Ainda Sou Eu (eBook)

Ainda Sou Eu (eBook) Jojo Moyes

Resenhas - Ainda Sou Eu

Lilii1 18/12/2022

Viva corajosamente, Clark
O livro nos mostrou a força e coragem da Clark para seguir a sua vida, apesar dos seus tombos. Eu gostei muito desse livro, tendo uma pegada diferente do anterior com o seu começo sendo bem "casos de família" na família Gopnik.
Fiquei chateada com a Agnes, malditaaaa não esperava isso. Mas isso foi bom pra história, nem tudo são flores. Gostei do finalzinho, principalmente na parte da velhinha, acredito que a Clark precisou dela para abrir mais a sua mente e o final foi o que eu esperava mas foi lindo igual um livro de romance (que ele é).

Que a Clark seja muito feliz usando sua meia calça de abelhinha?

Ariélli 14/12/2022

Zero empolgação
Eu não tinha NENHUMA expectativa para esse livro, provavelmente só li porque tinha comprado e estava na estante.
Eu tinha lido e gostado dos outros dois livros da série, mas eu não acreditava que existia caminho pra uma continuação.
E cara, me surpreendeu demais, amei acompanhar mais momentos da Lou. Esse livro bateu o martelo do que já era falado por aí: a trilogia de "Como eu era antes de você" não é sobre um casal e sim sobre a figura feminina principal. É uma delícia ver como tudo que aconteceu afetou a Louisa, cada escolha e ela tentando se encontrar.
Achei tão real e palpável as relações que foram mostradas no livro, ninguém totalmente bonzinho nem totalmente "mal".
A todo momento que o estava lendo esse livro, sentia um quentinho no coração, na torcida pela Lou.
Confesso que acabei com vontade de "POR FAVOR QUERO MAIS"...quem diria.

Ps. Apaixonada pelo Dean Martin, ele me fez chorar no trem no final com a Margot.
Ps. Lily você é maravilhosa.

Kennya 13/12/2022

Trilogia Maravilhosa
Há quem não goste do primeiro livro dessa trilogia, mas eu o amei desde a primeira vez que li (sim, li varias vezes).
E, no decorrer da leitura dos outros livros eu fui me apaixonado ainda mais pela trilogia.

Esse último livro me fez ficar com o coração apertado, pela Lou, diversas vezes. Torcia tanto pela felicidade dela.

No fim, deu tudo certo.

Recomendo muito.

Mayara.Oliveira 11/12/2022

Bom.
Gostei muito da evolução da Lou.
Com certeza uma das minhas personagens favoritas no universo literário.

