Um Estudo em Vermelho

Um Estudo em Vermelho Sir Arthur Conan Doyle
Sir Arthur Conan Doyle

Resenhas - Um Estudo Em Vermelho

Mariana Bortoletti 26/10/2010

Watson no País de Holmes - "Um Estudo em Vermelho"
Eu estou totalmente sem palavras. Não é de costume eu escrever tantas resenhas uma atrás da outra, de todos os livros que eu li, mas começou a virar hábito por conta do meu recente vício no Skoob. O livro da vez foi Um Estudo em Vermelho, a primeira aventura de Sherlock Holmes e Dr. Watson. Foi quase um recorde o meu tempo de leitura. Perdendo apenas para Marcada, que eu li em dois dias, esse livro me prendeu tanto que eu o terminei em três dias, chegando a virar a noite lendo. Coisa que eu não tinha feito antes (eu li Marcada em um final de semana chuvoso, durante o dia).

É simplesmente sensacional. A série de Sherlock Holmes sempre teve um lugar privilegiado na minha pirâmide de livros preferidos, perdendo apenas para As Brumas de Avalon. E agora, ele concretizou seu lugar. A coisa que sempre me incomoda em livros é a narrativa em primeira pessoa, que eu sempre achei pouco explorada e um tanto enjoada, dando muitas voltas desnecessárias, principalmente nesses novos romances juvenis. Mas Sir Arthur Conan Doyle ganhou um espaço ainda maior no meu coração ao colocar no papel a narrativa em primeira pessoa perfeita. Não perdemos nenhum detalhe e não é algo enjoado. Pelo contrário, é uma narrativa muito rápida e objetiva que mesmo sendo corrida não nos deixa de fora de nenhuma situação.

Eu ainda estou com um sorriso bobo no rosto, porque eu mal terminei de ler e já comecei a redigir essa resenha. O que mais eu posso dizer? Sherlock Holmes é um cara com quem eu não me casaria. Ele é incrível, mas chegou a isso não porque tem um talento natural, mas porque ele se esforçou para ser incrível. É meio estranho, mas pelo que entendi das últimas linhas do livro é exatamente isso. Sherlock é um cara com quem eu manteria uma amizade distante. Imagina aquele homem super observador perto de mim durante tempo suficiente? Ou eu ficaria doida com aquela arrogância e com o tocar melancólico de seu violino e me apaixonaria perdidamente, ou então pegaria um nojo tremendo. É um homem de extremos, eu diria.

Watson é incrível também. Menos brilhante, mas que tem caracteristicas que se fossem colocadas em Holmes estragariam a personagem e que ficam perfeitas nele. É forte, mas doce. É objetivo, mas inseguro. Acho que esse fator é um dos responsáveis pelo sucesso da obra. Os dois se completam. O que seria de Holmes sem Watson e de Watson sem Holmes? Seriam apenas dois homens perdidos na imensa londres. E nós seríamos órfãos. Sim, eu sei que eles não são reais. Mas eu fico pensando: o que seria de nós, meros mortais que gostam de sagas policiais, sem o maior detetive de todos os tempos? Muito obrigada Sir Arthur Conan Doyle!

Detalhe: Durante muito tempo, eu achei que Sherlock era um tipo de "chamamento" para detetive, tipo "Sherlock Mariana Bortoletti, prazer!" Enganada redondamente. Sherlock é um nome.

Heder 19/12/2011

Na minha humilde opnião
Respeitável o tal do Conan Doyle, e seus personagens. Foi o primeiro livro que li dele, mas sinceramente, não achei grande coisa não. Li porque vi em vários livros da Agatha Christie citações de 'um detetive como os casos do Sherlock Holmes..', o personagem é admirável, suas deduções também, mas são só deduções, ele vê o corpo e descobre tudo.. o caso é bom, não gostei também da necessária volta ao passado para explicar o crime, redigido em terceira pessoa e não mais pelo Watson. Espero que no próximo que eu leia, minha opnião mude, e eu aprenda a gostar do método do Sherlock, mas por enquanto recomendo a todos que nunca leram Agatha e são fãs do Doyle, que não percam tempo e procurem livros do Hercule Poirot e tirem suas conclusões :)
Eduarda 05/09/2014minha estante
Concordo completamente com vc! Não há uma investigação dos fatos para que o leitor acompanhe o raciocínio de Sherlock. Ele só desvenda o mistério e depois o explica. Por enquanto, lendo só um livro de Doyle, ainda prefiro Poirot.

