A riqueza da vida simples

A riqueza da vida simples Gustavo Cerbasi

Resenhas - A riqueza da vida simples

Davi.Paiva 14/08/2022

Leitura válida.
Link Amazon: https://amzn.to/3dvwkdE

Coloquei este livro em uma lista de livros sobre minimalismo e depois de concluir a leitura, vi que não estava tão certo assim de tal classificação. Não que ele não fale sobre a prática. Pelo contrário. Ele tem um capítulo dedicado a isso.

Creio que não acertei 100% porque não é só um livro sobre minimalismo.

Em "A Riqueza da Vida Simples", o autor faz muitas propagandas e menções a seus outros livros (um ponto negativo, a meu ver) e passar, além do minimalismo, alguns conselhos sobre investimentos de tempo, dinheiro e esforços. Tudo de uma forma muito rígida e dura de se jogar na cara do leitor, como se a culpa de sua vida ser o que é fosse só sua.

Claro que ele não chega nem perto da praticidade de um "Me Poupe!" e muito menos de uma complexidade de um "Do Mil ao Milhão". No entanto, é bom ver que mesmo do ponto de vista de uma pessoa rica como o Gustavo Cerbasi, é importante ter noção se o que você quer é realmente o que você precisa, se o que você quer agrega algo em sua vida além da posse do produto e se o que você almeja está dentro da sua cultura ou criação. No próprio livro, por exemplo, o autor diz sobre como foi criado em um lar simples do interior e como se empenhou para comprar um sítio onde pudesse criar o filho longe do caos urbano.

Em suma, "A Riqueza da Vida Simples" não é um dos melhores livros que li sobre minimalismo e educação financeira. Mas vale a leitura pelos valores que são possíveis de serem adquiridos.

Recomendo!

edsonor 25/12/2019

Interessante
Um livro interessante que mostra a educação financeira menos ligada aos números e mais ligada aos valores. O livro explora ideias como o minimalismo, a sustentabilidade e ideias mais ligadas ao planejamento da vida futura sem perder as experiências da vida presente. O ser é melhor que o ter.

Sara 21/04/2020

A Riqueza da Vida Simples
Tenho interesse em ler Gustavo Cerbasi tem um tempo.
Iria começar primeiro por um mais antigo, porém, ao passear pelo Kindle vejo esse livro, pasmem, *de graça*, devido a quarentena. Baixei na hora e comecei a ler.
Eu to apaixonada pelo modo como o Gustavo entende as finanças e a educação financeira. Todo seu conceito de priorizar o que é mais importante e, então, ajustar a sua vida a isso, ao invés de tentar economizar com lazer, esportes, educação, realmente me tocou muito.
É lindo a maneira como ele realmente entende dinheiro como um meio para alcançar seus objetivos, dando prioridade às experiências a uma conta bancária rechunchuda para comprar coisas das quais vocês não precisa mas quer ter para impressionar os outros.
Também estou apaixonada pelo conceito de casa inteligente abordado e executado por ele.
Uma enorme admiração ao jeito com o qual esse homem vê o mundo!

Heitor S S C Silva 13/06/2020

A verdadeira definição de riqueza
Esse é o tipo de livro que devemos reler de tempos em tempos, para revermos muitos de nossos hábitos. Muito provavelmente a riqueza convencional que é perseguida pela maioria não é alcançada, e nas raras ocasiões em que é conquistada, não traz felicidade no final do percurso. O livro nos faz repensar se estamos empregando recursos realmente no que importa, no que nos faz feliz ou se só estamos perseguindo algo material para mostrar a uma sociedade doente como fomos bem sucedidos ao longo de nossa vida. O livro nos mostra que verdadeira riqueza é ter liberdade de escolhas, poder estar com as pessoas que gostamos, aproveitar os pequenos momentos da vida que realmente importam, planejar o futuro sem deixar de viver o presente. A questão do consumo sustentável realmente nos faz refletir sobre o grande impacto que isso traz não só para nosso orçamento pessoal como para o meio ambiente. Será que tudo que compramos nós é necessário? Qual o destino desse bem depois que o descartamos? Economizar recursos em bens supérfluos para emprega-los em grandes experiências é a receita para a verdadeira riqueza. Excelente leitura, e com toda certeza deveria estar disponível nos acervos de nossas escolas, a transformação que traria em nossa sociedade seria sem precedentes.

