, que me deixou com raiva sim, pois eu, no meu papel de leitora, entendi o que estava acontecendo, mas que eu sabia ser crível nesse livro específico, de que personagem x, jovem, sem o conhecimento mínimo de fora da vida limitada onde cresceu, que se encontrava como se encontrava e que tinha a personalidade que tinha, fosse cair e que, embora de uma forma mais lenta se comparado com a outra personagem se desenvolvendo na história, também fez crescer. Já essa outra personagem teve o amadurecimento mais rápido, mais perceptível e mais legal de ser acompanhado, pois embora o da outra também fosse terrível e sem escolhas, o ambiente que cercava essa personagem tinham horrores mais crus e imediatos, em que por incrível que pareça, seu background a ajudou a evoluir, eu adorei essa personagem. Por isso não tomem esse livro como previsível, existem surpresas ao longo da história.
Gostei também dos romances, achei bem justificados e que ocorreram numa intensidade proporcional aos acontecimentos e ao tempo decorrido, me fazendo torcer pelos personagens.

A autora tem uma escrita bem direta ao ponto, o que a meu ver funcionou bem nesse livro, ela desenvolveu a história sem perder tempo com cenas desnecessárias que não fossem acrescentar à trama, sem ser apressada, ela cumpriu o que propôs, contudo em alguns momentos pontuais queria que ela tivesse se demorado só mais um pouquinho, porém não é nada que prejudique a história. Esse foi mais um livro que li muito rápido e que me deixou muito curiosa para ler a continuação (os dois livros são tão pequenos, acho que cabia ser um volume único). Recomendo!!

Sabrina.Varges 28/04/2021

RELEITURA
Li o livro em 2018 e só agora comprei o segundo livro, a pesar de querer muito ler. Se eu já tinha amado a leitura da primeira vez, agora gostei ainda mais. A escrita é bem fluida e prende o leitor do começo ao fim, nos últimos capítulos é impossível largar o livro antes que acabe. Recomendo muito para todos que gostam de uma boa distopia e livros que mostrem a força da mulher e do trabalho em equipe.
Livro concluído na releitura em 28.04.2021

Gigi 12/01/2022

merece mais hype
gente do céu!!
o livro eh envolvente, com capítulos tecnicamente pequenos (5-7 pags normalmente) e super fluido
tem um plot no final, que meus amores QUE SABOR
super recomendo
não consegui me decidir de qual irmã eu gosto mais!! provavelmente a Nomi, mas eu ainda tô indecisa

de acordo com a amazon é +13

mbarcelos2 12/11/2021

Na primeira interação já da pra sacar o livro todo.
O livro conta a historia de duas irmãs completamente diferentes em um lugar em que mulheres são totalmente oprimidas, não tem permissão pra nada, inclusive ler.
Nomi e Serina, uma com o espirito rebelde, que odeia todas as restrições que lhe são impostas e sonha com a liberdade, já a outra sempre foi conformada e disposta a fazer o que fosse preciso pra ter uma vida melhor DENTRO de suas limitações. Serina sempre linda e mansa, treinada a vida inteira pra se tornar uma Graça (concubina do rei) e consequentemente, Nomi foi treinada pra ser sua Aia, só servir mesmo, e elas conseguem, a Serina é selecionada pra ir ao palácio e conhecer o príncipe Herdeiro, que tem que escolher entre todas as graças, apenas 3 (3 a cada 3 anos). Só que nessa ele conhece a Nomi e ela, pra variar, é rebeldinha com ele e por fim, ele decide que quer ela como sua Graça e não a irmã, que automaticamente vira aia da Nomi, e no meio dessa confusão toda, a Nomi consegue piorar ainda mais a situação, roubando um livro ao qual a Serina leva a culpa por saber ler (que é estritamente proibido) e sendo enviada no lugar da irmã pra uma ilha prisão e é aí que começa a historia.
Eu esperava muito da Nomi como forte, rebelde e guerreira e me decepcionei terrivelmente. As partes dela se resumiram a uma criança burra sendo facilmente manipulada pelos príncipes, e fica tão claro a manipulação que me deu raiva de ler as partes dela, me dava preguiça de ver tanta burrice e saber exatamente o que ia acabar acontecendo.
Enquanto a Serina me surpreendeu horrores, pois achei que ela seria péssima e terrivelmente mansa, se mostrou forte, extremamente adaptável, guerreira. Eu amei cada parte dela a partir do momento que ela vai pra ilha.
FOQUEM NO CAPITULO 37. O MELHOR!!!
Enfim, tirando as bobices da Nomi, as partes da Serina compensam o livro. Eu amo um bom romance, mas a melhor coisa desse livro é o enredo da rebelião.