Heder 05/09/2014minha estante
obrigado Eduarda :D de tanto que eu não gostei desse, só vou ler outro após eu terminar o que to lendo agora, 3 anos depois. isso porque ganhei um dele haha.. Neste tempo li uns 15 da Agatha. Não deixei tão claro como eu não gostei.

hellen 17/12/2015minha estante
Acho que isso deve ser uma coisa recorrente, gente que não se fascina tanto pelo Sherlock, adora o Poirot, o contrário acontece também. Eu li um livro da Agatha, com o Poirot e sinceramente não fiquei tão impressionada, mas eu amo Sherlock! Na minha opinião, o melhor livro do Sherlock é "O Cão dos Baskerville"!

Marlon Teske 15/01/2009

20/09/05
A origem da lenda =D

A história que apresenta Sherlock Holmes para o mundo, transformando o personagem em mito. Em Um Estudo em Vermelho, Conan Doyle traz para o leitor uma longa e intrincada trama que mostra o até onde um homem que carrega nos ombros a dor da perda pode ir.

Em um caso confuso que leva a Scotland Yard a pedir o auxilio do ainda não conhecido detetive, Holmes encontra os fios da longa meada que lhe permitem desenrolar todo o caso, deixando embasbacado o pobre Dr.Watson e lamentando-se por não ser o seu nome que irá chegar ao grande público.

É um livro leve que pode ser lido em uma única noite (é dificil parar de ler, e se acontecer provavelmente será no capitulo que explica o doloroso passado do criminoso, um tanto chato por quebrar o ritmo de suspense, mas necessário para não estragar a trama)

Pedro 27/07/2010

Obrigatório
Leitura obrigatória e marcante. Adorei esse livro, uma vez que já estive em Londres, e todos os lugares citados realmente existem. Livro agradabilíssimo e rápido. Atento aos detalhes, Sherlock Holmes tornou-se o detetive mais famoso de toda a história da literatura. Personagem que comoveu gerações, e que fez os fãs negarem o fim que Doyle dera a ele, uma vez.

Bruna 06/05/2011

Este livro foi uma boa surpresa!

Quando peguei "Um estudo em vermelho", não estava botando muita fé. Mas, poxa, como não gostar de Sherlock? Entendo agora sua fama no mundo literário.

Fiquei um pouco espantada com a "Parte 2" do livro atropelando a história, mas depois que comecei a entender a relação, sosseguei.

Não sei se lerei outras histórias de Sherlock, por medo de não serem tão boas quanto esta... Sem dúvida, recomendo.
Mori 20/05/2011minha estante
Pois é Bruna, mesma coisa aconteceu comigo, quando a "parte 2" começou fiquei boiando, e queria saber a explicação de Holmes sobre o acontecido, mais quando você vai lendo vai juntando as peças naquela historia. E o melhor senti uma certa pena do Hope no final de tudo, pois sua vida foi tão dramatica, não como não se envolver pela historia dele.

Bruna 04/06/2011minha estante
É, o chato é que o começo da segunda parte é meio parado. Mas depois que as coisas vão se encaixando, fica legal demais. E é interessante mesmo essa retrospectiva, pois, como você disse, quebrou aquela imagem artificial de vilão da personagem.

Bianca Martins 07/10/2013

Maravilhoso!
Só para variar neah...hahaa
Conan é demais!

É uma leitura rápida e energética.
Trata-se da primeira aventura de Sherlock e Watson juntos.
O livro é dividido em duas partes: a 1° é inteira contada através dos diários do Watson e a 2° é um misto de seu diário com um segundo locutor.

Confesso que fiquei desesperada quando começou a segunda parte, pois não entendi que ela era continuação da primeira e pensei que era uma segunda narrativa, o que me deixou bastante frustada, pois o "primeiro" caso ainda não tinha sido resolvido por completo...mas me enganei...era só o Conan sendo o ótimo escritor que era.
Guga 09/12/2015minha estante
Concordo com você, também achei maravilhoso este livro.

Liz 28/12/2011

Depois que eu assisti ao seriado da BBC, virei definitivamente uma grande fã de Sherlock Holmes. Decidi ler todas as obras sobre o detetive consultor, e o início me pareceu ser um bom lugar por onde começar.

