O bom filho

O bom filho You-Jeong Jeong

Resenhas - O bom filho

Mariana 31/10/2023

Narrativa fluída e crua
Acredito que muitas pessoas podem sentir desconforto com a forma como o autora conta essa história. Ela não faz concessões; às vezes, parecia que estava vendo um filme sul-coreano do tipo 'Eu Vi o Diabo'. Não sei se essa forma de contar histórias é comum na Coreia do Sul, mas gostei da forma realista que este livro trata a psicopatia. Não há glamourização, nem floreios.

Quando comprei o livro, achei que seria um livro de suspense do tipo 'quem matou', mas desde o começo é óbvio quem é o assassino. A questão do livro é a narrativa. Considero esse livro do gênero de livros de formação, ele até me lembrou um pouco 'Laranja Mecânica' no sentido de ter um protagonista moralmente questionável.

Recomendo esta leitura, mas ela está cheia de gatilhos emocionais. Não acho que seja adequado para quem está emocionalmente fragilizado.

Mello 21/10/2023

Achei uma leitura bem diferente. Gostei do andamento da história, a cadência de ações e boa. Fiquei pensando se o meio não transformou o filho ou se simplesmente ele é quem é. A mãe não acabou influenciando ele num mal sentido? Embora o evento com o irmão tenha sido drástico, não vejo como proposital. A falta de reação sim, mas não a ação em si.

Mari Calvet 17/10/2023

Irmão
Não sou muito boa em resenha mas oq falar sobre esse livro? Foi a primeiro leitura dê autores coreanos que eu fiz e adorei. Não vou mentir que os nomes me confundiram um pouco mais amei a leitura a história é o final é um bom livro e já quero ler o outro livro dessa autora

krisknowu 12/10/2023

Então isso é ser um bom filho? KRL
De início achei bem difícil de entender já que a trama do livro inicia de uma maneira bem estranha, porém que captura o leitor logo de cara, os capítulos são bem demorados e mesmo não gostando disso, não senti muito problema com isso no livro, achei as situações incríveis, mesmo que bem irreal.

As formas em que as peças são encaixadas é lindo, sério que livro BOM.

Gabriela.Andrade 07/10/2023

Não é que seja um livro ruim!

A escrita é legal, mas eu senti como se o livro não terminasse nunca! E não é isso que eu sinto quando leio thrillers, na verdade eu acabo terminando super rápido porque fico curiosa pra descobrir o final, mas esse foi tão arrastado que eu só fiquei achando o livro demorado.

Não é chato! É demorado, não sei se esse é o estilo de livros de suspense da Coreia, já que a autora é de lá, mas também nem tenho interesse mais em descobrir

E é isso ?

Karla 30/09/2023

O livro começa bem, mas achei que foi ficando previsível. Li algumas outras histórias de autores orientais e achei essa um pouco mais do mesmo. A escrita é excelente, fluida, mas não amei o enredo.

Isadora Silva 30/09/2023

Genial
Sempre me surpreendo com a escrita das autoras coreanas que conseguem fazer histórias envolventes que não são apressadas. O bom filho é uma narrativa densa, forte e muito bem construída.

Certo dia Hae-Jin acorda coberto de sangue, o cheiro o deixa nauseado e perdido, mas o que ele encontra em seguida é muito pior. A partir da descoberta a história se desenrola com suspense, deixando o leitor repleto de curiosidade.

Eu comecei o livro com algumas resistências, mas fiquei facilmente envolvida na história, a escrita da autora é muito envolvente e muitas vezes eu estava defendendo o "vilão" e torcendo pelo bem dele. O ritmo da história é algo a se destacar, é mais lento do que se espera de um thriller, mas ainda assim é muito envolvente.

bonthefckjour 29/09/2023

O Yujin é maluco, o irmão um burro, a mãe uma pamonha e a tia uma v4g4bund4 . Passei o livro inteiro querendo que ele se ferrasse, mas também senti pena e empatia em alguns momentos, o safado é bem esperto consegue enganar qualquer um.

Valéria 17/09/2023

Previsível mas evolvente
Gostei bastante do livro, a história dele é previsível mas muito bem executada, a narrativa em primeira pessoa torna cada nova descoberta muito interessante. O livro é curto então não te prende em detalhes desnecessários mas mesmo assim te da informações o suficiente para entender os personagens.

Ju 14/09/2023

Que livro incrível!!!! A forma com que a autora vai descrevendo as descobertas dele sobre sua própria história e suas próprias ações, a maneira como isso vai deixando tudo cada vez mais tenso e sombrio com o decorrer da narrativa. Algumas coisas são de se esperar, pra quem costuma consumir histórias de true crime ou coisas semelhantes, mas ainda sim não falha em surpreender nos detalhes do desenvolvimento e a forma com que a história tem um desfecho é super bem construída, mesmo com pontos previsíveis. Amei!

Jhovana.Gomes 14/09/2023

"O medo é o mais honesto de todos os sentimentos?
No início do livro senti uma certa empatia pelo protagonista, um jovem que brilhava no mundo da natação, acabou por ter seu sonho abruptamente roubado. A maneira como Yu-jin expressa seu ressentimento em relação a todos ao seu redor é notável; ele parece não sentir nada, nem mesmo quando seu pai e irmão morreram diante de seus olhos. A única vez que o vi falar carinhosamente de alguém foi quando mencionou seu irmão adotivo.

"Se a mãe era a pessoa que injetava medo e frieza em minhas veias, Hae-jin me aquecia como o sol, sempre ao meu lado."

A mãe de Yu-jin me intrigava profundamente; era estranho como parecia não gostar tanto assim de seu único filho. Eu não conseguia entender o motivo por trás disso.

O irmão adotivo de Yu-jin parecia amá-lo profundamente, cuidando sempre com carinho do caçula.

Não é possível discernir quando Yu-jin está dizendo a verdade; ele sempre fala o que lhe convém no momento. Ele é habilidoso em persuadir as pessoas. Confesso que, em algumas partes do livro, até eu fui enganada por ele.

O livro enriquece a narrativa ao trazer histórias do passado, permitindo-nos conhecer melhor o protagonista. Se a mãe tivesse ouvido a irmã desde o começo, talvez a história não tivesse chegado a esse desfecho.
Apesar de o final do livro ser previsível, ele me causou um certo impacto. Não desejava esse desfecho. Talvez esperasse uma redenção por parte de Yu-jin.

Carolina273 01/09/2023

Quando li a sinopse (e por indicação de uma amiga), fiquei completamente curiosa pra saber como seria o desenrolar dessa história. Além de ser um livro com uma boa escrita, a história te prende de uma maneira absurda, é dividida em apenas três capítulos e parece que leitura não rende, mas vale muito a pena.
Em vários momentos fiquei me perguntando se era aquilo mesmo, que não podia piorar e sempre piorava, você muda a perspectiva de cada personagem ao longo da leitura, tentando encontrar de fato o culpado, fiquei tentando analisar tudo que tava acontecendo e pensando em uma possível explicação para ação de cada personagem, enfim estou com dificuldades de escrever sem spoilers.
Sem dúvidas possuem alguns gatilhos, mas também trás uma reflexão sobre negligência de medicamentos e também sobre pessoas/tratamentos com transtornos de personalidades antissociais