A riqueza da vida simples

A riqueza da vida simples Gustavo Cerbasi

Resenhas - A riqueza da vida simples

Caroline.Bordin 27/08/2020

Será que nosso dinheiro está sendo empregado no que nos deixa feliz?
Repensar nossos hábitos, nosso consumo, repensar os gastos e onde usamos o nosso dinheiro.
Será que nosso dinheiro está sendo empregado no que nos deixa feliz?
Enfim, amei cada linha e fiz muitas anotações...
Agora colocá -las em prática!!!
Recomendo

Guilherme Fanchin 18/09/2020

Uma outra visão sobre finanças
O Gustavo Cerbasi sempre está à frente do tempo. O escritor acerta em suas tendências. Nesta obra o Cerbasi nos convida à outra visão das finanças. Aquela imagem de "dinheiro à prova de tudo", economia exagerada (famoso cortar o cafezinho), a busca incansável pelo milhão, carros, casas, posses e bens em geral - tudo isso parece ficar no passado. Agora entra em campo assuntos como: consumismo consciente, minimalismo, preocupação com meio-ambiente, economia colaborativa, família, qualidade de vida, boa alimentação, gestão do tempo, saúde etc. É uma excelente abordagem, mas para isso o leitor deve ter a mente aberta para ter uma visão diferente do senso comum. O escritor peca em não se aprofundar ainda mais no projeto casa inteligente dele - projeto esse inovador e que pode (e deve) ser replicado ao redor do país. Recomendo a leitura - leitura simples, rápida, que se lê em uma sentada. Criação de insights para uma vida com mais valor, sentido e também rica.

A2Lan 03/07/2022

Planejamento
A definição de ser rico vai além de ter simplesmente dinheiro, e sim ter uma vida de possibilidades que te faz se sentir realizado. Ter uma vida simples é focar naquilo que realmente importa com o mínimo impacto ao ambiente ao teu redor, pensando em sustentabilidade e nos comércios locais.

Vittor 11/10/2020

Um pouco repetitivo
Um bom livro, mas o autor passa muito tempo se autorreferenciando, sempre citando seus livros ou cursos etc. Me parece mais uma forma de vender os outros livros do que qualquer outra coisa...

Mas no geral as dicas de como economizar são muito boas, ele mostra que não adianta apenas economizar cada centavo que você tem, mas sim encontrar formas de ganhar mais e investir melhor o dinheiro. Recomendo a você que está atolado de dívidas.

Bruno @viagempelomundodoslivros 15/06/2021

As coisas simples da vida...
Neste post trago a resenha do último livro lançado pelo @gustavocerbasi pela @editorasextante . Tive a alegria de estar no lançamento do livro e tê-lo autografado pelo autor (vide as fotos). O Gustavo Cerbasi é um grande mestre na área de finanças pessoais e neste livro trata da importância de escolhas sustentáveis na construção da riqueza. Em outras palavras, o autor trata com o leitor de que ao invés de abrir mão da qualidade de vida para manter um padrão incompatível com sua realidade, a pessoa pode reduzir custos fixos, adotar o minimalismo e ter fartura apenas do que é genuinamente importante. Um livro que fala mais de valores do que de matemática, mais das coisas importantes da vida do que de qual é a melhor ação ou fundo para se investir no momento. Como de costume o autor consegue de forma simples, mas ao mesmo tempo brilhante, levar o leitor a importantes reflexões como:

💰 Ter planos para se blindar contra o aumento dos gastos (tanto a inflação como o encarecimento da vida imposto pela idade);
💸 Repensar o tamanho e o valor do imóvel onde vive e do carro que possui;
💲Estudar para fortalecer sua empregabilidade e sua motivação para o trabalho;
💰 Reavaliar seus planos com frequência e melhorar seus investimentos;
💸 Priorizar a concretização de seus sonhos.

Um excelente livro que com certeza te levará a um grande crescimento nesta área de sua vida numa leitura muito fluida e clara. Super recomendo!

Fernanda3335 14/10/2020

Adoro os livro do Gustavo Cerbasi, a forma de pensar que ele ensina é transformadora.

kmilabk 16/10/2020

Com esse livro, o Gustavo no traz a reflexão de que, quando conseguimos fazer boas escolhas financeiras, isso pode nos ajudar a antecipar sonhos. No caso dele, ele usa como exemplo a casa de campo que compraram nos últimos anos, que era um plano apenas para depois de se aposentarem.

