O Peso da Glória

O Peso da Glória C. S. Lewis

Resenhas -

Sadrak 12/10/2020

Peso que adensa a alma
Ler um autor como Lewis é estar sendo provocado (permita o gerundismo, e daí) ao extremo no quesito moral. Uma moral baseada nos valores cristãos. De uma contundência que vai até a eternidade.
Lê-lo é nem sempre ser concordante com seu pensar, mas ficar, minimamente, provocado a abandoná-lo dado a sua contundência.
O que resta? Ao final da leitura da maioria dos artigos é um peso no coração, por vezes uma necessidade de buscar ser melhor para mim mesmo, para o próximo e para Deus.

Mari | @meuinstabook 09/04/2020

O Peso da Glória: uma experiência única.
O peso da glória, do C.S.Lewis, é mais um dos seus livros compostos por sermões que trazem reflexões sobre variados temas como, neste caso, por exemplo: perdão, membresia, aprendizado e guerra e por aí vai.

É sempre difícil escrever sobre os livros do Lewis, seja pela complexidade, seja por tratar de assuntos variados ou apenas pelo peso que o nome do autor traz. E O peso da glória não é diferente, é mais um livro complexo, denso, que começa falando de glória e termina falando sobre nossas falhas. Mesmo trazendo as mesmas características de sempre, a leitura deste livro se diferenciou por ter um certo capítulo muito muito cansativo que quase me fez desistir da leitura! Porém, mesmo com esse capítulo, os sermões deste livro foram bem interessantes para mim e só perdem para Deus no Banco dos Réus.

Resumir este livro é uma tarefa muito difícil, já que ele aborda tantos assuntos. Mas o que pode ser dito é que entre um sermão e outro, o autor faz jus ao seu nome e vai destrinchando o tema de uma forma linda. Com o andar das páginas, uma série de reflexões profundas, dolorosas mas no geral sempre ousadas são lançadas na mente do leitor e não tem como não se maravilhar ou no mínimo parar para refletir sobre cada abordagem.
'' Somos criaturas medíocres, brincando com bebida, sexo e ambição, quando a alegria infinita nos é oferecida, como uma criança ignorante que prefere fazer castelos na lama em meio à insalubridade por não imaginar o que significa o convite de passar um ferido na praia. Nos contentamos com muito pouco.''
Mais uma vez Lewis me surpreendeu abordando temas legais e interessantes, falando sobre a diferença entre pedir perdão e desculpas, membresia real e a que achamos ser real, o poder do círculo íntimo e a glória de Deus entre tantos outros assuntos. Não sei como falar deste livro, mas como em todo livro do Lewis foi mais uma experiência única. O peso da glória é um livro cíclico que começa no topo, falando de glória e termina mostrando nossa mediocridade e como ainda assim somos amados. É um livro para reflexão, um livro para ser degustado aos poucos e relido muitas vezes.

site: https://eraumavezumcaderno.blogspot.com/
Luan 25/08/2020minha estante
Qual capítulo quase te fez desistir?

Mari | @meuinstabook 02/11/2020minha estante
Capítulo 5 : teologia é poesia?

Luan 16/11/2020minha estante
É o capítulo que vou kkkkk

Pensei que fosse o "Porque não sou um pacifista"

Franklin Moreno 16/12/2023

O Peso da Glória
Um livro sensacional. E o penultimo do ano. Gosto tanto de ler os livros do C.S Lewis porque sempre me direciona para algo maior e sublime. Me faz pensar sobre muita coisa, são sempre livros que me fazem crescer.
E deste são tiradas diversas frases que aparecem em todos os lugares. Enfim, mais um do Lewis, que sinto como meu professor da vida já.

Menina Ciria 23/07/2022

Segunda vez que leio esse livro e gostei muito dessa tradução. Lewis se esforça para escrever de forma acessível, mas é importante fazer uma leitura devagar e reflexiva para compreender suas ideias (pelo menos para mim foi assim). Nesse livro Lewis aborda temas relacionados ao cristianismo, perdão e abnegação.

Daire 20/03/2021

Sermões que ainda nos ensinam algo
O Peso da Glória nos apresenta nove sermões de C. S. Lewis que, mesmo escrito para os ouvintes de sua época, ainda há lições que podemos tirar para nós nos dias de hoje em nossa caminhada cristã.
Uma coisa bem interessante do livro é a sua introdução escrito por um amigo de Lewis. Se lessesmos o livro pulando ela (coisa que eu mesmo já fiz com alguns livros, e sei que muita gentr faz também) acharia, pelos seus sermões apresentados, que o C. S. Lewis era uma pessoa totalmente séria, mas a introdução nos mostra que o autor era bem divertido e gostava até de pregar peças. O que nos relembra que sim, para quem é adepto ao cristianismo ou mesmo a outras crenças, deve levar a sua fé a sério, mas nem por isso devemos ser sérios e carrancudos.

