Um estudo em vermelho

Um estudo em vermelho Sir Arthur Conan Doyle

Resenhas - Um Estudo Em Vermelho

Mariana Bortoletti 26/10/2010

Watson no País de Holmes - "Um Estudo em Vermelho"
Eu estou totalmente sem palavras. Não é de costume eu escrever tantas resenhas uma atrás da outra, de todos os livros que eu li, mas começou a virar hábito por conta do meu recente vício no Skoob. O livro da vez foi Um Estudo em Vermelho, a primeira aventura de Sherlock Holmes e Dr. Watson. Foi quase um recorde o meu tempo de leitura. Perdendo apenas para Marcada, que eu li em dois dias, esse livro me prendeu tanto que eu o terminei em três dias, chegando a virar a noite lendo. Coisa que eu não tinha feito antes (eu li Marcada em um final de semana chuvoso, durante o dia).

É simplesmente sensacional. A série de Sherlock Holmes sempre teve um lugar privilegiado na minha pirâmide de livros preferidos, perdendo apenas para As Brumas de Avalon. E agora, ele concretizou seu lugar. A coisa que sempre me incomoda em livros é a narrativa em primeira pessoa, que eu sempre achei pouco explorada e um tanto enjoada, dando muitas voltas desnecessárias, principalmente nesses novos romances juvenis. Mas Sir Arthur Conan Doyle ganhou um espaço ainda maior no meu coração ao colocar no papel a narrativa em primeira pessoa perfeita. Não perdemos nenhum detalhe e não é algo enjoado. Pelo contrário, é uma narrativa muito rápida e objetiva que mesmo sendo corrida não nos deixa de fora de nenhuma situação.

Eu ainda estou com um sorriso bobo no rosto, porque eu mal terminei de ler e já comecei a redigir essa resenha. O que mais eu posso dizer? Sherlock Holmes é um cara com quem eu não me casaria. Ele é incrível, mas chegou a isso não porque tem um talento natural, mas porque ele se esforçou para ser incrível. É meio estranho, mas pelo que entendi das últimas linhas do livro é exatamente isso. Sherlock é um cara com quem eu manteria uma amizade distante. Imagina aquele homem super observador perto de mim durante tempo suficiente? Ou eu ficaria doida com aquela arrogância e com o tocar melancólico de seu violino e me apaixonaria perdidamente, ou então pegaria um nojo tremendo. É um homem de extremos, eu diria.

Watson é incrível também. Menos brilhante, mas que tem caracteristicas que se fossem colocadas em Holmes estragariam a personagem e que ficam perfeitas nele. É forte, mas doce. É objetivo, mas inseguro. Acho que esse fator é um dos responsáveis pelo sucesso da obra. Os dois se completam. O que seria de Holmes sem Watson e de Watson sem Holmes? Seriam apenas dois homens perdidos na imensa londres. E nós seríamos órfãos. Sim, eu sei que eles não são reais. Mas eu fico pensando: o que seria de nós, meros mortais que gostam de sagas policiais, sem o maior detetive de todos os tempos? Muito obrigada Sir Arthur Conan Doyle!

Detalhe: Durante muito tempo, eu achei que Sherlock era um tipo de "chamamento" para detetive, tipo "Sherlock Mariana Bortoletti, prazer!" Enganada redondamente. Sherlock é um nome.
Camila.Santos 01/08/2020minha estante
Amiga, entendo demais. Essa aqui sou eu escrevendo resenha as 5 da manhã, depois de ler esse livro incrível em dois dias hahaha

Mari.Vasconcelos 31/03/2021

Surpresa!
Meu primeiro livro de Sherlock Holmes e cheguei a acreditar que não fosse gostar... Tava lá empolgada na trama quando chegou a segunda parte e fiquei noiada ( tipo: 'o que tá acontecendo aqui, mermão?' 'O que isso tem haver com a história?') Mas tudo tava interligado e deixou o livro muito mais fascinante.

Só uma observação, Sherlock Holmes é muito mais phodastico que Hercule Poirot (postei e corri rs)
Marcelo.Kaiky 23/08/2021minha estante
O início da segunda parte, quem não ficou perdido, que atire a primeira pedra. KAKAKAKAKAKAK

Mari.Vasconcelos 23/08/2021minha estante
Que bom, Marcelo!
Pensei que era pq eu era lerda?

