Floresta dos Medos

Floresta dos Medos Emily Carroll

Resenhas - Floresta dos medos

Dhiego Morais 13/07/2020

Motivos para ler
Emily Carrol é uma importante quadrinista canadense contemporânea, dona de uma série de quadrinhos curtos publicados em seu site e em diversas antologias. Graças ao seu trabalho de estreia, Floresta dos Medos debuta brilhantemente com prêmios de peso, tais como o desejado Eisner e o British Fantasy Award.
Pelas mãos da amada Caveirinha, Darkside Books, os leitores podem aguardar um lançamento primoroso, produzido com todo o carinho e, claro, no padrão de qualidade da editora, já amplamente conhecido pelo público.
Então, por que ler esse quadrinho? A seguir eu te apresento bons sustos, digo, bons tópicos para que você decida se deve se jogar nessa história.
SUSTO N° 1: QUANDO O MACABRO VESTE O GÓTICO E O VITORIANO
Uma das coisas mais interessantes nesse quadrinho é a habilidade de Carrol em tecer suas histórias com um mesmo fio na cor do gótico e vitoriano. Com temas diversos, a ambientação segue com ares próximos do macabro, ponto curioso que gera não os sustos gratuitos tão convencionais do cinema, mas promove a germinação de um medo que se enraíza e devora o emocional pouco a pouco.
SUSTO N° 2: CINCO HISTÓRIAS E UM POUCO MAIS
Em seu álbum de estreia, a autora entrega aos seus calorosos fãs uma coletânea de 5 histórias recheadas de suspense, que versam desde os perigos de ficar sozinho em casa, em noite de nevasca, até as estranhezas de se conhecer pela primeira vez a noiva de seu irmão mais velho, após um tempo solitário no internato. O sobrenatural conversa surpreendentemente bem com as mitologias cotidianas, os medos sorrateiros de ser, de fato, humano.
Ah, sim, além das cinco histórias assustadoras, Floresta dos Medos conta com uma historinha curta chamada Uma Introdução, que traduz sombriamente a posição de ser leitor. Por fim, há também uma Conclusão, que resgata o teor macabro das histórias de Era uma vez.
SUSTO N° 3: ARTE QUE HIPNOTIZA
Emily Carrol é uma quadrinista experiente e sabe bem como desenvolver sua arte para que aproveite da melhor maneira do que o roteiro deseja transparecer. Sendo assim, o leitor de Floresta dos Medos deverá encontrar ilustrações cartunescas bastante expressivas, que abusam dos tons mais escuros e dos sombreados para personificar o gótico e o macabro. O letreiramento invade quadrinhos e se distorce e se contorce com frequência, tal como um sussurro ou um murmúrio do além. Não é difícil mergulhar de cabeça na história com uma combinação tão agradável.
SUSTO N° 4: SENSAÇÕES ESTRANHAS
O medo nas histórias de Floresta dos Medos é bastante subjetivo e até mesmo imagético. O risco da dúvida, do “e se isso fosse verdade ou realmente acontecesse” alimenta os motores da mente que trabalham para desestabilizar o subconsciente. Carrol sabe bem como ilustrar seus contos de terror e entende que o susto e o medo não são resultado de cenas grotescas ou de um banho de sangue, mas sim da capacidade de promover, de estimular sensações estranhas naquele que lê, naquele visualiza. A incapacidade de explicar os motivos de tais medos, assim como a furtuidade desses acontecimentos somente agrega no resultado esperado: a germinação de uma verdadeira floresta de medos no coração e na mente do leitor.

Não são sustos para que você pule do sofá ou pare de balançar os pés na cama. Em Floresta dos Medos, cada cantinho pode acomodar uma série de pesadelos; cada olhar, um desejo de assassinato. Se estiver preparado, entre na floresta. No fim, talvez você volte ileso.

site: https://skullgeek.com.br/resenhas/4-sustos-para-te-encorajar-a-ler-a-floresta-dos-medos/

Bruna3558 06/07/2020

Floresta dos Medos
5 contos medonhos que deixam a gente com vontade de saber mais em cada historinha contada. Trabalho primoroso da Emily Carroll, vale demais a leitura.

Paloma Rizzon @wingardiumlivros 30/06/2020

Resenha - Floresta dos Medos @wingardiumlivros
Esse livro é uma Graphic Novel que nos apresenta 5 contos de terror. Foi minha primeira experiência com o gênero e por ser contos bem curtinhos e com ilustrações, acredito que amenizou a minha experiência (eu sou muito cagona pra ler histórias completas de terror kkkk).

Foi uma leitura bizarra e interessante ao mesmo tempo, instigando minha imaginação até o fim. Os contos em geral não tem um final explícito, o que pode ser bom ou ruim, fica a critério da imaginação do leitor...