Fernanda631 11/12/2022

Ainda Sou Eu
Ainda sou eu foi escrito por Jojo Moyes e foi publicado em 30 de janeiro de 2018.
Nesse volume nos deparamos com uma protagonista mais forte, mais madura e totalmente carismática, até nos momentos que ela mais consegue nos irritar.
É difícil falar dessa história sem lembrar e comentar sobre Will. O jovem esteve presente apenas no primeiro livro, se tornando a base para as histórias seguintes. Ao chegarmos nessa terceira etapa da história vemos o quanto à presença dele foi um divisor de águas na vida de Lou.
Mas vamos ao que interessa. Will não morreu. Ele permanece vivo na mente de Lou, falando com ela, permanece vivo através de sua filha, permanece vivo através de sua mãe que envia as cartas dele para Lou.
Anda Sou Eu inicia exatamente onde Depois de Você terminou, com Louisa indo para Nova York e tentando uma nova vida. Vamos dizer que tudo é um pouco e não exatamente o que ela esperava, quando ela decide que pode manter um relacionamento à distância e é praticamente jogada de pára-quedas no mundo dos super ricos e tem de lidar com a esposa Agnes, Leonard e um grupo enorme de empregados desconhecidos, além do seu amigo Nathan. Lou tenta sempre ver tudo de forma positiva, mas quando é obrigada a guardar alguns segredos daqueles que mais confia, ela vai conseguir lidar com tudo da forma esperada?
Nesse livro achei que Louisa teve o crescimento que Will esperava que ela tivesse, mas não exatamente como ele dissera - exatamente por ser ela e ser algo único, ela sair da própria zona de conforto, fazer o que achava certo mesmo que às vezes não quisesse de fato fazer aquilo. Você mostrou que tem a oportunidade de mudar muito, de mudar tudo, de ser feliz com as mudanças.
Em Ainda sou eu, Lou deixa Londres, sua cidade natal, e vai trabalhar para um casal muito rico em Nova York, os Gopnik. Ela vai morar em um prédio chique com uma família rica e de personalidades muito fortes e diferentes. Ela vai ser assistente da esposa do Sr. Gopnik, Agnes. Lou tem que acompanhá-la a todos os eventos, administrar sua agenda, cuidar de suas coisas, mas ela não contava em ter também que guardar os segredos de Agnes.
Ser considerada amiga da esposa do milionário e ir com ela a eventos chiques, deram a Lou a visão do quanto Agnes era rejeitada pelos amigos do marido, já que é a segunda esposa e era a massagista por quem ele largou a esposa. Lou administra a vida da chefe e a ajuda da melhor maneira possível, chegando a dar solução para problemas que Agnes não conseguia resolver, e por fim Josh.
As dificuldades de adaptação tanto em um país estrangeiro como também em um mundo muito peculiar dos milionários de Nova York, faz com que a protagonista vivencie situações muito diferentes e adquira experiências com as quais jamais havia sonhado.
Além disso, Lou deixou o namorado Sam em Londres e relacionamentos à distância são sempre complicados. Em Nova York, ela vai conhecer Josh, bastante parecido fisicamente com Will, o que vai tornar tudo ainda mais difícil para nossa querida Lou.
Josh é um caso à parte. Ele é muito, muito parecido com Will e claro, mexeu com Lou, mas ela está com Sam e ela o ama de verdade. Quando Sam vem pra N.Y. pela primeira vez depois de alguns meses, o encontro dos dois não funciona exatamente como eles esperavam e aos poucos a distância e uma nova companheira de trabalho de Sam abalam o relacionamento e não há como evitar o rompimento.
Lou volta algumas vezes para a Inglaterra onde encontra Lily, a filha de Will e isso a faz ficar mais feliz, mais perto do homem que um dia ela amou e Lilly acaba por colocar Lou de um jeito diferente, mais próxima de Sam, mas como eles não estão mais juntos, Lou tem a oportunidade de conhecer melhor Josh.
Por mais dedicada que ela fosse a Agnes isso não impediu que Louisa sofresse uma grande injustiça ao esconder um segredo da esposa do Sr. Gopnik. Desorientada, sem rumo, sem ter onde morar, em um país estranho, Lou fica alguns dias escondida no quartinho de Nathan que também trabalha com os Gopnik até que encontra uma solução surpreendente.
Sempre cuidando dos outros, às vezes Lou esquece de cuidar dela mesma, e quando cartas chegam de Londres ela precisa decidir se volta para casa ou se fica em N.Y. e abre um negócio com os presentes que a Sra. De Witt deu pra ela.
As histórias sobre Lou Clark são simples, mas ela é uma protagonista que encanta com o seu jeito de se vestir de forma original, criando moda ao invés de segui-la. Não é um enredo muito profundo e sua leitura é fácil e gostosa, talvez por isso mesmo faça tanto sucesso.
Moyes demonstrou, na verdade, que Ainda sou eu tem um humor muito sagaz ao fazer uso dessa pequena auto piada de comiseração, mas o título é mais do que isso. É uma insistência da própria protagonista, dizendo a todos que, apesar de todas as mudanças, transformações e crescimento que passou nos últimos anos de sua vida, ela é, na essência, ainda a mesma Lou Clark que todos conhecem.
Não diz isso numa forma autodepreciativa; muito pelo contrário, diz numa afirmação de quem se assusta como as pessoas podem simplesmente mudar e se afastar ao longo dos anos e sente tristeza ao constatar isso.
A vida de Lou, que temos o prazer de acompanhar nos dois livros anteriores, é justamente um recomeço depois de toda a intensidade que ela viveu ao lado de Will. A Louisa Clarke que convivemos nessa história final é totalmente diferente daquela menina engraçada e meio atrapalhada que conhecemos há alguns anos atrás. E esse é justamente o grande mérito da autora na história.
Gostei também de como a importância das bibliotecas para as comunidades em geral é evidenciada na história, e que é um tema que sempre gosto muito de ver sendo abordado nos livros. É praticamente uma metalinguagem na literatura: “vamos falar do valor dos livros e bibliotecas através dos próprios livros!”.
A escrita desse livro achei mais fluida e os acontecimentos mais intricados e bem contundentes, além de ter uma dinâmica legal.
Jojo Moyes pode ser cruel à sua maneira, não de uma forma intensa, mas levando a ansiedade até a última página. Ela não dá chance de adivinharmos o que vai acontecer com a Lou e é preciso ser forte para não sofrer junto com ela, mas nada tão dramático como foi com Will, é só aquele sofrimento de quem ama e acha que o mundo acabou por causa disso.
Tenho pensado sobre o que torna um livro um Best seller, um campeão de vendas? Talvez a capacidade que ele tenha de alcançar muitos públicos. Um livro mais complexo requer que o leitor tenha um repertório literário para apreciar uma narrativa mais lenta ou mais introspectiva, já um best seller é um livro bem escrito que costuma ser ágil e fácil de ler. Acredito que quem gosta de literatura não pode ter preconceito sobre qualquer tipo de narrativa, afinal, pode parecer fácil, mas é muito difícil escrever um livro que alcance um número enorme de leitores e em países de culturas tão diversas. Jojo Moyes parece dominar bem essa receita.
Jojo Moyes é uma das poucas autoras que conseguem mexer bastante com meu emocional. Por mais que as histórias tratem de ficções, é muito difícil não parar em algumas páginas e avaliarmos a nossa própria trajetória, sejam com os acertos ou pelos erros. Por isso, sempre vou dizer, se você ainda não teve a oportunidade de ler um história dela, não deixe de escolher uma e colocar na sua lista de leitura.
Precisava ser uma trilogia? O fato é que: Lou Clark levou três livros para se tornar a protagonista de sua própria história. Então, em vez de responder, devolvo-lhes a seguinte pergunta: “De quantos livros você precisaria para se tornar a protagonista de sua própria vida?”.