@aprendilendo_ 28/05/2020

Resenha de Sherlock Holmes: Um Estudo em Vermelho
...Nesse contexto, através da narrativa do Dr. Watson, acompanhamos um divertido inicio da relação dos dois. Característico de suas obras, o escritor desenvolve os mistérios por meio de um balanceamento entre os fatos expostos e as suposições de Sherlock, estando o segundo sempre alguns passos à frente, dessa forma, a dúvida sobre o verdadeiro autor do crime quase sempre persiste até os instantes finais. No primeiro conto não é diferente, as incertezas são tão maiores que as certezas a ponto de sequer conseguirmos pensar em um final provável. Esse atributo, por consequência, gera uma curiosidade insaciável capaz de fazer mesmo os mais jovens leitores lerem sem parar até chegar ao fim.

Portanto, Um estudo em Vermelho, por se tratar da primeira investigação dos amigos e de como eles se conhecem, é talvez o mais recomendado conto para adentrar no mundo investigativo de Sherlock Holmes. Com um caso requintado de mistérios e com um arcabouço histórico comovente, o livro se destaca e prende do inicio ao fim e como uma forma de convite, deixa-nos entusiasmados para todas as outras investigações.

Para mais comentários sobre o livro e outras resenhas, acesse o link abaixo.
aprendilendo.com.br

site: https://www.aprendilendo.com.br/post/resenha-de-sherlock-holmes-um-estudo-em-vermelho
Kassia.Lais 06/07/2020minha estante
Oi! Você gostou dessa edição?

@aprendilendo_ 06/07/2020minha estante
Oi! Tudo bem? Na verdade essa não foi a edição que li, a minha é uma de 2019 bem simples, essa eu coloquei porque na época não sabia mexer no Skoob muito bem rs. Mas a capa me parece muito bonita.

Kassia.Lais 06/07/2020minha estante
Ah sim! Vi super barata essas edição na Amazon, mas a sua resenha que me deu vontade de ler ?

@aprendilendo_ 06/07/2020minha estante
Muito obrigado!! As histórias de Arthur são incríveis, espero que goste!

Eu que agradeço ?

Lucimar.Paiva 02/08/2020

Perfeito.
Muito diferente de tudo que já ouvi falar.
Diferente de todos os filmes que assisti.
Pra conhecer Sherlock Holmes, só lendo seus livros.

Brenda.Carvalho 17/03/2021

Mr. Sherlock Holmes é simplesmente fantástico
Não é atoa que essa história é um clássico.

Envolvente, inteligente e inusitada, a história faz com que o leitor, ao fim da primeira parte, se junte a Watson, Lestrade e Gregson na indagação: "Como Holmes decifrou esse caso?".

Me diverti tanto com a leitura que me apaixonei ainda mais por Sherlock Holmes! Não tem como não recomendar a leitura!
mi. 17/03/2021minha estante
oi,tudo bem?você sabe um site bom ora baixar pdfs?

Brenda.Carvalho 17/03/2021minha estante
Oi, tudo bem sim e com você? Geralmente eu baixo do docero ou do lelivros!

Marco Rabelo 14/03/2021

A primeira aparição do "xeroque rolmes"
Um livro pequeno, mas com uma história muito interessante, que te prende.
O que mais gostei, na verdade, foi saber como os famosos personagens Sherlock Holmes e o Dr. John H. Watson se conheceram.
Este livro marca o início de uma grande amizade e uma grande parceria.
Fundamental sua leitura para dar continuidade às várias outras aventuras destes dois heróis.

Rafa.Meyer 24/09/2020

Genial!
Foi minha primeira experiência lendo Sherlock Holmes,eu assisto à série e amo, mas tinha um certo receio de ler e não ser tão prazeroso para mim,mas acabei amando!!!Indico para todos que gostam de suspense e mistério, a leitura é bem rápida e fácil também de entender,esse era um dos meus medos,de ser algo bem formal,mas não foi.
Se quiserem ler,comecem por essa história, pois conta o primeiro encontro do detetive com o Dr. Watson e acho que fará mais sentido!
Ana Brolio 06/08/2021minha estante
Confesso que quase abandonei, pois ando com pouco tempo pra ler e o livro não estava me prendendo.
Mas agora parece que tá fluindo melhor.

Morsinaldo 15/08/2020

O início
Shwrlock holmes é um personagem muito inteligente e demonstra incrível perspicácia para perceber os detalhes que poucas pessoas veem: aquele velho "você vê, mas nao observa". Um estudo em vermelho é o primeiro da série de livros e é muito bom para quem quer uma aventura inteligente, fácil e rápida pra ler.
Ildneé 15/08/2020minha estante
É uma ótima obra!

Morsinaldo 15/08/2020minha estante
Verdade ?

