Orgulho e Preconceito Jane Austen

Resenhas - Orgulho e Preconceito

SrtaTaylor0 05/01/2021

Orgulho e Preconceito
"Em vão tenho lutado comigo mesmo; nada consegui. Meus sentimentos não podem ser reprimidos e preciso que me permita dizer-lhe que eu a admiro e amo ardentemente."

larissa santiago 11/02/2022

saindo da zona de conforto...
Bem, acho que me sinto orgulhosa em terminar esse livro! (não que a história seja ruim, pelo contrário, é muito linda, porém tiveram alguns pontos que fizeram com que eu desse essa nota).
Primeiramente, vamos começar com a escrita. Foi bem difícil pra mim, porque é um clássico, então a escrita é meio complicada de entender.
No começo, a história estava meio entediante, o que me deixou com um pouco de preguiça para ler (até porque eu demorei um mês pra terminar Orgulho e Preconceito).
E, infelizmente, a maioria dos personagens fizeram com que eu passasse RAIVA. A sra. Bennet só liga pra riqueza e casamento, o Sr. Bennet é um chato e a Lydia é uma fofoqueira que se acha a melhor.
Sinceramente, as únicas pessoas que salvam essa família são a Jane e a Elizabeth (duas lindinhas, sério).
Gostei muito da Eliza e da sua irmã mais velha. O Sr. Bingley e o Sr. Darcy me surpreenderam, eles são um amor!!!
Na metade do livro, eu comecei a me interessar mais pela história e não queria parar de ler!! E fiquei muito satisfeita com o final! ELIZA E DARCY SÃO MUITO FOFOS??
Porém, na maioria da história, me senti meio entediada e, considerando que só me senti presa ao livro na metade, acabei dando essa nota.
Enfim, no geral gostei muito desse romance, recomendo pra quem se interessa em ler um clássico que vai mexer com o seu coração!
malu :) 11/02/2022minha estante
Orgulho e Preconceito é uma das minhas obras favoritas, AMO A LIZ AAAAAAAAA
mas sim, entendo completamente suas críticas sobre o ritmo na primeira metade do livro e SIM, TODO MUNDO TE FAZ PASSAR RAIVAAAAA
apesar de tudo, recomendo muito, feliz que vc tenha gostado!

Keke 11/02/2022minha estante
Assim que eu terminar de ler a série After, começarei a ler Orgulho e Preconceito!!

Paty 11/08/2021

Orgulho e Preconceito
O livro se passa na sociedade inglesa do século 19. Conta a história de Elisabeth e suas 4 irmãs: Jane, Kitty, Lydia, e Mary.
A autora aborda o romance na história com muita delicadeza e apresenta a protagonista feminina com muita força.
Recomendo muito.

Pam 09/02/2021

Não é um clássico à toa.
Comecei o livro com o receio que sempre tenho quando vou ler clássicos: o medo de ser denso e cansativo, mas muito pelo contrário: a leitura é muito envolvente e fluida. Não sei se é uma vantagem da edição a qual li, mas achei super acessível e tranquilo de ler.
Todos os personagens são tão especiais, mas claro, o destaque é da Elizabeth Bennet e do Mr. Darcy. A dinâmica entre eles é perfeita, em todas as interações eu ficava totalmente focada na leitura porque sentia que não podia perder nenhum detalhe, nenhuma frase, tudo era de extrema importância. O tempo todo, o que mais me cativou, foi como a Elizabeth encontra-se no mesmo patamar que o Mr. Darcy quando vemos as intrigas entre eles. Apesar das diferenças de gênero e classe social, ainda mais pesadas no tempo e local os quais o livro se passa, Elizabeth nunca se deixa intimidar pelo jeito orgulhoso e reservado do Darcy e o trata como ela acredita que ele deve ser tratado. Vale notar que o Mr. Darcy também não a despreza por isso, pelo contrário, ele é conquistado por toda a vivacidade dela.
Elizabeth Bennet e Mr. Darcy devem ser uns dos personagens mais "vivos" que temos da literatura. Não somente pela sua importância na cultura literária e popular, mas pela profundidade pelos quais foram escritos. Ambos se assemelham onde é mais importante: no amor, generosidade, determinação e bondade, ainda assim, eles têm personalidades muito fortes e diferentes, mas que SE COMPLETAM.
Kelli ( kell_msa) 09/02/2021minha estante
Não sei você, mas na hora que Lizzy se dá conta de como foi Tola e percebe todo seu preconceito com Mr. Darcy eu me arrepio toda. Além do Mr. Darcy discretamente ajudando a família da Lizzy e se declarando para ela ( aquela declaração scrr) passando assim por cima de todo seu orgulho, eu já li esse livro 2 vezes e fico me tremendo e arrepiada ao ver esse desenvolvimento na historia deles.