"Um estudo em vermelho" é o primeiro relato de Watson sobre as aventuras de seu companheiro. Nele vemos como os dois se conheceram e passaram a morar juntos. Os detalhes sobre a vida com Holmes em Baker Street são muito divertidos - admito que, por vezes, mais interessantes do que o crime para ser resolvido. Ainda que eu já conhecesse bem Sherlock, é impossível não se intrigar com sua personalidade.

O 'caso da semana' não me animou muito no começo, mas melhora bastante com o tempo, ainda mais depois da segunda parte, em que a narrativa pára bruscamente, mudando época, lugar, pessoas, tudo. Acho que concordo com alguns que tal pedaço do livro nem é tão importante para a história principal, mas com certeza dá a ela um ar bem mais legal e íntimo, ainda que tenha pouca ação. A abordagem da cultura mórmon ficou realmente ótima e interessante, e os personagens são muito cativantes.

Apesar de eu ter preferido o outro livro da série que li, gostei muito desse, e com certeza recomendo para quem só conhece Sherlock Holmes pelo nome. Vale a pena ser lido não só por causa da história e de seus personagens, mas também para ter um contato com a maior influência de boa parte do entretenimento policial hoje em dia.

Resenha completa: http://bit.ly/vNRrwZ
Mariae 03/05/2012minha estante
Eu também comecei a ler Sherlock Holmes por causa da série da BBC ,adoro o livro mas a série também tem algo muito especial.Acho que os dois se completam,cada um de um jeito melhor.

Blog MDL 10/05/2014

Dr. Watson acaba de voltar da guerra com o corpo convalescido e sem muitas expectativas do que vai fazer em Londres a partir de então. Com dinheiro suficiente para se sustentar por um tempo, mas não tanto para esbanjar, logo ele percebe que viver de maneira desordenada o levará a falência e passa a procurar uma maneira de controlar a situação. Por casualidade, ele encontra um amigo da época de faculdade e uma solução parece surgir através do nome de Sherlock Holmes. Sabendo desde o princípio que além de estranho, Holmes era um homem de hábitos e gostos peculiares, ele ainda assim se surpreende com a experiência inusitada que morar com ele acaba se revelando.

Observando-o dia após dia, Watson passa a ser movido pelo desejo de entender como a mente de Holmes funcionava e como ele aplicava as suas descobertas científicas em um caso prático. É assim que quando o corpo de um homem é descoberto e circunstâncias misteriosas parecem paralisar os demais investigadores que Sherlock entra em cena e convida o doutor a observar a maneira que ele emprega seus conhecimentos. Com o decorrer do tempo cada minuto ao lado do detetive se prova tão interessante que aos poucos Watson vai enxergando além da arrogância de Holmes e passa a admirar a inteligência desse homem possuidor de uma incrível percepção.

Narrado em primeira pessoa, engana-se quem pensa que o narrador de “Um Estudo em Vermelho” é o Sherlock Holmes. Pois apesar de ser dele o nome que intitula a série, é o Dr. Watson quem nos guia e nos dá um vislumbre da mente do detetive através das suas reminiscências durante boa parte do livro. No entanto, por ser divido em duas partes, muitas surpresas são reservadas para o leitor. Algumas certamente surpreenderão de forma positiva, outras nem tanto. Principalmente para quem está acostumado com o gênero policial, já que diferente do formato que vemos atualmente onde o autor explora em conjunto a investigação e a mente do assassino, Doyle fez isso de modo paralelo – deixando para o leitor a tarefa de se adaptar a sua narrativa.

Apesar de ter sentindo certeza estranheza a princípio, confesso que aos poucos fui me envolvendo com o estilo de construção do autor e logo me vi tentando empregar a minha mente tal como o Sherlock fazia para tentar participar da investigação de alguma forma. Infelizmente, meu intento não me levou a lugar algum, já que além de eu não ter conseguindo fazer a ponte de ligação correta de uma pista sequer, as motivações por trás do crime eram muito mais profundas do que eu imaginei que seriam. Sobre este último ponto, acredito que ele foi o grande responsável por tornar a segunda parte da história mais fascinante para mim. Pois nela eu não só me vi inserida em um mundo onde fé e fanatismo se confundiam, como também, fui levada a repensar a minha reposta para a seguinte questão: há uma justificativa aceitável para se matar alguém?

