A letra escarlate

A letra escarlate Nathaniel Hawthorne

Resenhas - A Letra Escarlate

Teka_ 18/05/2020

Bom!
Finalmente terminei e o que posso dizer desse livro? Melancólico, mostra a rigidez de uma comunidade puritana e que nenhum de nós está livre de errar. Só achei um pouco cansativo o estilo de escrita do autor (muito descritivo) porém vale a pena ler e refletir.

Bruna_Claudina 08/12/2022

Clássico
Adorei conhecer essa história, embora algumas pessoas tenham achado as descrições maçantes, eu amei de verdade. As colocações sobre moral, dentre outras reflexões me marcaram bastante.
Admirei a força da protagonista, que não se dobrou em momento nenhum, ao mesmo tempo, que me decepcionei com um personagem exatamente pela sua covardia.
Torci para um final feliz, infelizmente não veio, mas quem já leu alguns clássicos sabe que finais felizes são raros KKKKKKKK..

Elizangela 24/06/2020

A primeira feminista
A letra escarlate nos fala da história de Hester Prynne. Considerada a primeira heroína da literatura americana, Hester deverá lutar contra o preconceito, o puritanismo religioso e o patriarcado para criar uma filha ilegítima. Deixando em segredo o nome do pai da criança e de que seu marido está na cidade, ela busca viver de forma honesta e solitária.

ddutra_s 23/01/2023

A introdução do livro é bem chatinha, escrita bem difícil, em alguns momentos fiquei meio perdida com que o autor tava falando. Minha cabeça até doeu em alguns momentos.
Mas quando a história realmente começa, é muito gostosinho de ler. A cada página a vontade de ler só aumenta.
O autor não tenta esconder que é o pai da Pearl, vai nos mostrando de maneira bem sútil.
Hester é um cristalizando que tem que ser protegido.
Esse livro com certeza vai entrar na lista de preferidos.

Regina 25/01/2023

Razoável
Pela repercussão que o livro teve esperava bem mais. Escrita boa, mas a temática é densa. Merecia bem mais.
Mireille 25/01/2023minha estante
Está na minha lista

08/08/2020

Viver com segredos nos liberta ou aprisiona?
A Letra Escarlate é uma obra literária bastante aclamada que nos traz um romance numa cidade pequena, puritana e bem marcada pela religiosidade. Trazendo a análise para os dias atuais fica muito nítido o tratamento para com a mulher, mais julgador e desonesto do que hoje, porém, tão injusto ou absurdo quanto ainda se faz. Para mim foi meio difícil termina-lo pela demora dos acontecimentos e riqueza de descrição em frases que poderiam ser mais curtas e passar o mesmo significado, porém sabemos que isso era uma certa característica da época.
Hester é julgada por ter engravidado de um homem o qual não era seu marido, e assim submetida a utilizar a letra “?A”? vermelha viva como o fogo em seu peito como marca do adultério, da imoralidade, para que todos pudessem olhar, apontar e evita-la. Sua filha, Pearl é tão julgada e mal observada quanto pelos “?cidadãos de bem, livres de pecado” da cidade?. Cogitam até mesmo em um dado momento retirar a menina de sua mãe para que esta pudesse receber os devidos “ensinamentos divinos”, acreditando assim, que Hester fosse incapaz de dar as devidas referências à menina ou educa-la de forma adequada.
Desde o princípio fica bem claro que o marido de Hester está ausente por muito tempo e que a mesma chega a cogitar que ele possa estar morto. Para mim foi muito claro também desde o ínicio quem é o pai de Pearl. Este [spoiler] por sua vez sofre calado, trazendo elementos alegóricos como a dor no peito (no mesmo lugar onde a letra de Hester fica presa) e a doença se acometendo de seu físico, as dores da alma do rapaz transparecendo em sua face, em seu corpo. A paixão e o segredo ardendo no peito do homem e o consumindo por dentro.
Mais tarde o marido de Hester retorna a cidade e faz um trato com a mulher de não dizer às pessoas quem ele era, motivo esse para que ele pudesse buscar vingança contra a pessoa que havia engravidado sua mulher e de certa forma contra ela também. [/spoiler]
O livro me trouxe a reflexão de que desde sempre a mulher não tem o direito de ter segredos quando se trata de algo “imoral”, ou que possa ir contra o conservadorismo de uma sociedade. Enquanto ela carregava estampada primeiro em seu corpo, uma barriga crescendo, mostrando seu ato, o homem passava ileso, sem ser mencionado. Depois, a mulher estampava a letra escarlate viva em seu peito para que nunca fosse esquecida e fosse repudiada, enquanto o homem sofria com sua “letra” escondida queimando em segredo. Daí podemos puxar outra reflexão: até onde vale a pena esconder algo tão forte que nos consome? Expor o ato os liberta ou os aprisiona?
Amor, ódio, egoísmo e perdão, o que é certo ou errado dentro de uma sociedade, dentro de determinados ensinamentos?
Enfim, o livro nos traz pensamentos críticos, apesar da falta de dinamismo em sua trajetória.
Mariah 20/03/2021minha estante
Cuidado capaz da Uerj roubar esse titulo tema de voce ficou identico kkk

Mariana Rodrigues 29/01/2023

A Letra Escarlate
Aclamado desde seu lançamento como um clássico de Nathaniel Hawthorne, o livro "A Letra Escarlate" é um retrato dramático e comovente da submissão e da resistência às normas sociais, da paixão e da fragilidade humanas, e uma das obras-primas da literatura mundial.