isabel_fmelo 06/12/2022

Sempre tão bom estar dentro desse mundinho da Lou. Eu amo demais a escrita da Jojo, sempre sinto que estou fazendo parte da história.

Gabrielle.Buzzo 06/12/2022

Lou
Ela mais do que ninguém merecia um final feliz. Foi gratificante ver como ela superou as coisas que aconteceram, como ela superou o Will, e ainda assim levou ele na sua vida com carinho. E no final ela deu mais uma chance para o amor.

Camila.Alcantara 03/12/2022

Ainda sou eu
Esse livro me proporcionou uma montanha russa de sentimentos. Em algumas partes eu fiquei extremamente entediada, outras irritada, emocionada, em alguns momentos eu estava amando em outros odiando. Enfim, esse foi o livro que a Louisa mais evoluiu e finalmente percebeu que vem sempre em primeiro lugar. Foi uma leitura intensa.

joana 01/12/2022

É um livro desnecessário. Ao meu ver, Como Eu Era Antes de Você não precisava de uma continuação. O segundo livro, Depois de Você, foi bom, mas também achei que não precisava existir. Essas sequências me parecem apenas um enorme prólogo com a mesma mensagem: A vida continua apesar das dificuldades. Sem falar no tanto de desgraça que acontece na vida da protagonista. De qualquer modo, a escrita da Jojo não desaponta e a leitura é fluída, e os últimos 30% do livro foram os mais agradáveis e interessantes de se ler.

Julia.Salamene 30/11/2022

leitura cansativa
os primeiros livros são bons, mas o terceiro é extremamente cansativo e da vontade de pular TUDO se soubesse q ia acabar assim nem tinha lido!!!!

mylenavelino 27/11/2022

Milhões de sentimentos e pensamentos fluindo a muitos km/h
Okay, talvez eu tenha tido uma pequena ressaca literária. Digo ?talvez? porque acredito que, na verdade, o motivo pelo qual eu não progredi em leitura é: faltou tempo entre minha rotina, meu trabalho, minhas viagens e algumas desventuras familiares.

Tinha 3 livros estabelecidos como meta para mês de Outubro que mal tirei da prateleira, empurrei-os para Novembro onde sequer os toquei e, veja bem, já estamos no final do mês e aqui estou escrevendo sobre um livro que nem estava na minha lista de ?quero ler?.

Talvez esse texto seja mais sobre mim do que o livro em si, mas certamente motivada por ele.

Queria começar (como se eu já não tivesse começado) dizendo que é muito engraçado por em palavras o que estou sentindo.

Primeiro porque é emocionante, de uma forma animada, o fato de que eu vou tornar isso real (sem sentir medo) e vou registrar aqui todos esses pensamentos que fluem numa velocidade de milhares de quilômetros por hora na certeza de que escreverei muito e ainda sim faltará bastante.

