Outros Jeitos de Usar a Boca

Outros Jeitos de Usar a Boca Rupi Kaur

Resenhas - Outros Jeitos De Usar A Boca

Nicole 10/02/2023

MARAVILHOSO, LINDO, LINDO, LINDO!!!
Simplesmente aquilo q eu tava precisando ler hoje, diversos poemas me atingiram como se fosse um soco no estômago

Clara 10/02/2023

Poemas sobre fases.
?Outros jeitos de usar a boca? é um livro de poemas dividido em partes: a dor, o amor, a ruptura e a cura.

Eu sou completamente apaixonada por poemas, então não gostar de um livro repleto deles é quase impossível pra mim.
Eu gostei da forma como os sentimentos da autora foram traduzidos através da escrita. Gosto da ideia de escrever sobre coisas que ninguém sabe ao certo descrever como são.

O título da obra pode enganar um pouco. Pode parecer ser um livro inteiramente focado em conteúdo adulto, mas não é. O livro fala sobre intenso sofrimento (de níveis mais pesados mesmo), traumas, recomeços, esperança e amor. Eu gostei bastante e acho que vale a leitura. Acredito que algumas pessoas precisem ler isso mais do que eu, por se identificar com algumas coisas que foram escritas.
Foi um bom livro, até mesmo pra mim que não me identifiquei com a maioria das palavras que li.

obs: se você se identificou com a parte da dor, saiba que em algum momento vc vai se identificar com a parte do amor ?

Maria Izabel 27/01/2023

Simplicidade com genialidade
Amei e amo esse livro? Ele tem vida própria pela minha casa (pq é daqueles que leio e releio? cada vez vejo algo novo).
É uma autora jovem e corajosa, que coloca temas pesados sem pudores (abuso sexual infantil,
problemas relacionamento com pai, relação afetiva tóxica).
Ela conta tudo como uma história da sua vida, onde vemos suas catarses para se livrar do que a sufocava e aborda desde ternura infantil, peso de ser mulher indiana, machismo, se apaixonar, ter o coração partido, seu processo de cura e reencontro a si mesma e suas origens ?punjab?, fazendo as pazes com seu corpo, sua beleza, sua feminilidade e sua voz feminista.
É ótimo ler uma mulher indiana, uma voz não ocidental, própria e contemporânea e MUITO corajosa.
E para quem gosta, os poemas no original em inglês, mesmo com a excelente tradução, revelam uma forma e sonoridade muito interessante.
Acho que em termos de poesia contemporânea, é um marco atual.

bela 15/01/2023

Poemas lindos
Amei a forma como ela retrata cada assunto e são absurdamente lindos todos os poemas do livro. Não dei 5 estrelas porque não é muito o meu tipo de livro. A parte em inglês foi bem cansativa de ler para mim que não sou fluente mas consegui entender quase tudo sem ter que voltar até as páginas em português. Para quem gosta de poemas esse livro é simplesmente perfeito!

Sol 13/01/2023

Uma ótima reflexão sobre nossas origens de pele e alma, tornando a autoaceitação e amor próprio não só um assunto final mas o que deveria ser desde a nossa existência.

Isadora 12/01/2023

e ainda
estou
feliz
- perspectiva?

Rupi Kaur sempre com uma poesia incrível

Lary. 11/01/2023

Bem, segundo livro que eu li da autora. Confesso que eu esperava um pouco mais por ser o livro mais famoso dela, porém, está no mesmo nível que "O que o sol faz com as flores", então eu não saio perdendo.
Muitos poemas são bonitos, outros são bem arrastados, gosto da maneira como ele fala sobre mulheres, empoderamento e tudo mais.

Esmeralda 10/01/2023

COMO ALGUÉM PODE NÃO GOSTAR?!
Eu vi uma pessoa falando que não gostou por causa que a autora coloca os homens contra as mulheres, NADA HAVER!! O LIVRO É SOBRE MUITO MAIS!!
Pelos livros que já li da Rupi Kaur ela foi assediada na infância, e homens usaram ela!! E a pessoa quer um romance no livro de poesia com eventos REAIS e DELICADOS para a própria autora? Se quer ler sobre um romance distorcido da realidade onde não existe mau, vai ler clichê ué.
Esse livro fala sobre amor, aceitação, poder feminino, tristeza, raiva, problemas familiares.
Poemas são como um desabafo e ela soube tornar os sentimentos dela em lindas frases, frases que me vou levar comigo!!

Kamilly.Gomes 27/12/2022

Outros jeitos de usar a boca
Amei a leitura, mas a coisa mais sufocante em lê-lo é se identificar com cada poema que esse livro tem. Os poemas são uma obra-prima, que me fizeram viajar em minhas memórias.

Gybz 15/12/2022

Não tenho tanto o hábito de ler poesia, mas gostei bastante. Ao ler a introdução e saber imunológico da história da autora pude me conectar melhor com que ela escreve e entender o que sente e o pq se sente dessa forma, me vi em muitas situações e pude compartilhar algumas poesias com outras mulheres tbm.

Gostei muito.

thalymfs 10/12/2022

poemas chocantes, avaliadores e acima de tudo reais, ela não só fala de seus sentimentos, mas de sentimentos mútuos em todo o mundo

ness 13/11/2022

difícil de esquecer e não tão fácil de entender.
estou apaixonada pela delicadeza de cada poema e o quanto a Rupi tem todo o cuidado com o seu leitor e como valoriza suas origens e sua própria história. poemas não são meu tipo favorito de leitura, mas ainda sim esse livro tem momentos muito lindos (como ela diz, talvez seja porque eu ainda vejo beleza em tudo), e eu amei o fato de ter ele todo em inglês no final.

"você os encara como se
tivessem o seu coração
mas nem todo mundo é
tão suave e sensível

você não vê quem
eles são
você vê quem
podem ser

você dá cada vez mais até
que arranquem tudo o que você tem
e te deixem vazia"

Maria 31/10/2022

Lindo
Assim como o primeiro os poemas e as reflexões que o livro trazem são incríveis. Amei ler, uma leitura leve e bastante tranquila.

veiza 18/10/2022

outros jeitos de usar a boca
não procure cura aos pés daqueles que te machucaram

a dor passa

perder você foi o que levou a mim mesma

você precisa parar de procurar um porquê em algum momento você precisa deixar quieto

se você não é o suficiente para você mesma você nunca será o suficiente para outra pessoa

todos nascemos tão bonitos a grande tragédia é que nos convencem de que não somos

alguns dos muitos quotes que eu grifei :)

MariaCriCri 11/10/2022

Menos de 1 dia
Em menos de 1 dia eu devorei os poemas desse livro. Não gosto muito de poemas, por isso as poucas estrelas, não é o meu tipo de leitura, mas Kaur consegue imprimir muito bem os sentimentos em palavras, dava pra sentir a dor, o anseio, a paixão e o consolo em todos os poemas do livro. O que me encomodou um pouco foi o fato de não haver letras maiúsculas nos inícios de frase, já fica o aviso pra quem tem toc.
É uma leitura boa, em geral.