A Lista do Ódio

A Lista do Ódio Jennifer Brown

Resenhas - A Lista Negra

Vitória Flôres 27/05/2021

Como reagir?
Qual é o limite do ódio? Qual é o limite das ações que esse sentimento desencadeia? Até onde a motivação de fazer odiar, torna a reação ao ódio justificada?
Aí está a questão: a reação. Como reagir ao ódio, seja como alvo dele, seja como seu disseminador? Reagir com rancor ou perdão? Indiferença, talvez? Qual caminho pode diminuir esse sentimento de quem odeia ou de quem é odiado?
Essas e outras reflexões são trabalhadas na obra de Jennifer Brown, como um tapa na cara. Ela estabelece relações de ódio em uma escola, onde, nesse caso, a reação ao sentimento foi trágica. Vidas foram perdidas, enquanto outras tiveram de aprender a lidar.
Lidar com o fato de que suas ações desencadearam um sentimento tão extremo em alguém, que esse alguém viu como única saída uma arma. Lidar com o fato de que amigos foram perdidos ou se perderam. Lidar com a culpa e com a necessidade de seguir em frente. Lidar com o medo do julgamento ou com a indiferença a ele. Lidar com a compreensão de que a pessoa que amava tirou vidas, tirou a própria vida. Lidar com a necessidade de ter coragem para se conhecer, para se reencontrar, para confiar em outra pessoa, mas, acima de tudo, confiar em si.
Um história, que deixa algumas lacunas na trama, mas que gera um misto de emoções em todo o restante.
A trajetória da Val tentando superar esse trauma, de algum modo, tentando compreender Nick, o que ela não viu, como as pessoas a veem e como gostaria que a vissem, o que ela é e o que gostaria de ser, como gostaria de se relacionar com os demais, como a arte a ajudou a se entender e a entender o mundo; essa trajetória me cativou, pois, ao fim, mais do que perdoar quem a fez alvo de ódio, mais do que perdoar Nick por reagir de forma drástica ao ódio, mais do que ser perdoada pelos outros, ela buscava perdoar a si mesma, se encontrar, se entender. O ponto forte dessa obra é o percurso que Val percorre e que ainda percorrerá para o autoconhecimento. Foi a sua reação ao ódio: olhar para si.

Carol B. 18/01/2021

Um livro bom e muito necessário. Mas a leitura foi um tanto difícil, entender não apenas como a personagem principal, mas também como todos os envolvidos na tragédia se sentem, provoca muitas reflexões.

nii__vs 04/07/2022

NECESSÁRIO!!
livro extremamente necessário
A protagonista se chama Val, ela realmente tem que aguentar muitas coisas, e eu lelé da cuca que sou não aguentaria nem 1/3 de tudo que ela passa
não é apenas o bullying antes e dps do massacre, mas também os problemas familiares, a culpa, e ameaças
eu inúmeras partes me identifiquei com ela e com os problemas dela, e realmente é exatamente difícil, mas ela aguentou e conseguiu ser a melhor versão de si mesma no final
esse livro aborda assuntos que infelizmente são muitos normais hoje em dia
podemos começar pelo bullying, pois é por conta dele que tudo o que aconteceu no livro
esse livro mostra como o bullying pode afetar as pessoas, ao ponto de criar um ódio muito grande e não conseguir lidar com isso
e também mostra como as escolas sempre agem como se nada de errado estivesse acontecendo e sempre culpa as vítimas e inocentes!!
mas também vemos sobre o perdão e que as pessoas podem mudar!! (pena que outras não)

Ana Brison 28/06/2021

2 de maio de 2008
Eu estava no segundo ano do ensino médio e Valerie também, quando seu namorado Nicky surgiu com uma arma de dentro de sua jaqueta de couro preta e começou a atirar nas pessoas que estavam presentes na "lista negra" desenvolvida por ele e por Valerie.
Que adolescente no auge de sua raiva nunca esbravejou que gostaria que seu "inimigo" morresse? Eu já, mas assim como Valerie, também não teria coragem, contudo, Nicky teve e desde então, a vida nunca mais foi a mesma.

isadora 31/08/2020

Dos livros necessários
não percebi o quanto me apaguei a história e o quanto me vi ligada a Val. a escrita é muito fluída e você não percebe as páginas se passando. além disso, a história é tão importante e sobre um assunto que até então, eu nunca tinha visto através dessa perspectiva. foi muito intenso e bonito, sentir tudo juntamente com a protagonista, me arrancou lágrimas e muitas reflexões, com toda certeza me marcou muito.