Pam 09/02/2021minha estante
nossa, demais! quando ela lê a carta, a realização q ela sente depois! é uma reviravolta muito gostosa de ler, é lindo ver ela notando que está apaixonada.

Kelli ( kell_msa) 09/02/2021minha estante
siim!

Shirley.Peixe 10/02/2021minha estante
Esse livro é perfeito. Assista a adaptação da BBC... Recomendo!

Tassiane 11/02/2021minha estante
Acho que esse ano eu desencanto e finalmente leio esse...

Pam 11/02/2021minha estante
shirley, vou tentar assistir! eu fiz isso com emma e fiquei encantada com uma adaptação tão boa e fiel ? obrigada por recomendar, tentarei assistir

Pam 11/02/2021minha estante
tassiane, leia sim! vale mto a pena. é lindo, divertido e bem tranquilo de ler ?

Victor108 10/09/2021minha estante
A edição que vc leu é essa do post mesmo?

Pam 10/09/2021minha estante
sim, victor! a da principis

Black Flower 20/01/2023minha estante
Eu vi o filme. Falta o livro.

Black Flower 20/01/2023minha estante
Pam, o filme é muito bom!!! O assista! Vais gostar!

Black Flower 20/01/2023minha estante
Pam, o filme é muito bom!!! O assista! Vais gostar!

Taiana 13/01/2021

Livro favorito da minha vida!
Após tantos anos, finalmente fiz a releitura de orgulho e preconceito e a sensação de arrebatamento ao término foi até maior do que qd li tanto tempo atrás... Permanece no topo como livro favorito da minha vida! Essa edição está muito bonita, a diagramação está ótima, porém ela tem falhas na revisão ( alguns erros de português e de digitação etc). Alguns momentos (poucos) a tradução me irritou querendo trazer termos mais atuais em algumas sentenças. Me tirava um pouco da atmosfera regencial. Mas, no geral, essas observações não atrapalharam minha experiência!

luise 10/02/2024

Se ele não perceber o interesse dela, é um tolo.
O impacto que esse livro teve em mim foi tão grande que eu precisei de alguns dias só para entender o que eu estava sentido. Isso depois de, no mínimo, alguns minutos para entender o que eu ia fazer da minha vida agora que havia chegado ao final dessa perfeição.

É certo que ler Orgulho e Preconceito não é uma situação de amor à primeira vista. Você não vai se apaixonar logo na primeira página, e talvez não se apaixone nem mesmo na página 100... Mas acho que é isso que torna essa leitura tão satisfatória, é chegar no final e ver que você foi conquistado por completo e sem retorno.

Porque esse é um daqueles livros que te prendem aos poucos, você não sabe nem muito bem dizer quando foi que você não conseguia parar de pensar naqueles personagens... Mas você sabe que acordou um dia ansioso para ler mais uma página que fosse desse romance que pode ser considerado o primórdio do enemies to lovers.

Entre provocações e desentendimentos, Elizabeth e Sr. Darcy aparecem para nos mostrar como nem mesmo o orgulho e o preconceito são capazes de atrapalhar um sentimento verdadeiro, mesmo quando tais opiniões estão enraizadas em você. E talvez seja esse sentimento tão poderoso que nos deixa hipnotizados com essa história.

Ou talvez seja a forma em que Elizabeth nos ensina como nunca devemos deixar que a opinião dos outros definam as nossas ações e ditem o nosso destino. Ou ainda pode ser como Sr. Darcy foi construído para ser um daqueles personagens que são mal humorados e mal educados, mas quando você repara nos detalhes você enxerga que é tudo uma máscara em um coração de ouro.