Eu tenho um ?lance? com a verbalização de situações e sentimentos. Uma vez que eu coloco isso para fora me dá a sensação de ter tornado tudo real e o fardo de ter que lidar com o que quer que seja.

Por esse motivo, eu sou do tipo que não fala nada e guarda tudo por não ter a coragem de lidar com o simples fato da vida que é ato de viver.

Passei anos sem escrever nada, apesar de amar fazê-lo. Estava presa dentro de mim e da minha mente apenas sorrindo e acenando.

A última vez que eu escrevi um texto, na intenção de tornar as coisas reais, foi há quase 4 anos, em uma das situações mais difíceis passadas por mim e ele foi direcionado, além de entregue, para quem havia me magoado.

Passei o ano em questão completamente perdida. Juntando os pedaços de quem eu havia sido pelo caminho e buscando novas possibilidades para quem eu poderia ser.

Os anos seguintes foram de inércia, a pandemia ajudou, mas sinto que encontrei boas versões em 2022.

Segundo motivo pelo qual é engraçado por em palavras o que eu estou sentido aqui no Skoob é que faço isso para 3 seguidores e é bem capaz que nem todos leiam hahahha mas de alguma forma me parecem testemunhas de tudo que eu tenho planejado fazer.

E vai ser muito bom ler isso daqui alguns anos!!!!

Tentarei agora falar, pelo menos um pouco, sobre o livro:

Eu li ?Como eu era antes de você? na fase da adolescência, bem antes do filme sair, mas não me lembro exatamente quando.

Eu li ?Depois de você?, se não me engano, muitos anos depois, mas perto do lançamento porque a minha tia me deu de presente.

?Ainda sou eu? foi lançado em 2018, mas eu só vi alguns anos depois na minha fase meio perdida e inerte e não tive interesse de lê-lo acabando por esquecê-lo, eventualmente.

Talvez ?Ainda sou eu? tivesse sido um bom livro pra minha fase recém perdida, um guia, mas penso que os livros nos encontram exatamente quando devem e ele me encontrou há 8 dias.

Viajei pra Florianópolis na intenção de encontrar umas amigas, que só chegaram na cidade mais de dois dias depois, me obrigando a ficar em um hostel.

O hostel era lindo, fora planejado de acordo com um desejo meu de me hospedar nele pela ótima infraestrutura.

Fiz o checkin e tive uma crise de pânico.

Estava sozinha num lugar cheio de gente desconhecida, fora da minha zona de conforto e em colapso. Enquanto rolava uma festa onde todos se divertiam eu me refugiei na biblioteca e me pus a ler ?Ainda sou eu?, o único livro que me chamou atenção (o que é absurdo uma vez que eu estava com o Kindle cheio de opções inacabadas). Durante a leitura eu ouvia o som da festa e me entristecia a cada batida de música porque meu coração gostaria de estar lá, conhecendo novas pessoas e me divertindo ao obter novas experiências, só que eu não consegui fazer com que meu corpo sentisse qualquer outra coisa a não ser pânico.

Assim, Louisa Clark foi minha companheira onde pude ver suas aventuras e desventuras na cidade de Nova Iorque. Pausei a leitura e me dirigi ao banho onde tive a oportunidade de conhecer e conversar com uma menina que também estava hospedada lá.

Eu me considero uma pessoa sociável e bastante falante, sou capaz de falar na mesma média em que escrevo esse texto que já está enorme e ficará ainda maior, mas para isso as pessoas precisam falar comigo primeiro e me dar abertura e confiança de que eu posso continuar nesse ritmo.

Assim, obtive duas companhias pra janta da sexta, pro sábado inteiro e pro domingo também.

Lara e Gabs, vocês não lerão isso mas sou grata por terem tocado meu coração (apesar de que tive outra crise de pânico durante a festa no domingo a noite e voltei para a biblioteca e para a história de Louisa Clark). Vocês me salvaram de uma final de semana que seria passado inteiro na cama ou na biblioteca em uma crise constante e sozinha.

Só para vocês, leitores, terem uma imagem do espírito da Lara e da Gabs: elas passaram 10 dias no Acre, numa vila indígena, sem acesso à internet. São experientes em colecionar memórias viajando (pedi a elas que sempre me incluíssem em suas próximas viagens pois é algo que eu quero muito fazer mas me falta companhia).