Cissa 04/04/2021

Esse livro se tornou com toda a certeza um dos meus favoritos.
A história conta sobre a Val, uma adolescente que viu sua vida virar de cabeça para baixo quando o próprio namorado, Nick, foi responsável por um massacre na escola. O livro mostra como a Val lidou com toda essa situação, com o sentimento de luto e perda, e como ela se redescobriu novamente.
Foi o primeiro livro que eu li dessa autora e eu já gostei MUITO da forma como ela escreve. Os trechos do jornal e os flashbacks do passado encaixam perfeitamente e nos fazem compreender toda a história.
Eu gostei muito dos diálogos com o psiquiatra, o leitor percebe a evolução da Val ao longo do livro. E nos mostra como é importante o acompanhamento psicológico.
Além disso, o livro também nos trás lições sobre o ódio e a empatia, e nos ensina o quão é valioso saber se colocar no lugar do outro.

Julia 22/07/2021

Incrível
O livro é muito bom, porém possui muitos gatilhos (suicídio, anorexia, bullying, massacre?). Portanto, é necessário ficar atento à isso e não ler se for te causar algum mal. O livro em si é, de certa maneira, muito detalhista e é preciso ter paciência pra ler, pois não tem um ?foco?. De modo geral, eu adorei o livro. Me apeguei a Valerie. É muito interessante acompanhá-la nesta trajetória de superação. Leiam.

Duda 11/05/2021

Livro muito bom que retrata assuntos importantíssimos, me prendeu até o final!!!
Maravilhoso ??????????

Débora 18/11/2023

Um livro que vale a pena debater

Um livro que mostra a realidade do Bullying e vale muito a pena ler. Muito bom.

Carol 22/07/2021

É um livro bom, aborda temas necessário.
Acompanhamos a historia de Val depois do atentado no momento em que ela precisa retorna a sua escola onde muitos a encara como culpada por ter criado a lista. Sobre o tema principal, o Bullying, achei que fosse ser um pouco mais profundo, a historia ficou muito focada nos sentimentos conflitantes de Val, e apesar de eu entender todos os motivos ainda sim sentir que ela estava sendo muito imatura e egoísta em algumas partes.

Poliana Lira 28/05/2020

Não gostei
Livro desnecessário, chato e cansativo, não recomendo.
Não entendo o pq de tanta gente ter gostado.
Raiane.moraes 28/05/2020minha estante
Pensei que fosse só eu, eu não consegui termina-lo. Tb achei bem chatinho.

Poliana Lira 28/05/2020minha estante
Pois é amiga, já vou colocar para troca.

Bruna 28/05/2020minha estante
Bem chatinho mesmo

clubdabea 03/05/2020

TOCANTE E NECESSÁRIO
Simplesmente amei o livro! O assunto é algo bem delicado, mas a autora soube aborda-lo de uma forma incrível ao meu ver. Além disso, como o livro é narrado na perspectiva da Valerie, realmente conseguimos nos conectar com ela e ver o quanto ela sofre pela incompreensão a sua volta, me emocionei em várias partes. Recomendo para todos!!
Alyne 03/05/2020minha estante
Esse livro é muito bom! Bem pesado, mas sensacional

F.H. Carvalho 03/05/2020minha estante
Já li e amei! Bem emocionante.

Nice Freiry 24/09/2021

Li ele num momento errado...
O livro trata de assuntos pesados, como bullying e um atentado em uma escola, mas sinto que não consegui me conectar a história.

A Valerie passou por muitos momentos complicados durante a história, mas senti falta de momentos "de respiro" para ela, muitas vezes a visão que ela passava era a de que ela estava sozinha no mundo e só o Nick quem a compreendia, pensamento esse que podemos entender pela idade que ela tem, mas senti falta de mais adultos maduros ao redor dela para a ajudar.