Em uma história incrivelmente bem escrita, Jane Austen consegue consegue te fazer torcer para os personagens secundários e nem mesmo o menor deles é deixado para trás. E você percebe que é essa atenção nos mínimos detalhes que te deixa com essa vontade incontrolável de reler tudo imediatamente... Só para ver consegue se apaixonar de novo.
vthella. 11/02/2024minha estante
smp quis ler esse livro, mas agr c essa sua resenha minha vontade aumentou 100%

zxsaturno 11/02/2024minha estante
Eu amei demais esse livro! Muito divo.

luise 11/02/2024minha estante
@vthella. leiaaaaa, ele é muito bom. tem algumas partes muito lentas, mas no final compensa demais!

luise 11/02/2024minha estante
@zxsaturno jurooo, ícone de livro

maryreading 13/02/2024minha estante
Esse é o livro da minha vida mds que review incrível

luise 13/02/2024minha estante
@maryreading ele já tem um espaço especial no meu coração ?? obrigada amg!

Bruna 15/02/2024minha estante
arrasouu, esse livro é perfeito apenas ??

luise 15/02/2024minha estante
ele é tudo, não superei

Skarlety 11/01/2022

Favorito da Vida
Orgulho e preconceito continua me tocando apesar de tantas releituras, li na pré adolescência, li na adolescência, li na juventude e novamente na fase adulta e os sentimentos para com o mesmo continuam sendo os melhores possíveis, a história do livro além de mostrar a sociedade da época os estilos e comportamentos, conta a mais linda história de amor(na minha opinião), apesar de não ser comum nos dias de hoje.

Cami 13/05/2022

O romance mais puro e lindo que eu já li, Jane Austen escreve uma história que superou as barreiras do tempo, com toda certeza é uma das mais encantadoras que já vi.
Nunca pensei que gostaria tanto de um livro escrito mais de dois séculos atrás, a escrita é extremamente fluída e divertida, a construção dos personagens é impecável, a história se passa ao longo de um ano e é claramente possível ver a evolução e amadurecimento de sentimentos.
Incrível como literalmente o orgulho e o preconceito são as "barreiras" pro romance, Lizzy e Darcy perfeitinhos que sofreram demais pra poderem ficar juntos.
É super interessante conhecer os costumes da época escritos por uma pessoa realmente daquela época, além de me deliciar com a trama aprendi muito, o que é maravilhoso.
Eu não tenho um defeito pra falar, simplesmente impecável, tive muitos sentimentos durante essa leitura, duvido que consiga expressa-los, apenas devorei essa história sensacional, que claramente se tornou uma favorita.

mariana 24/01/2022minha estante
a burra aqui esqueceu que queria ler o livro, aí clicou no aviso de spoiler, e dps fiquei triste pq peguei spoiler KJKKKKKKKKK

Kah 24/01/2022minha estante
Resenha muito boa, amei a desvrição dos personagens ?

Carla.Maciel 24/01/2022minha estante
Eu li sabendo bastante spoiler e não foi ruim a experiência

Natty 24/01/2022minha estante
Maravilha ?????
Sabe que em fevereiro a editora Pedra Azul vai trazer aos fãs de Jane Austen Cecília?

Carla.Maciel 24/01/2022minha estante
Não sabia não, pedra azul é um clube de assinatura de livros?

Natty 24/01/2022minha estante
Sim Carla,venha conhecer @pedrazuleditora.Cecilia é uma obra da autora Frances Burney,foi através desse livro que Jane Austem se inspirou pra escrever Orgulho e Preconceito.

Kaz 27/04/2021

Mr Darcy não alcançou o seu imenso fã clube atoa
Confesso que no começo achei uma leitura arrastada e mr Darcy parecia superestimado, mas depois eu entendi porquê esse romance é tão aclamado e se mantém sob o sol por tantos anos.
Um enemies to lovers cheio de precipitações, julgamentos equivocados e informações pela metade. Uma família caótica, uma protagonista cheia de vida e de opiniões e personagens com personalidades tão diferentes.
Definitivamente conseguir ver muitas referências a esse livro em muitas obras conhecidas, posso listar uns 15 livros que tem cenas ou personagens que se encaixam perfeitamente com esse clássico.
Minha alma romântica segue alimentada de esperanças tolas por um mr Darcy.
Beatriz3345 27/04/2021minha estante
Eu amo esse livroo