Maju 18/04/2021

História promissora, mas apressada
O livro começa muito apressado: as coisas acontecem rápido demais e não te deixam criar simpatia pelos personagens. Mais ou menos na metade o livro começa a te prender: os personagens se tornam interessantes, a história começa a desenrolar (ainda sem a profundidade necessária para o meu gosto), e termina com os acontecimentos correndo novamente. Pra quem gosta de YA, a história do livro lembra muito A Rainha Vermelha, mas sem os poderes e mais voltado para união feminina.

cindynicacio 05/12/2021

Em Viridia, onde as mulheres não passam de propriedade dos homens, vivem as irmãs Serina e Nomi Tessaro. Serina sempre sonhou em ser uma Graça, uma das mulheres do Superior. Enquanto Nomi, inconformada com sua realidade, se rebelava em coisas que estavam ao seu alcance, como aprender a ler e escrever, mesmo sabendo que era contra a lei.

Quando finalmente partem para Bellaqua, onde o herdeiro do Superior escolherá suas primeiras Graças, Nomi é escolhida no lugar da irmã. E Serina é mandada para o Monte Ruína, a ilha-prisão de Viridia, assumindo o crime de sabe ler no lugar da irmã. Agora, com os papeis invertidos, elas farão de tudo para voltarem aos braços uma da outra.

Sabe aquela história que faz você perder o sono? Aquele livro que da vontade de meter o louco e ficar no sofá lendo o dia todo? A duologia de Tracy Banghart faz isso com você. O livro apresenta duas irmãs que não poderiam ser mais diferentes e que mesmo assim, se amam incondicionalmente. O desenvolvimentos de ambas as personagens é feito com maestria e a troca de lugar, é muito mais profunda que o mal entendido que as levaram a isso.

Graça e Fúria é sobre o amor fraternal e mais que isso, é sobre a força que as mulheres tem no mundo, mesmo diante de tantas dificuldades. É um livro, acima de tudo, sobre o poder feminino e de como juntas, podemos conquistar tudo o que quisermos.

Ticy 18/07/2022

Graça e Fúria
Graça e Fúria nos apresenta a um universo interessante, construindo uma sociedade extremamente machista contra a qual Nomi, uma das protagonista, revolta-se desde criança, enquanto sua irmã, Serina, mostra-se submissa e conformada com essa realidade.

Em questão de desenvolvimento das personagens, a Nomi deixou muito a desejar. Ao contrário da protagonista rebelde, ousada e corajosa que a autora descreve, Nomi logo se mostra extremamente ingênua, criando uma personagem contraditória.

Serina, por sua vez, teve uma construção excelente ao longo do livro, deixando de ser a garota ensinada a ser obediente e submissa e tornando-se uma revolucionária.

Os príncipes são personagens interessantes, embora eu ache que poderiam ser melhor desenvolvidos, bem como seu relacionamento com Nomi, o que tornaria a história bem mais consistente.

Eu não vou comentar muito sobre o final. Talvez seja surpreendente para alguém que está adentrando o mundo da fantasia agora, mas o plot twist passou a ser extremamente óbvio da metade pro final, de modo que não me surpreendeu nem um pouco.

Apesar de seus vários problemas, essa é uma leitura prazerosa de se fazer. Poderia ser maior e melhor desenvolvida? Sim, mas a escrita da autora é leve e pouco descritiva, de modo que acabamos por nos envolver e nos deixar levar por suas páginas, não fazendo com que eu me entediasse nem por um minuto.

Eu de verdade gostei bastante do livro e estou ansiosa para ler a continuação (e espero principalmente pelo desenvolvimento do romance ??)

MahElisabete 20/11/2020

Na média
A história desse livro é muito interessante, mas não foi nada original, já li diversos livros nesse estilo e o que mais me chamou a atenção foi a semelhança com o livro A Rainha Vermelha.
Pensei que não iria gostar desse livro, pois não tinha nada de magia, mas mesmo assim a história me envolveu muito!
A representatividade feminina é surpreendente, a autora soube explorar cada detalhe e nos mostrar a luta feminina pelos seus direitos.
A história é dividida entre a narrativa de duas irmãs - Nomi e Serina -, ambas foram criadas completamente diferentes uma da outra, enquanto Serina tinha seu futuro defino como Graça do herdeiro, Nomi seguia a vida as sombras dela e de seu irmão gêmeo, sempre se perguntando porque seu irmão podia fazer coisas, como estudar, brincar, ler, trabalhar, e ela não. A história se desenvolve no momento em que o herdeiro escolhe Nomi como sua Graça ao invés de sua irmã, que se preparou a vida toda. Com o passar do livro Serina acaba sendo enviada a uma ilha, onde todas as mulheres que se viraram contra o sistema machista são enviadas. Lá ela abre seus olhos e enxerga o mal que esse governo faz a todas as mulheres e tenta reverter essa situação.

