As Cavernas de Aço

As Cavernas de Aço Isaac Asimov

Resenhas - As Cavernas de Aço

Rafael 20/01/2021

Terceiro livro do Asimov que eu leio, e eu sempre me impressiono com o talento desse homem!! Impressionante como ele mistura ficção científica com filosofia de uma maneira tão bem feita! Ele tá indo pro meu topo de autores preferidos! As cavernas de aço é um livro fantástico, pra quem gosta de ficção científica vale muito a pena!!

Kléver 22/05/2020

Os robôs de Asimov
Depois de conhecer a Trilogia da Fundação, conhecer os fatos terrestres que levaram os humanos até o espaço se tornou quase uma obsessão.

As Cavernas de Aço nos mostram um planeta Terra totalmente reformulado em suas condições sociais e políticas.

Conhecer o protagonista Elijah “Lije” Baley é incrível no mesmo ponto que conhecer R. Daneel Olivaw.

A leitura é super recomendada, apenas cuidado com o vício.

andreiaflores 18/11/2021

Isaac asimov pai da robótica. Um escritor da atualidade embora tenha escrito seus livros a muitos anos atrás. Ficção científica na veia.

lalinh_a 01/06/2020

Decepção, talvez?
Terminei esse livro ontem e até agora não sei se ele funcionou pra mim.
Apesar de ser a minha milésima vez lendo ficção científica, foi a minha primeira lendo romance policial e talvez tenha sido esse o motivo da minha dificuldade em lidar com a trama, mesmo não sendo complexa além do necessário.
Segue pontos que me chamaram atenção positiva e negativamente:
- Personagem feminino bem no estilo Asimov/scifi-clássico de ser (dispensável);
- O protagonista mais desenvolvido que já li até agora do autor (diferente de Pedra no Céu amém);
- Desvendar o responsável pelo crime antes de ser revelado não estragou a experiência.
Apesar de tudo, senti que o jeito que os capítulos finais foram levados fez a história ser recompensadora.
Não é, nem de longe, um livro ruim porém eu esperava mais pelo "hype" :)

Sidnei 05/06/2020

Investigação ficcional ou ficção investigativa?!?!?!
Já havia lido pelo menos um livro de Asimov, mas era extremamente ficional, porém esse surpreende no toque de investigação policial!

Andre.Luiz 05/04/2024

As Cavernas de Aço
"As Cavernas de Aço" é um clássico da ficção científica escrito por Isaac Asimov que mergulha os leitores em um mundo futurista intrigante e repleto de mistérios. Ambientado em um futuro distante, onde a Terra é superpovoada e dominada por máquinas, o romance nos apresenta ao detetive Elijah Baley, que é incumbido de resolver um homicídio em circunstâncias extremamente incomuns: um robô é o principal suspeito.

O que torna "As Cavernas de Aço" tão cativante é a forma como Asimov explora não apenas os aspectos tecnológicos do futuro imaginado, mas também os impactos sociais e psicológicos dessas mudanças. O contraste entre a mentalidade humana e a lógica fria dos robôs é uma fonte constante de conflito e reflexão ao longo do livro.

A relação entre Elijah Baley e o robô R. Daneel Olivaw é o cerne da história, proporcionando não apenas uma dinâmica interessante entre os personagens, mas também explorando questões mais amplas sobre a natureza da humanidade e a coexistência com a inteligência artificial. À medida que a investigação avança, somos levados por uma trama repleta de reviravoltas surpreendentes e revelações impactantes.

A escrita de Asimov é ágil e envolvente, mantendo o leitor ansioso para descobrir o desfecho do mistério. Sua habilidade em criar um mundo rico em detalhes e complexidade é verdadeiramente impressionante, e sua visão do futuro continua relevante e instigante mesmo décadas após a publicação original do livro.

No entanto, alguns leitores podem achar o ritmo mais lento em certos momentos, especialmente aqueles mais acostumados com a ação desenfreada típica de alguns subgêneros da ficção científica contemporânea.

Em suma, "As Cavernas de Aço" é uma obra-prima da ficção científica que combina uma trama envolvente com questionamentos filosóficos profundos. Com sua narrativa cativante e sua exploração perspicaz de temas atemporais, o livro continua a ser uma leitura obrigatória para qualquer fã do gênero.

site: https://cavernaminha.wordpress.com

Camila.Estrela 01/08/2022

Fantastix
Eu não consigo achar imperfeições na obras de Isaac Asimvov é simplesmente genial e impossível de parar de ler.

Bresolin 10/03/2021

Excelente romance policial
O livro é um romance policial, muito bem escrito, de fácil leitura e ótima ambientação.

Por mais que a ficção científica seja apenas um pano de fundo, foi nesse livro que foi introduzido por Asimov as 3 leis da Robótica: 1) um robô não pode ferir um humano ou permitir que um humano sofra algum mal; 2) os robôs devem obedecer às ordens dos humanos, exceto nos casos em que tais ordens entrem em conflito com a primeira lei; e 3) um robô deve proteger sua própria existência, desde que não entre em conflito com as leis anteriores.

O livro foi escrito na década de 50 mas continua atual, citando problemas comuns da nossa sociedade: divisão de classes, superpopulação, entre outros.

Excelente livro!

Carla 02/08/2022

Livro de investigação policial? Se for com ficção científica, sim. Obrigada Asimov pela graça concedida.

Pedro Henrique 13/10/2021

Um excelente livro de investigação policial
Mais uma vez, com inúmeros plot-twists, Asimov entrega um livro muito bom do início ao fim. Com uma trama cativante e interessante, prende o leitor em uma história de um assassinato e de plano de fundo um planeta terra distopico e decadente. Há inúmeras tramas e subtemas, relação entre os robôs e os humanos. O que diferencia um do outro... enfim, um livro excelente para todos os públicos!

luisguedes 15/09/2020

Um ótimo começo
O detetive Elijah Baley é convocado pra resolver um misterioso crime em Aurora, onde não existem suspeitos, evidências ou testemunhas. Sua única ajuda é de um robô humanoide R. Daneel Olivaw, que vira seu parceiro de caso.

A história é contada de forma bastante lenta, o que ajuda a revelar vários detalhes do planeta Terra futurista, mas que acaba se perdendo um pouco em "contemplações".

Mesmo assim o autor demonstra muita habilidade em alternar o ritmo de leitura trazendo um final bastante frenético com um ótimo plot twist e uma reflexão que prolonga as horas de leitura mesmo após o fim do livro :)

Lari 06/09/2021

Uma ficção científica de respeito.
Juntando robôs, assassinatos e outros temas aparentemente desconexos, Isaac Asimov nos entrega uma obra a qual faz pensar em aspetos econômicos, sociais e, até mesmo, ambientais. Com uma escrita primorosa, o autor nos apresenta a um mundo do qual diversos questionamentos e assuntos são pertinentes à atual realidade.

Let 31/07/2021

Inesperado
Um mistério dentro de um mundo de ficção científica, interessante como o modo que o autor foca no mistério, sem deixar faltar detalhes sobre o ambiente em que se passa. Posso dizer que pra quem gosta de mistérios esse livro é altamente recomendado.