Kaz 27/04/2021minha estante
Confesso que também me apaixonei, achei incrível como durante a narrativa me apaixonei pelo mr Darcy junto com a Lizzy e até chorei quando ela contou ao pai dela

Isabella.Lubrano 13/06/2015

Um grito de protesto pelo amor verdadeiro
Dizem que a Jane Austen não teve muita sorte no amor. Aos 20 anos, apaixonou-se perdidamente por um rapaz que a trocou por outra mulher - muito menos apaixonada, mas mais rica e bem nascida do que Jane. Sorte que Jane Austen nasceu com talento e sempre foi estimulada a escrever: assim ela pôde nos presentear com romances como "Orgulho e Preconceito", em que o amor verdadeiro e desisteressado - diferentemente da história dela - sempre triunfa.
Confira a resenha completa de "Orgulho e Preconceito" no canal do Ler Antes de Morrer no YouTube!

site: https://www.youtube.com/watch?v=2bKt-NJsZ3Q

babshenry 15/01/2024

O primeiro enemies to lovers da história
Ser obcecada pelo filme de orgulho e preconceito (2005) é um evento canônico para nós garotas, e obviamente comigo não foi diferente. Então é claro que queria ler o livro, considerado por tantos o grande clássico do romance. Tentei a leitura 3 vezes, mas em nenhuma passei dos 30%, então resolvi finalmente ler esse ano, e que supresa boa! A escrita é TÃO fluida, e mesmo sendo um romance histórico, existem pouquíssimas dificuldades de entendimento, e a edição comentada deixa tudo ainda mais fácil. A história em si é SENSACIONAL! Engraçado pensar que nada mais é do que um miscommunication trope do começo ao fim, o que normalmente eu odiaria, mas é tudo tão plausível que chega a dar raiva. Os personagens são impecáveis, a maioria tão sem noção que transforma o romance quase que numa comédia. E é claro, Elizabeth e Darcy, o casal mais LINDO do mundo. Ver o amor surgir tão gradualmente, de forma tão sutil, que só é sentido quando de repente explode é MUITO perfeito de se ver. Só queria que alguém dissesse que me ama ardentemente, e passasse por cima de todo o orgulho como o sr Darcy fez. Não é atoa que ele é o maior dos mocinhos!
Tiago Absolão. 15/01/2024minha estante
Por que da obsessão das mulheres em relação ao filme? Obs: já assisti ele.

Xitzu 15/01/2024minha estante
Pra mim todos os enemies do lovers que existem são apenas adaptações de orgulho e preconceito

babshenry 15/01/2024minha estante
é que é só muito perfeito, a fotografia é impecável, os atores são incríveis, e a história de amor deles é tão linda que dá vontade de chorar

effy 15/01/2024minha estante
acho que terei que renovar a minha carterinha de girl lendo esse livro. também tentei ler 2x e não foi kkkk mas reconheço que jane austen é um gênio!

babshenry 15/01/2024minha estante
não sei explicar pq, mas essa vez a leitura fluiu TÃO bem, acho q COM certeza vale mais uma tentativa em

gabi.leonor 15/01/2022

Simplesmente perfeito!
Com linguagem de outra época, esse livro cativa a gente de uma forma, que não conseguimos mais parar de ler.. o Dr Darcy com o jeito ?arrogante? dele nos ganha tanto quanto ele ganhou o coração de Elizabeth ??
Isabela Comenta 15/01/2022minha estante
perfeito, sem defeitos. Jane Austen um caminho sem volta, e que bom que o filme faz jus. Se gosta de serie, veja Emma (ou leia o livro antes), vi a série e amei, outro da Jane que preciso ler tbm.

Suelen.Philomeno 15/01/2022minha estante
Uma vez Jane, sempre Jane.
A escrita dela é maravilhosa.

Camila 15/01/2022minha estante
Os livros de época realmente são os melhores. Quero ler o livro esse ano ainda, não vejo a hora.