Fiquei levemente apreensiva enquanto lia os contos, alguns são mais macabros que os outros, algumas ilustrações bizarras ajudam nessa tarefa de agonizar o leitor, mas foi uma leitura bem diferente e aprovada. Adoro Halloween e preciso criar mais coragem pra me aventurar nos gêneros mais macabros.

site: https://wingardiumlivros.blogspot.com/

MALU @amor_porleitura 19/06/2020

Em floresta dos medos , temos cinco histórias, cada uma delas , trazem um pitada de algo sombrio e sobrenatural, algumas são de dar medo, outras nem tanto.

As ilustrações são impecáveis.

(@daniella_o_o) 26/05/2020

Um terror gostoso
Essa foi uma leitura da #tbr desse mês.
Não me arrependo de ter comprado essa hq, estava em dúvidas, mas, agora com elas em mãos vejo como foi gratificante
Cada conto dessa hq tem sua peculiaridades com essa floresta misteriosa o que é mais gostoso é que são vários contos mesmo que seriam curtos são ótimos para ler em uma dia friozinho com uma bebida quente a sua preferência eu gosto de um bom chá (saudades um café quente e gostoso também porém não posso), contudo aposto que gostariam muito de saber sobre os contos
Vou mandar a real não queiram sinta o suspense e leia a hq

Amanda.Cristina 08/04/2020

Um terror muito competente com ilustrações lindas, maravilhoso!

Giann0 30/03/2020

...
Hipnotizante...

Larissa 21/02/2020

Valeu a pena.
Cinco histórias de terror. Cada uma com as suas peculiaridades.
As histórias não se conectam.
Se deixar a imaginação solta o terror pode tomar conta (ou não)..rs
Não sou muito habituada a esse tipo de leitura, mas de forma geral eu gostei.

Rafael 18/02/2020

Excelente livro com ilustrações muito bem feitas. Poderia ser um pouco mais longo, mas muito bom mesmo assim.

João 13/02/2020

Muito linda!
Uma graphic novel de contos curtos e de terror. O maior destaque é a arte belíssima, com cores contrastantes e elementos visuais para demonstrar alguma ação ocorrida não explícita em cena ou passar os sentimentos do personagem ao leitor. Os contos são muito bons e não possuem muita explicação, pois se utiliza bastante da interpretação do leitor para a composição das histórias. Recomendo demais a leitura, principalmente se você é fã de graphic novel, contos e de terror.

tcesars 26/01/2020

Esperava mais...
Quando ouvi falar sobre esse quadrinho de terror, eu realmente esperei que era histórias realmente assustadoras, e são, mas para crianças.
Não senti medo ou algo próximo a isso. Mas talvez se tivesse pelo menos uns 9 -10 anos de idade provavelmente essa coletânea de contos de terro me faria perder algumas horas de sono à noite.
Os desenhos de Emily Carroll são simples e funcionais mas novamente remetem à ilustrações de livros infantis, e isso não é um problema.
Se este for o objetivo desta obra, entreter com suspense e horror o público infanto juvenil essa com certeza é uma boa obra, tanto que já imagino lendo algumas dessas histórias para um filho meu.
Tuts 15/04/2021minha estante
Simmm

Coruja 26/12/2019

Fiquei de olho grande nesse livro desde que a Darkside anunciou que iria publicá-lo. Li de uma tacada só; terminei e voltei ao início para digerir com mais vagar as belas ilustrações da Emily Carroll, numa obra em que as palavras apenas sugerem, mas imagens criam, a um tempo, horror e fascinação. Dentro dos elementos de uma “graphic novel”, os enredos são bem simples, mas a parte gráfica realmente salta aos olhos.

Floresta dos Medos não é exatamente o que eu chamaria de macabro. Há algo de mais sutil no terror que Carroll tece em cada conto, gótico, algo que parece se alojar abaixo da pele (como a colônia de criaturas que toma o corpo de alguns personagens) e causar um desconforto, uma sensação de deslocamento da realidade. Uma certeza de algo inescapável. Como as irmãs que desaparecem na neve uma a uma, ou a jovem noiva que escuta uma canção misteriosa sobre sua predecessora, ou o rapaz que sabe que quem se apresenta como seu irmão não pode ser de fato um homem.

Dica importante: a autora mantém um site próprio e é possível ler vários de seus quadrinhos por lá, de forma gratuita (só dei uma olhada por cima por enquanto e vi que pelo menos um dos contos do livro está disponível lá). Vale dar uma conferida para conhecer o estilo da Carroll e também para descobrir mais histórias se Floresta dos Medos tiver te conquistado.

site: https://owlsroof.blogspot.com/2019/12/o-resumo-da-opera-decada-ainda-nao.html