O livro é bem pequeno e acredito que a autora poderia ter explorado mais a história, pois alguns acontecimentos me fizeram descobrir facilmente quem era bom e quem era mal, estragando um pouco o suspense.
No entanto a leitura flui muito bem e você acaba te deixando louco para continuar o próximo.

dany 25/07/2020

Acho que vou dar quatro estrelas apenas pela Serina, porque a história de Nomi foi totalmente previsível e uma cópia de a rainha vermelha, a história de maven, cal e mare acabou se repetindo aqui descaradamente. Pensei que Nomi seria uma personagem que me chamasse mais atenção, mas foi totalmente diferente, achei ela um tanto burra por acreditar nas promessas de Asa, ela tinha acabado de conhecer o cara e já estava acreditando em suas palavras. Asa se passou por bonzinho para trair o irmão e o pai assim como aconteceu em a rainha vermelha e isso foi decepcionante porque não teve originalidade nenhuma na história de Nomi. Mas falando de Serina, essa sim me chamou atenção, sua mudança foi algo da qual eu mais gostei e ela realmente salvou o livro na maior parte dele, me interessei pela Nomi apenas nas últimas páginas quando ela descobriu o que já estava óbvio, mas voltando a Serina, a autora não fez uma cópia exagerada aos outros livros. Claro que teve algumas coisas de A seleção, mas isso não me tirou do sério tanto assim.

Eu também achei que a história correu muito nas primeiras 50 páginas, foi tudo muito rápido. E fiquei com várias dúvidas pois a história teve alguns furos como na troca de Serina por Nomi, eu espero que tenha uma explicação no próximo livro.
Mas é isso, gostei bastante da história por mais que ela não seja algo tão original.

sofia.avallone 08/10/2020

Graça e Fúria
"Não é uma escolha quando você não tem a liberdade de dizer não."

Esse livro é muito bom em vários sentidos, mas não é maravilhoso. A escrita não é muito boa. Eu não gostei muito do tipo de narração. Acho que se fosse pelo ponto de vista das personagens os leitores poderiam se envolver muito mais na história e com as personagens. Mas a ideia da história é muito boa. Um mundo totalmente machista, que tem medo das mulheres, por que sabem que elas são mais fortes. Duas irmãs unidas. Uma que aceita o seu destino opressor e a outra que quer mais do que isso. Acabou que Serina teve que aprender na marra que não ela merece e tem o direito de mais. Durante todo o livro é claro a união das mulheres, já que as duas irmãs passam todos os dias pensando em como salvar uma a outra. Entre as duas irmãs a que eu mais gostei foi Serena, não sei explicar por que, mas também gostei muito de Nomi. Um ponto negativo é que eu achei que a autora enrolou muito. Ela repetia várias coisas, várias vezes. Encheu linguiça. Ela deixou um final bem aberto para o segundo livro, estou ansiosa para ver o que vai acontecer com elas e, principalmente o reencontro das irmãs.

Eve 11/08/2020

Uma mistura previsível
Sabe quando você tá cheio de fome e com uma variedade de todas as suas comidas favoritas na sua frente? Quando isso acontece eu pego um pouco de cada e coloco no prato.

Provavelmente foi isso que a autora de Graça e Fúria fez, misturou tudo, mas a mistura ficou dando enjoos.

Uma junção de todos os livros bastante conhecidos, uma premissa bastante abordada e tudo bem previsível.

Passei o livro todo com uma sensação de "eu já vi isso".

Irmãos me lembravam muito Cal e Maven de "Red Queen", só que o antagonista era um Maven meia boca bem pão com ovo (Só que sem o ovo, já que o cara não tinha quase conteúdo nenhum).

Já as irmãs, Nomi e Serina, eram o oposto no início, mas se tornam iguais no final, ambas lutando por seus direitos e por suas vidas.

A escrita da autora é leve e simples, os personagens comuns e humanos, o livro é bastante curto e perfeito para quem quer histórias parecidas com vários outras.