Grifo no Kindle 14/06/2020

Razoável
O livro em si se assemelha a um compilado de ideias já a abordadas em outros livros do mesmo autor
Leitura e . 14/06/2020minha estante
Oii... Boa noitee... Tudo bem?... Desculpa por interromper sua leitura, mas gostaria de te convidar a me seguir no Instagram para acompanhar minhas leituras... te espero lá...?
Obrigado.
@leituraeponto

Mi Teixeira 23/06/2020

Simples assim
O livro nos mostra como podemos simplificar as coisas, nos trás consciência sobre o que é realmente importante. Dá várias dicas de economia.

Luana 06/07/2020

Excelente livro para aqueles que querem sempre aperfeiçoar o aprendizado sobre educação financeira. Recomendo!

Nad 27/08/2021

Inspirador!
"Ser rico é ter fartura daquilo que é importante para você". Essa frase me marcou de verdade.
O livro apresenta formas de ter uma vida equilibrada, com mais sentido, sem ganância, com qualidade de vida...
É uma inspiração, porque normalmente, quando se fala em riqueza a primeira coisa que vem à cabeça é o dinheiro, mas na verdade é a composição de várias coisas que verdadeiramente importam.
Super indico!

Michel.Nascimento 28/11/2021

Livro um pouco diferente dos anteriores do Gustavo Cerbasi. De leitura rápida, se mostra mais como insights para uma melhor escolha das decisões de sua vida para o que realmente importa e que traga sustentabilidade. Nos faz refletir sobre nosso padrão de vida. Não explora tema específico como os seus livros anteriores. Relata experiências do próprio autor como por exemplo construção da sua casa de campo. Vale a pena a leitura.

Gabriel Lissi 02/11/2020

Simples, mas não precisava mais do que isso
Sem enrolação Cerbasi trouxe de forma extremamente concisa uma nova forma de pensar em inteligencia financeira. Educação financeira não é só poupar de forma disciplinada por muito tempo, é muito mais do que isso! Se quer entender e aprender do que estou falando, leia, não será tempo perdido.

matoliiver 22/09/2021

Sensacional!
O livro mostra conceitos como minimalismo, casa inteligente, e os exemplos que o Gustavo dá sobre esses conceitos com base no próprio modo que ele vive, é muito bom

BelaBelli 31/12/2020

O livro é um pouco diferente do que eu imaginava, mas traz vários insights para o que realmente achamos importante na nossa vida. Leitura rápida e fácil, assim como todos os livros do Cerbasi.

DrAlu 18/01/2021

Sem dúvida um livro básico, que nos demonstra como uma vida mais minimalista, com menor gasto com luxo, procurando viver melhor, é uma tendência em todo mundo. Algo que eu pretendo seguir.
Livro bom, que chega ao ponto que se propõe.

Ataide.Souza 23/01/2021

Após virar o ano de 2020, o ano da pandemia, escolhi este livro para começar o ano lendo. Depois um processo de gratidão que me acendeu no ano anterior, passei a fazer um reconhecimento de todos os recursos que tenho e o quanto eles são essencias e importantes para mim.
Durante a leitura do livro pude ir fazendo um refino nos meus objetivos pessoais, tendo mais clareza e dando mais significado para aquilo que eu busco. Durante o texto o autor apresenta alguns questionamentos pontuais do que a maioria das pessoas almejam e o que é realmente necessário para você e aqui entra o ponto crucial, o autoconhecimento. Entender quem você é, onde está e aonde quer chegar. Uma grande lição que tiro desta obra é trocar os sonhos por planos.