Amos.Alves 23/06/2023

Lewis busca educar o cristão moderno contra as novas visões a cerca do cristianismo que surgiram na sua época, muitos dos avisos de Lewis para a segunda metade do século XX não foram ouvidos pelos cristãos europeus e hoje o cristianismo na Europa está em baixa, os mesmos avisos podem ser aplicados para a igreja atual no Brasil, caso não recoremos aos clássicos estamos fadados a nos perdermos também.

Elen Ximenes @quemleganhamais 10/06/2023minha estante
Isso sim é uma RESENHA digna ???????????

denis.caldas 10/06/2023minha estante
Bondade sua, Elen, imagina!

Nay 28/08/2023minha estante
Oi, Denis. Desculpa a pergunta, mas qual é a sua religião?

denis.caldas 28/08/2023minha estante
Bom dia, Nay, cristão "desigrejado" com requintes de perdição...

29/04/2021

Desafiador!
Lewis é um escritor incrível, mas às vezes é difícil acompanhar a linha de raciocínio dele kkkk. É um livro muito bom, porém é preciso ler com calma, exige dedicação, mas que te desafia e confronta em várias áreas de uma maneira cirúrgica e linda!

heloisa karin 08/03/2022

Incrível
Meu Deus, parece que Lewis não cansa de ser incrível, eu simplesmente amo os livros dele, não importa qual você leia, sempre sempre sempre será incrível

Ny 23/04/2022

"Como Deus pensa sobre nós, não apenas é mais importante, é infinitamente mais importante"
gostei do livro

Amanda 08/06/2020

?Para um jovem, que está na fase inicial de sua vida adulta, o mundo parece estar cheio de ?interiores?, cheio de intimidades e confidencialidades agradáveis com as quais ele deseja se envolver. Contudo, se ele seguir esse desejo, não obterá ?interior? algum que de fato valha a pena. A verdadeira estrada está numa direção completamente diferente. E como a casa em Alice através do espelho.?

??O presente é o único tempo em que algum dever pode ser cumprido ou alguma graça recebida ?

EsterCristina 27/06/2021

O peso da glória é um compilado de nove sermões de C.S. Lewis de temas variados, um compilado diga se de passagem sensacionais!
O sermão do título é com certeza meu favorito, logo depois vem Círculo Íntimo e Aprendizados em Tempos de Guerra.
Amei ver o ponto de vista de Lewis, cada tema eu já ouvi em algum lugar ou momento mas o jeito que ele interpreta é diferente de qualquer lugar que eu já vi/ouvi.
Confesso que não é fácil de compreender, dois por exemplo eu não entendi por completo mas ainda não tira o brilho da obra.
O bom de ter ele na estante é que poderei reler quando precisar de uma palavra tão boa!

Silva 15/11/2022

Muito Bom!
Tem alguns capítulos que eu não consigui entender o autor, porém tem outros que mexeram comigo profundamente. O C.S Lewis descobriu coisas que muitos teólogos atuais nem chegaram perto, e é por isso que vale muito a pena ler suas obras.

J.v 14/03/2021

Um dos melhores que já li
DIferente de muitos, minha primeira experiência não foi com Crônicas de Nárnia, mas sim que esta obra incrível que revela sobre o peso da glória de Deus na vida dos homens, é uma excelente leitura para o público cristão, indispensável eu diria, recomendo que leiam e tirem boas reflexões das verdades trazidas por ele.

Sheilla.Souza 04/02/2020

Me surpreendeu MUITO!!
Livro com 9 sermões e que são explicados em uma simplicidade que só quem leu entende,a escrita é um pouco rebuscada porém não atrapalha no entendimento da leitura num todo. Aconselho a quem ainda não leu e quer ler os livros de Lewis a ler esse, certamente será uma ÓTIMA escolha, a seguir vai uma frases que gostei e que chamou minha atenção:

" A guerra não cria nenhuma situação absolutamente nova; ela simplesmente agrava a situação humana permanente de tal maneira que não podemos ignorá-la."

" A teologia cristã pode acomodar a ciência, a arte, a moralidade, e as religiões não-cristãs. A perspectiva da ciência não é capaz de acomodar nenhuma dessas coisas, nem mesmo a própria ciência."

" Creio no cristianismo assim como creio que o sol nasceu, não apenas porque o vejo, mas porque por meio dele eu vejo tudo mais."

" Ser cristão significa perdoar o indesculpável, porque Deus perdoou o indesculpável em você."