Giulipédia 20/11/2020

Ai, coitados dos meus pobres nervos...!!!
Um novo inquilino chega para alugar Netherfield Park. O jovem Sr. Bingley é simpático, muito bonito e não esqueçamos, um cavalheiro de posses, perfeito candidato para se fazer um bom casamento. Também junto do Sr. Bingley, o jovem Sr. Darcy, grande amigo desse senhor, se junta a hospitalidade do homem. Porém esse Sr. Darcy, também considerado um ótimo candidato para casamento, sendo bonito, educado, ainda mais rico que seu amigo Bingley, apresenta um grave empecilho. Longe de ser simpático como o bom amigo, é de natureza mais taciturna e de grande orgulho, por esses motivos, suas atitudes frias e reservadas não são bem vistas aos olhos das pessoas do povoado de Hertfordshire que o descrevem como homem extremamente arrogante e condescendente.
E com isso as pessoas tem muito o que comentar sobre esses dois senhores de jeitos tão distintos, mas ainda sim bons amigos. É exatamente o que pensa Srta. Eliza Bennet ao conhecer a ambos, já sua mãe, Sra. Bennet, só consegue enxergar duas boas proposta de casamento, já que esta senhora, mãe tão preocupada, tem cinco belas filhas na idade de se casar, coitados dos pobres nervos da Sra. Bennet...

Como a grande maioria das pessoas que acabam conhecendo Jane Austen, também acabei conhecendo-a através desse livro, de longe a melhor obra dela, pelo menos eu digo por mim, pois Orgulho e Preconceito trás tantas nuances da personalidade humana que é impossível não se maravilhar!

Acho que o mais interessante ali, é observar situações que envolvem a primeira impressão que se tem do outro, e encima dessa primeira impressão é que se cria um determinado julgamento, posteriormente se comprovando falso ou verdadeiro.

Então tratamos de colocar a primeira frase em questão.

Meu orgulho me torna preconceituoso. Sim? Não? Ou o mais comumente usado, depende da situação?

E é que vemos na primeiras interações dos personagens. Muitos ali se deixam levar pela primeira impressão e constroem toda uma imagem, toda uma ideia, encima daquela impressão, seja ela boa ou ruim, seja válida ou injustificada. Tem-se essa necessidade de rotular na hora se tal pessoa é aprazível ou não, mesmo dizendo constantemente para esperar, para ver as ações de tal pessoa, já há uma inclinação, inconsciente, pra um lado da balança ao julgar alguém como companheiro ou não.

Em muitos dos casos nota-se que essa imagem permanece injustificada, o personagem em questão não merece a tal rendição ou condenação da qual foi atribuída, mas em outros casos, há uma correção dessa opinião. A questão é, por que algumas pessoas são capazes de notar esse erro e outras não? E o que as leva a insistir no erro, ou procurar concerta-lo?

Aqui nossa querida autora, Jane Austen, trás muitas respostas diferentes para as questões acima, usando apenas a personalidade humana para respondê-las. Através da minha própria reflexão, vejo que todos somos um pouco orgulhosos e um pouco preconceituosos, e por isso mesmo temos que exercer a empatia e a humildade para contrabalançar e equilibrar todas essas emoções juntas. Porque errar, todos erram e a todo instante, porém com empatia conseguimos olhar para o outro lado e com humildade, reconhecemos que erramos, e que podemos concertar o erro e melhorar o que é necessário.

E esse, meus caros, é o nosso grande desafio, porque é difícil e extremamente desconfortável, porém necessário fazê-lo. Se a balança pende pra qualquer que seja os lados, perdemos. Se pender para somente empatia cega e humildade somos enganados, só que olha que coisa, se pender para o orgulho e o preconceito também somos enganados! De formas diferentes, com certeza, mas engano é engano!

Não digo que estou certa ou errada, porque eu mesma não sei, convido-os a ler essa maravilhosa obra e que tirem vocês próprios suas próprias conclusões, reflitam sobre o que é orgulho e preconceito. Minhas conclusões estão bem visíveis acima!

Mais uma vez venho enaltecer nossa brilhante autora por nos trazer reflexões sobre as interações humanas através de divertidas situações do cotidiano da época vitoriana, recomendo a leitura a todos!!
Ticia 23/03/2021minha estante
Gosto tanto dessa obra!

Quase de forma exagerada, rs

Ao menos uma vez por ano, aprecio novamente esta obra de arte.
Concordo com cada palavra sua.

Giulipédia 23/03/2021minha estante
Siiim, não canso de reler tbm! Obgda ???