Bianca 14/08/2020

sensacional!
muito inteligente e cativante. realmente é tudo oq eu esperava e até mais! novo favorito ?
Bolinha 14/08/2020minha estante
Top!

Gisinha 14/08/2020minha estante
Adorei, muito divertido! É bom ver a melhor parceria investigativa por outro ângulo.

Bolinha 14/08/2020minha estante
Eu adoro a narrativa da história , amo Sherlock
Melhor história um escândalo na boêmia , sensacional!

Bianca 17/08/2020minha estante
estou ansiosa pra ler as próxima histórias!

Bianca 01/07/2020

Um bom começo.
Uma obra fantástica, uma escrita envolvente, com uma linguagem que transporta o leitor a Londres no século XIX.
Nessa cidade temos um médico que, por casualidade, conhece o detetive misterioso que trabalha por sua conta na investigação de crimes. Tudo isso desenrola em poucos capítulos até que um caso de homicídio desafia as autoridades locais.
Mas e aí que o leitor se surpreende, todo mistério é desvendado e se percebe que aplicar o raciocínio dedutivo não é tão elementar assim...

Coruja 03/05/2021

Elementar caro Watson.
Mesmo sabendo que essa frase não é dita nos livros eu não poderia usar outro título.

Minha paixão por Sherlock Holmes e John Watson vem desde os filmes com Robert Downey Jr, lendo o livro não foi diferente, não existem palavras para descrever essa dupla, eles se completam de uma forma tão mágica que é difícil não ficar entretido com a história, sem falar dos mistérios, aventuras e tudo que envolve a trama, que nos prende do início ao fim.
Vic 03/05/2021minha estante
Verdade

Heder 19/12/2011

Na minha humilde opnião
Respeitável o tal do Conan Doyle, e seus personagens. Foi o primeiro livro que li dele, mas sinceramente, não achei grande coisa não. Li porque vi em vários livros da Agatha Christie citações de 'um detetive como os casos do Sherlock Holmes..', o personagem é admirável, suas deduções também, mas são só deduções, ele vê o corpo e descobre tudo.. o caso é bom, não gostei também da necessária volta ao passado para explicar o crime, redigido em terceira pessoa e não mais pelo Watson. Espero que no próximo que eu leia, minha opnião mude, e eu aprenda a gostar do método do Sherlock, mas por enquanto recomendo a todos que nunca leram Agatha e são fãs do Doyle, que não percam tempo e procurem livros do Hercule Poirot e tirem suas conclusões :)
Eduarda 05/09/2014minha estante
Concordo completamente com vc! Não há uma investigação dos fatos para que o leitor acompanhe o raciocínio de Sherlock. Ele só desvenda o mistério e depois o explica. Por enquanto, lendo só um livro de Doyle, ainda prefiro Poirot.

Heder 05/09/2014minha estante
obrigado Eduarda :D de tanto que eu não gostei desse, só vou ler outro após eu terminar o que to lendo agora, 3 anos depois. isso porque ganhei um dele haha.. Neste tempo li uns 15 da Agatha. Não deixei tão claro como eu não gostei.

hellen 17/12/2015minha estante
Acho que isso deve ser uma coisa recorrente, gente que não se fascina tanto pelo Sherlock, adora o Poirot, o contrário acontece também. Eu li um livro da Agatha, com o Poirot e sinceramente não fiquei tão impressionada, mas eu amo Sherlock! Na minha opinião, o melhor livro do Sherlock é "O Cão dos Baskerville"!

Mariana.Lima 08/07/2018minha estante
É muito bom achar alguém com a mesma opinião

Bryan Corrêa 14/02/2019minha estante
Respeito sua opinião, mas não acredito que são "só deduções". Holmes é um cara extremamente meticuloso e observador, notando pequenas coisas que ninguém nota. E é isso que faz com que o poder de dedução dele seja absurdo, aliado com a sua confiança e um certo ego inflado. Porém, não discuto sua experiência na leitura, pois isso é muito individual... Abraço!

Hayra.Oliveira 25/05/2021

Meu primeiro livro do Sir Arthur Conan Doyle e consequentemente o primeiro conto que eu leio sobre Sherlock Holmes.
Achei a escrita muito fluida e empolgante, o que faz com o leitor se prenda na história e acabe se interessando pela visão de mundo bem peculiar de Sherlock.
°°° 25/05/2021minha estante
Li também a pouco tempo esse livro, foi meu primeiro contato com o Sherlock, achei também muito fluida a escrita, e acabei virando fã do autor.