Mila.Soraia 21/09/2020

É um retrato do puritanismo que marcou o início da colonização dos Estados Unidos,. Acompanhamos os dilemas das personagens que se vêem divididas entre um ideal moral muito estrito, pautado na religiosidade exacerbada, e suas inclinações naturais humanas.

Malu 14/01/2021

A letra escarlate
O livro é bom, merece o lugar de clássico que ocupa. Não tem um enredo muito floreado mas aborda pontos importantes da vida em sociedade. A letra escarlate, mais que a história de uma mulher adúltera, fala sobre o tratamento da mulher na sociedade em geral, a hipocrisia do povo e de como a religião pode ser uma luz e um limitante para algumas pessoas.

Adriana 21/01/2021

Eu esperava mais do livro lido. Conspirações, intrigas, mistérios. Não sei se vou querer reler um dia. Achei os capítulos arrastados e cheios de divagações psicológicas.

Ricardo256 26/04/2021

Clássico norte-americano
A letra escarlate é um dos livros mais importantes da literatura norte-americana. O livro é muito bem escrito e foi legal conhecer essa história. No entanto, eu não consegui me sentir atraído pela leitura. A história não me cativou mas é a vida. Não temos a necessidade de amar e favoritar todos os clássicos rsrs. Mas foi bom conhecer a escrita do Hawthorne.

Estevam.Moraes 14/11/2021minha estante
Ressaca do puro ódio hahahaha livro ótimo pra obrigar uma pessoa a ler no castigo, se dormir vai ter q ler de novo do início kkk #TorturaLiteraria

Prefácio às Claras 15/11/2021minha estante
Não gosto nem de falar nele hahaha

Laninha 01/06/2021

Expectativas não foram atendidas
É um bom livro, mas criei muitas expectativas em cima dele que não foram atendidas. Porém recomendo a leitura.

yasmin cordeiro 10/06/2021

A Letra Escarlate
Salém, Baía de Massachusetts, século 17. Em uma rígida comunidade puritana, a jovem Hester Prynne, cujo marido está ausente há dois anos, aparece grávida. Condenada por adultério, desonrada e renegada publicamente, é obrigada a levar bordado no peito a letra A (de adultera) em vermelho. Esta é a trama central de “A Letra Escarlate”.
Poucos anos antes da histeria coletiva que resultou na caça às bruxas em Salém, essa ficção histórica já evidencia a opressão, a hipocrisia e o obscurantismo de uma comunidade colonizada por puritanos ingleses e suas exigências de fé rigorosa.
Um livro impecável, dramático e comovente. Com uma narrativa singular, repleta de reflexões, simbolismos e sentimentalismos.
Hester é uma personagem marcante, como um símbolo de dignidade e orgulho, com sua personalidade impassível e inquebrável.

Lohan Pedro 29/07/2023

Nada de novo sob o sol..
? A Letra Escarlate, de Nathaniel Hawthorne. ?

Inicialmente é preciso dizer que nesta edição temos uma introdução enorme e desnecessária. Não acrescenta nada de importante na leitura. É metade do livro, sério, tem que ter coragem viu (e o pior é que eu li).

Eu poderia falar mil coisas e como o moralismo perpassa por esses dizeres. Mas eu gostaria de ser bem seletivo em relação a criança Pearl.

Sabe aquela galera que defende a vida, mesmo que aquela criança venha para uma vivência desgraçada neste mundo (e que depois que nasce, viram as costas)? Então, é esse tipo de gente que tem nessa história. E é igual aos dias atuais, não fazem questão nenhuma de demonstrar que são pessoas ruins, mas como sempre, em nome de Deus elas destilam ódio e se acham intocáveis além de boas por isso.

É incrível como as coisas se repetem. Durante toda a leitura, minha única preocupação era como essa criança ao crescer seria afetada por tanto destrato que Hester (sua mãe) passava e isso refletia em Pearl também.

Longe de mim querer falar alguma coisa de Hester Prynne e seu possível pecado (há moralismo em discutirmos isso). Pois durante o decorrer da história a única pessoa que de fato sofreu foi ela, automaticamente sua filha também sentia esses reflexos.

É inegável o quanto a mulher sofre em uma sociedade dominada por homens e religião. E isso fica escancarado em A Letra Escarlate.

? O que você vai encontrar no livro? ?

? Falso moralismo;
? Ódio em nome de Deus;
? Muita reflexão em relação à religião, gênero e sociedade.

That's all.