Mostrando que até as crenças do leitor ele podia influenciar, o autor também apostou em uma forte caracterização dos seus personagens de modo que eles parecem ganhar vida e saltar as páginas a cada página lida. Sherlock Holmes, por exemplo, tem como um traço muito forte de sua personalidade a sinceridade elevada ao extremo, pois do mesmo modo em que ele não tem vergonha de se autoelogiar e reconhecer seus pontos fortes, ele usa essa recíproca com todos que encontram causando certo espanto com o seu poder perceptivo. O próprio Dr. Watson reconhece essas características de seu companheiro e se irrita em alguns momentos com isso por achar que o detetive é só alguém arrogante e que se autoestima demais. Essa impressão é tão forte, que foi necessário ele ver Holmes trabalhando para entender que sim, mesmo sendo um tanto egocêntrico, ele era absolutamente brilhante.

Ao final de tudo, eu fiquei tão rendida a experiência inovadora que Doyle me proporcionou que relevei o breve caso de ódio que tive com Holmes e reconheci que mesmo beirando o surrealismo, a história era rica, instigante e diferente de tudo que eu já tinha visto até então. E como originalidade sempre foi um dos pontos que eu sempre apreciei em minhas leituras, eu não tive alternativa a não ser admitir que todas as circunstâncias extraordinárias que o autor submeteu o livro apenas foram razões a mais que ele deu para o leitor admirá-lo e reconhecer a sua genialidade.

site: http://www.mundodoslivros.com/2014/05/resenha-um-estudo-em-vermelho-por.html

Douglas 08/06/2010

Otímo!como todos os livros dele! Claro né o Sherlock Holmes
Assim como todos os livros do sherlock holmes,UM ESTUDO EM VERMELHO é uma história envolvente,cheia de místerios,como é típico dos livros magnínificos do Conan Doyle.
Um estudo em vermelho conta a hístória de um assasinato de um Homen em uma casa adandonada,o assasino mata a vítima sem deixar quase nenhum vestigio,uma das poucas pistas que existiam era um nome na parede escrito com sangue a palavra RACHE.
Ai que entra em cena o Sherlock Holmes,um icone quando se fala em romances policias,que vai juntamente com o Doutor Watson desvendar esse místerio.
Muito bom mesmo!

scila 08/06/2010minha estante
Nossa, faz tanto tempo que eu li esse livro! Mas agora lembrei da história só lendo sua resenha!

Sérgio Filho 09/06/2010minha estante
Na cronologia das histórias de Holmes Um Estudo em Vermelho é a primeira delas. É nesse romance que Holmes conhece Watson, que logo de início fica impressionado com seu método de dedução ao explicar como sabia que o Dr. estivera há pouco prestando serviços numa guerra no Afeganistão. Adorei a sua resenha Douglas, continue escrevendo.

Carol 05/12/2016

Maravilhoso.
Mesmo sendo apaixonada por livros de romance policial, eu nunca havia parado para ler Sherlock e hoje me arrependo de não ter lido antes. O livro tem um narrativa leve e que te faz imaginar que se está dentro da história, selecionando o caso junto com Holmes e Watson. Extremamente bem escrito, não deixa nenhuma ponta solta do início ao fim.
Paulo.Henrique 04/05/2017minha estante
Acabei de ler o primeiro livro de Sherlock Holmes, mesmo já tendo tantos livros dele. Sou viciado em Sherlock Holmes. O livro é ímpecável. Tudo nele é bom: a trama, os personagens. Arthur Conan Doyle é um gênio. Só um gênio poderia criar outro gênio. A bem da verdade, eu até acho que em outros livros há mistérios mais intrincados, mas nem por isso, Um estudo em vermelho perde o seu mérito. Bem escrito, faz a gente viajar numa aventura incrível, com alta dose de dramaticidade. Depois, as pontas soltas vão se juntando, redondinhas, até o desfecho lógico e fenomenal. Nota 4.8

Carlinhos 16/06/2014

Primordialmente perfeito!
Um mistério esfuziante.
Um detetive único.
Uma trama envolvente.
Uma morte sem igual.
Eu ADOREI esse livro, pra mim ele é perfeito.
Até agora, a melhor história envolvendo Sherlock Holmes que já li.
O autor me prendeu, e assim acabei devorando esse livro.

vespeiro 01/10/2017

E Sherlock Holmes conhece Watson...
Quando eu era pequeno, tive a sorte de ganhar dos meus pais bons livros para iniciar meu hábito de leitura. Uma coleção que eu adorava era composta pelos livros do “Quem”, “Como”, “Onde”, “Quando” e “Porquê”. Neles havia centenas de perguntas e respostas sobre diversos temas que despertavam a curiosidade de uma criança. Bem, talvez possa ter vindo de lá meu gosto por histórias policiais e de investigação.