O livro também nos traz um pouco de conceitos sobre minimalismo, apesar de não ser bem esse o foco do livro. Além de mostrar seu projeto voltado para uma vida mais sustentável, que eu, particularmente já sou fã desde quando assisti a série no canal sobre a casa sustentável deles.

Basicamente a ideia central do livro é nos mostrar que podemos alcançar nossos sonhos com planejamento, vivendo uma vida dentro da nossa realidade financeira e adotar conceitos utilizados pelos minimalistas, focando em coisas mais importantes do que adquirir cada vez mais coisas que nem sempre são necessárias, além de fugir da armadilha que muitas pessoas caem que é de viver fora da sua realidade financeira apenas para mostrar aos outros.

Assim como outros livros do Cerbasi, ele mostra exemplos com cálculos longitudinais que nos ajudam a compreender o que ele quer dizer e principalmente, visualizar os valores. Além disso, o livro também é de linguagem simples para que qualquer pessoa consiga entender, também característico dos livros dele.

Eu gostei do livro, confesso que esperava outra coisa dele, mas de modo geral eu gostei.

site: https://apenasimagine.com.br/resenha-a-riqueza-da-vida-simples/

Brenda Bremer 27/10/2020

Como sair da rotina "trabalhar para pagar boletos"
Não vou mentir, comecei a ler o livro porque foi um dos que ficaram disponíveis gratuitamente na amazon no começo da quarentena. E como sou dessas que não desperdiça conhecimento, acabei devorando o livro... Sem brincadeira, eu devorei mesmo. Gustavo Cerbasi, neste livro, não vai lhe tornar um expert em inteligência financeira.. Nem um mago faria isso com apenas um livro, maaaaas... Ele fornece muitos insights sobre por onde começar e como começar. Sempre gostei de fazer planejamentos então esse livro foi quase um nirvana pra mim, ao longo do livro me vi pegando um papel e fazendo anotações e aplicando ma prática o que era ensinado.
A leitura é muito simples e até leve de ler, uma coisa que me atraiu bastante nesse livro. Além das experiências pessoais que Cerbasi adiciona ao livro, colocando seu proprios pensamentos e comentários como se estivesse falando com você.
De verdade adorei e super recomendo.

Dan.Costa 28/06/2021

O livro mostra bem como a nossa maior riqueza são nossas escolhas e não necessariamente só dinheiro. Ensina vários meios de aproveitarmos mais com menos

Sarah.Santana 13/12/2022

o valor da voda simples
O livro traz varias reflexoes sobre a vida financeira saudavel e dentro da realidade de cada pessoa, diferentemente de alguns livros que pintam a ideia de sucesso do dia para a noite, esse livro mostra o valor das escolhas responsaveis e pe no chao, e o quanto é bom manter um padrao de vida simples

Solangeeoliv 10/12/2020

Ajuda pensar na realidade consumista!
Livro de fácil compreensão.
Ajuda a analisar os gastos, otimizar o orçamento e conseguir tirar maior proveito da sua renda.

Michel 25/12/2020

Vida rica e com dinheiro
Baseado na educação financeira, Cerbasi argumenta que a construção de riqueza deve ser feita por meio de escolhas sustentáveis, evitando excessos e focado na ideia de que vida rica pressupõe a realização de sonhos.

Badlouis 04/01/2021

Esperava mais
Esperava bem mais desse livro...
Citações sobre fazenda, projetos auto sustentáveis que não existia na época, viagens etc...
Ainda bem que não compro livros, porque esse seria um péssimo investimento. Parece livro que o autor tem que fazer para cumprir tabela.
Muitas frases de efeito e o título do livro não condiz com a vida "simples" que é citada.
De todos que li dele, esse recebe o selo "não leia".

JessYoshioka 09/01/2021

Nesse livro Cerbasi mostra a necessidade de descobrir o que realmente é importante para nós e nos planejarmos, financeiramente, para alcançar esses objetivos. Gostei muito e recomendo a leitura!

Agneli 11/02/2024

Excelente
O livro nos mostra o que deveria ser óbvio: Riqueza não se trata apenas de dinheiro e posses, é possível ser rico levando uma vida simples.
É claro que também traz muito conteúdo útil sobre finanças, poupança e redução de gastos, mas a lição que fica é: "Ser rico é ter fartura daquilo que é importante pra você".
No final tem algumas páginas com explicação técnicas sobre energia solar e saneamento que eu achei desnecessário, mas de forma geral o livro é excelente. Recomendo a todos que querem levar uma vida simples e com sentido.