Enquanto ouvia sobre tudo que elas já tinham feito eu disse algo que eu constantemente repito: ?Me entristece já ter quase 25 anos e sentir que eu não fiz nada? e aí a Lara, com toda sua sabedoria, disse: ?Mas que bom que você ainda pode fazer né? simples assim, mas me trazendo uma perspectiva de ?A vida não acabou. O mundo continua aí. Você tem tempo pra fazer tudo que você quiser fazer, o fato de você não ter feito antes do 25 não significa nada? e minha mente meio que fez ?buuuum? e eu tô martelando isso há 8 dias.

Me despedi dessas meninas e encontrei minhas amigas, durante a semana tive conversas profundas com elas e li mais um pedaço. Hoje a tarde elas foram embora e eu tive que ficar sozinha no apto porque meu voo pra SP é só amanhã a noite.

Sozinha tive mais uma crise, de ansiedade dessa vez, estava num lugar onde estivera 100% confortável quando acompanhada e passei a me sentir uma estranha no ninho quando sozinha.

Comecei a ler a última parte da história de Louisa Clark na esperança de me sentir menos ansiosa e, com ela, obtive várias reflexões. A história acabou e encheu meu coração de segurança.

Como os títulos dos livros sugerem, a personagem principal era uma pessoa >antes< de alguém e teve que ser outra pessoa >depois< desse alguém, mas por fim descobriu que >ainda era ela< e não podia abrir mão disso por ninguém, quem quisesse que a acompanhasse.

Assim, tomo liberdade para trazer alguns trechos do livro que falaram comigo:

?Toda essa bobagem sobre as mulheres poderem ter tudo? Nunca pudemos e provavelmente nunca teremos. As mulheres sempre têm que fazer as escolhas mais difíceis?.

?Parecia haver um preço muito alto para qualquer coisa que uma mulher escolhesse fazer com a própria vida, a menos que se contentasse em querer pouco?.

?Mulher à frente de seu tempo, havia construído um muro para dizer a si mesma que tudo fora por um objetivo. E, no momento em que (?), ela derrubará aquele muro sem nem olhar para trás?.

?Durante toda a minha vida, acabei tomando conta de outras pessoas, me moldando às necessidades e aos desejos delas. Sou boa nisso. Faço sem sequer perceber?.

?Há tantas versões de nós mesmos que podemos escolher ser. Em certo momento, minha vida estava destinada a ser levada da forma mais medíocre. Aprendi que não precisava ser assim?.

Voltando para as minhas próprias palavras na esperança de já estar finalizando:

Na última citação, sobre haver tantas versões de nós, chamou muito minha atenção porque me fez lembrar (e sentir) de uma parte do último texto que escrevi há 4 anos. Eu mencionei sobre realidades paralelas e que, em alguma delas, tudo teria dado certo.

Me apeguei nisso junto da esperança de ser uma verdade e negligenciei a única realidade que vivo na qual tenho controle, mesmo que mínimo.

Amo pensar que nós nos achamos grandes e que nossos problema são maiores ainda, mas somos minúsculos diante do universo todo.

Célula da célula.

Abrindo espaço para a última citação do livro: ?O centro do mundo [estava] cuidando da sua própria vida. Um milhão de vidas abaixo de mim, um milhão de corações partidos em maior e menor grau, histórias de alegria, de perda e de sobrevivência, um milhão de pequenas vitórias todos os dias?.

O livro acabou, mas eu sinto ter resgatado uma parte de mim enquanto via a Louisa Clark resgatando a parte dela e esse texto enorme é prova disso. Me sinto corajosa.

Pode ser que, visto de fora, minha rotina não mude tanto, mas pode ser que mude. Independente disso, algo aqui dentro mudou e é o que importa.

Escrevo isso pra tornar real o fato de que eu ainda estou aqui. Eu. Ainda. Estou. Aqui.

Há Vida aqui.

Obrigada Universo por todo o trajeto até este livro. Um obrigada a todos que leram isso aqui também.

PS: A fim de tranquiliza-los, caso tenha preocupado alguém, pretendo voltar a terapia kkkkkkkkk

Yasmin.Amaral 23/11/2022

Fechei a trilogia e esse é o meu livro preferido dos três. A Lou embarcou em mais uma aventura que deixou ela cheia de dúvidas e escolhas a tomar. Leitura leve mas muito envolvente! Sofri e sorri junto com ela do primeiro livro a esse.