Em “Um Estudo em Vermelho”, de 1887, Sir Arthur Conan Doyle nos apresenta seu maior personagem: Sherlock Holmes. É a primeira aventura do detetive mais famoso da ficção e quando ele conhece seu fiel escudeiro Watson. Ambos investigarão um crime envolto em mistério, insolúvel para os agentes da Scotland Yard. Chama a atenção o modo pelo qual a narrativa evolui. Dividida em duas partes, começa com o encontro entre Holmes e Watson que logo se envolvem na investigação de um assassinato. Narrada por Watson, a história do crime começa nos mostrando o “Quando” e o “Onde”. A genialidade de Holmes nos leva a descobrir o “Como” e, por fim, ele nos conduz ao “Quem”. Resta-nos entender a verdadeira motivação do assassino e é assim que a segunda parte, narrada em terceira pessoa, conta uma história sensacional para nos brindar com o “Porquê”.

O texto de Conan Doyle é simples, direto e flui facilmente. Por conta da época em que foi escrito, traz algumas palavras e termos menos corriqueiros, como: Teste do Guáiaco, sarapintado, belbutina, Aqua Tofana, carbonários, álcali, busardos, jungido, azáfama, variegado, noitibó e lariço.

Nota do livro: 7,53 (4 estrelas).
Simone.GAndrade 01/10/2017minha estante
Nunca li nada desse autor :( Ótima dica pra começar!!!

vespeiro 01/10/2017minha estante
Sim! Comece por esse. É o início da história.

Manu 04/06/2012

´´Como todas as artes, a Ciência da Dedução e da Analise só pode ser adquirida mediante um longo e paciente aprendizado, mas a vida não é longa o bastante para permitir que um mortal atinja o mais alto grau da perfeição nessa área. Antes de voltar-se para esses aspectos morais e mentais da questão, que são os que apresentam as maiores dificuldades, o pesquisador deve começar pelo domínio dos problemas mais elementares.´´
Em Um Estudo em Vermelho, o doutor John H. Watson é apresentado ao senhor Sherlock Holmes. Vivemos a primeira história de um assassinato narrado pelo dr.Watson, que ao nossos olhos não há uma explicação e um motivo evidente. Mas, nada escapa aos olhos do detetive, sendo um homem sutil e inteligente, desvenda o crime cometido por Jefferson Hope e suas eventuais circunstancias. Infelizmente,toda as gratificações são para os oficiais da Scotland Yard.
Mas a beleza de vermos Sherlock Holmes em ação, nos elevando ao imaginável, traz até nós a percepção da ciência da dedução, revelando a capacidade que todos temos em uma aprendizagem que não há fim.

Felipe 21/08/2012

Clássico absoluto
Este é o primeiro livro em que aparece o personagem que hoje parece ser universal e que já se tornou verbete há muito tempo, Sherlock Holmes. O livro é muito bom, é narrado, como todos os outros, pelo médico do exército recém baixado John Hamish Watson. No início do livro, o narrador ainda nem conhecia o parceiro que teria uma amizade duradoura e que renderia tantas boas histórias. O encontro entre eles só ocorreu porque ambos procuravam alguém com quem dividir o apartamento e suas despesas, e mesmo achando Holmes incomum desde o início Watson não se opôs a dividir o mesmo teto com o seu novo conhecido.
A narrativa de Doyle, neste seu romance de estreia do século XIX, já é impecável e mostra porque ele continua sendo lido no século XXI. O enredo envolve um assassinato que logo se percebe que na verdade envolve um segundo, dois continentes, fundação de uma cidade como terra prometida, tramas políticas e é claro, muito mistério. A trama é separada em duas partes, a primeira na Inglaterra conta o encontro de Holmes e Watson, apresenta os personagens e descreve os crimes.
A segunda, parece durante muito tempo não ter relação com primeira, vai envolvendo o leitor aos poucos mesmo sem parecer parte da mesma história. Eis que de repente, as duas partes se relacionam e Holmes acaba por desvendar o mistério que de fato se mostrou muito complexo.
Livro excelente, um clássico da literatura mundial que todos deveriam ler. Recomendável para crianças e adultos.

Leilinha 06/06/2014

Conta como Sherlock Holmes e Dr. Watson se conheceram. E logo de cara precisam investigar um assassinato. Holmes chega a uma conclusão surpreendente, que não vou contar para não perder a graça.